A gastronomia mexicana é muito famosa, e se você é desses que viaja por aí, já deve ter percebido que se encontra comida do velho México em qualquer lugar desse planeta. De fato é uma cozinha internacional.
Mas ir à Cidade do México e saber escolher entre TANTOS restaurantes dessa mega cidade não é uma tarefa fácil. E ainda tem um detalhe importante: a PIMENTA. Nem todo mundo é chegado à comida mexicana por ter fama de ser muito apimentada, e é!
Mas cá entre nós, dá uma lida nesse post aqui!
Agora, por outro lado, é uma comida boa tendo também opções para vegetarianos e intolerantes à lactose. E o melhor de tudo: é barato comer por lá, em barraquinhas de rua e na maioria dos restaurantes.
Aconselho ainda a conhecer a cozinha regional de Yucatán e de Oaxaca, que é uma das mais famosas do México. E fique tranquilo, no Centro Histórico e nos bairros Polanco, Condesa, Tlalpan e Roma, você encontra diversos restaurantes com pratos internacionais, caso não queira se aventurar na gastronomia mexicana durante toda a viagem.
Agora, para tentar oferecer dicas de rotas saudáveis na gastronomia mexicana da capital é que escrevo esse post. É claro que nem tudo é natural ou diet ou light. Em verdade, nem é essa a intenção, mas, sim, mostrar onde você pode comer bem e ainda ter opções mais leves.
Gastronomia Mexicana – Rotas Saudáveis pela Cidade do México
Bom, já começo logo com os Mercados de rua porque ADORO! Já devem ter lido em outros posts que sou fã desse abarrotado de barracas de todos os tipos. Acho que proporciona uma imersão cultural mais forte, cheiros e sabores que você só encontra ali.
Mercado de Coyoacán
Citei já no post sobre a Cidade do México esse mercado que é uma ótima opção quando se sai do Museu da Frida da Kahlo (Museu da Casa Azul). Ao mesmo tempo em que é caótico, é adorável. Muitas, mas muitas opções de comida mexicana. Ali vai ao gosto do freguês, veja onde você se sente mais confortável e onde tem mais pessoas comendo. Muito guacamole, tacos, ceviches, sucos naturais de fruta mesmo(!!) e frutas. Mas fique atento às pimentas chilles de arbol. Meu amigo, o negócio é de soltar fogo! Mesmo em pequenas quantidades faz amantes de pimenta chorararem (não estou exagerando, não!). Não deixe para ir lá no final da tarde pois o mercado já estará mais vazio e com algumas barracas fechadas.
Mercado de Medellín
Principal mercado do bairro Roma. Lá você encontra diversos produtos e comida mexicana mas também encontra ingredientes e pratos de toda a América Latina, inclusive o café daqui! É uma ótima opção para comprar frutas regionais (!!), legumes e cogumelos mexicanos. Fica aberto até as 18 horas mas ir cedo é sempre uma boa pedida!
Pan Comido
Veganos, animem-se! Tá aqui um lugar bacana que serve café da manhã, almoço e jantar. Opções de hambúrgueres de soja, sopas, saladas, panquecas, massas, chás, tortilhas, cookies, tudo! Fora que a decoração e o estilo são bem transados e vale uma visita!
Nudo Negro
Restaurante super bacana feito para sentar e compartilhar a comida. O ambiente é bem transado e a variedade é grande! A cozinha já é mais bem elaborada e a apresentação dos pratos é incrível! Opções de cervejas especiais, coquetéis e também café da manhã. Opções sem lactose e sem glúten. 🙂
La Casa de las Sirenas
La Burguesa
Ótimo para comer sanduíches bonitos e gostosos, para carnívoros e para vegetarianos. Ouvi por lá que é considerado uma das melhores opções para se comer hambúrguer na cidade. O cardápio não é variado, mas é certeiro. Como a maioria tem queijo, para os intolerantes à lactose basta pedir sem. Vai ser gostoso de qualquer jeito! Aproveite as opções mexicanas dos sanduíches e cuidado com a pimenta! rs
Casa de Los Azulejos Sanborns
Ao lado da Torre Latinoamericana está a famosa casa de azulejos, que antigamente era conhecida como Palácio Azul! Ao entrar você encontra um ambiente interessantíssimo, enorme e todo decorado com azulejos, em sua maioria, azuis turquesa. Geralmente há fila de espera, muitos turistas e movimentação a qualquer hora de funcionamento. A comida é bem gostosa e o cardápio bem variado, atende à todos os gostos. Para mim, visita indispensável para quem está visitando a região.
Por mais que conheçamos as características bem fortes da culinária mexicana, é sempre possível conhecer ainda mais dos temperos, gostos, e cheiros quando se está na maior metrópole do México.
Vale parar nas esquinas, nas tendas, nas feiras, e experimentar um pouco de tudo para se apropriar de fato do que esse país tem para oferecer em termos de culinária.
Aliás, falo sobre comidas típicas aqui.
E você, tem mais dicas? É ótimo receber outras opiniões!
2 comentários em “Gastronomia Mexicana – comendo bem na Cidade do México”
Oi gente
Muito bacana esse site,gostei muito meus parabéns. Um abraço
Bom dia Felipe! Que ótimo saber, obrigada e seja sempre bem vindo!