Quase desconhecida, a Ilha da Canela é um pequeno oásis de Palmas
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Ilha da Canela, um pequeno paraíso no meio de Palmas!

Ilha da Canela, um pequeno paraíso no meio de Palmas!

Esse oásis em Palmas ainda é quase desconhecido pelos turistas e, diga-se de passagem, é um espetáculo a parte na capital do Tocantins. Na construção da hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, o Rio Tocantins foi represado e um imenso lago, de 170 km de extensão se formou na cidade. Pois ali, artificialmente construída, a Ilha da Canela esbanja beleza com suas águas cristalinas. O nome veio da Vila da Canela, inundada na construção da Usina.

As alternativas para aproveitá-lo são muitas: canoagem, stand up paddle, barcos e os famosos flutuantes, muito comum na região. Só na capital são 54 km de lago que formam diversas praias de água doce como a Graciosa, do Prata, Buritis, Caju e das Arnos.

ilha da canela

 

Como chegar na Ilha da Canela

Localizada na Praia da Graciosa, para ir até lá é simples e rápido.
Na orla da praia você verá um pequeno porto repleto de embarcações. Ali mesmo você pega um barquinho que atravessa 3 km pelo lago até a Ilha, e te deixa em cerca de 10 minutos de trajeto.
Desembarcando no deck, você paga sua passagem de ida e de volta no balcão do bar/restaurante que tem na ilha e pronto, aí é só curtir.
Os tickets custam R$ 25,00.

ilha da canela

 

ilha da canela

 

ilha da canela

 

Quando ir

Em relação a época do ano, a melhor alternativa é ir na seca, entre maio e setembro. Assim garante céu limpo e águas cristalinas.
Quanto à visitação, você pode visitar a Ilha da Canela todos os dias. De segunda a sexta, a última embarcação costuma sair da ilha às 17h30 e nos finais de semana, o último barco volta para Palmas às 18h. Mas pelo que eu vi, podemos conversar com o barqueiro e negociar a volta logo após o pôr do sol. O tempo de permanência da Ilha fica a seu critério. Sempre terá um barqueiro à espera dos turistas para regressar até a Praia da Graciosa.

 

Como é a Ilha

Apesar de pequena, é uma delícia e uma ótima oportunidade pra se refrescar do calor escaldante de Palmas. Você pode caminhar e conhecê-la de ponta a ponta, mas o melhor é sentar na beira da água e pedir um belo tucunaré ou caranha para degustar.

 

ilha da canela

 

ilha da canela

A região propícia para banho é cercada para evitar que piranhas e arraias cheguem até as pessoas. Como é comum encontrá-las por lá, a região que mergulhamos fica protegida para evitar acidente. Portanto, não se aventure nadando fora da cerca pois pode ser mais perigoso do que imagina.

Como fui dia de semana, a Ilha da Canela estava bem vazia e pude aproveitar aquele paraíso praticamente sozinha. Porém, nos finais de semana costuma ficar bem cheia de tocantinenses que buscam alívio para o calor que chega à 40ºC em pleno inverno!

Não há nada melhor do que ficar nesses quiosques na beira da água. Sinceramente….

ilha da canela

ilha da canela

 

Uma dica é ficar até o entardecer para assistir ao espetáculo do final de tarde: o pôr do sol. E garanto, é uma das atrações principais da cidade!
Eu não fiquei na ilha para ver, mas assisti da Praia da Graciosa e vi que o sucesso não é toa. Realmente maravilhoso!

 

ilha da canela

 

Um dia em Palmas dá pra curtir tranquilamente um passeio até a Ilha da Canela, com degustação de um peixe de água doce e um final de tarde incrivelmente lindo.

Para se hospedar na capital, minha dica é o Jalapão Hotel, super bem localizado, à 5 minutos de carro da Praia da Graciosa e com um antedimento espetacular! Falo mais sobre ele no post Jalapão Hotel, o melhor custo benefício para se hospedar em Palmas.

Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂

 

Luisa Galiza
Escrito por Luisa Galiza

Psicóloga de formação e amante da natureza, Luisa é uma viajante profissional que acredita no ecoturismo como uma ferramenta terapêutica e transformadora, colaborando com o autoconhecimento e empoderamento pessoal.

Um dos principais nomes do ecoturismo e turismo de aventura do país, alcança com seu canal Leve na Viagem mais de 3 milhões de pessoas por mês. Referência no mundo outdoor, Luisa é embaixadora de grandes marcas e se tornou fonte de inspiração com sua busca intensa por qualidade de vida e experiências na natureza.

25 comentários em “Ilha da Canela, um pequeno paraíso no meio de Palmas!”

  1. Que maravilha de informação. Já incluindo no meu roteiro de um ou dois dias em Palmas, antes de ir ao Jalapão. Muito obrigado pelas dicas. A matéria sobre Brasília em um dia, vou utilizar e agora essa de Palmas. Claro que também, realizei a leitura de tudo que foi publicado sobre Veadeiros. Parabéns, mais uma vez show de bola. Top.

  2. Uma das minhas vontades atuais é de conhecer o Tocantins. Nao imaginava que fazia 40 graus em pleno inverno. Como é no verão ? Chega aos 50 ?
    Deve ser uma delicia essa ilha durante um dia de semana, curtindo da praia com as crianças. MAs que medo de saber que tem piranha :-0
    Tocantins, espero conhece-lo em breve !

  3. que lugar maravilhoso! Fui a Palmas a trabalho 3 vezes e infelizmente nao consegui conhecer nada! preciso voltar, pq a unica coisa que me lembro é do calor kkkk e tem tanta coisa linda lá ne!?

  4. Minha nossa, 40 graus em pleno inverno? No verão chega a quanto? Só dentro dágua mesmo para se refrescar (e imagino que a agua deva ser uma banheira tambem rsrsrs). Não conheco nada de Palmas e Tocantins ainda, mas tá na lista ir pro Jalapão.
    beijao

  5. Que linda ilha, eu desconhecia totalmente esse lugar. Mas estou aqui babando já querendo conhecer, parece ser uma delícia e curti demais esses quiosques dentro da água, ficaria horas por aí kkk

  6. Que Ilha incrível, como eu nunca tinha ouvido falar? Confesso que fiquei pensando sobre os peixes, ainda bem que é cercado! Mas é com rede? Ainda assim fiquei um pouco receosa…

  7. O Brasil sempre me surpreende com seus belos (des)conhecidos lugares. Amei esse post.. acho que é uma boa opção para quem quer lugares novos para conhecer. Que gracinha de ilha.. nunca tinha ouvido falar. Parabéns pelo post. As vezes conhecemos mais lugares de outros países em comparação ao nosso… então, esse tipo de post nos anima mais a viajar por aqui.. 🙂

  8. Bianca Martins Aragão Pontes

    Ah que interessante, Luisa! Adorando o seu conteúdo!EStou montando um roteiro pelo Tocantins, passando pelo Jalapao, Serras Gerais e decidindo quanto dias de base em Palmas pra conhecer. Vc acha que uns 3 dias dá? Queríamos muito ter a experiência de conhecer uma aldeia indígena genuína, sem interferir na dinâmica fos nativos. Vi que vc visitou uma mas não é aberta ao público né. Bjs e parabéns pelo conteúdo. Siga nos brindando com tantas experiências incríveis. Feliz 2022

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima