Ilhas Gili: pequenos paraísos na Indonésia
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Ilhas Gili: pequenos paraísos na Indonésia

Ilhas Gili: pequenos paraísos na Indonésia

Apesar de Bali ser o principal destino de quem pretende ir para a Indonésia, as Ilhas Gili também são um perfeito lugar de encher os olhos. As Ilhas Gili são formadas por três pequenas ilhas, chamadas Gili Meno, Gili Air e Gili Trawangan, que é carinhosamente apelidada de Gili T. De uns anos pra cá, a região tem ganhado destaque por ter um mar azul cristalino, areias branquinhas e menos lotação turística. Vem comigo conhecer mais sobre as Ilhas Gili.

Ilhas Gili: informações importantes

Como chegar nas Ilhas Gili

As Ilhas Gili ficam na costa da ilha de Lombok, a aproximadamente 2 horas de barco de Bali. Como falei, são compostas por 3 ilhotas. Para chegar até lá, é preciso ir de barco. Várias empresas realizam o trajeto, e há também o barco público. Se você sai de Bali, há barco público para Lombok, e depois de Lombok para as Ilhas Gili. No entanto, saindo de Bali, o speedboat, que é pago, vale mais a pena, pois otimiza tempo (são cerca de 2h de speedboat contra 8h do barco público). Também dá pra ir direto de Bali para alguma das três Gilis.

Reprodução: DepositPhotos

Como se locomover entre as Ilhas Gili

A melhor opção são as balsas públicas. Veja os horários:

Horário da manhã: 

  • 8:30 – Gili Air para Gili Meno.
  • 8:45 – Gili Meno para Gili Trawangan 
  • 9:30 – Gili Trawangan para Gili Meno 
  • 9:45 – Gili Meno para Gili Air 

Horário da tarde: 

  • 15:00 – Gili Air para Gili Meno
  • 15:15 – Gili Meno para Gili T
  • 16:00 – Gili T para Gili Meno
  • 16:15 – Gili Meno para Gili Air

Lembrando que, por serem públicas e custarem muito pouco, tendem a ser bem cheias. Por isso, é interessante comprar o ingresso com antecedência.

O que fazer nas Ilhas Gili

As três ilhotas são muito diferentes entre si. O ideal é escolher uma delas para se hospedar, e essa escolha dependerá bastante do seu estilo de viagem. A Gili T é a mais turística, com mais agitação e noites badaladas. É a maior das três. Já a Gili Meno é a menos turística. Tem menos estrutura de hospedagem e alimentação, com um ar de interior que é ótimo para quem prefere algo mais pacato e menos agitado. É a ilha de tamanho intermediário. Por último, a Gili Air é a menor das três ilhas e também é mais tranquila, mas possui mais infraestrutura turística e é bem sossegada. Vamos ver um pouquinho mais sobre as Gilis 🙂

Gili Meno

Sendo uma ilha paradisíaca fora da zona turística pra você chamar de sua, em Gili Meno você pode:

  • Fazer passeios de barcos para snorkel;
  • Fazer snorkel livre pelos corais, estátuas e naufrágio;
  • Caminhar pela areia da praia e dar a volta na ilha;
  • Tomar um drink na frente do mar durante o pôr do sol;
  • Descansar da muvuca turística.
Reprodução: DepositPhotos

Quantos dias ficar em Gili Meno

Depende da sua vontade de descansar, do tempo disponível e do quanto gosta de praia. Eu fiquei dois dias e passei o tempo todo praticamente dentro da água mergulhando com animais. Você pode fazer passeio de barco pra snorkel pras famosas estátuas de Gili Meno e spots especiais de corais. São centenas de empresas que fazem isso diariamente. Os hotéis alugam snorkel e nadadeiras, mas se puder viajar com as suas, você economiza e fica muito mais livre pra essa atividade. Há vários hotéis na praia. Eu fiquei no Le Pirate e amei a experiência.

Le Pirate – Gili Meno

Mais uma excelente estadia em Gili Meno é o Divine Divers Gili Meno, que conta com uma vantagem linda: fica de frente à praia que tem inúmeras tartarugas, sendo muito propícia para quem gosta de mergulhar e fazer snorkel. Vale muito a pena optar por lá!

Gili T

A Gili T É bastante turística e tem infra pra quem gosta de restaurantes, cafés, balada e tours. Das três, é o principal antro de mergulhadores, com vários cursos de scuba e saídas diárias. Por não ter carro circulando, a melhor forma de se locomover tanto em Gili T quanto em qualquer uma das outras ilhas é de bicicleta, que pode ser alugada por cerca de R$ 25 a diária.

Reprodução: DepositPhotos

A praia tem água cristalina e muitos corais, o que é ótimo pra quem curte snorkel simples. Inclusive, a maré muda totalmente o visual da praia na baixa e na alta. Ah, e uma curiosidade: apesar de o tráfico de drogas ser punido com pena de morte no país, cogumelos alucinógenos não são reprimidos em Gili T. Eles são vendidos abertamente; no entanto, não há fiscalização sobre o produto, e por isso eu recomendo cuidado.

Não deixe de ver o pôr do sol da Ilha no lado oeste. No sunset tem vários restaurantes com música ao vivo. O visual é lindo e você ainda pode ter a sorte de avistar o Agung, o vulcão mais alto de Bali, caso o tempo permita. Em Gili T, recomendo ficar 2 ou 3 dias no máximo. Quem organizou minha estadia em um hotel super gostoso chamado Gili Amor Boutique Resort foi a @onmywaytobali.

Amor Boutique Resort – Gili T

Outra opção incrível é a Vila Ombak, que é uma estadia completíssima e muito bela, de uma arquitetura típica das ilhas e que tem muito contato com o auge da vida noturna de Gili T.

Gili Air

A menor das três ilhas conta com uma estrutura um pouco melhor do que a de Gili Meno, mas proporciona uma experiência diferente: o contato com a vida local. Você vê mais moradores vivendo normalmente em meio ao turismo, o que é fantástico. Infelizmente, nessa ida, não deu tempo de ir, mas você pode otimizar seu roteiro para conhecê-la também.

Reprodução: DepositPhotos

Lá, existe um equilíbrio bacana do que as duas ilhas anteriores oferecem: baladas, restaurantes e bares com menos pessoas e agitação. Uma opção de hospedagem bastante famosa por lá é o Rimba Villas Gili Air.

Rimba Villas – Gili Air

Além disso, o Akasia Villas também é uma opção de bastante conforto e a beleza, com opções de residências para viagens em grupos e um ambiente de paz, proporcionando o descanso que muitos esperam encontrar numa viagem como essa.

Akasia Villas – Gili Air

Dica especial para curtir as Ilhas Gili

Se acaso você pretende mergulhar e conhecer a vida marinha da região, levar o seu próprio equipamento de mergulho vai te economizar um dinheiro considerável. Isso porque, como a região é muito famosa por ter um oceano vasto e atrativo, os equipamentos são sempre alugados e, por mais barato que você encontre, vai ser oneroso no passar dos dias.

Ilhas Gili: um pequeno trio de paraíso esperando por você!

Não deixe de conhecer as Ilhas Gili quando viajar para a Indonésia (pelo menos em duas dela). São lindas, completas e oferecem experiências inesquecíveis para os turistas, especialmente aqueles que amam as belezas naturais. Conta pra gente como foi sua experiência por lá 🙂

Luisa Galiza
Escrito por Luisa Galiza

Psicóloga de formação e amante da natureza, Luisa é uma viajante profissional que acredita no ecoturismo como uma ferramenta terapêutica e transformadora, colaborando com o autoconhecimento e empoderamento pessoal.

Um dos principais nomes do ecoturismo e turismo de aventura do país, alcança com seu canal Leve na Viagem mais de 3 milhões de pessoas por mês. Referência no mundo outdoor, Luisa é embaixadora de grandes marcas e se tornou fonte de inspiração com sua busca intensa por qualidade de vida e experiências na natureza.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima