Saiba onde ficar em Cartagena das Indias
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Saiba onde ficar em Cartagena das Indias

Saiba onde ficar em Cartagena das Indias

Se você tem o sonho de percorrer as ruas encantadoras de Cartagena, assim como muitos de nós, viajantes, esse post é pra você! Cartagena, ou Cartagena das Índias, como também é conhecida, é uma cidade da Colômbia e um dos destinos do Caribe cada vez mais procurados por brasileiros. E para curtir tudo que o lugar tem para oferecer, saber onde ficar em Cartagena é essencial, assim como saber o que fazer em Cartagena!

Antes de decidir onde ficar em Cartagena, saiba mais sobre a cidade 

A cidade é muito conhecida pelo seu charme, pela arquitetura colonial e por outras construções históricas cercadas por uma muralha. Isso somado ao calor sempre presente (que adoramos), ao povo hospitaleiro e, principalmente, às belezas naturais de tirar o fôlego, faz da cidade um excelente destino para qualquer viajante. A cidade, inclusive, já foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Em Cartagena faz calor o ano todo, com uma média de 27° C, além da presença da umidade, que ajuda a aumentar a sensação térmica da cidade. 

Porém, por mais que a cidade seja conhecida como o “Caribe Colombiano”, o principal turismo movente da região não são as praias. Na realidade, as praias de Cartagena não são tão paradisíacas quanto às do caribe. Elas possuem areia e águas mais escuras, muito parecidas com algumas praias que a gente encontra aqui no Brasil.

Claro que existem algumas praias com belezas incríveis, como a Playa Blanca de Baru, ou as Islas del Rosario. Entretanto, para chegar até elas é necessário fazer um passeio de barco que pode durar o dia todo. Por isso, se você vai visitar a cidade com interesse nas praias, é fundamental saber onde ficar em Cartagena para que você consiga visitar as praias do seu roteiro. 

Por conta dessa distância, o turismo por lá é mais cultural, focado em conhecer a cidade amuralhada, seu povo, cheio de história, e sua gastronomia colorida e saborosa.

Para chegar nessa cidade caribenha, é preciso pegar um voo com conexão em Lima, Bogotá ou na Cidade do Panamá, saindo dos principais aeroportos brasileiros.

Para que sua viagem seja completa e não tenha grandes imprevistos, é preciso saber onde ficar em Cartagena, fazendo boas escolhas de hospedagem. Mas não se preocupe porque hoje vou te dar várias dicas pra ajudar nessa escolha 🙂

Onde ficar em Cartagena: os 4 melhores bairros

Para aqueles que estão em busca de onde se hospedar durante a sua estadia no Caribe colombiano, existem 4 principais bairros na cidade.

Fora das muralhas, as melhores opções de hotéis e infraestruturas voltadas para os turistas estão localizadas nos bairros Bocagrande e Getsemaní, inclusive com diversas opções seguras de transporte para ligar os dois lados.

Dentro das muralhas da cidade, as melhores opções de bairros são o Centro e o bairro San Diego, que acabam sendo os que mais atraem os turistas justamente pelas construções históricas e por estarem mais próximos das principais atrações turísticas de Cartagena.

Principais atrações de Cartagena

Como já falei aqui, Cartagena é uma cidade com uma arquitetura colonial de tirar o fôlego e com aspectos culturais que chamam a atenção. Dessa forma, existem vários pontos turísticos que você definitivamente não pode perder, e não são poucos! Veja dicas de alguns:

Um pouco do Caribe

Para você que gosta de praias e quer ter um gostinho do Caribe na cidade colombiana, definitivamente não pode deixar de fazer o passeio para conhecer as Ilhas do Rosário. O trajeto de barco dura em torno de 50 minutos e lá você vai se deparar com mares calmos, turquesa e até mesmo alguns corais que podem ser visitados!

Centro histórico de Cartagena

O Centro histórico é uma das principais atrações de Cartagena. Chegando ao Centro, você pode conhecer a Torre del Reloj, com um relógio que data o século XIX, o Palácio da Proclamação, a Catedral de Cartagena, Parroquia San Pedro Claver e o teatro Alfonso Mejía.

Na Plaza San Domingo existem alguns cafés e pequenos restaurantes de onde você poderá apreciar as construções da Faculdade e Igreja de San Domingo.

Fortaleza 

“Castelo San Felipe de Barajas” é o nome da fortaleza que protegia a cidade desde a época da colonização espanhola. Além do seu tamanho e belezas impressionantes, a fortaleza também conta com diversos túneis e passagens secretas e está localizada na montanha de San Lázaro.

Vista panorâmica de Cartagena

Para ter uma vista panorâmica e maravilhosa da cidade, vale a pena conhecer também o convento de La Popa, construído no século XVII pelos agostinianos como um abrigo para escravos fugitivos. Quem também quiser uma vista privilegiada do pôr do sol, vale a pena procurar pelo Mirador Café de Mar.

A região de Bocagrande está ligada a Cartagena por uma faixa de terra e também possui uma série de atrativos turísticos, além de uma excelente infraestrutura hoteleira e gastronômica.

Por último, Las Bóvedas é um prédio antigo, onde está localizado um dos principais mercados da cidade, com uma grande variedade de produtos manufaturados e souvenires que você não pode deixar de levar para casa!

Onde se hospedar em Cartagena: dentro ou fora da cidade amuralhada?

Na hora de procurar saber onde ficar em Cartagena, é comum encontrar algumas divergências de opiniões sobre ficar dentro ou fora da muralha.

Antigamente,  recomendava-se apenas a hospedagem dentro da cidade amuralhada, principalmente por uma questão de segurança e infraestrutura. Afinal, os bairros fora do perímetro das muralhas eram muito afastados.

No entanto, essa realidade mudou e continua mudando. Agora, já é possível se hospedar em bairros mais afastados, fora da muralha, sem ter nenhum problema. A cidade cresceu e outros lugares foram incluídos no circuito turístico.

Se você está em dúvida sobre onde se hospedar, deve levar em consideração alguns pontos: disponibilidade, custos e localização.

Hospedar-se no centro de Cartagena ou no Bairro San Diego te garante maior proximidade dos principais pontos turísticos. As vagas, no entanto, tendem a se esgotar mais rapidamente e possuem um valor um pouco mais salgado. Enquanto isso, fora das muralhas, você pode conseguir prédios mais novos e mais baratos. Em contrapartida, terá que gastar com o transporte.

15 opções de hospedagem em Cartagena

Opções no centro de Cartagena

O centro de Cartagena é, sem dúvida, uma das regiões mais movimentadas e procuradas pelos turistas. Possui uma excelente infraestrutura, principalmente de atrações e arquiteturas históricas, que é um dos principais atrativos turísticos da cidade. 

Além disso, se hospedar por essa região garante maior proximidade das principais atrações, sendo possível conhecer a grande maioria caminhando.

Boa parte dos hotéis do centro de Cartagena eram prédios com funções sociais diferentes, que foram convertidos para abrigar a crescente demanda, o que garante uma experiência ainda melhor de imersão cultural para os turistas.

Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados, pois todos os hotéis ali possuem preços elevados, mas nem todos são bons.

Alguns dos melhores hotéis localizados no centro são:

Para opções mais baratas, como os hostels, vale conferir o Be Lounge Hostel e o Bourbon St Hostel.

Já se você prefere ficar em casa ou apartamento use o Airbnb. Use esse link e você terá R$ 179 de desconto em sua primeira reserva 🙂

Opções em San Diego

Esse bairro, também localizado dentro da muralha, é vizinho ao centro. Possui opções um pouco mais acessíveis, tanto em hospedagem quanto em restaurantes e bares.

As principais hospedagens estão próximas às praças principais: San Diego e Fernandez Madri; entre os melhores hotéis em San Diego, estão o Casa Macia e o Hotel 3 Banderas

Quanto a hostel, a melhor opção para os viajantes é o El Viajero Hostel.

Hospedagens no Getsemaní

O bairro Getsemaní é um dos melhores para ficar em Cartagena. Ele é ideal para quem busca uma experiência um pouco mais animada. Afinal, é um dos principais destinos boêmios da cidade e conta com algumas opções de hotéis mais acessíveis.

Por ser um bairro mais afastado, a aparência das ruas não é tão bonita quanto a do restante da cidade. Apesar disso, o bairro vem recebendo novos investimentos e está se tornando um dos principais destinos turísticos, principalmente durante a noite.

Quem se hospeda por ali, geralmente, são pessoas mais jovens e que gostam de uma vida noturna agitada. Getsemaní possui uma série de bares para todos os gostos.

Outro ponto positivo é a proximidade que o bairro tem do centro. Assim, é possível fazer muitas coisas a pé, com um trajeto de cerca de 10 minutos. No entanto, é preciso tomar cuidado durante as horas mais escuras.

A infraestrutura hoteleira é relativamente mais barata, principalmente se for levado em consideração o centro de Cartagena. Algumas opções são: 

Para aqueles que preferem se hospedar em hostels e economizar enquanto conhece novas pessoas e culturas, existe o Friends to Be.

Hotéis na região de Bocagrande

Esse último bairro é excelente para quem procura opções mais novas e mais abrangentes, como famílias com crianças, por exemplo. A infraestrutura do bairro, no geral, é uma das melhores de Cartagena.

O bairro é relativamente pequeno, mas é conhecido como um dos mais ricos da cidade. É nele onde estão os hotéis com melhor custo-benefício. Além da possibilidade de ir a pé até a praia de Bocagrande.

Lá você pode encontrar shoppings, lojas famosas e uma opção ainda maior na área de gastronomia.

Ao procurar por hotéis ali, dê preferência para:

Essas são algumas dicas para a sua viagem para Cartagena. Tenho certeza que sua viagem será naturalmente incrível, pois a cidade é encantadora. Mas olha, seguindo essas dicas, você tem tudo para tornar sua experiência ainda melhor. 

Atualmente, o Booking e o Airbnb são as maiores e principais plataformas de pesquisa e reserva de hospedagem do mundo e, fazendo a reserva por esses links, você ajuda o Leve na Viagem a continuar crescendo. E o melhor: sem pagar nada a mais por isso! 🙂

Luisa Galiza
Escrito por Luisa Galiza

Psicóloga de formação e amante da natureza, Luisa é uma viajante profissional que acredita no ecoturismo como uma ferramenta terapêutica e transformadora, colaborando com o autoconhecimento e empoderamento pessoal.

Um dos principais nomes do ecoturismo e turismo de aventura do país, alcança com seu canal Leve na Viagem mais de 3 milhões de pessoas por mês. Referência no mundo outdoor, Luisa é embaixadora de grandes marcas e se tornou fonte de inspiração com sua busca intensa por qualidade de vida e experiências na natureza.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima