O sítio arqueológico Toca da Onça, localizado em Formosa/GO, é um conjunto de pedras calcárias que marcam as nascentes do rio Paranã, um dos principais afluentes do Tocantins. No local, é possível desbravar cachoeira, trilhas e visitar as formações rochosas que dão nome ao lugar, repletas de pinturas rupestres. As inscrições datam, surpreendentemente, de aproximadamente 4 mil anos! Eu, particularmente, jamais imaginaria que teríamos pinturas de homens primatas, de tantos mil anos ao lado de Brasília. É ou não é incrível?! Quem já viu algo semelhante sabe o quanto é interessante observar e viajar no tempo. Para quem gosta de explorar o ecoturismo ou para quem curte uma verdadeira aula de história, é uma boa pedida quando passar uns dias na capital.
Além das incríveis pinturas rupestres, você pode curtir a cachoeira Toca da Onça, que tem acesso fácil e algumas opções de poços para um belo banho. O primeiro poço permite uma hidromassagem em grupo, e já no segundo nível da cachoeira, uma hidromassagem individual! Como o local não é muito conhecido e tampouco explorado, mesmo aos finais de semana você consegue encontrar o local vazio e ter um verdadeiro contato com a natureza.
Vá de calça, pois o local além de mosquitos é repleto de urtiga, aquela plantinha que quanto encosta na pele causa irritação e coceira! Eu fui com a linda Babi do Descobertas Bárbaras e saímos nos coçando toda! Leve também boné, filtro solar e vá de tênis.
Como Chegar ao Sítio Arqueológico Toca da Onça
O sítio está a 87 km de Brasília (1h20 de carro), no sentido de Formosa. Pegando a BR 020, siga rumo ao Salto do Itiquira e fique atenta à placa informando a entrada para Toca da Onça. Siga 5 km de estrada de terra e você chegará à Fazenda Pedra, onde se inicia a trilha de fácil acesso.
Comentários
2 Comentáriossofia
mar 13, 2019achei muito interessante, obrigada!
Luisa Galiza
mar 26, 2019Que bom Sofia!!!