Parques em São Paulo: 6 opções para se exercitar e sentir a natureza
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Parques em São Paulo: 6 opções para se exercitar e sentir a natureza

Parques em São Paulo: 6 opções para se exercitar e sentir a natureza

Você mora em São Paulo, no meio do centro urbano, com todas aquelas construções, aquele cinza… Chega um momento que acaba, inevitavelmente, querendo um pouco de verde na vida, não é mesmo? Pensando nisso, hoje inauguro o que será uma série de posts sobre Parques em São Paulo para você conhecer! No de hoje serão 6, mas haverão outros posts complementares a esse para que você conheça muito mais opções nessa capital maravilhosa que é SP! Vem comigo?

Parques em São Paulo: muita diversidade

A variedade de parques em São Paulo é muito grande, contradizendo os apelidos de natureza de concreto que recebe. É tanto que, aqui no post, mencionarei apenas parques estaduais; existem, ainda, os municipais, que são ainda mais numerosos. Vou mostrar a vocês os principais agora:

Atenção: em virtude da pandemia da COVID-19 e das medidas de isolamento social, todos os parques abaixo funcionam apenas das 8 às 18h, com limite de 25% da capacidade de pessoas.

Parque Villa-Lobos

Esse é um dos principais e mais conhecidos parques de SP, além de ser, também, um dos maiores: são mais de 120.000m² de área livre para lazer, esporte, cultura e muito mais. Por ali ocorrem muitos eventos, desde eventos de literatura até shows e apresentações. Existem por lá bosques, jardins, esplanadas, anfiteatro e até biblioteca! É, de fato, um centro cultural riquíssimo e que precisa ser valorizado.

Além disso,  grupos de atividades físicas como yoga, pilates ao ar livre utilizam o parque, que também conta com pistas de corrida, enfim… Opções para você se exercitar não faltam, sempre restando a liberdade de fazer seu próprio treino ao ar livre.

O Parque Villa-Lobos funciona das 5:30 da manhã às 19h da noite, com entrada gratuita. Fica localizado na Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros. Para chegar até lá, você pode pegar ônibus (são diversas linhas, como a 138 e a 211), trem (Estação Villa Lobos-Jaguaré da Linha 9 -Esmeralda [Osasco-Grajaú]), entrar a pé ou de carro. Há estacionamento, mas este é pago, custando 5 reais para até duas horas de uso, ou 10 reais para até doze horas de uso.

Parque Estadual Cândido Portinari

parques em são paulo parque candido portinari ciclovia

Localizado na Vila Hamburguesa, Zona Oeste de São Paulo, também tem mais de 120.000m² de área total, e é contíguo ao parque anterior. Isso significa que as formas de chegada são, basicamente, as mesmas.

Bem como o Villa-Lobos, o Cândido Portinari possui MUITAS opções de lazer e esportes. Existem, nele, 1.500m de ciclovia, que, integradas ao do Villa-Lobos, totalizam 4.600m para percorrer de bike. Além disso, há uma pista de caminhada e corrida de 940m. Conta com espaço para cães e até equipamentos de ginástica ao ar livre — ideal para você que quer sair com seu bichinho e se exercitar com uma companhia fiel.

Ali, existem também muitas árvores: são 1.720 árvores plantadas! No entanto, como são recentes (o Parque Cândido Portinari foi criado em 2013), ainda é necessário esperar mais um tempo até que elas atinjam o tamanho ideal para fazer funcionar seus benefícios.

O local funciona também das 5:30 às 19h e tem entrada gratuita, cobrando R$12 de estacionamento para até 12h de uso.

Parque da Água Branca

Nesse parque, encontramos um pouco mais de restrições de uso: não é permitido usar equipamentos como bicicleta e skate, sendo permitidas apenas práticas esportivas corporais, no máximo usando faixas e bolas. Lá, existe uma área para alongamento, o Espaço da Ginástica, que conta com alguns equipamentos básicos, e existe a possibilidade de corrida em torno da Arena. O visitante pode, no entanto, caminhar livremente em qualquer lugar do parque. Ah, e também não pode entrar com animais de estimação.

São quase 137.000m² com aproximadamente 79.000m² de área verde e 30.000m² de área pavimentada! Legal, não é? E ali existem também museus, diversos banheiros espalhados, espaços voltados para piquenique e estabelecimentos de alimentação. Há, aos domingos, uma feira orgânica, em que os visitantes podem comprar produtos de consumo próprio. O próprio parque oferece a Trilha do Pau Brasil, que foca em conhecer as diversas árvores do lugar. É ótimo para quem quer ir com crianças, caminhar com calma, paz e tranquilidade.

O Parque da Água Branca fica localizado na Avenida Francisco Matarazzo, 445. Funciona das 6h às 20h.

Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns

Um parque histórico

Visitar esse parque é visitar um lugar histórico de ressignificação do Brasil. Em 2003, inaugurou-se o Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns em substituição ao antigo Complexo do Carandiru. O então presídio existia desde 1956 e foi, por 46 anos, o maior presídio da América Latina, chegando a abrigar mais de oito mil presidiários. A história do Carandiru é manchada pelo famoso massacre que assassinou 111 presos na madrugada de 02 de outubro de 1992 e, de fato, até hoje é cercada de mistérios e dúvidas. É, aliás, um dos casos mais sangrentos da história carcereira a nível mundial. Felizmente, o Parque veio dar lugar ao cenário de tamanha violência. Seu nome, aliás, é uma homenagem a um dos maiores defensores dos Direitos Humanos no Brasil! Legal, né? Resta, hoje, apenas a ruína do que foi o presídio, que é possível visitar.

Dados do Parque

Três áreas compõem o parque: Institucional (escolas técnicas e biblioteca), Central (bosques, gramados, etc.) e Esportiva (quadras, pistas de skates, ciclovias, etc.). É bem grande, com 240.000m², 8 quadras poliesportivas, 2 de tênis, playground… Além disso, os bichinhos de estimação são permitidos, e inclusive há uma área cercada em que eles podem ser soltos, desde que determinadas raças como mastim napolitano e pit bull usem coleira, guia curta de condução, enforcador e focinheira, conforme determina o Decreto Nº 48.533, de 9 de Março de 2004.

É no Parque que está a Biblioteca de São Paulo, que possui mais de 35 mil obras! Incrível, né? Pegar um livro emprestado e sentar debaixo das árvores… que prazer! Além disso, os empréstimos feitos no parque também se estendem a determinados equipamentos esportivos, como bolas, redes, raquetes, jogos de damas e xadrez.

Esse é um dos parques em São Paulo que é muito procurado por turistas, e acho que já deu pra entender o porquê, né? Fica aberto das 6 às 18h! Aproveite tudo o que ele tem a oferecer.

Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal

parque alberto lofgren parques em são paulo

O Parque Estadual Alberto Löfgren, ou Horto Florestal, é um dos parques de São Paulo localizado na zona norte. Muitos turistas visitam esse lugar gigantesco — um milhão e oitocentos mil metros quadrados! Desses, 350.000m² são de área útil. É incrível porque conta com uma infraestrutura não somente de atividades físicas, como também de eventos como shows.

É uma opção interessantíssima, pois oferece trilhas, como a trilha interpretativa, que ensina sobre a Mata do lugar. Há por ali fraldários para as famílias com bebês, pista de cooper, equipamentos de ginástica, campo específico de futebol… De fato, um lugar assim, tão grande, não poderia deixar de ofertas inúmeras alternativas de lazer. Há até o Museu Florestal, atração popular entre turistas.

Um diferencial desse em comparação aos anteriores é que não existe lanchonete no interior, apenas fora, bem pertinho. No entanto, as áreas de piquenique comum em outros parques também existe no Horto Florestal. E aliás, falando em Horto, é interessante explicar o porquê disso: existem espécies exóticas de flora e uma fauna muito única por ali, como pinheiros plantados em 1896, esquilos e gambás. Todas essas peculiaridades fazem com que ele seja uma área de proteção ambiental.

O Parque Estadual Alberto Löfgren está na Rua do Horto, 931, Tremembé. Funciona normalmente das 5:30 às 18h e é possível chegar lá de ônibus (2740/41, 1018/10 ou 1775/10) ou de carro.

Parque Guarapiranga

Aberto ao público de terça a domingo, o Parque Guarapiranga está numa avenida de mesmo nome, na Zona Sul de São Paulo. O Programa de Arborização da Prefeitura age ali para melhorar e tornar verde novamente a cidade. A maior parte da grande flora é de eucalipto.

A infraestrutura do Guarapiranga é muito boa, contando até mesmo com churrasqueiras e quadras de campo. Não é possível, no entanto, usar skate e bicicleta. Apesar disso, não se preocupe: você terá opções suficientes de prática de atividade física, como as quadras poliesportivas e as trilhas — que, por sinal, contam com declives e aclives que dão uma leve “dificultada” na brincadeira. Existem, ainda, trechos que entram na mata fechada.

Diferentemente dos anteriores, esse é um parque cuja infraestrutura beneficia mais quem vai para fazer piquenique ou algo diferente nesse sentido, visto que conta com quiosques para os cidadãos que querem fazer até churrasco, pois têm churrasqueiras públicas. Você também pode levar seu cachorrinho, desde que com guia e focinheira.

O Parque Guarapiranga funciona das 8h às 17h, de terça a domingo. Está localizado na Estrada Guarapiranga, 575, Parque Alves de Lima. A entrada é de carro ou se chega de ônibus (linhas 5129-10, 5185-10, 5342-10, 5391-10, 5391-22 e 6008-10).

Parques em São Paulo: escolha o seu

Viu que legais essas opções? Isso porque ainda é só o primeiro post: existem VÁRIOS parques em São Paulo para que você conheça e se delicie. Essa é uma das várias finalidades do Leve na Viagem: trazer para você diferentes formas de lazer e possibilidades de atividade física. Lembre-se de ver nossas dicas de planejamento de viagem sempre, hein?

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

 

Luisa Galiza
Escrito por Luisa Galiza

Psicóloga de formação e amante da natureza, Luisa é uma viajante profissional que acredita no ecoturismo como uma ferramenta terapêutica e transformadora, colaborando com o autoconhecimento e empoderamento pessoal.

Um dos principais nomes do ecoturismo e turismo de aventura do país, alcança com seu canal Leve na Viagem mais de 3 milhões de pessoas por mês. Referência no mundo outdoor, Luisa é embaixadora de grandes marcas e se tornou fonte de inspiração com sua busca intensa por qualidade de vida e experiências na natureza.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima