Declaro: sou viciada em atividade física!
Mas não só pela estética da coisa e para manter o peso, mas pelo prazer que sinto após me exercitar. É orgânico, é comprovado cientificamente. Liberamos endorfina ao longo da realização de exercícios e ela é considerada um analgésico natural. Além de ajudar na diminuição do estresse e da ansiedade. Quer coisa melhor? Se fazer bem, se sentindo bem?
Pois bem, quando viajo sinto muita falta de me exercitar, acho que pelo hábito e costume mesmo. Eu sempre tento dar um jeito e acho sim que existem várias opções para se exercitar durante viagens.
É claro que se for para um lugar onde o frio predomina ou de grandes altitudes as opções ficam mais escassas, mas ainda assim não é desculpa para não me movimentar!
E além de causar um enorme bem estar, ajuda a equilibrar os nossos pés na jaca, que nas férias e viajando costumamos enfiar.
Muita comida diferente (falo dela aqui), álcool, besteiras e exageros gastronômicos vão nos engordar, e fazer um ou outro exercício enquanto viaja, além do aumentar seu bem estar, ajuda consideravelmente a manter o peso. 😉
Eu costumo utilizar alguns aplicativos e sugiro alguns aqui. Mas não sou refém deles e me viro com o que tenho.
Se você pensar bem, muitas vezes você está se exercitando e não se dá conta. A diferença é que quando você se atenta para isso, passar a dar mais de você mesmo e busca se alimentar melhor. Ou seja, a primeira dica é ficar mais atento aos tipos de passeio que irá fazer. Veja que alguns só precisam de um esforço a mais.
Sugestões de exercícios para manter o peso na viagem
Use e abuse do Thera-band
Uma das coisas que SEMPRE levo comigo em viagens, seja a trabalho ou de férias, são os famosos thera-band. Para quem não conhece, são faixas elásticas de diversas cores, tamanhos e elasticidade que possibilitam uma série infinita de exercícios e alongamentos. A utilização delas contribui no aumento da força, na redução da dor, melhora o equilíbrio, a resistência muscular e a flexibilidade.
São acessíveis financeiramente, encontradas com facilidade e não ocupam espaço algum na mala! Somente alguns cuidados são necessários para evitar o ressecamento dela:
- Guardar a fita elástica em uma bolsa ou caixa e protegê-la da incidência direta de luz do sol ou do calor, pois estes fatores ressecam o material;
- Aplicar regulamente talco para evitar que a faixa elástica “grude“ por efeito da umidade ou do suor;
- Limpá-las com água e sabão quando estiverem sujas, passando talco após secar para serem utilizadas novamente.
Com thera-band na sua mala você não precisa ir em busca de lugares para fazer exercício, depende apenas da sua força de vontade. Um pequeno espaço no quarto do seu hotel já é suficiente para você se exercitar malhando membros inferiores e superiores e ainda acrescentar séries de abdominais.
Quando fui para Colômbia, por exemplo, mesmo na altitude 2.640 malhei dia sim e dia não com meu thera-band. Olha que fazer exercício na altitude não é para qualquer um! A respiração fica muito mais ofegante, o cansaço é maior e as vezes até tonto fica, porque altitude exige mais oxigenação do corpo e do cérebro. Mas o curioso é que os exercícios me ajudaram no processo de adaptação. E sempre que malhava pela manhã ao lado da minha cama, o dia ficava muito mais produtivo e eu muito mais disposta!
⇒ É claro que cada um tem sua limitação de força e elasticidade. Por isso, é bom ficar muito atento para não ter nenhuma lesão indesejada. Se puder ter ajuda de um profissional no início é o mais adequado, assim, quando viajar já sabe que tipo de exercícios podem ser feitos e qual a sua resistência.
Faça o famoso Tabata
:
É um método de treino intervalado de alta intensidade que foi desenvolvido pelo pesquisador japonês Izumi Tabata. A proposta do método era trabalhar e desenvolver as aptidões cardiorrespiratórias e de força/resistência simultaneamente em um curto espaço de tempo trazendo um elevado gasto energético.
O treino Tabata em si tem uma duração total de 4 minutos. São 20 segundos realizando o máximo de repetições de um exercício que conseguir e 10 segundos de descanso. Esse procedimento deve ser repetido por oito vezes. Se for fazer uma série de abdominais, por exemplo, durante 20 segundos irá realizar o exercício (faça com vontade!) e descansará por 10 segundos. Isso durante 4 minutos. Parece pouco né? Concordo. Mas faça isso e depois me diga o que achou! 😉
A técnica pode ser usada em diversos exercícios, como agachamento livre, flexão, abdominal, afundo. Particularmente gosto muito de intervalar Tabata com o Thera-band, e prometo que se você fizer isso vai suar bastante!!
Se você quiser o mínimo de orientação, atualmente diversos aplicativos são voltados para contagem do tempo dos exercícios na metodologia do Tabata. Alguns que já utilizei e recomendo: Tabata Timer; Tabata Stopwatch e Tabata Pro. Escolha um aplicativo, baixe e leve para viagem com você no celular. Em qualquer lugar e hora é possível fazer diversos tipos de exercícios por um período curto!
Exercícios Outdoor
São exercícios que você pode fazer na rua, em lugares públicos como parques, lagos e ciclovias. Por isso é importante que sempre leve na mala um par de tênis e uma muda de roupa de ginástica. É melhor se arrepender de ter um peso a mais do que chegar em algum lugar e não poder fazer alguma atividade por falta de calçado ou roupa adequada! rsrs
Eu por exemplo, que fui nadadora durante anos da minha vida, sempre que vou à praia levo touca e óculos de natação. Vai que em algum momento eu queira me entregar para o esporte. 🙂
Para se exercitar em atividades outdoor, aí vai das possibilidades que cada cidade oferece:
- Você pode procurar ciclovias para alugar uma bike fazer um tour enquanto faz atividade física (adoro essa opção!).
- A maioria das cidades oferece parques que você pode fazer uma caminhada ou até correr.
- Se tiver lago ou rio, muitas vezes há possibilidade de pedalinho (também vale!rs), canoagem, stand-up, natação.
- Cidades litorâneas tem opção de surf, corrida/caminhada na praia, frescobol, stand-up, vôlei, peteca, trilha, futevôlei, funcional. Opção é que não falta!
- Se tiver em lugares de neve, vá se arriscar e gastar energia no snowboard ou no esqui.
- Viagens de ecoturismo já ajudam muito nas caminhadas e trilhas ao longo do dia. Ponha pique nos exercícios, acrescente uma escalada, arrisque-se!
- E ainda a velha opção das academias dos hotéis ou aquelas que podem pagar diária. Em último caso ou se você é daquele viciados meeeesmo na maromba, sempre terá essa opção!
Aí você me pergunta: vou estar viajando e vou perder tempo malhando?!
Bom, dependendo do ponto de vista, dedicar uma hora em exercícios físicos enquanto viaja não é perder tempo, e sim investir na sua saúde em lugares e culturas diferentes! Sentir outros ares, conhecer novas pessoas ou simplesmente dar uma carga de endorfina a mais no seu organismo.
É claro que cada um tem suas vontades e prioridades. Se você não considera importante ou necessário fazer exercícios ao longo da viagem, ok!
Mas lembre-se do inchaço indesejável ou das gordurinhas a mais que sempre chegam junto com as férias.
Se não topa exercícios de jeito algum, uma maneira de amenizar os efeitos é andar muuuuito durante a viagem e se alimentar bem.
E aí, se animou um pouco para se exercitar na próxima trip?
Se você precisa de roupa específica, equipamento ou ferramentas para levar em sua viagem, pode achar nesse link e nesse também.
Vamos literalmente leve na viagem!?
🙂
Comentários
5 ComentáriosViviane Carneiro
fev 21, 2017Adorei o post!!! Preciso adaptar os exercícios e dieta as viagens. Como viajo muito senão fizer isso vou acabar prejudicando a minha saúde. Vou tentar seguir as suas dicas.
Luisa Galiza
fev 22, 2017Olá Vivi! Que bom saber que gostou do post! Quando começar a se adaptar vai ver que é mais fácil do que imagina! Vamos nessa!
Aurea V. Martins
abr 12, 2017Adorei o site, parabens!!
Luisa Galiza
abr 13, 2017Que bom, obrigada Aurea!!
Ticiele L.
jul 12, 2020Ótimas dicas!