Coronavírus e viagens: como proceder?
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Coronavírus e viagens: como proceder?

Coronavírus e viagens: como proceder?

Nos últimos 20 dias, vivemos em nosso país, uma preocupação crescente relacionada à pandemia do COVID-19, popularmente chamado de Coronavírus. No momento de escrita dessa matéria, existem mais de 510 casos confirmados no Brasil. Estamos, de fato, em um momento sério, caótico e sei que muitos de vocês têm buscado cancelar ou remarcar suas viagens por conta da pandemia. Resolvi fazer esse post, com o intuito de alertá-los e auxiliá-los quanto aos possíveis procedimentos relacionados ao Coronavírus e viagens.

Coronavírus – o que é? 

Apenas para contextualizar, o COVID-19 é um vírus que causa doença respiratória aguda. Mesmo que os casos no Brasil tenham sido majoritariamente divulgados nas últimas 3 semanas, o primeiro caso ocorreu em 1º de dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China. Os casos foram se espalhando mundialmente até que, em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estarmos vivendo um surto de pandemia

Não vou me prolongar muito nisso, pois vou tentar ser objetiva.

informacoes coronavirus

Não deixe der ler as diversas dicas da QUARENTENA!

Coronavírus e viagens – o que fazer?

Com mais de 200 mil casos registrados no mundo, os viajantes, em geral, estão desistindo de suas viagens, mesmo que com ressalvas. Pois bem, quero deixar bem claro que NÃO é o momento de correr riscos e fazer loucuras. De fato, não é um bom momento para viagens. Você já tinha tudo programado, sua viagem dos sonhos, e agora está sem chão? Eu entendo e me solidarizo com você. Mas antes de tudo, é necessário ter saúde para aproveitar viagens e mais viagens. 

Diante desse cenário, restam duas opções: remarcar ou cancelar sua viagem. Qual decisão tomar? Coloco abaixo meu ponto de vista!

 

Remarcar ou cancelar minha viagem por conta do Coronavírus?

Bom, quem me acompanha sabe a amante de ecoturismo que sou. Sempre busco incentivar o turismo de base comunitária, incentivando meus leitores e seguidores a fomentar a cultura e o turismo local. A partir disso, deixo claro que remarcar sua viagem é o mais aconselhável nesse momento. Além de assegurar que sua viagem ainda será feita, você colabora com a manutenção do setor de turismo, que é muito afetado nesses momentos

Caso você opte por remarcar, busque datas distantes. As mais famosas agências de saúde têm orientado que eventos sejam remarcados para daqui, no mínimo, 3 meses. Tente seguir esse mesmo parâmetro de datas. Isso, claro, se a opção for concedida a você. Inclusive, falarei sobre isso adiante. 

mapa europa

Como lidar com a remarcação ou com o cancelamento?

O primeiro passo a ser dado é o contato com as agências contratadas, sejam elas de voos, seguros, hotéis e afins. Tente estabelecer um diálogo amigável, verifique as opções ofertadas pela empresa e tentem encontrar um ponto de interesse comum, onde todos sejam beneficiados. O Ministério Público Federal emitiu uma recomendação para a Agência Nacional de Aviação Civil permitisse o cancelamento de viagens sem o pagamento de multas, visto que trata-se de uma excepcionalidade. Este é um argumento válido em sua tentativa de acordo.

Grandes empresas do ramo já emitiram posicionamento. O Booking, por exemplo, oferece tanto cancelamento gratuito quando modificação da reserva para pessoas que saiam de áreas afetadas, ou para pessoas cujo destino seja afetado pela pandemia. Diversas companhias aéreas também se posicionaram. A Latam, por exemplo, permite que voos internacionais marcados até dia 31 de maio, que sejam afetados por cancelamentos, fechamentos de fronteiras ou estados de emergência, sejam remarcados sem custos ou diferença tarifária, com o prazo de 31 de dezembro.

Caso não consiga contato ou, por qualquer motivo, tenha empecilhos quanto à resolução do problema, guarde provas de seu contato amigável – prints, números de protocolo e afins – para executar o próximo passo. 

Não havendo resolução amigável, busque meios de reclamação. Uma opção é o site consumidor.gov.br/, que funciona como um PROCON. Há também o site Reclame Aqui, mas, por não se tratar de uma via relacionada ao governo, pode ser um pouco menos efetiva.

Mas por que não ir ao PROCON?

A resposta é bem simples. Já que estamos orientados a cumprir quarentena, ir ao PROCON provocaria exposição desnecessária, aglomerações e riscos, e é exatamente isso que estamos evitando. Certo? Os serviços do site do consumidor oferecerão o mesmo resultado.

Bom, tentou a reclamação e deu certo? Ótimo! Não deu? A sua próxima opção é partir para a ação judicial. Junte todas as provas que você guardou e entre com um processo contra a empresa alvo.

Apesar de ser uma opção viável, aconselho deixar as ações judiciais para último caso, quando realmente não conseguir resolver seu problema de nenhuma forma. Até porque, convenhamos, é um processo desgastante e que demanda tempo, paciência, você tem que arcar com os custos processuais… Tente ao máximo resolver de forma mais simples. Até porque, tratando-se de uma situação de excepcionalidade, estão acontecendo campanhas de mobilizações para que as empresa tornem suas regras mais flexíveis.

É o caso, por exemplo, da Seguros Promo, empresa à qual sempre recorro para adesão a seguros de viagens. Eles estão garantindo, no caso dos seguros, a opção de remarcação das datas da viagem contando o mesmo número de dias. Se você ainda não souber as novas datas da viagem, pode solicitar o cancelamento com crédito garantindo a condição acima e, posteriormente, entrar em contato informando as novas datas para a emissão da apólice.

Acredito que essa pandemia até reforça a importância da contratação do Seguro Viagem, né? Sempre falo por aqui e reitero: cuide de si, independentemente do contexto!

não cancele adie

Não deixe de ler também: O QUE FAZER NA QUARENTENA DO CORONAVÍRUS? 30 DICAS PARA SAIR DO TÉDIO!

Como as empresas estão lidando com a pandemia

CVC

A CVC, empresa que oferta pacotes de viagens, permite que clientes que compraram pacotes para locais com restrição devido à pandemia, ou clientes cujos serviços foram cancelados por esse motivo (voos, hospedagens e afins) possam mudar a viagem para outra data, ou até mesmo para outro destino. Segundo eles, a maioria dos pacotes permite alteração sem multa, mas depende do que determinam os fornecedores contratados.

Decolar

A agência está priorizando clientes que já estão viajando ou cujo embarque está previsto para menos de três dias. Não estabeleceram regras para remarcar ou cancelar, escolhendo tratar cada caso individualmente. A empresa, que é uma ponte entre contratante e contratado, afirma buscar uma solução com os fornecedores.

GOL

A companhia aérea GOL informou que, a partir do dia 23 até o final de junho, todos os voos internacionais estão interrompidos. No entanto, as condições apresentadas para remarcar ou cancelar a viagem valem para voos marcados até dia 30 de setembro.

Quem desejar cancelar terá o valor em crédito pelo período de um ano a partir da data da compra da passagem. Já quem deseja remarcar poderá escolher qualquer período, também no limite de um ano a partir da data da compra. Nesse caso, não será cobrada taxa de remarcação, apenas possíveis diferenças nas tarifas.

Os clientes que desejarem cancelar o voo e receberem reembolso, sem taxa de cancelamento, pode ter que pagar uma taxa de reembolso, a depender da tarifa que pagou no momento de compra da passagem.

Latam

A empresa apresenta 3 casos:

  • Passagens compradas até 14 de março de 2020 para voos marcados para até 30 de abril de 2020 podem ser alteradas uma vez, sem multa, pagando apenas a diferença de tarifas (caso exista) para voos até 31 de dezembro de 2020;
  • Passagens compradas entre 15 e 31 de março de 2020 podem ser alteradas uma vez, sem multa, novamente pagando apenas a diferença de ocasionais tarifas, para voos ocorridos até 31 de dezembro de 2020;
  • Caso você não saiba ainda quando poderá viajar, deverá contatar a empresa antes da data de início da viagem origina. A passagem será revertida em crédito, que será válido até 31 de dezembro de 2020.

Eles solicitam, ainda, que os contatos sejam realizados apenas 48h antes do VOO, visto que a demanda de atendimento está alta.

Azul

No caso de voos domésticos previstos para até 30 de setembro de 2020, há a opção de remarcação ou cancelamento. A alteração pode ser feita sem taxas, desde que o novo voo ocorra até 30 de setembro de 2020. Já o cancelamento pode ser solicitado e o valor depositado em crédito na empresa, tendo validade de um ano a partir da data de compra da passagem remarcada.

Os voos internacionais previstos para até o mês de setembro também apresentam as mesmas opções e regras.

A empresa também pede que entrem em contato clientes de voos com menos de 5 dias para embarcar.

Leia mais sobre posicionamentos de empresas aqui!

 

INFORMAÇÃO ATUALIZADA – MEDIDA PROVISÓRIA

 

Orientações finais

Não se desespere! Apesar de estarmos diante de um péssimo cenário, lembre-se de manter a calma. Abaixo, sugiro algumas coisas que talvez possam ser úteis:

  • Cuide de sua imunidade! Pessoas com imunidades fortalecidas correm menos risco de contágio;
  • Esteja sempre cuidando de sua higiene. A cada dia surgem novos meios de contaminação do Coronavírus, mas a orientação quanto à limpeza é sempre a mesma.
  • Lembre-se de ajudar a manter o setor do turismo, considere ADIAR e não cancelar suas viagens.
  • Faça sua parte. A recomendação é de reclusão e isolamento? Cumpra. É difícil, eu sei bem disso, mas precisamos ter paciência. Fique em casa hoje para realizar muitas viagens quando tudo isso passar;
  • Por último, mas um dos mais importantes pontos dessa lista: seja empático! Não compre em excesso o que você não precisa. Pense no próximo. Sua obsessão e exagero podem prejudicar alguém que necessita mais do que você. Não tem sintomas? Não use máscaras. Doe-as para quem precisa. Não somente o cuidado, como também a empatia é necessária nesse momento de caos e preocupação.

O Leve na Viagem sempre tenta transmitir boas energias e agora, mais do que nunca, desejo que vocês estejam em paz, seguros e lembrem-se de cuidar de si mesmxs e dos seus. <3


 

Luisa Galiza
Escrito por Luisa Galiza

Psicóloga de formação e amante da natureza, Luisa é uma viajante profissional que acredita no ecoturismo como uma ferramenta terapêutica e transformadora, colaborando com o autoconhecimento e empoderamento pessoal.

Um dos principais nomes do ecoturismo e turismo de aventura do país, alcança com seu canal Leve na Viagem mais de 3 milhões de pessoas por mês. Referência no mundo outdoor, Luisa é embaixadora de grandes marcas e se tornou fonte de inspiração com sua busca intensa por qualidade de vida e experiências na natureza.

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