Jericoacoara: Rota das Emoções do Piauí até vila de Jeri
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Como é percorrer a Rota das Emoções do Piauí até Jericoacoara

Como é percorrer a Rota das Emoções do Piauí até Jericoacoara

Minha ida até Jericoacoara foi através da Rota das Emoções, um trecho que engloba belezas do Piauí, Maranhão e Ceará. Não fiz a Rota toda, mas saí de Teresina de carro e fui até o Delta do Parnaíba, conhecendo parte do caminho, para depois ir até Jericoacoara, passando por Camocim e a lindíssima Ilha do Amor.

O trajeto é de arrepiar qualquer um que se aventure por ali. Portanto, se tiver a oportunidade de percorrer parte ou toda a Rota das Emoções, vá! Vale uma viagem inteira dedicada a essa parte do Brasil que é maravilhosa!

Primeiro o Delta é maravilhoso! É de uma grandeza rara e um fenômeno que não se acha facilmente pelo mundo. Segundo, grande parte do trecho é feito em dunas de areia, que escondem paraísos que nem imaginamos. A cada duna um visual deslumbrante, uma lagoa estonteante. Por isso, é importante ir com carro 4×4 e com guia local para garantir que o trajeto será o correto. Terceiro, você estará conhecendo 3 estados brasileiros em uma viagem só, valorizando o turismo nacional e fomentando o turismo local.

Ceará

Indo para Jericoacoara pela Rota da Emoções

De Teresina até Delta do Parnaíba são cerca de 340 km e de Parnaíba até Camocim, já no Ceará, cerca de 130 km. Chegando em Camocim, na travessia de balsa entre a cidade cearense e Ilha do Amor, já é possível encontrar um guia nativo para te acompanhar no trecho de dunas até Jeri. A melhor opção, se estiver indo de carro próprio, é contratar um guia. Não hesite, pois como as dunas e os trajetos são muito variáveis, é importante ter alguém que conhece o caminho para te levar até Jeri. O trajeto de Camocim até lá será de quase 100 km, mas a partir dali é só suspiro.

jericoacoara

O período de chuvas entre janeiro e junho formam lagoas únicas e semipermanentes ao longo de todo o caminho. Uma paisagem que viu em um dia pode estar diferente dois dias depois, por conta do vento, da evaporação da água e do sol.

jericoacoara

jericoacoara

Veja alguns paraísos que cruzei no caminho:

jericoacoara

jericoacoara

jericoacoara

jericoacoara

jericoacoara

jericoacoara

jericoacoara

jericoacoara

Quando chegamos em Tatajuba, já pertinho de Jericoacoara, passamos pela Lagoa da Torta, lindíssima e que vale um banho! Logo ali, pelas redondezas, é possível almoçar um peixinho fresco e descer de skibunda.

jericoacoara

jericoacoara

jericoacoara

jericoacoara

Depois o paraíso da vez é o Mangue Seco, com árvores ao longo da beira mar, barraquinhas rústicas e balanços espalhados pelas árvores. É uma paisagem surreal, de fato, cada região pedacinho de chão que você passa por ali arrepia.

jericoacoara

jericoacoara

jericoacoara

jericoacoara

Jeri
Logo após Mangue Seco, atravessamos uma pequena balsa, e aí o caminho até Jeri é feito pela beira mar. É daqueles trajetos maravilhosos para se levar pra vida, sabe? Calmaria extrema, rincão do Brasil, leveza e belezas indescritíveis.

jericoacoara

jericoacoara

Chegando em Jeri, é outra emoção a parte. Hoje em dia ja está muito turística, fato, mas ainda preserva o ar rústico, o pé na areia e o clima alternativo.
Fiquei hospedada da Vila Kalango, lugar absolutamente maravilhoso e que fez da minha viagem ser ainda mais especial.

jericoacoara

jericoacoara

Minha estadia em Jericoacoara foi de 2 dias. Corrido eu sei, mas por conta dos outros destinos da Rota das Emoções, era o que dava! Se você tiver mais tempo, fique. É um ótimo lugar para aproveitar a natureza e descansar.

Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com ou do disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂

O que eu consegui visitar em 2 dias em Jericoacoara

Lagoa do Paraíso

Um dos cartões postais de Jeri e com toda razão. A Lagoa do Paraíso tem água esverdeada em dia nublado e azul turquesa em dias de sol. Há restaurante para quem é mais chegado em lugares com infraestrutura, mas se caminhar para os cantinhos, por mais que saia da área das famosas redes, você encontra lugares vazios de paz. Quando fui estava frio (juro!) e chovia bastante, ainda assim, o visual é daqueles de encher os olhos!

Lagoa do Paraíso

Lagoa do Paraíso

Lagoa do Paraíso

Lagoa do Paraíso

Lagoa Azul

Outro paraíso que é capaz de deixar muita praia de Cancún de lado. Mesmo em dia nublado, como foi o caso, a água é azul e translúcida, areia branca e deserto. Há uma estrutura simples onde tem as famosas redes na água e você pode consumir algo. Mas para quem gosta de lugares mais privados, como eu, há muito espaço na lagoa para chamar de seu.

Para chegar na Lagoa Azul e na Lagoa do Paraíso, é preciso ir de carro 4×4 ou de buggy, não há outra maneira. Elas estão cerca de 20 minutos saindo do centrinho de Jeri.

   Lagoa Azul

   Lagoa Azul

Lagoa Azul

Lagoa Azul

Pedra Furada

Famosa na região de Jeri, tem acesso por trilha que beira a Praia da Malhada (cerca de 20 minutos de caminhada), mas só pode ser feita na maré baixa. Caso esteja alta, é preciso ir pelo Morro do Serrote. Para esse trecho, é só seguir Rua do Forró até o final e a partir dali serão 3 km de caminhada. Eu não fiz esse trecho, mas muitos dizem ser incrível!

jericoacoara

jericoacoara

jericoacoara

Pedra Furada

jericoacoara

Barrinha

A dica é almoçar no Komaki, na beira da praia e com um prato de lagosta dos deuses! O cardápio é repleto de opções de frutos do mar e o visual é sensacional.
Se quiser fazer um passeio de buggy pelas dunas dali, o pessoal também sabe indicar.

Se quiser mais dicas de onde comer em Jeri, dá uma olhada no post do Família sem Fronteiras!

jericoacoara

jericoacoara

jericoacoara

Obs.: Não fui assistir ao pôr do sol na famosa duna de Jeri pois o tempo não colaborou. Mas fiquei sabendo que a duna hoje em dia está muito menor do que já foi, e realmente não achei ela tão grande assim. Estar com um guia nativo pode te ajudar a explorar lugares não tão conhecidos. Parece que há várias dunas ali maiores para assistir a um belo pôr do sol, e o melhor, fugindo da multidão.

Na volta pelo mesmo caminho até Delta do Parnaiba, parei na Praia do Maceió, em Camocim. Extensão grande de areia, alguns bares na beira da praia e com um pôr do sol lindíssimo! Bom pra almoçar, tomar uma cerveja gelada e se despedir de mais uma viagem incrível por esse Brasil….

jericoacoara

jericoacoara
Na minha próxima ida à Camocim, preciso conhecer a praia Barra dos Remédios, que todos dizem ser deslumbrante! Anote aí!

E como eu disse, eu fiz de carro próprio, mas quem quiser fazer com alguma Agência de Turismo, tenho indicação de duas:

EcoAdventure e NaturTurismo!

Só não deixe de ir!

Luisa Galiza
Escrito por Luisa Galiza

Psicóloga de formação e amante da natureza, Luisa é uma viajante profissional que acredita no ecoturismo como uma ferramenta terapêutica e transformadora, colaborando com o autoconhecimento e empoderamento pessoal.

Um dos principais nomes do ecoturismo e turismo de aventura do país, alcança com seu canal Leve na Viagem mais de 3 milhões de pessoas por mês. Referência no mundo outdoor, Luisa é embaixadora de grandes marcas e se tornou fonte de inspiração com sua busca intensa por qualidade de vida e experiências na natureza.

21 comentários em “Como é percorrer a Rota das Emoções do Piauí até Jericoacoara”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima