Nas últimas semanas, devido à circunstância de pandemia que assola o nosso mundo, nós, do Leve na Viagem, lançamos uma série de posts especiais para te ajudar nesse momento: o Viaje dentro de Casa. Semana passada lançamos uma sugestão de final de semana e, vendo a boa recepção, lançamos mais um roteiro de final de semana, dessa vez com uma proposta diferente de viagem: autoconhecimento com uma viagem interior. Como assim? Vem comigo!
Viagem interior, uma grande e bela alternativa para quarentena
Em primeiro lugar, é necessário explicar o porquê dessa escolha. Por que fazer uma viagem interior? Bom, estamos numa época única da humanidade, que entrará para os livros de história mundial. Toda a pressão que sentimos devido ao medo, ainda que inconscientemente, aliada ao isolamento social e todas as questões consequentes, podem ser fatores que abalam nosso emocional. Nossa condição psicológica pode ser muito afetada, principalmente caso haja algum histórico, seja de depressão, de ansiedade, etc. São nesses momentos que o autoconhecimento é extremamente importante. A partir do momento que nos conhecemos, que entendemos o que estamos sentindo, temos maior facilidade em controlar, identificar crises e gerenciar os problemas que podemos ter.
Por isso, a sugestão é de que, nesse final de semana, você, que tem dificuldade em lidar com suas emoções, em gerenciar situações de estresse e tensão, ou apenas quer explorar outros tipos de viagem, dedique-o exclusivamente a iniciar um trabalho de cuidados com quem realmente importa: você mesma.
Autoconhecimento: qual a importância?
Pouca gente sabe ou aceita, mas o autoconhecimento é elemento essencial para que você viva uma vida melhor, em diversos aspectos. Existem muitas vantagens que considero extremamente importantes, veja:
⇒ Saber estabelecer limites
Muitas pessoas mundo afora têm uma enorme dificuldade em estabelecer limites. Seja em relação a trabalho, aos amigos, ao companheiro, enfim, não conseguem impor o ponto máximo de atitude das pessoas para com você, bem como se submete a qualquer coisa por uma pessoa importante. Esse ponto leva ao próximo item, que acho um dos mais importantes da lista.
⇒ Saber dizer não
Você sabe dizer não? Você sabe ouvir uma coisa e dizer “não, eu não concordo”? Ou sabe dizer que não pode fazer um favor quando tem várias coisas importantes para fazer, ainda que queira ajudar? O saber dizer não é um passo muito importante no processo de autoconhecimento. Quando você conhece os seus limites, você sabe olhar para uma situação e dizer “não, eu não quero passar por isso” ou “não, eu não preciso disso”. Muitas pessoas têm dificuldade em dizer não às outras, simplesmente por terem medo de como elas serão vistas. Mas não saber dizer não diz muito mais sobre você do que caso você diga. Saber dizer não é libertador!
⇒ Entender seus pontos fortes e fracos
Saber de suas próprias qualidades, seus pontos positivos e negativos, é algo muito importante para sua vivência. Afinal, você não vai se aventurar numa corda bamba se sabe que não tem o menor equilíbrio, né? É sobre isso. É você saber e entender o que será bem utilizado de acordo com suas características. Mas nem só às coisas boas isso fica restrito: você saber no que você é péssimo também é ótimo, pois ajuda a evitar situações desagradáveis para si.
⇒ Estabelecer prioridades
Nada na vida é tão bom quanto saber quais são as prioridades. Guardar dinheiro? Viajar? Adotar um gato? Saber priorizar o que é mais importante na sua vida, gerindo o que deve vir primeiro e o que pode esperar, é exatamente o necessário para que as coisas corram de forma mais fáceis, sem que você postergue muito e sem que você sinta que algo ficou para trás, ou ainda tenha sempre aquela sensação de que não fez o que queria.
⇒ Cuidar de sua integridade emocional
Finalmente, o aspecto que considero o mais importante. Tudo o que eu citei anteriormente, e mais algumas outras coisas, são pequenos pontos de um grande amontoado que é o seu bem estar. Não adianta, se você está incomodado por não impor limites às pessoas, se você não acha que está trabalhando pelo que quer, você simplesmente não vai estar bem consigo mesmo e com seu bem estar. O processo de autocuidado é muito importante, mas muito difícil, também, visto que são vários os pontos que precisam estar minimamente em ordem para que tudo opere bem.
Agora que já falei DEMAIS, vamos ao que interessa: um roteiro para que você comece sua jornada de autoconhecimento e tenha um final de semana voltado para uma grande VIAGEM INTERIOR!
Sexta, 18h
Às 18h de sexta, comece a preparar seu prato preferido. Escolha livremente o que você mais gostaria de comer, prepare, colocando a mão na massa. Coloque suas músicas e preferidas e tenha um momento só seu. Beba um vinho ou uma cervejinha, se achar necessário. Aproveite esse momento sozinho para repassar como têm sido as últimas semanas e o que você tem feito. É o primeiro passo para que você comece a se entender melhor.
Não sei como funciona a hora de dormir por aí, mas antes de dormir, registre um pouco dos seus sentimentos, ao longo dos dias e das últimas semanas. Como tem se visto, se sentido consigo mesmo, em especial que tem te incomodado. Anote, pois será importante. Os apps Cíngulo e Question Diary são extremamente úteis nessa jornada, dê uma olhada!
Sábado, 10h
Após um bom café da manhã e uma alongada no corpo, prepare o espírito: é hora de dar um limpa em suas roupas e acessórios. Talvez você já tenha feito isso na quarentena, caso ainda não tenha feito, faça-o e se já fez, com certeza tem algo que ainda não olhou com toda atenção. Doe as roupas que já não lhe servem mais, identifique aquilo que já não lhe agrada e, nesse momento aproveite, aproveite para observar o que mudou desde a última vez que fez um limpa como esse. O mesmo pode ser feito com acessórios e sapato, mas acredito que as roupas são mais impactantes. Com uma boa música, o tempo passa que você nem vê – mas não fique o dia todo nisso! Olhe, separe e despeça, deixe ir!
Sábado, 16h
Após as atividades de arrumação e descansinho pós almoço, prepare-se para uma atividade muito importante no processo de autoconhecimento: meditação. Lembra que sugeri para que anotasse na noite de sexta como se sentia? Então, nesse momento de meditação, você trabalhará diretamente com essas questões que lhe incomodam. Escolha um cantinho quieto e silencioso de seu lar, coloque uma frequência ou uma meditação guiada e tire esse momento para si. Indico o canal Clube da Meditação para Pensamentos Poderosos. Eles têm frequências e diversos outros tipos de vídeo para finalidades específicas: autoconfiança, medo, angústia, perdão… Veja o que lhe cai melhor e tenha esse momento!
Sábado, 20h
Como se sentiu após a meditação? Registre também. Esse passo a passo é muito importante para que você, no futuro, entenda a sua evolução pessoal e possa perceber como mudou ao longo do seu trabalho consigo mesmo.
O primeiro passo para o autoconhecimento foi dado: você se permitiu se questionar e meditar acerca do que lhe incomoda. Isso merece uma bela celebração! Abra um vinho, ou faça um belo e gostoso jantar, coloque uma música, dance! Sinta-se livre por dentro, sem amarras, sem vergonha, sem medo, nem que seja por alguns instantes!
Domingo, 10h
Hoje será diferente: que tal uma meditação ao acordar? Acorde, estiqu-see, coloque o som ambiente que julgar necessário e tente trabalhar as seguintes questões:
- Quais minhas principais qualidades?
- O que me limita e preciso vencer?
- Quais as coisas que têm me incomodado ultimamente?
- Quais são as próximas atitudes que devo tomar?
Se for preciso anote. Não deixe o pensamento te levar longe e fugir da questão. Sabe porque é estranho parar para pensar nisso tudo? Justamente porque não temos o hábito. É muito mais fácil fugir de nós mesmos do que nos encontrar.
Domingo, 12h
Domingo é um dia delicioso de se viver. Por isso, um almocinho fácil e prático cai muito bem. Faça uma macarronada, ou uma salada com frango grelhado, saboreie e perceba de que forma você coloca um pouco de você em tudo ao seu redor, desde os seus relacionamentos à comida que você acabou de fazer. Seus pensamentos, sua história, seus sentimentos, seu ânimo, sua energia ou também sua pressa, agonia, medo, receios. Tudo faz parte de um processo.
Domingo, 16h
Seguindo o que foi feito no dia anterior, procure, livremente, alguma atividade que lhe traz paz. Uma viagem interior que proporcione felicidade e calma, sem roteiro pré definido. Pode ser um trabalho manual, uma leitura, escrita, uma música, um carinho em você mesma, apreciar o céu da janela, ouvir sua playlist favorita… Qualquer coisa que faça seu espírito se sentir pacificado.
Domingo, 19h
Após um final de semana calmo e de reflexão, o seu encerramento não poderia ser diferente, né? Faça uma pipoca deliciosa, coloque um filme que sinta votade de ver, aquele que há tempos tá na lista. Se já viu vários, peça indicação pra amigos, e se não sabe por onde começar, veja esse post: VIAJE DENTRO DE CASA: 10 DICAS DE FILMES SOBRE VIAGEM!
Espero que nesse final de semana você consiga fazer uma viagem interior tão proveitosa que passe a se priorizar, se amar ainda mais e se cuidar como jamais acontecido antes! Compartilhe com quem ama, quem sabe ler esse post não seja tudo o que alguém estava precisando? <3