Um dos maiores prazeres para muitos viajantes é poder conhecer novos aromas e sabores do local que visitam, afinal, a gastronomia é uma ótima oportunidade para entender a cultura e os costumes do lugar que estamos conhecendo.
No entanto, em vez de uma experiência gastronômica, alimentar-se num lugar desconhecido pode se tornar um problema se não estivermos preparados. Muitas vezes, por falta de pesquisa ou opção, acabamos optando por fast foods (quando disponíveis) por serem alimentos conhecidos, geralmente de grandes franquias. Entretanto, a escolha dessas opções hipercalóricas e cheias de aditivos químicos podem comprometer a saúde dos viajantes.
Já mostrei aqui no site algumas dicas de receitas fáceis e saudáveis para quando você for viajar, mas, além disso, é importante saber que existem alimentos saudáveis que encontramos em qualquer lugar do mundo!
A mandioca, também chamada de macaxeira ou aipim, é um dos alimentos encontrados em várias partes do mundo. Este é um carboidrato de baixo índice glicêmico e com um potencial altamente energético, o que é excelente para aguentar a maratona que fazemos para ir de um lugar a outro, aproveitando o máximo possível cada destino.
Originária aqui do Brasil, ela foi domesticada pelos tupis há 5 mil anos e difundida pela América do Sul. Os portugueses a levaram para a África e hoje ela é a base da dieta em diversos países.
Ovo
O ovo é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Além de ser muito versátil, podendo ser preparado cozido, frito, assado, ensopado, com diversos acompanhamentos ou servindo de base para inúmeras receitas, ele é uma grande fonte de proteína que o nosso corpo precisa.
Além disso, o ovo é rico em zinco, um mineral fundamental para a nossa saúde. Ele melhora nosso sistema imunológico (tão importante para viajantes), ajuda a combater a impotência sexual, serve para pele e cabelos e é até mesmo um aliado na prevenção do mal de Alzheimer.
Milho
Originário do Sul do México, o milho já era popular em toda a América quando os europeus chegaram no continente. Por ser um alimento muito versátil e de valor acessível, ele foi incorporado na culinária de diversos países, sendo uma opção saudável para viajantes. Na Bolívia, por exemplo, há vários deles de cores e sabores diferentes. É super tradicional e você encontra em várias cidades de lá.
Frutas
Vale pesquisar antes sobre as frutas locais e quais estão em abundância na época em que você viaja para determinado destino. Se acaso tiver oportunidade, conheça alguma feira ou mercado local. Além de provar novos sabores, você ainda estará ingerindo opções saudáveis e ajudando a manter o peso e a saúde como um todo.
Opte pelos integrais e pelas fibras
A maioria dos lugares conta com opções integrais de pães, grãos, queijo branco e leite desnatado (leites e derivados são muito populares no mundo), além de cereais e farinhas saudáveis como aveia ou outros semelhantes. Sempre que possível, opte pelo alimento mais saudável disponível.
Óbvio que numa viagem você não vai ficar se privando de tudo, né? O ideal é ter equilíbrio!
Como viajante profissional e amante da natureza, acredito que a prática do ecoturismo é uma ferramenta transformadora e que conhecer novos lugares, além de proporcionar uma viagem interior, promove conexão com a pluralidade do mundo. Vem comigo!