Brasília, com apenas 57 anos, teve seu plano urbanístico elaborado por Lúcio Costa, quem também ajudou a planejar a cidade junto com o arquiteto Oscar Niemeyer.
Hoje, é a terceira capital do país, com quase 3 milhões de habitantes e Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Infelizmente não é uma cidade que atrai muitos turistas, nem brasileiros nem estrangeiros.
Engraçado, porque apresenta uma arquitetura única e se diferencia das demais cidades por ter sido planejada e construída há menos de 60 anos.
Ao contrário do que a maioria pensa, tem muito mais a se fazer em Brasília do que apenas visitar monumentos históricos e políticos.
Buscando valorizar nossa capital e mostrar as belezas dessa cidade, escrevo esse post sobre o que fazer em Brasília, para todos os tipos de viajantes:
Para os que têm apenas algumas horas na capital e para os que têm, pelo menos, um final de semana.
O que fazer em Brasília em 1 hora
Se fizer conexão na capital ou for à trabalho com alguma horinha livre, você consegue conhecer os principais pontos da cidade em apenas 1 hora.
Juro!
O Eixo Monumental é uma das principais vias de Brasília e essa larga rua divide as asas sul e norte que formam o famoso avião, desenho da cidade.
Se você pegar um Uber, por exemplo, olha o tanto de pontos turísticos que você consegue conhecer em apenas uma via:
Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
Museu Nacional de Brasília
Horário de funcionamento: terça a domingo das 9h às 18h30.
Estádio Nacional Mané Garrincha
Visitação aos sábados, das 10h às 16h no portão A.
Memorial Juscelino Kubitschek
Preço: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Horário de funcionamento: terça a domingo das 9h às 18h.
Catedral Metropolita Nossa Senhora Aparecida
Visitação gratuita. Horário de funcionamento: das 8h às 18h.
Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂
Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
Memorial dos Povos Indígenas
Horário de funcionamento: de terça à sexta das 9h às 17h – sábado, domingo e feriados das 10h às 17h.
Teatro Nacional Cláudio Santoro
Palácio do Planalto
A cerimônia de troca da bandeira acontece no primeiro domingo do mês, pela manhã.
Palácio do Itamaraty
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 14h às 16h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 15h.
Congresso Nacional
É permitida visitação ao Palácio todos os dias. São gratuitas das 9h às 17h30, com saídas de grupos a cada 20 minutos a partir do Salão Negro.
Para visitas na terça, quarta e quinta é obrigatório o agendamento no dia anterior até as 17h .
Torre de TV de Brasília
Visita ao mirante: terça a domingo das 9h às 19h.
Feirinha: de sexta a domingo das 9h às 18h.
Palácio de Justiça
Aberto ao público diariamente, todas as tardes.
Supremo Tribunal Federal
Praça dos Três Poderes
Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
Bastante coisa, hein?
Então se você vai passar apenas uma ou poucas horas em Brasília, não deixe de dar uma voltinha e ver as principais atrações do centro da cidade.
Não tem desculpa para não dar uma volta na capital.
😉
O que fazer em Brasília em um final de semana
Sábado
Se tiver mais que uma hora e puder passar mais tempo na cidade, com certeza você terá muito o que fazer em Brasília.
A primeira delas é passear com calma pelo Eixo Monumental. Passar uma manhã de sábado, por exemplo, conhecendo os principais pontos é uma ótima pedida.
Sugiro uma atenção maior para o Museu Nacional; visite as obras em exposição.
Para a Catedral Metropolitana, parada obrigatória com arquitetura única e parte interior lindíssima.
E a Torre de TV, para subir até o andar em que é permitido, para ter uma vista única e central da cidade.
Perto do Eixo Monumental também está o Palácio da Alvorada, uma das residências oficiais da Presidência da República e uma das mais importantes edificações do modernismo arquitetônico de Oscar Niemeyer.
Vá até lá e depois siga rumo à Ponte Juscelino Kubitschek (Ponte JK) no Lago Paranoá, que liga o centro da cidade ao Lago Sul e Paranoá.
Ela é obra do arquiteto Alexandre Chan, tem 1.200 metros de extensão e 3 arcos que se intercalam nas pistas. O projeto arquitetônico, assim como o projeto de iluminação da ponte, conferiram ao autor a Medalha Gustav Lindenthal na International Bridge Conference, em 2003, nos Estados Unidos.
Ao lado da ponte há, hoje dia, diversos restaurantes interessantes para um bom almoço ou jantar. Sugiro: Mormaii, Corrientes 348 e Avenida Paulista.
Após almoço e atravessando a Ponte JK, siga para o final do Lago Sul e conheça a Ermida Dom Bosco.
A Ermida foi inaugurada em 1957 e projetada por Oscar Niemeyer. Tem umas das vistas mais bonitas de Brasília e um pôr do sol magnífico. A Capela do local, também projetada pelo arquiteto, recebe o nome de Padre João Belchior Bosco.
Com banho de lago e trilhas que levam a pontos mais isolados, é um local ótimo para a prática de esportes.
O Parque Ecológico Ermida Dom Bosco fica aberto diariamente das 07h às 19h.
Sobre a noite de Brasília… Bom, não tem tantas opções como São Paulo e Rio de Janeiro, na verdade nem chega perto dessas capitais.
É famosa pelos candangos e brasilienses por ser como uma cidade do interior, diante das mesmas opções de sempre. Mas brincadeiras à parte, oferece sim opções, só não tem uma variedade muito grande.
Infelizmente, depois de muita recriminação de moradores, bares e restaurantes entre áreas residenciais são obrigados a respeitarem um volume máximo que muitas vezes não é o ideal para o frequentador do local. Diversos recintos já foram fechados ou sofreram alguma ação para que deixassem de ter música, por exemplo. Infelizmente uma onda careta invadiu a capital.
É importante saber que todos os bares da cidade, ou cerca de 95% deles, são obrigados a fechar à 1h da manhã.
Ou seja, quando você pensar sobre o que fazer em Brasília à noite, não pense em grandes noitadas. Se quiser algo mais animado, precisa ir para shows, pubs ou festas espalhadas por alguns cantos da cidade.
Aqui você consegue ver vários bares e restaurantes da cidade. Minha sugestão é o Bar Pinella para uma boa cerveja e o IVV Swinebar para um bom vinho!
Mas veja nessa figura vários pontos interessantes que você pode conhecer a noite!
Domingo
Minha sugestão para a manhã de domingo é contato com a natureza, mesmo no meio da cidade grande!
Na verdade são 3 sugestões:
- Uma é andar de stand up paddle no Lago Paranoá. Além de fazer um ótimo e gostoso exercício físico, você admira a beleza da cidade de outro ângulo.
Pode passar por baixo da Ponte JK e apreciar tudo ao redor de maneira completamente diferente da vista no dia anterior.
O local ideal pra fazer essa atividade é o Katanka. Você aluga a prancha por 1h30 e faz seu trajeto pelo lago como desejar.
- A outra sugestão é ir até a Água Mineral – Parque Nacional de Brasília e fazer as trilhas que o local oferece. É uma unidade de conservação de proteção integral à natureza, localizada no noroeste do Distrito Federal. O lugar é cercado por área verde, tem duas piscinas grandes e estrutura para crianças. A dica é ir cedo para evitar a lotação do final de semana (se for dia de semana, é maravilho pela tranquilidade). E ficar bem atento aos macacos que moram por ali e têm o péssimo costume de roubar comida e objetos dos visitantes. 😉
- E a terceira é conhecer o Parque Olhos d’ Água, localizado entre quadras residenciais da Asa Norte, repleto de verde, pista de corrida, caminhada e pequenas trilhas ao ar livre. O parque não é grande, mas transmite uma paz em meio ao caos da cidade e é ótimo para uma corrida. Está aberto das 6 às 19 horas e fica na SQN 413 e SQN 414.
Para um almoço de domingo, vá conhecer o Pontão do Lago Sul.
Conhecido como um grande centro de entretenimento e lazer da capital, o Pontão tem ótimas opções à beira do Lago Paranoá. São bares, restaurantes, quiosques, feiras, eventos esportivos e parquinho para crianças.
Localizado em uma das regiões mais caras de Brasília (SHIS – QL10 – lotes 1 a 33 – Lago Sul), recebe visitantes que vão de carro ou ainda dos que chegam de lancha no píer.
Ali tenho certeza que sua tarde renderá uma boa comida, bons drinks e um visual lindo do Lago Paranoá. Se conseguir assistir a um pôr sol de lá, ótimo!
Caso contrário, minha dica para o último entardecer em Brasília é a Praça do Cruzeiro.
Conhecida como Praça da Cruz, está a 1.172 metros acima do mar.
Mais sugestões e não menos importantes!
- Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília
- Parque Sarah Kubitschek
- Centro Cultural Caixa Econômica Federal
- Caminhada pela superquadras, asas sul e norte para ver como toda a cidade é organizada e tem prédios residenciais de no máximo 6 andares. Perceba que a cidade não tem esquinas, não é separada por quarteirões e é desenhada, literalmente, simetricamente.
É linda! <3
E aí, o que achou das sugestões de o que fazer em Brasília?
Espero que posts como esse motivem mais as pessoas a conhecerem a capital federal!
🙂
44 comentários em “O que fazer em Brasília em algumas horas ou em um final de semana!”
Parabéns pelas informações. Serão extremamente uteis a mim que em setembro, vou passar um dia em Brasília. Depois Alto Paraíso e os encantos da Chapada dos Veadeiros.
Que bom Elder, que gostou!
Se precisar de mais informações é só gritar!
Caraaaca, sério que dá pra fazer tudo isso em apenas uma horinha? O bom é que esses pontos turísticos são um colado no outro, praticamente, ne? Claro que não dá pra entrar em todos, mas passar e registrar com um belo click, certamente!
Adorei essa foto do seu mergulho, está lindissima. Essas do SUP estão sensacionais também, adoro!
Ótimas dicas, adorei! Parabéns pelo post.
Pois é Julia! E as pessoas não imaginam né… Que bom que gostou, obrigada!!
Eu adorei esse post! Estou planejando uma viagem a Brasília, para visitar alguns amigos e conhecer essa cidade linda e suas dicas foram muito úteis!
Ah que bom Débora! Vc vai gostar!
Quantos lugares legais que tem Brasília, pensava que era uma cidade sem muitas aventuras, mas me surpreendeu, fazer stand up paddle e esses parques da água mineral e Olhos dágua é muito bonito, agora os macaquinhos como sempre aprontam em todo lugar hahaah
Pois é Paulo, Brasília pode surpreender sabe!rsrs E os macacos.. não tem jeito!
Acredita que fui umas 2-3 vezes para Brasilia e sempre me perguntei “o que vou fazer la ? ‘ Brasilia é uma cidade que ainda não consegui gostar mas tentarei uma outra vez e desta vez seguindo suas dicas
Ah Alice, Brasilia pode te surpreender! Da próxima vez siga algumas das sugestões desse post, não vai se arrepender!
Sempre fico 8 horas em conexão em Brasilia para ir de Porto Seguro a Campo Grande, visitar a família. E fico me perguntando se daria tempo de ir conhecer alguma coisa… Vc acha que dá Luisa??
Com certeza Livia! Dá tempo de passear bem na cidade. Conhecer os pontos principais, comer em algum lugar bacana..Só separar o que te agradou mais no post!
O MELHOR post que ja li sobre Brasilia. Te juro, tinha super preconceito e nenhuma vontade de visitar, mas vc conseguiu apresentar tao bem a cidade que gostaria de passar um fim de semana por ai!! otimo post
Nossa Re, fico muito lisonjeada! Que bom saber disso, gratidão!
Eu ameeeei esse post! Ainda não conheço Brasília e não sabia que dava para fazer isso tudo em um final de semana ou em poucas horas. Já quero conhecer todos esses lugares!
Que bom Raquel! 🙂
Se eu tivesse lido o seu post há uns três meses atrás eu certamente não teria ficado 4 horas esperando a minha conexão para o Rio no aeroporto de Brasília! hahaha Muito bom o seu post!
Ah que pena que não foi a tempo Dhebora, mas já fica pra próxima vez!!
Que bacana Luisa! Não imaginava que seria possível conhecer tanta coisa em tão pouco tempo! Brasília tem mesmo muitas atrações interessantes! Obrigado por compartilhar, da próxima vez que passar pela cidade já sei onde ir.
Sim Marcos, várias!Acho que o post foi bem recebido por todos, tomara que as pessoas possam de fato conhecer mais a capital!
Adoroo Brasília, sempre acho algo interessante ou algum restaurante bacana para conhecer! mas algo que ainda não fiz e tenho muita vontade é o stand up no lago Paranoá. Adorei a dica da Ermida também, não conhecia!!
Que post bacana! Muita dica boa.
Essa Catedral é belíssima, com certeza eu gostaria de conhecer!
A arquitetura lá deve ser incrível mesmo.
Muito boa essa dica do stand up, e que dia lindo que fez quando você foi!
Beijokas,
Carol
Obrigada Carol, sou de Brasília mesmo e tenho muito o que indicar. Se precisar de mais, to aqui!
Não fazia ideia que Brasilia era tão legal, na verdade acho que os Brasileiros tem receio em relação a Brasilia por conta da politica e tudo que ela envolve, falo por mim que sempre achei que Brasilia fosse apenas uma cidade politica, mas vou rever meus conceitos e quem sabe a gente não dê um pulo ai… vou ver se acho alguma opção para acampar. Obrigado por compartilhar tanta informação legal
Exatamente Anderson! Mas olha.. acampar em cidade grande é difícil.. mas me deixou curiosa! Se souber te falo!
Nossa.. não sabia que Brasília era tão linda assim!!! Sempre passo por aí só pra fazer escala no aeroporto, nunca andei pela cidade, hoje vejo que tem bastante coisa para fazer aí. Beijos
Da próxima vez passeie por lá!!
Estive poucas vezes em Brasília, mas gosto muito da cidade. Talvez por ter minhas sobrinhas e cunhada morando lá… Mas realmente é uma cidade com uma arquitetura única! Adorei o post!
Obrigada Dani!
Excelentes dicas para curtirem nossa cidade. Brasília merece um destaque assim! Que post lindo. Parabéns!
Obrigada Keul!
Começando o post com esse céu é covardia neh Luisa? rs
Pra quem estiver de passagem rápida pela cidade é isso mesmo, o eixo monumental tem muitas atrações legais para os visitantes!
Pra quem tem mais tempo, as atrações são inumeras. Amo meu Rio mas Brasília tem belas construções 😉
Não conheço esse parque olhos d’água, mas já está na lista!
Haha obrigada Leo, acredita que tirei essa foto saindo do trabalho?! E que bom que gosta de Bsb , sempre bom saber!!
Parabéns Luisa. Suas informações e dicas sã perfeitas. Até mesmo para nós qua já conhecemos um pouco a cidade foi bem informativo e com ótimas imagens. Deu vontade de revisitar alguns lugares.
Parabéns
Gilmar, obrigada pela visita! Fico feliz que tenha gostado! 🙂
Ótimas dicas, são lugares muito lindo.
Tenho uma conexão em Brasília, gostaria de aproveitar pra conhecer algum lugar, só que é pela madrugada, das 23h á 7h, por mais que seja tarde não queria ficar dormindo e nem ficar parada no aeroporto. Tem alguma sugestão que possa me dar? Estarei com mais um casal.
Oi Thainara, tudo bem? Puxa, que horário difícil…. Infelizmente em Brasília as coisas não duram até tarde. Que dia de semana será? Veja a programação do UK Brasil, do O’ Rilley, do Stad Bier.. São lugares que podem durar até um pouquinho mais tarde!
Em abril/2018 terei uma conexao em BSB de 02:30 hs – vou seguir suas dicas e dar uma volta no eixo monumental . Sempre tive vontade de conhecer Brasilia e agora chegou a oportunidade de uma visita de rápida de pouco mais de uma hora.
Oi Sheila! Ah que legal, em 2h30 líquida, você consegue sim dar uma volta pela capital! Se precisar de mais dicas só gritar!
Em Agosto de 2018 terei uma conexão em Brasilia de 1:30 hs, gostaria muito de conhecer a Catedral, que transporte vc me aconselha? Vc acha que da tempo?
Hum… 1h30 é bem rapidinho né! Mas acho que dá sim, mas aí aconselharia o uber mesmo, porque sem dúvida será o mais rápido. Você pega no piso superior (de embarque), vai com ele até lá e pede pra te esperar.
Vale a pena!
Olá, Luisa!
Irei (bate e volta) à Brasília participar de um fórum em uma quarta-feira, porém, nunca visitei essa cidade, irei sozinha e em horário ingrato (9:00 às 18:00). O que visitar, onde comer algo em lugar próximo do evento (Asa Sul, Quadra 5 Lote 1 Bloco M) após às 18:00 hs, sendo que embarcarei de volta para SP por volta de umas 21:00?
Grata.
Que bacana. Adorei o post. Vou passar um final de semana aí. E vou aproveitar suas dicas. Parabéns pela iniciativa.
Que bom Cida!! Feliz em saber! Qualquer coisa grita!