Há pouco tempo escrevi um post com dicas para uma primeira viagem à capital francesa e sei que uma das coisas que mais pegam é: onde se hospedar em Paris. Quando vamos para uma cidade grande, com dezenas de opções boas, é normal ter dúvida de onde ficar. Uma das coisas mais importantes para uma boa organização da sua viagem é escolher bem onde se hospedar. Essa escolha impacta diretamente nos gastos de transporte, na otimização do tempo e na sua segurança. Por isso, dedico esse post a você, que está indo para Paris, e não sabe ao certo onde ficar.
Onde se hospedar em Paris
Antes de tudo, é importante entender que Paris é dividida em 20 arrondissements (zonas), e quanto menor o número dessa zona, mais perto do centro fica. Entre o 1 e 7 é onde está a meiuca turística e, consequentemente, acaba sendo um pouco mais caro. Na verdade, se hospedar em Paris não é barato, assim como encontrar hostel, por exemplo, não é uma tarefa fácil. Confesso que tive dificuldade de achar um albergue bom, bem localizado e barato quando fui à cidade. Se você tem interesse em se hospedar pelo Airbnb, que é o aluguel de um cômodo ou casa/apartamento, você pode conseguir desconto fazendo por esse link. Caso prefira reservar hotel, eu sempre digo que o Booking.com para mim é a melhor plataforma de reservas e eu sempre faço por ele. Se você utilizar o meu link de afiliação, você não paga a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. 🙂
Saiba também que além da divisão de arrondissements, os parisiense também nomeiam alguns deles como por exemplo Marais, St.-Germain, Quartier Latin e Montmartre, veja abaixo:
Veja também: DICAS DE PARIS: UM ROTEIRO DE 3 DIAS NA CIDADE LUZ ,HOSPEDAGEM BARATA EM PARIS: 10 DICAS PARA ECONOMIZAR NA SUA VIAGEM
Onde se hospedar em Paris perto do Louvre
Ficar hospedada nessa região é estar no centro de Paris, no arrondisement número 1, nos arredores da estação Châtelet-Les Halles. Perto, você encontra o Museu do Louvre, Palais-Royal, Jardin des Tuileries, Rue de Rivoli e Rue Saint Honoréaqui, ou seja, ideal para turistar. Só não encontrará muito movimento noturno e nem tanto charme quando às demais regiões da cidade.
Algumas opções de hotéis na região com o melhor custo benefício:
Onde se hospedar em Paris: Le Marais
Região super charmosa e procurada pelo público mais descolado e jovens que podem gastar um pouco mais com hospedagem. Está também na região central da cidade e é conhecido por ser uma zona diversa, com ótimos e lindos lugares para passear, além de ser referência para os jovens gays.
Algumas indicações de hotéis na região:
Onde se hospedar em Paris: Pompidou
Ainda na região central de Paris, é onde estão as Ilhas Île St-Louis e Île de la Cité, portanto, bem próximo do Rio Sena. Uma zona charmosa e com boas opções de bares e restaurantes mais descolados.
Boas sugestões na região:
Onde se hospedar em Paris: Quartier Latin e St. Germain
Quartier Latin, na margem sul do Rio Sena, é um dos locais mais badalados e jovens de Paris, pois abriga a Universidade de Sourbonne. Está pertinho do Jardim de Luxemburgo e do Panteão de Paris.
Já Saint Germain de Prés é uma das regiões mais caras de onde se hospedar em Paris e tem um estilo mais sofisticado. São vários bistrôs, cafés e galerias de arte, que foram frequentados por pensadores e filósofos ao longo dos anos.
Onde se hospedar em Paris: Torre Eiffel
Essa localização é para quem quer dormir e acordar vendo a torre e ficar próximo de diversos atrativos da cidade, como o Museu d’Orsay e o Museu do Rodin. A zona é charmosa por conta da Torre, claro, mas é cercada por grandes avenidas e foge um pouco do charme das rua do centro de Paris. Além de ter um concentração de turistas muito grande, ou seja, não é viver Paris como ela é, na minha opinião.
Algumas indicações da região:
Champs-Elysées
Hospedar-se na região da Champs-Elysées, a avenida mais famosa e charmosa de Paris, é sinônimo de gastar muito dinheiro. Está pertinho da Torre, do Arco do Triunfo, do Rio Sena. Na minha humilde opinião, não acho que valha a pena, apenas para aqueles que têm poder aquisitivo mesmo e querem alguns dias de luxo na cidade luz.
Sugestões:
Bastille
É uma ótima opção para os que procuram uma região mais barata de onde se hospedar em Paris, mesmo estando um pouco mais afastado do centro. De qualquer forma, estará perto do charmoso Marais, do Canal St. Martin e tem muitas opções de bares e bons restaurantes.
Indicações:
Montmartre
Também afastado do centro, é uma zona charmosa e movimentada, perto de alguns pontos turísticos como Moulin Rouge, a Basílica de Sacré Coeur e a Place du Tertre. Na parte baixa, é onde estão os sex shops e a prostituição de rua, e não é uma região perigosa, mas por atrair muitos turistas, acaba tendo preço altos. Quando você sobe morro no sentido da Sacré Coeur, você encontra Paris das artes, mais pitoresca e bastante frequentada por jovens.
Indicações de hotéis na região:
Belleville
Fora do centro mas também uma opção mais barata é Belleville. A rota do metrô da cidade é ampla, e ficar fora da região central não é, necessariamente, um problema. Não é muito frequentada por turistas, então acaba proporcionando uma estadia em uma zona bem parisiense.
Veja alguns hotéis nessa região.
Duas dicas finais
Como ficar conectado em Paris sem depender de Wifi
Quem acompanha o Leve na Viagem sabe que sempre que viajo para o exterior continuo utilizando a internet normalmente. A O Meu Chip é uma operadora internacionalmente reconhecida, parceira do blog, que oferece uma cobertura 4G de ótima qualidade e de forma ilimitada. Você solicita o chip pelo link, ele chega por correios na sua casa e é só inserir no telefone que, quando chegar em Paris, sua internet já estará funcionando perfeitamente. 🙂
Como fazer seu Seguro Viagem com desconto
Viajar para a Europa significa ter que fazer um seguro viagem. Os seguros cobrem roubo ou extravio de bagagem e oferecem assistência médica para qualquer imprevisto, dentre outras coisas. Se quiser saber mais sobre isso, veja o post que fiz a respeito.
Para conseguir desconto na sua compra do seguro, basta acessar esse link e utilizar o cupom: LEVENAVIAGEM5 para obtê-lo!