Conhecer o que nem todos imaginam ter na cidade maravilhosa foi a intenção do Roteiro lado B no Rio de Janeiro. Uma surpresa das boas, tanto para mim quanto para quem acompanhou o roteiro que mostrei todinho no Instagram do Leve na Viagem! Mangue, praia selvagem, rapel, nascer do sol. Voo livre, restinga, passeio de barco e esporte aquático… tudo isso a só 1h de carro do centro da cidade maravilhosa, bem ali, na zona oeste do Rio.
Em junho, fui convidada pela segunda vez para viajar com o C4 Cactos da Citröen Brasil (@citroenbrasil). Para essa nova viagem, eu convidei a Gaia Vani, do blog @maladeaventuras, pra me acompanhar e viver comigo um pouco de aventura em paraísos cariocas.
Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
O roteiro lado B no Rio de Janeiro foi construído para mostrar como existem lugares incríveis perto da gente. Como podemos nos aventurar quando nos abrimos pro novo e saímos do roteiro tradicional. Dá uma olhada no vídeo dessa viagem, que coisa mais linda! Texto e narração foram feitos por mim e filmagem e edição pela Gaia.
Nosso roteiro do lado B do Rio incluiu Barra de Guaratiba, que foi nossa base em termos de hospedagem.
Ficamos no Tugas Marambaia, na beira da restinga e que, além de pousada, é também um centro de atividades aquáticas. Eles oferecem aula de wakeboard, stand up padle, snorkel, jet ski e passeios de barco.
Há outras opções, basta olhar aqui no mapa e aproximar a região:
Belezas do Roteiro Lado B no Rio de Janeiro
Restinga de Marambaia
A restinga da região é maravilhosa e parece que você não está no Rio de Janeiro. Stand up por ali é quase como se sentir na Amazônia, de uma beleza e calma quase indizíveis.
O pôr do sol é daqueles de cair o queixo e fazer sentir gratidão pelo momento.
Praias selvagens do Rio de Janeiro
O passeio de barco até as praias selvagens também é incrível. Se preferir, pode ir até elas por trilha; eu cito mais no post Praias selvagens no Rio de Janeiro, o paraíso da capital.
Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
Pedra do Telégrafo
Reserve um dia para ver o sol nascer da Pedra do Telégrafo. É aquele visual incrível do Rio e das belezas naturais da região. Não precisa ir com guia, a trilha é bem demarcada. No nosso caso, como começamos a noite e só estávamos nós duas, achamos interessante irmos acompanhadas. Fomos com o pessoal da @desbravandorio.
Voo de Parapente no Rio
Tire um dia para fazer um voo de parapente. Ele não está na região de Guaratiba, mas é um passeio que, para quem gosta de aventura, é imperdível. O voo sai do Morro de Asa Delta, em São Conrado, antes da Barra da Tijuca pra quem está saindo do Rio e indo em direção a zona oeste. Eu voei com o Peter do @pkvoolivre e a Gaia com o Vini do @voar_no_rio
Praias Zona Oeste
Visite as praias que estão pertinho de Guaratiba, Grumari e Prainha. Essa última é mais frequentada pelos surfistas, e com trilhas na mata logo atrás da areia. Se você quiser, ainda tem a praia do Abricó, dedicada ao naturismo. Ela é bem pequena e fica atrás das pedras do lado esquerdo da praia de Grumari.
Rapel Pedra da Tartaruga
Faça rapel da Pedra da Tartaruga, do lado do centrinho de Guaratiba. Ele tem 50 m de altura e parte negativa. E fizemos essa atividade também com a @desbravandorio. O visual é maravilhosoooo.
Reserve sua hospedagem pelo Booking.com 🙂
Quantos dias para fazer esse roteiro lado B no Rio de Janeiro
Eu indicaria 5 dias de viagem, assim, você consegue aproveitar tudo sem pressa. São muitas coisas na zona oeste que valem a sua visita, belezas incríveis, ainda não tão exploradas e por isso não fica lotado de turistas. Claro que em feriado muda, mas sair do tradicional tem também esse benefício de encontrar lugares mais vazios. Lembre-se que sempre há lugares incríveis para você conhecer que estão perto de onde mora. Nem sempre precisamos ir longe pra conhecer algo novo! 🙂
Aproveito para indicar um passeio mais alternativo na cidade e que ocupa um turno do seu dia para te mostrar paisagens maravilhosas: PASSEIO DE LANCHA NO RIO DE JANEIRO: A CIDADE MARAVILHOSA SOB OUTRA PERSPECTIVA