Antes chamada Lourenço Marques, a capital de Moçambique tem esse nome desde 1975, ano da sua independência. Isso mesmo, os portugueses estavam ali colonizando o país até pouco tempo.
A cidade está incluída nos roteiros, na maioria das vezes, como caminho para algumas praias paradisíacas como Tofo e Vilanculos. Não consegui explorar muito a capital moçambicana, uma vez que, para mim, também foi uma cidade transitória. No entanto, no pouco tempo que estive lá, fiz questão de conhecer ao máximo o que ela oferece. Quero mostrar para vocês, e já convido quem conhece a cidade a compartilhar dicas nos comentários desse post!
O que você não pode deixar de conhecer na capital de Moçambique
Mercado Central
Onde está a realidade moçambicana. Lá, você encontrará de tudo e mais um pouco da cidade: frutas, comidas locais, peixes, artesanatos, os costumes, a vida, o comércio do povo…
Eu sou apaixonada por feiras e mercados centrais, então sou suspeita para falar; estando em Moçambique, então, não poderia deixar de visitar um lugar que sempre acaba sendo antropológico.
Experimentei algumas frutas típicas, como Massalah e Mapstiola e a Matapa, uma mistura de amendoim, camarão seco, coco e temperos. Uma delícia!!!! E ali também vi coisas que nunca tinha visto antes, como a venda de cabelos do mundo inteiro para perucas. O Emanuel que nos mostrou todos esses detalhes na cidade, é um querido. Nascido e criado na capital de Moçambique, fala com propriedade de tudo que mostra. É um entusiasta do turismo do seu país e me mostrou Maputo sob um olhar local que foi muito interessante.
Estação de Trem
Passamos pela feira local, por ruelas da cidade, avenida principal e pela estação de trem, que, aliás, é a terceira estação de trem mais bonita do mundo. Você sabia disso? Pois é… nem eu! Lá também tem o museu da estação, que conta um pouco da história e é super agradável.
Bairro Mafalala
Passamos no bairro Mafalala, na periferia de Moçambique, que é super pobre mas tem um contexto interessante. Apesar de repleto de casas de madeira e zinco e esgoto às vezes à céu aberto, é berço de artistas, escritores, políticos moçambicanos e militantes da independência.
Macaneta
Ainda para sair do usual em Maputo, já que minha paixão é o lado B dos lugares, fui parar em Macaneta. Região da capital de Moçambique com praia deserta e para os que procuram cantinhos mais afastados da cidades. Fui até o lodge Nascer do Sol e fiz o passeio de cavalo pela praia da Macaneta. Uma experiência deliciosa e de uma paz que não esperava encontrar em Maputo. O passeio por hora custa 1000 meticais ,o que significa cerca de 65 reais e o local tem também hospedagem.
Onde se hospedar na capital de Moçambique
Para se hospedar em Maputo, indico o Liv Inn, que fica mais perto da praia e tem um atendimento super bacana, além de ser um charme. Raquel do @horanaestrada que escolheu e acho que foi bem assertiva. Se quiser mais opções, dê uma olha nos hotéis selecionados.
Viaje com internet ilimitada da O Meu Chip. Operadora internacionalmente reconhecida e parceira do blog, oferece uma cobertura de 3 e 4G de qualidade e de forma ilimitada. Ao comprar o seu chip por aqui, assim como acontece com o Booking, você paga um excelente preço e uma pequena comissão entra para o blog!
Quantos dias ficar
Emanuel disse que 5 dias dá para conhecer bastante. Ele também faz passeio a ilhas lindíssimas da região, mergulhos e passeio histórico. Como Maputo provavelmente será o seu ponto de chegada em Moçambique, depende de quanto tempo tem disponível para as demais cidades. Minha sugestão: 2 dias.
2 comentários em “Conhecendo um pouco de Maputo, capital de Moçambique”
Torço pra esse país se deslanchar em todas as áreas de produção, economia, social etc
Torço pra esse país se deslanchar em todas as áreas de produção, social econômica l etc