Vai viajar para o Jalapão e ainda não planejou sua viagem? Eu sou suspeita para falar, pois amo aquele lugar e acho que todo mundo deveria ir pelo menos uma vez. Por isso, preparei esse roteiro para te ajudar em sua viagem de 3, 4 ou 5 dias por esse paraíso e assim saber ao certo o que fazer no Jalapão!
No post sobre a minha viagem para o Jalapão eu falei sobre a maravilhosa experiência que tive por lá. Agora vou entrar em detalhes para que você possa escolher o melhor roteiro para a sua viagem com a Jalapão 100 Limites: são roteiros de 3, 4 ou 5 dias. Você analisa e escolhe a melhor opção para você. E o melhor de tudo, você ainda consegue DESCONTO com eles se lembrar de falar do cupom LEVENAVIAGEM. Vem comigo?!
O que fazer no Jalapão?
Localizado no estado do Tocantins, o Jalapão é um parque de preservação ambiental, referência em ecoturismo no Brasil. São quase 160 mil hectares de belezas naturais nos municípios de Mateiros e São Félix. Além de curtir e relaxar junto a deslumbrantes paisagens naturais, você pode praticar diversos esportes radicais, como o rafting, canoagem e rapel, além das trilhas a pé ou de bike.
É um dos destinos mais desejados pelos amantes de aventura. O lugar vem atraindo cada vez mais visitantes brasileiros e estrangeiros. Algumas cachoeiras, como a Cachoeira da Roncadeira, podem chegar a receber mais de 400 turistas no período de alta temporada.
A região do Jalapão é conhecida pela dificuldade em percorrer suas estradas. É bastante desafiador desbravá-las sem o auxílio de um guia experiente. Por isso, recomendo fortemente que você contrate uma agência para tirar o melhor proveito da sua viagem. Minha escolha foi a Jalapão 100 Limites, que me passou toda a confiança possível e tornou minha viagem ao Jalapão uma experiência única. Aliás, eu não só recomendo ir com agência, eu considero imprescindível, pois os caminhos para chegar os municípios não são para amadores, real oficial! Aproveito e deixo aqui a caixinha de formulário para que possa solicitar direto à Jalapão 100 Limites o orçamento. Lembre de colocar o código LEVENAVIAGEM para garatnri seu desconto e tenha certeza que estará indo com uma das melhores agências da região. O que faz TODA a diferença em uma viagem complexa como desse destino.
Quer descobrir como aproveitar o melhor da sua viagem, de acordo com o número de dias da sua estada? Então continue com a leitura!
Roteiro de 3 dias no Jalapão
Só vai poder ficar um pouquinho? Não tem problema. O roteiro elaborado pela Jalapão 100 Limites te leva às melhores atrações e deixa sua viagem inesquecível. Nesse roterio você conhecerá:
- Cânion Sussuapara: Para iniciar sua aventura: Cânion Sussuapara. São paredes de pedra de aproximadamente 12 metros de altura, há uma nascente de água e uma pequena cascata. Os moradores contam que essa cascata realiza desejos! Então já sabe, capriche no pensamento positivo ao chegar lá!
- Fazenda Tri Agro: Segundo estórias dos locais, a propriedade pertencia ao traficante mundialmente famoso, Pablo Escobar, o que acabou tornando o lugar uma atração. Além disso, é caminho para a próxima atração, a Cachoeira da Velha.
- Cachoeira da Velha: Não é possível tomar banho nesta cachoeira, mas isso não a torna menos encantadora. É de uma força incrível e ainda é possível fazer rafting por ali!
- Prainha Rio Novo: Fica logo abaixo da Cachoeira da Velha, e você pode chegar lá por meio de uma trilha. É um paraíso de águas calmas e transparentes, com uma estreita faixa de areia clara.
- Dunas: aproveite para curtir a bela paisagem de areias douradas! A altura das dunas pode variar entre 200 e 400 metros. Demais, né?! O pôr do sol ali é único!
- Fervedouro do Salto: A viagem segue rumo aos fervedouros, que são espécies de piscinas naturais, nascentes de rios, geralmente cercados por vegetação. Devido a um fenômeno natural chamado ressurgência, não é possível afundar neles. São como oásis no meio do Jalapão, atrações simplesmente imperdíveis.
Os fervedouros são bastante requisitados pelos visitantes. No período da alta temporada, as filas são grandes e pode levar bastante tempo até que você possa mergulhar. Mas todo o esforço vale a pena, pode acreditar!
- Fervedouro Buritis: De água azul cristalina e rodeado de verde, já é aquele cenário que todo tursita de fato, espera do Jalapão.
- Comunidade Mumbuca: É um pequeno povoado, onde vivem cerca de uma centena de pessoas. São descendentes de indígenas e quilombolas da região. Fica no município de Mateiros, e a economia local é composta basicamente pela agricultura familiar e pelo artesanato com o capim dourado.
- Cachoeira do Formiga: Tem esse nome por causa do Rio Formiga. Suas águas são cristalinas, e é cercada por uma vegetação espetacular. É uma das mais belas cachoeiras da região, o que torna a atração imperdível para quem chega ao Jalapão.
- Fervedouro Bela Vista: É o maior fervedouro do Jalapão, e também um dos que oferecem melhor infraestrutura. Há uma área para camping e um ótimo restaurante aberto para almoço e jantar.
- Cachoeira das Araras: Na área dessa cachoeira funciona um ótimo restaurante, que só trabalha com reservas. Mas fique tranquilo: contratando a Jalapão 100 Limites, a agência cuida da reserva para você.
- Serra da Catedral: A Serra da Catedral fica entre os municípios de São Félix e Novo Acordo. Foi adotado esse nome porque a deslumbrante formação rochosa se assemelha à fachada de uma catedral.
- Morro Vermelho: Também é chamado de Morro do Gorgulho, e é famoso pelo belo espetáculo que se pode ver ao pôr do sol.
Roteiro de 4 dias no Jalapão
Para uma viagem um pouco mais longa, a Jalapão 100 Limites também oferece um roteiro excelente. Prepare-se para conhecer todas as maravilhas desse paraíso natural. Você conhecerá:
- Cachoeira Roncadeira: nessa bela cachoeira é possível praticar rapel.
- Cachoeira Escorrega Macacos.
- Cachoeira Exclusiva 100 Limites.
- Pedra Furada (Pôr do sol): o pôr do sol na Pedra Furada é uma das atrações mais procuradas do Jalapão. Imagina só curtir esse momento em uma formação rochosa formada há milhões de anos, no meio do Cerrado.
- Cânion Sussuapara.
- Cachoeira da Velha.
- Prainha Rio Novo
- Dunas.
- Fervedouro do Salto.
- Fervedouro Buritis.
- Cachoeira dos Buritis.
- Comunidade Mumbuca.
- Fervedouro do Ceiça: localizado no município de Mateiros, é um dos mais visitados e apreciados do Jalapão. O acesso é fácil, feito por uma trilha bem leve. MARAVILHOSO.
- Campos de Capim Dourado: o capim dourado é bastante apreciado para fazer artesanato. O Tocantins é conhecido pela beleza e capricho nesse trabalho. A colheita do capim dourado passa por séria regulamentação, para que não seja extinto. De acordo com a norma legal, só pode ser colhido entre 20 de setembro e 20 de novembro.
- Cachoeira do Formiga
- Jantar Fervedouro Bela Vista.
- Prainha do Alecrim: uma linda praia fluvial, onde é possível tomar banho, relaxar e ainda curtir uma das opções em gastronomia. Durante a alta temporada, é armado um palco para eventos culturais.
- Fervedouro Bela Vista.
- Cachoeira das Araras.
- Serra da Catedral.
- Morro Vermelho.
Roteiros de 5 dias no Jalapão
Vai ficar 5 dias no Jalapão? Maravilha! A Jalapão 100 limites oferece duas opções de roteiro. Difícil vai ser escolher entre elas!
Roteiro de 5 dias (Opção 1)
- Mirante de Taquaruçu.
- Cachoeira Roncadeira.
- Cachoeira Escorrega Macacos.
- Cachoeira Exclusiva 100 Limites.
- Pedra Furada.
- Cânion Sussuapara.
- Fazenda Tri Agro.
- Cachoeira da Velha.
- Prainha Rio Novo.
- Saída para Dunas.
- Fervedouro do Salto.
- Fervedouro Buritis.
- Cachoeira dos Buritis.
- Comunidade Mumbuca.
- Fervedouro do Ceiça.
- Cachoeira do Formiga.
- Fervedouro Encontro das Águas.
- Encontro dos Rios (Soninho/Formiga): dá para desfrutar de um banho no encontro dos rios, podendo até mesmo sentir a diferença de cor e temperatura entre a água dos dois.
- Fervedouro Buritizinho.
- Rio Formiga.
- Fervedouro Bela Vista (Banho noturno).
- Praia do Alecrim.
- Fervedouro Bela Vista.
- Cachoeira das Araras.
- Serra da Catedral.
- Morros Vermelhos.
Roteiro de 5 dias (Opção 2)
- Lagoa do Japonês: localizada no município de Pindorama, é um verdadeiro paraíso de águas cor de turquesa. É perfeita para um mergulho ou simplesmente relaxar. Leia o post e delire com o paraíso!
- Pedra Furada.
- Mirante da Pedra (Pôr do sol): a formação rochosa formada pelo vento, ao longo de milhares de anos, torna único este momento.
- Cânion Sussuapara.
- Fazenda Tri Agro.
- Cachoeira da Velha.
- Prainha Rio Novo.
- Saída para Dunas.
- Fervedouro do Salto.
- Fervedouro Buritis.
- Comunidade Mumbuca.
- Fervedouro do Ceiça.
- Cachoeira do Formiga.
- Fervedouro Encontro das Águas.
- Encontro dos Rios (Soninho/Formiga)
- Fervedouro Buritizinho.
- Rio Formiga.
- Fervedouro Bela Vista (Banho noturno).
- Praia do Alecrim.
- Fervedouro Bela Vista.
- Cachoeira das Araras.
- Serra da Catedral.
- Morros Vermelhos.
Em todos os pacotes a hospedagem está inclusa e é definida pela Jalapão 100 Limites, então você não precisa se preocupar. O ponto de encontro é em Palmas, e a partir dali, todos seguem em carros 4×4 para as atrações. Dica: no final da viagem, você chegará em Palmas a noite, portanto, o voo de volta para sua cidade deverá ser na manhã do dia seguinte! No mais, todas as orientações são passadas de forma detalhada pela empresa.
E aí, eu sei que são muitos atrativos e as vezes pode fizar um pouco confuso, mas confie! É um mais lindo que o outro… E no post sobre viagem para o Jalapão eu detalho mais eles, então se quiser saber mais, não deixe de visitar o post!
E sobre a escolha da agência, fica a seu critério! Recomendo a Jalapão 100 Limites pois de conheço de perto e também porque sei da necessidade de uma equipe de qualidade diante das dificuldades da estrada. Já fui 2 vezes para o Jalapão e sei que eles contam com guias experientes e uma moderna frota de veículos, tudo para fazer com que sua viagem seja mais que especial. E claro, a questão do desconto também faz a diferença!
*roteiro sujeito à alteração. Verificar diretamente com a agência.
Comentários
2 ComentáriosAna Paula
dez 23, 2019Estou fazendo pesquisa para nossos próximos possíveis destinos e encontrei muita informação aqui!
Esse roteiro já entrou na nossa lista! Post salvo aqui!
Obrigada por compartilhar!
Luisa Galiza
dez 25, 2019Que bom Ana!!! 🙂