Outro dia fiz uma enquete no Instagram e fiquei surpresa! Estava mostrando minha trilha na Pedra do Elefante, em Maricá, Rio de Janeiro, e perguntei se meus seguidores tinham o costume de fazer trilhas. Surpreendentemente, 41% respondeu que não, não costuma fazer. Bom, como eu sempre mostro muitas viagens de natureza, ecoturismo e turismo de aventura, imaginei que meu público fizesse mais esses tipos de passeios/viagens. Por curiosidade, fiz outras enquetes perguntando o motivo de não fazerem, e os dois motivos mais votados foram: falta de companhia e falta de condicionamento físico, respectivamente. Por conta disso, resolvi escrever esse post para ver se ajudo alguns de vocês a se animarem mais para fazer trilhas e ver paisagens lindas por aí!
Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
10 dicas para você fazer trilhas e explorar mais a natureza
1 – Não dependa de companhia. Calma, não estou falando para sair de casa e se aventurar fazendo trilha sozinha, até porque é perigoso. Mas, se a falta de cia é um problema, junte-se a grupos de aventura e trilhas na sua cidade. Existem muitos grupos no Facebook, Instagram, Whatsapp e agências de turismo que fazem saídas frequentes para trilhas. Além de você começar a inserir passeios e trekkings para lugares novos, você irá conhecer várias pessoas que têm pelo menos esse gosto em comum com você. Dê uma procurada na internet, veja fotos, relatos e lugares de determinados grupos que foram. Essa é a alternativa número 1 para quem diz não ter cia.
2 – Se o seu problema é o condicionamento físico, tenha o hábito de fazer ao menos caminhadas durante a semana. Trilhas de fácil acesso também são tranquilas para quem está querendo começar. É óbvio que você não irá de primeira para uma trilha complicada ou que exija muito do seu corpo. Mas já é uma ótima oportunidade para você começar a se movimentar e inserir mais qualidade de vida na sua rotina. Algumas pessoas precisam de metas e objetivos para começar algo; quem sabe fazer trilhas não é um para você?
3 – Vá por etapas. Não queira subir uma montanha e nem fique chateada porque não conseguiu finalizar alguma trilha que tenha tentado. Isso acontece e você tem que respeitar o limite do seu corpo. O importante é tentar e, a partir da tentativa, conhecer ainda mais você mesma.
4 – Pesquise. É importante familiarizar-se com o tema. Veja princípios básicos, dicas de lugares, de equipamentos, de grupos que praticam com frequência, de cuidados básicos. Meia horinha por dia lendo a respeito já te aproxima do assunto. Quando percebe, além de muito mais vontade, já está mais confiante.
5 – Não precisa viajar ou ir para longe. Às vezes, temos lugares lindos muito mais próximos do que imaginamos. Tenho CERTEZA de que há pelo menos uma trilha perto de onde você mora. Pergunte, dê uma olhada no Google, fale com os grupos que citei na primeira dica. Rapidinho você encontrará algo perto de você.
6 – Prioridades. Fazer trilha, na maior parte das vezes, significa acordar cedo e ter um dia longo. Se você diz que não tem tempo, troque uma saída de final de semana por uma trilha e depois me diga o que achou. Não beba na noite anterior, deixe suas coisas arrumadas na mochila e acorde cedinho para começar o dia. Garanto que depois de horas na natureza e, com certeza, após momentos de beleza e superação, você terá muito mais ganhos do que perdas.
7 – Deixe o medo de lado. Não fazer algo por medo pode te deixar paralisado por anos e, quando vê, a vida passou e você não se permitiu. Use o medo para te movimentar, não o contrário. A superação, o desafio, a adrenalina, a realização e a conquista arrepiam qualquer um.
8 – Opte sempre por fazer trilhas acompanhada. Seja por guia recomendado ou por alguém que já tenha feito a trilha. Isso te passa mais segurança e torna o caminho mais tranquilo com a ajuda de um profissional ou de alguém que já explorou o lugar anteriormente.
9 – Organize seu tempo. Você pode fazer trilhas antes de trabalhar, no final de semana, no feriado, no meio das suas férias… Quando você organiza seu tempo consegue otimizá-lo e ter mais qualidade de vida. Quando pensar que está sem, lembre-se que só depende de você organizá-lo e lembre-se também do bem estar que um exercício aliado à natureza traz. Esse ponto é o grande motivador para qualquer trilheiro!
10 – Não terceirize as coisas. Não diga que é falta de tempo, que é culpa do clima ou de um amigo que nunca te acompanha. O movimento e a atitude estão dentro de você, assim como a alegria que irá sentir depois que começar a fazer mais trilhas. 🙂
Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
Rastreador confiável é com a SPOT – use o cupom LEVENAVIAGEM e ganhe 5% de desconto em sua compra.
E também nesse post ORGANIZANDO SUA TRILHA: SAIBA O QUE LEVAR NA MOCHILA DE TREKKING que pode te ajudar!
😉