Férias de julho já rolando e muitas pessoas ainda estão procurando um destino para chamar de seu. Quem acompanha o Leve na Viagem sabe que amo explorar o Brasil e tento mostrar um pouquinho dos paraísos que temos. Agora que o dólar está alto e a ida ao exterior está mais difícil, é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais das nossas belezas naturais. Nesse post, escolhi 5 destinos brasileiros que eu AMO para ajudar você nessa escolha!
Férias de julho – Leve na Viagem indica
Chapada dos Veadeiros
Minha segunda casa, minha paixão do cerrado! Do lado de Brasília, a Chapada dos Veadeiros é um recanto de paz, belas cachoeiras, trilhas, comidas naturais e cultura sustentável. O Portal da Chapada dos Veadeiros é uma cidadezinha chamada São João d’Aliança, a 150 km da capital federal. Por incrível que pareça, ainda não é muito explorada turisticamente e quem vai fica surpreso com os paraísos que esconde. Eu mesma, só depois de anos indo para Chapada que fui parar para dar atenção à São João, e claro, foi paixão à primeira vista.
Logo depois está a cidade mais alternativa da Chapada, Alto Paraíso. Ali é onde encontramos medicina alternativa, permacultura, hippies, e muita beleza natural. A atmosfera da cidade é única e merece ser aproveitada com calma.
São Jorge é uma pequena vila que está a 36 km de Alto Paraíso, e é lá que está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Ainda de terra, preserva o ar rústico e intimista, tem opções de pousadas e restaurantes, e além do parque, dezenas de cachoeiras. Se você tem pouco tempo para conhecer a Chapada, minha dica é que fique em São Jorge e otimize seu tempo.
Cavalcante é um município depois de Alto Paraíso, a 315 km de Brasília, e é onde está a famosa Cachoeira Santa Bárbara. Eu já fui diversas vezes, mas ainda não postei nada a respeito (calma, em breve!). As cachoeiras de lá são lindíssimas, mas as estradas de terra são mais longas e nem sempre boas. Ir para lá, na minha opinião, é para quem vai pela segunda vez à Chapada.
O melhor de todas as opções acima é que de julho a setembro é uma época excelente para explorar a região. A seca prevalece, ou seja, sem chuvas, céu limpo, friozinho à noite e cachoeiras com água cristalinas. A hora é agora!!!
Antes de pensar em qualquer esporte de aventura, lembre-se que equipamentos de qualidade são essenciais para a boa prática, segurança e conforto. Eu indico a Loja Alta Montanha com bons preços e as melhores marcas de mochilas, isolantes, anoraks, botas e tudo o que você imaginar para o mundo de trilha e aventura.
Jalapão
O atual queridinho dos turistas, Jalapão, é o paraíso do Tocantins. Não é à toa que o destino virou uma febre, pois os cenários são realmente de arrepiar. Além de cachoeiras, rios e cânions, Jalapão tem os lindíssimos fervedouros, com água que brota da terra de um azul irreal. Sabia que afundar ali é impossível?! A força da água com a areia que vem do chão não deixa que afundemos e é difícil até mergulhar! A sensação, confesso, é bem estranha, mas o conjunto da obra é de cair o queixo.
A seca, período entre maio e setembro, também é o melhor período para visitar o Jalapão. Para chegar até lá, você precisa voar até Palmas, capital do TO e seguir por MUITA estrada de terra. O trajeto é complicado, mal sinalizado e as estradas são extremamente ruins. Ou seja, viajar por conta própria só se você tiver um carro 4×4 bom e muita experiência em estradas em péssimas condições. A melhor alternativa é ir com agência de turismo, pois oferece a segurança necessária, além de incluir nos pacotes tudo o que precisa. Sim, hospedagem, alimentação, passeios, translado e guia estão inclusos. E olha que maravilha: seguidores do Instagram @levenaviagem têm desconto nos pacotes de uma das melhores empresas da região, a Jalapão 100 Limites. Se você pensa em ir, deixa um comentário aqui no post que eu envio o cupom de desconto para você!
Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂
Aurora do Tocantins
Se você quer explorar um paraíso diferente e ainda pouco conhecido no Tocantins, vá para Aurora do Tocantins. O turismo lá ainda é mínimo e a região é riquíssima em belezas naturais. São cachoeiras, mirantes, mais de 200 cavernas catalogadas, pinturas rupestres e um dos menores rios do mundo. O Rio Azuis tem apenas 147 metros e é lindissímooo!!!
Está a 486 km de Brasília e a 530 km de Palmas, no meio das Serras Gerais. É um destino para os aventureiros e amantes da natureza que gostam de desbravar novos lugares pelo Brasil. Para terem ideia, um dos poços que fui nem nome tinha e, junto com o guia, apelidamos de Prainha do Pequizeiro. A época boa para pegar água translúcida, cavernas com boa visitação e o sol do norte do Brasil, também é agora, entre maio e setembro. Anota essa dica!!!
Férias de julho em Mambaí
Falando em lugares pouco conhecidos, eis aqui um no Centro-Oeste do Brasil que também é de tirar o fôlego! A 315 km de Brasília, quase na divisa com a Bahia, está um município que esconde centenas de cavernas, cachoeiras, rios e esportes de aventura. Mambaí me surpreendeu muito positivamente e ainda preciso voltar para conhecer mais aquele lugar. Ir ou entre maio e setembro é a melhor época para conhecer esse cantinho no cerrado. Para quem gosta de aventura, lá tem rapel em caverna, rapel na cachoeira e uma tirolesa absolutamente maravilhosa! E o melhor de tudo?! É um destino super em conta, te garanto!
Férias de julho em São Miguel do Gostoso
São Miguel do Gostoso é um destino ainda nem tão explorado no nosso Nordeste. Está pertinho de Natal e ainda tem lugares fantásticos ao redor para fazer um bate e volta. Já ouviu falar de Tao Paradise, Galinhos e Maracajaú, um caribe brasileiro?
O ideal é alugar um carro na capital do RN e partir para Gostoso, como os mais íntimos chamam. De carro, você fica livre para conhecer a redondeza. Lá é um paraíso para os amantes de wind e kitesurf, pois o vento é constante e as praias perfeitas para o esporte. A cidadezinha é bem pacata e aconchegante, mas oferece bons restaurantes e agências para passeios locais.
Se não tiver muito tempo, 5 dias são suficientes para conhecer bem e desbravar um pouco do rincão do nosso Brasil!
Se você está achando corrido viajar agora nas suas férias de julho, calma… Para te deixar mais animado, temos feriado dia 7 de setembro, 12 de outubro, 2 e 15 de novembro! Então ainda dá tempo para planejar e programar! Só não deixe de aproveitar esse nosso Brasil de dimensões continentais! São muitos paraísos e garanto que tem algum aí do seu ladinho!
Veja mais 35 sugestões para suas férias de julho!
Esse post faz parte de uma postagem coletiva! Leve na Viagem se uniu com outros blogs de viagem para inspirar você e trazer mais de 30 opções de roteiros para suas férias de julho!
Olha o que você ainda pode encontrar como sugestão:
Destinos e Afins: Campos de Jordão (SP), Gramado (RS), Tiradentes (MG), Ceará e Brasília (DF);
Mala de Viagem: Fortaleza (CE), Natal (RN), Jalapão (TO), Chapada Diamantina (BA), Bonito (MS);
Na Mochila da Ninja: Fernando de Noronha (PE), Rota Ecológica da Costa dos Corais (AL), Lençóis Maranhenses (MA), Caraíva (BA) e Mirantes imperdíveis do Rio de Janeiro;
Pina Blog: Porto Alegre, São Paulo, Buraco das Araras (GO), Trancoso (BA) e Rio Quente (GO);
S2 Station: Campos do Jordão (SP), Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu (PR), Palmas (TO) e Chapada dos Veadeiros (GO);
Viaje com Pouco: Arraial do Cabo, (RJ), Ilha Grande (RJ), Jericoacoara (CE), Terra Ronca (GO) e Pirenópolis (GO);
Viajante em Série: São Paulo, Caldas Novas (GO), Serra Capixaba (ES), Alter do Chão (PA) e Litoral Sul da Bahia.
Comentários
15 ComentáriosMayara Rosa
jul 10, 2018Luiza suas fotos neste post deram vontade de ir para todos esses destinos. Mas me interessei especialmente por Aurora do Tocantis. Que horizonte é aquele! Surreal. Bom saber que ainda não é tão explorado. Dá pra curtir e tirar fotos numa boa.
Luisa Galiza
jul 11, 2018É verdade Mayara, o lugar é tão inacreditável… A hora de ir é agora!!
Danielle
jul 10, 2018Sou louca para conhecer a Chapada dos Veadeiros!! Cada lugar incrível e ainda pouco divulgado como Tocantins e alguns lugares de Goiás.. Adorando as suas dicas!
Luisa Galiza
jul 11, 2018Que bom Dani, brigada!!
Suzy Freitas
jul 11, 2018Nossa, Luisa! Você é uma grande desbravadora desse Brasil e seus textos e fotos me trouxeram grande inspiração para conhecer, principalmente, as atrações do Cerrado goiano e de Tocantins! Adorei a dica do desconto do passeio no Jalapão e logo que puder conhecer o lugar vou aproveitar essa promoção! Super obrigada por compartilhar com os leitores!
Luisa Galiza
jul 11, 2018Ah que coisa boa ler isso Suzy!! Brigadão!! Quando for pro Joalpão, tô a disposição!!
Igor Augusto
jul 12, 2018Gostei muito dessa lista porque, de tudo isso aí, só conheço a Chapada dos Veadeiros! E o bom é que Mambaí é aqui pertinho de Brasília! Boa opção, hein? Quero!
Jalapão eu não posso esconder: adoraria conhecer os fervedouros, tudo lindo. Agora, não conhecia esse Aurora do Tocantins. Que coisa bonita, minha gente! Quanto a São Miguel do Gostoso… deve ser gostoso! Haha!
Valeu!
Luisa Galiza
jul 13, 2018Que bom que curtiu Igor!! Brigada! Agora é ir! rsrs
Luisa Galiza
jul 13, 2018Que bom que curtiu Igor, obrigada!!
Aninha Lima
jul 13, 2018Tô encantada! Tem uns destinos incomuns que eu adorei conhecer e incluir na minha lista! Aurora parece incrível, tô passada com Mambai também! Que lugar!!
LARYSSA
ago 6, 2018Olá! to interessada no jalapão pela 100limites. tem como mandar o desconto? 😀
Luisa Galiza
ago 8, 2018oi querida, vou te enviar por email!!
Rosana
set 16, 2018Oi Luiza!
Parabéns pelo blog, tem sido muito útil para mim.
Tenho pesquisa bastante nele.
Agora vamos para o Jalapão.
Beijos
Beatriz
dez 29, 2022Que lugares incríveis! Muito obrigada pelo conteúdo! Me ajudou na decisão de lugar para tirar minhas férias!
Luisa Galiza
maio 4, 2023Ah que coisa boa!!!