Está balançado entre conhecer ou não esse lindo estado? Veja 10 motivos para visitar o Pará e se surpreenda com tudo o que esse lugar divino tem para te oferecer!
1 – Visitar o Pará e ir até Alter do Chão
Uma das jóias do Pará que encanta a tanto brasileiros quanto estrangeiros. Alter do Chão tem clima quente, úmido, águas claras e areia fina. É o primeiro entre os 10 lugares com as praias mais bonitas do Brasil, segundo o jornal The Guardian. Perfeito para relaxar e curtir a natureza, é um lugar de beleza única. Possui uma grande variedade de atrações, como o pôr do sol; o lago verde; as águas cristalinas do Tapajós, que se encontram com as águas barrosas do Amazonas mas sem se misturar, oferecendo aos visitantes momentos inesquecíveis de se contemplar.
A melhor época para visitar Alter do Chão é entre agosto e dezembro, quando acontece o verão amazônico. Os bancos de areia e as praias ficam visíveis, proporcionando visuais maravilhosos, daqueles de arrepiar!
2 – Visitar o Pará e conhecer o Mercado Ver-O-Peso
Tradicional ponto turístico, o Ver-O-Peso, um dos mais antigos mercados do país e a maior feira a céu aberto da América Latina, foi inaugurado por volta de 1627 em Belém. Ele é dividido por especialidades: casa de carnes Francisco Bolonha; Mercado de Ferro; Praça do Pescador. Área de ervas amazônicas, onde são vendidas as garrafadas medicinais; banhos cheirosos, perfumes. Frutas, verduras e castanhas paraenses; área de artesanato… A diversidade por lá é surpreendente. Além disso, possui barraquinhas para lanches, como peixe frito, charque e camarão com açaí, tapioqunhas e mingaus… Muita coisa.
3 – Teatro da Paz
Com quase a metade da idade da Cidade, o Theatro da Paz tem reservado um lugar especial no imaginário do paraense, bem como enche os olhos dos turistas com toda a sua beleza e sentimento de volta no tempo. É a construção mais significativa da Belle Epoque, com detalhes da arquitetura que lembram casas de Ópera italianas, recebendo importantes atrações até os dias de hoje.
4 – Visitar o Pará e para passear na Estação das Docas
A Estação das Docas trata-se de um complexo turístico moderno, construído nos galpões de ferro restaurado do antigo porto. São 32 mil metros quadrados, divididos 3 armazéns, com escultura inglesa, transformados em centro de entretenimento, que ajudam a tornar ainda mais indispensável a visita ao complexo que reúne muita cultura: teatro, exposições, artesanatos…
Além disso, possui um pôr do sol de tirar o fôlego. Um verdadeiro espetáculo da natureza!
5 – Círio de Nazaré
Tradição em Belém, o Círio de Nazaré reúne romeiros do interior do estado e devotos de todos os cantos do mundo! Turistas e residentes se reúnem para ver uma das maiores procissões católicas do mundo, que ocorre no segundo domingo de outubro, anualmente. No estado considerado “A Obra Prima da Amazônia”, o religioso e o profano se integram como partes inseparáveis na forte identidade cultural do povo paraense. Durante as festividades do Círio, espetáculos de devoção se multiplicam e emocionam quem presencia o evento.
6 – Visitar o Pará e se encantar com a Gastronomia regional
Pode-se dizer que o Pará é, sem dúvida, um dos estados brasileiros com maior diversidade culinária. Não à toa Belém foi escolhida como a cidade criativa da gastronomia pela Unesco, bem como sua culinária foi a mais bem avaliada entre as cozinhas do Brasil, de acordo com o Ministério do Turismo.
7 – Ilha do Marajó
Um lugar para deixar qualquer turista de queixo caído. A Ilha do Marajó esbanja belezas naturais, história e é banhado por rios que fazem dali um destino único. Comunidades ribeirinhas, artesanato, praias e pores do sol inesquecíveis. Ainda pouco explorado, é um paraíso que merece sua vissta!
Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com ou do Hoteis.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂