Nosso país tem vários “caribes” espalhados pelas regiões e um mais lindo que o outro. Temos Arraial do Cabo, Maragogi, Perobas e tantos outros. Hoje vim falar de um deles, o de Maracajaú.
Pertinho de Natal, apenas 51 km ao norte a capital, esse pequeno município é um refúgio de mergulhadores e amantes de águas cristalinas . Com um astral praiano, dunas e lagoas formadas pela água da chuva, é uma cidadezinha que merece sua visita quando for ao Rio Grande do Norte. Sobre o que fazer em Maracajaú, deixa comigo que vou te mostrar!
Minha passada por lá foi em uma roadtrip que fiz sozinha pelo litoral do estado. Saindo de Natal, meu destino foi São Miguel do Gostoso (outro paraíso!) pela BR translitorânea 101. Ao longo do trajeto várias praias lindas para você conhecer. A minha escolhida foi Maracajaú.
Entrar na cidadezinha já é um charme. Saindo à direita da BR 101, você pega uma estradinha em meio à dunas de areia branca, lagoas e jegues.
Em poucos minutos você chega à cidade e encontra aquele ar pacato… Nativos nas portas de casa observando o movimento, algumas agências de mergulho, o vento vindo da praia. Foi assim e por ali que encontrei Rodrigo, dono do Enseada do Mergulho, restaurante e agência que faz passeios de quadriciclo e de barco para os parrachos. Soube mais sobre a cidade e o que ela podia me oferecer, marquei meus passeios e pronto. Foi só aproveitar.
O que fazer em Maracajaú:
Seu roteiro dependerá da hora da maré, pois você precisará se adequar à ela. O passeio de barco depende do intervalo de tempo da maré baixa e cada dia é em um horário diferente.
De qualquer forma, os dois passeios imperdíveis de lá são:
Quadriciclo
Alugar um desses é diversão na certa. Como disse na post de São Miguel do Gostoso, é um belo brinquedo de adulto. Acompanhada de guia você conhece a praia em quase toda sua extensão, as falésias e as dunas lindas de lá.
O passeio de barco é tão famoso por lá, que muitos nem sabem da existência de falésias na região e da bela vista que as dunas proporcionam. Então é com o maior prazer que apresento a vocês essas paisagens incríveis de Maracajaú que só um passeio de quadriculo te proporciona! Rodrigo me acompanhou nesse trajeto e me mostrou o que tinha de mais bonito por lá, dá uma olhada:
O passeio dura cerca de 1h , 1h30 e você termina conhecendo de fato o munício e as belezas naturais para além das piscinas de corais. E pelas fotos vocês devem ter visto que vale mesmo a pena encaixar esse passeio na sua passada por lá.
Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂
Parrachos de Maracajaú
Os parrachos de Maracajú são os mais famosos do estado do Rio Grande do Norte. Perobas também tem sua fama, mas o mergulho de lá geralmente é feito em piscina naturais mais rasas, bom para crianças e para quem não sabe nadar.
Para conhecer os de Maracajaú você tem 2 opções: uma de catamarã, que é a mais comum, outra de lancha. A primeira opção demora cerca de 25 minutos para chegar até os parrachos e a segunda 10 minutos. Há uma diferença de preço entre uma e outra, mas a principal diferença é que quando se vai de lancha, você pode ir até a plataforma fixa do parrachos. Qual o benefício disso? Lá o número de pessoas é bem menor, então há mais vida marinha e mais privacidade para o seu mergulho.
Os catamarãs ficam perto um do outro e em alta temporada o movimento é bem grande.
Como fui na baixa, não peguei o local abarrotado de gente, mesmo indo de catamarã. Veja que lugar incrível!
No INSTAGRAM falei a respeito desses nossos paraísos pelo Brasil. Muitos ficam chateados por não conseguirem ir para o exterior e conhecer lugares de águas cristalinas, mas esquecem que nosso país tem muitas opções tão ou mais lindas do que as de fora. Basta valorizarmos mais nossas belezas naturais e o turismo local. 😉
Chegando novamente à Enseada do Mergulho, podemos almoçar um peixe fresco delicioso na beira da praia e ainda curtir uma piscina! A equipe é muito cuidadosa e conhece bastante a região, com dicas e informações que nos deixam seguros e mais bem informados.
Quanto tempo em Maracajaú
Não há uma gama de coisas para fazer em Maracajaú, por isso, para todos esses passeios 1 dia é suficiente. Como fui em baixa temporada, a cidade estava vazia e não me pareceu tão atraente ao ponto de passar uma noite por lá. Minha base foi São Miguel do Gostoso e tudo o que vi sobre o que fazer em Maracajaú foi feito em uma manhã e início de tarde. Minha sugestão é que entre em contato com Rodrigo da Enseada do Mergulho pelo menos 2 dias antes da sua ida até lá. Veja o horário da maré para saber que horas será o passeio dos parrachos e reserve seu quadriciclo.
Se preferir dormi uma noite por lá, veja onde se hospedar no melhor site de buscas:
Booking.com
⇒ Informações para agendar seus passeios:
Direto com Rodrigo – (84) 99288105 / 999273004
Não deixe também de conhecer as praias de Natal, uma vez que você provavelmente passará por lá!
44 comentários em “O que fazer em Maracajaú? Desbrave um caribe no Rio Grande do Norte”
Luu, chocada que vc viajou sozinha pelo litoral!!! Não consigo nem ir ao shopping sozinha hahahahaha…. Que paraíso escondido você descobriu, já quero ir conhecer!
Hahahaahahha ah não! Jura? Nossa, viajar sozinha é bom demaaaais!!! Juro, vale a pena!! beijão!
Amei o conteúdo, as fotos também.
Vc é gata,rsrsr
Rio Grande do Norte tem lugares lindíssimos, não conheço todos mas gostei de saber dessa paraíso escondido. Amei suas dicas e fotos. Me vi mergulhando como você no vídeo, muito lindo mesmo. Beijos
Lindas as fotos… quando eu estive no rio Grande do Norte reservei um dia para ir a Maracajaú e São Miguel do Gostoso, mas quando cheguei lá o tempo estava nublado e feio, com a maré alta… não deu nem para ver o mar com águas claras… acabei passando por Touros e São Miguel e indo até o final da BR-101 para não perder o dia, mas com certeza não tive essa experiência ótima que vc apresentou… deu vontade de voltar!
Ah que legal Tiago! Mas aí vc conseguiu aproveitar de qualquer jeito né? São Miguel e Touros são lindos!!!
Ameiiii esse post, me deu uma nostalgia gostosa de quando estive ai, há muuuitos anos. Mas pelo que vi no seu post, tudo continua bem preservado, o que é maravilhoso! O RN é muito lindo, ne? Gostoso também é demais, mas ainda prefiro as praias menores! Beijão
Que bom saber que conhece Ju! Realmente… é demais!
É isso ai, muitos querem sair do Brasil pra conhecer águas lindas assim, mas temos de monte aqui 😀 Eu jamais imaginei que teria em Maracajú, aliás, pra mim Maracaju ficava no interior do MS…Eu sou de lá kkkkkk não sabia que tinha no Rio Grande do Norte , adorei todas as dicas e conhecer um lugar diferente 😀
hahaha que bom que agora sabe Livia! tem que ir!
O Brasil realmente tem lugares belíssimos e pouco conhecidos ainda!!! Nesse tempo de crise é uma boa oportunidade para conhecermos melhor o nosso país. Adorei o post e as dicas.
Obrigada Giba!
EU estou com muita vontade de ir ao nordeste e seu post atiçou ainda mais isso. Também fico muito chateada de pequenos paraísos brasileiros não serem tão lembrados por aqui, mas aos pouquinhos isso vai mudar.
São Miguel do Gostoso parece uma delícia e saber que um mar tão clarinho está há passeio de um dia anima muito! Ótima dica!
Ah que bom que te animei!! vai mesmo, temos muito que aproveitar esses presentes brasileiros… Qualquer dúvida tô por aqui!
Que lugar incrível. To chocada que moro perto desse paraíso chamado Maracajaú e nunca tinha ouvido falar. Já preciso me programar pra conhecer, por que meus olhinhos brilharam só de olhas essas fotos e o vídeo. Amei o post
Luisa ameii esse lugar, o Paulinho é doido pra conhecer o norte esse post caiu como uma luva. Eu ainda não conhecia e fiquei encantada com as belezas, gosto de ir em fora de temporada e pegar os dias assim, suas fotos ficaram lindas. Vou salvar aqui adorei as dicas beijos
É verdade, nos somos privilegiados e temos vários “caribes brasileiros” haha, mas esse em Maracaju eu não conhecia e estou impressionada com a beleza desse lugar :O, já vou planejar uma viagem pra lá rs
Depois me conta!
Que lugar Fantástico!! ótimas dicas, já quero conhecer essa maravilha. As fotos ficaram incríveis. Obrigada por compartilhar conosco.
Obrigada Luana!
Eita gente! Arrasou nas dicas! Sempre vou pra Natal e não fiz várias dessas coisas q vc falou ai ainda! Mas de fato Maracajau é um paraíso, pena q no dia q eu fui fazer o mergulho choveu, e a visibilidade não ficou tão bacana :/ mas aí me dá motivo pra voltar né? Kkkk
Nossa Thayz, tbm choveu no dia que fui… mas sempre estaremos sujeitas às ações da natureza, né…
Já ouvi falar desse lugar quando fui a Natal e agora vi o que perdi por não fazer este passeio. Quando voltar quero aproveitar para conhecer este Caribe, que com certeza deve ser um paraíso. Obrigado por compartilhar a sua experiência.
Ah querido, precisa agendar sua volta então! 🙂
Que fotos são essas, minha querida! Um dia eu ainda aprendo a tirar um foto da Go Pro do alto como você. Adorei as dicas e o post.
haha , ah obrigada Mi!!
Fico feliz por ainda não ter visitado Natal rsrs com certeza está na lista de desejos! Paradisíaco esse lugar
haha legal Leonardo! Tem que ir!
Nao fazia ideia que esse paraiso existia, que delicia de trip, ja quero fazer! será que eu, que nao dirijo, consigo fazer numa boa? tem transporte? adorei o post bjs
Tem sim Renata, pode ir de ônibus a partir de Natal, tranquilamente!
Sensacional esse paraíso, com certeza colocarei na minha lista…rs
Valeu Cristian!!
Parabéns pelo post! Super completo.. me ajudou muuuuito! Segui sua dica e fui com o Rodrigo da Enseada do Mergulho! Passeio sensacional e atendimento excelente!
Oi Taissa! Ah que coisa boa, fico feliz que tenha gostado do post e do Rodrigo da Enseada do Mergulho. Paraíso né!?
Oi Luisa! Em que época você esteve lá?
Oi Sandro! Eu fui no meio do ano, considerada baia temporada e época de chuva. Mas dei a sorte de pegar esse paraíso assim, lindo!
oi, otimo post!! que lugar lindo! ja li varias comparações entre as piscinas naturais de maracajau e perobas, e sempre dizem q as piscinas de maracajau são fundas, nao dá pra um adulto encostar o pé no chao… confere?
Que bom que gostou Helen, brigada! Sim, são mais fundas mas dá sim pra ficar de pé em alguns lugares, outros não! E depende também da maré!
Muito legal seu blog. Duas perguntas, é muito longe para um bate volta de Natal ? No passeio para megulhar eles emprestam máscaras ? Abrs e obrigado
Que bom que gostou do blog Marcelo, obrigada! Dá pra fazer um bate e volta sim. E no passeio eles disponibilizam as máscaras e nadadeiras!
Oi, Luísa!
Vc acha que dá pra conhecer em meio dia?
Oi Rafa! Dá sim, foi o que eu fiz, passei apenas a manhã lá pra fazer o snorkel e o passeio de quadriciclo!
Luisa bom dia.
tudo bem?
Estava lendo suas dcas e achei muito legal sobre São miguel do gostoso.
Fiquei com uma duvida, para ir para Parracho de Maracajaú você conseguiu ir de sao miguel do gostoso ou teve que ir para Natal e de lá partir?
obrigada
Oi Glayci! Eu primeiro saí de Natal e parei em Maracajaú, seguir posteriormente para São Miguel do Gostoso. No entanto, você pode fazer o inverso, Maracajaú está mais perto de Natal do que Gostoso!