Como assim? Você aciona para o táxi (isso quando eles já não te chamam para uma corrida) e diz para onde deseja ir. Em questão de segundos (após pensar rapidamente quanto poderia cobrar para você), ele sugere o preço da corrida. Geralmente esse preço equivale a 3 vezes o valor real do trajeto.
Bom, e aí, como utilizar transporte em Bangkok?
Em toda minha viagem da Tailândia consegui pegar no máximo uns 3 (!!!) taxistas “honestos”. E assim foram, não por iniciativa própria, mas porque eu questionava o uso do taxímetro e eles aceitavam sem objeções (ou só um pouco…).
Com o famoso tuk tuk não é diferente. Da mesma forma que os taxistas, eles estabelecem um preço antes mesmo da corrida. São milhares deles quase que implorando pra você utilizar o serviço. Precisa ter paciência.
Mesmo saindo mais caro do que um barco ou metrô, vale a pena andar pelo menos uma vez neles. Tem um valor simbólico tailandês, você tira ótimas fotos e ainda tem uma certa adrenalina embutida por andar pela highway de Bangkok.
Tem a opção do metrô, mas por falaram que o BTS era mais rápido e mais eficiente, optamos por ele.
Em relação ao BTS, foi uma mão na roda pra mim. Como estava no Eastin Hotel (e que hotel!!!), já interligado com estação do BTS, era sempre uma boa alternativa. Barato, simples e eficiente, ele anda a céu aberto na cidade e funciona até meia noite todos os dias. É fácil de andar, explicativo e com atendentes que enrolam um inglês comunicável.
Barco também é uma alternativa de transporte em Bangkok. Principalmente para o dia em que for visitar alguns templos principais da cidade, como o Grand Palacio e o Arun. Minha dica é que escolha o barco de cor laranja, pois o azul (o próprio para tour) é bem mais caro e demorado. É aquele que faz um tour por todo o rio, levando turistas de um canto a outro. Pegue o que os tailandesdes pegam como opção de transporte. Se atente para as paradas, peça informação e logo estará onde deseja.
Você pode optar também pelo Uber. Confesso que quase escolhi essa opção várias vezes, mas meu receio era saber exatamente onde nos encontraríamos, levando em consideração as ruas com nomes ilegíveis e a dificuldade de comunicação com os tailandeses (sim, o inglês deles é MUITO restrito). Vocabulário hiper ultra super básico. Mas com a simpatia deles, sorrisos e com boas mímicas, é sempre possível chegar aonde se quer. 🙂
Então, resumindo: vai ter momentos de estresse no trânsito e vai viver com a malandragem dos motoristas, mas também terá diversão nos tuk tuks e tranquilidade e alívio no ar condicionado do BTS.
Sorria, você está na Tailândia!
Já fez o seu seguro viagem?! Viaje sem imprevistos!
36 comentários em “Transporte em Bangkok, qual o melhor meio para se locomover?”
Eeeee adorei o post e escrevi um exatamente sobre o mesmo assunto! Claro, também tivemos o mesmo “problema” com os taxistas, ainda bem que fomos sabendo disso então já estávamos preparados para o que enfrentaríamos! Mas, confesso, que mesmo assim nos estressamos e alguns deram um “baile” na gente! Eles são terríveis rs
Mas tudo bem, não é isso que vai estragar essa viagem incrível! Só ter jogo de cintura e saber que vai acontecer… portanto, relax e “sorria, você está na Tailândia”.
Haha é isso né Joana não tem mesmo como ficar se estressando! Acho que todos passam pela mesma coisa, não tem jeito!
Que post Lú! Extremamente útil para uma viagem a Bangkok. Adorei acompanhar sua viagem pelas redes sociais. Obrigada pelas dicas!
Obrigada Keul linda!!!
Excelente post para que vai visitar a Tailândia. Esses problemas acabam fazendo parte da viagem mesmo e com suas dicas fica bem mais fácil lidar com isso. Obrigado por compartilhar!
Obrigada querido!!
Acredito que essa problema com taxistas acontece num monte de países e também no Brasil. So os gringos para perceber mesmo KK
A dica é aceitar as regras asiáticas ( é assim num monte de cidades) e negociar tudo e sempre. Sempre mesmo 🙂 Na Tailândia e na Asia em geral devíamos negociar para tudo até que acabava ser um ‘jogo’ pois os valores são sempre X vezes mais altos para os gringos. Um dia abaixou o valor de 10 vezes :-0 Ou senao o Uber é fantástico e é baratississimo na Asia. Lembro ter pago valores tão baixas que eu ficava chocada com.
Li esse relato e so bateu uma saudade desse caos – Incrível Tailandia !
Oi Alice! É interessante mesmo né.. só sendo gringo pra perceber…rsrs
Em Roma como os romanos. Na Tailandia como os tailandeses. O negocio é entrar na dança.
Adorei o post. E confesso que morro de vontadde de andar de tuk tuk
kkkk
haha, que bom Fabi, obrigada!!
Nossa, não sabia desse tipo de situação. Estou louca pra conhecer a Tailândia e fico muito feliz em ter lido esse post e ir preparada para esses embates, sempre tentando manter o bom humor para não estragar a trip. Obrigada pela dica.
Que bom Luciana, saber que ajudei. obrigada!
Eu só andei de Uber em Bangkok, foi o melhor custo benefício da vida. Nenhuma corrida saiu a mais de 7 reais. Ainda estávamos em 3, aí que andei de Uber mesmo, recomendo demais. =*
Nossa, Uber já é barato aqui. Lá então é surreal né?
Muito show o relato. Excelente post para quem está programando uma trip para lá.
Mas é isso aí, melhor aceitar e não se estressar para não estragar a viagem.
Gostei desse BTS, é o que? Um ônibus?
Beijokas
Oi Carol! BTS é um metrô que anda na superfície! Você ainda aproveita pra ir conhecendo a cidade. 🙂
Realmente caótico!! Quando estive lá andei de BTS e Uber. Super recomendo ambos. O BTS é a forma mais rápida e barata de se deslocar, além de ser pontual e limpo. O Uber foi uma grata surpresa pela qualidade do servico e principalmente pelo valor, muito barato! Para não passar em branco também andei de tuk tuk. A experiência é super divertida, mas o preço é um horror, muito caro! O post ficou super completo, adorei!
Que bom receber suas dicas também Livia, obrigada!!
Muito bom o post, ano que vem vamos a Tailândia e já estamos anotando todas as dicas. Ja ouvi falar de umas historias engraçadas de lá. E viajar é isso aproveitar até os momentos que fogem do planejado, sem se estressar ou perder a vibe positiva. Um grande abraço @viajandodebarraca
Exatamente Anderson! E olha, você vai amar a Tai!
Deve ser uma doideira essa situação hehe.. Boa dicas e super úteis . Parabéns pelo post e pelas informações valiosas bjss
Obrigada Mari!!
Esse tema está naquela listinha: coisas que ninguém te conta! hahaha
Adorei suas dicas, esse post realmente é muito útil!
Ah que bom Débora, obrigada!
O bom de post assim é que já prepara a gente pro que virá em uma viagem! Hahaha
Soube de pessoas que usaram o uber por lá e adoraram, mas tem esse lance de ficar confuso conforme você falou. Ótimo post!
Haha obrigada Dhebora, pelo feedback! Beijos
Transporte é o ponto principal ne??? Acho eu, que nunca fui para Tailância… Parece um universo paralelo.. Suas dicas são preciosas… Imprescindíveis eu diria… Top!!!
Muito obrigada Camila! 🙂
Muito bom o post Luisa!! Essas máfias de transporte, principalmente em cidades turísticas, são um saco. Já acho tenso pegar taxi e ver o taximetro aumentando sem parar, mas pior ainda é saber que estão te “roubando” na cara dura.
Valeu as dicas! Vão ficar anotadas quando enfim for conhecer esse paraíso.
Haha Oliver, adorei o seu “já acho tenso pegar taxi e ver o taximetro aumentando sem parar”. Eu também sou dessas. Obrigada pelo feedback!
Oi Luisa!
Foi muito bom ler o seu post, ao me programar para uma viagem a Bankok, já sei o que vou encontrar.
Beijo!
Obrigada Makenna! E programe sua ida, vale a pena!
Esses taxistas hein rsrs já vi essa história antes! Ótimo post, com excelentes dicas sobre transporte. Infelizmente perdemos a paciência as vezes com essa questão de sempre sentir que estamos sendo lesados. Quando estiver por lá, vou ficar atento 😉
Não é mole né Leo?rsrs
Acompanhando suas dicas da Tailândia, pois sou louca para conhecer. Mesmo com esse caos no trânsito não ligaria por conta da beleza desse paraíso que todos que vão conhecer voltam encantados. Dicas valiosas, vai me ajudar muito quando for. Obrigada por compartilhar!
Que bom Fabiana, obrigada!!