Escrever sobre o que fazer na maior cidade do Brasil parece interessante, certo? Mas ao mesmo tempo que é fácil, é difícil! Dicas e sugestões tem aos milhares, o complicado é escolher o que sugerir diante de tantas possibilidades! Mas ainda assim decidi dar dicas de um final de semana em São Paulo, para você que não é paulista, aproveitar um tiquinho do que essa metrópole oferece!
Gosto muito de museu, arte de rua, bares e locais tradicionais. Sampa oferece isso e mais um tanto, e sempre apresentar novidades interessantíssimas que só por lá aparece! Sem falar nas diversas opções de hotéis em São Paulo para absolutamente todos os gostos e bolso! SAIBA ONDE SE HOSPEDAR EM SÃO PAULO: DICA A DICA POR REGIÃO
Escolhi falar sobre algumas coisas que na minha última ida me agradaram bastante.
Mas olha…. está sendo difícil pra mim escrever esse post, rsrs. Poderia falar sobre TANTAS coisas!
Mas vamos lá, depois de sofrer um pouco pra escolher… Segue!
Booking.com
Final de semana em São Paulo
Sábado
O roteiro de sábado é para conhecer o centro da grande São Paulo, apreciar a arquitetura, o movimento urbano, a arte de rua e a cultura local.
O roteiro começa no Marco Zero da cidade, a Praça da Sé. Para ir até lá, pegue um metrô até a estação de mesmo nome e caminhe até a Catedral Metropolitana da Sé com seu belo estilo gótico. Se quiser fazer uma visita guiada, custa R$ 5 reais e pode ser reservada na hora, de acordo com os horários oferecidos.
Saindo da Catedral siga para o Theatro Municipal. O caminho é um pouco longo, mas é gostoso. Você pode fazer uma pausa do Centro Cultural Banco do Brasil.
O Theatro está localizado na Praça Ramos de Azevedo, tem uma arquitetura imponente e é palco de diversas peças, musicais e óperas. As visitas são gratuitas e você pode conferir os horários no site oficial. Infelizmente quando fui ele estava fechado para um passeio de centenas de alunos de uma escola local. Imprevistos acontecem… Mas foi ótimo pois encaixava direitinho no roteiro e querendo ou não, tem sua beleza para ser apreciada.
Pertinho do Theatro está a Galeria do Rock, construída nos anos 60 e com mais de 400 lojas de camisetas, tênis, discos e tatuagens. É um lugar repleto de jovens e admiradores do bom e velho rock n’ roll. Vale uma passada para conhecer esse espaço!
Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂
Saindo da Galeria vá em direção ao Viaduto Santa Ifigênia, outro cartão-postal de São Paulo. Ele foi inaugurado em 1913 e passa sobre o Vale do Anhangabaú.
Chegando ao outro lado você pode ir até o Mosteiro de São Bento, que é a casa dos monges da Ordem Beneditina. A parte interna da igreja é muito bonita e de 2ª a 6ª, às 7 horas, é realizada a missa com o Canto Gregoriano. Aos sábado acontece às 6 da manhã e aos domingos às 10.
Se compra te interessa, saindo do Mosteiro não pode deixar de conhecer a Rua Vinte e Cinco de Março, cantinho famoso pelo comércio popular em São Paulo. Nos finais de semana o local fica realmente cheio e é difícil caminhar por ali, mas você acha de tudo, de roupas à eletrônicos.
A dica para uma parada de almoço é o Mercado Municipal, onde você pode experimentar o famoso sanduíche de mortadela, o delicioso pastel, o bolinho de bacalhau ou as deliciosas frutas coloridas que te apresentam por ali. O Mercado foi inaugurado em 1933 e fica aberto das 5 horas da manhã até às 16. Mas não vá achando que é um mercado barato, eu achei os preços bem salgados, na verdade.
Mas vá, é uma visita indispensável para quem está na cidade.
Final de semana em São Paulo
Nesse trajeto todo eu vi como caminhar por São Paulo é uma mistura de sentimentos. Enquanto você admira a parte arquitetônica e histórica, você também encara os problemas de uma grande cidade de país subdesenvolvido. Muita pobreza, muitos moradores de rua, lixo, prédios abandonados.
É um caos, mas em nenhum momento me senti coagida ou em situação de risco. De qualquer forma, sempre vale uma atenção a mais quando se anda por uma cidade grande como aquela.
Saindo do Mercado, após uma caminhadinha longa mas tranquila, você chega na Estação da Luz. O prédio da Estação Ferroviária da Luz foi inaugurado em 1901 e já foi completamente reformado. Hoje está muito bonito, recebe diversos trens urbanos diariamente e nos horários de pico é muito movimentado.
Ao lado da Estação está a Pinacoteca de São Paulo, que fica em frente também ao Museu da Língua Portuguesa. A Pinacoteca é um reduto de artes visuais modernas e contemporâneas, sempre com obras interessantes. Ela está no edifício Liceu de Artes e Ofícios, do final do século 19.
Funciona de terça a domingo, das 10h às 18h.
A entrada custa R$6 (a inteira) e aos sábados a entrada é gratuita. 😉
Pronto! Garanto que seu dia foi puxado mas valeu a pena! Esse passeio vai ocupar seu dia inteiro e ao final da tarde terá tempo para tomar um banho e ir comer em algum lugar de São Paulo.
Eu sugiro uma boa noite de sábado na Rua Augusta, tanto para um lanche, quando para uma cerveja ou para um restaurante. É uma rua clássica paulista e tem várias opções para diversos gostos.
Se preferir algo mais comedido mas não menos interessante, o Bairro da Bela Vista é uma ótima pedida!
Ou ainda, anote aí 5 sugestões:
Genial
Quitandinha
Final de semana em São Paulo
Domingo
Um lugar que amo nessa cidade é a Vila Madalena, sempre com ótimas opções de restaurantes, bares, baladas e arte a céu aberto. Uma passeada por essa região é indispensável para sentir o clima paulistano mais cool e aproveitar para beber nos lugares que rolam por ali.
O roteiro que fiz para um dia na Vila Madalena foi saindo do Bairro Bela Vista (aliás, um ótimo bairro para se hospedar) e indo até a estação do metrô Faria Lima para conhecer o Instituto Tomie Ohtake. O espaço é um dos raros da cidade projetado, segundo o próprio site, arquitetonicamente e conceitualmente para divulgar mostras de design, artes plásticas e arquitetura. É um passeio cultural interessante e vale dar uma olhada na programação de exposições para sua visita.
Aproveite para tomar um suco de capim limão no Restaurante de mesmo nome dentro do espaço Tomie Ohtake.
Saindo de lá uma boa pedida é conhecer a FNAC que está bem próxima e é enorme, repleta de opções para todos os gostos. Dali siga direto para a Rua da Harmonia, rua onde está o Beco do Batman (R. Gonçalo Afonso, próxima à estação Clínicas do Metrô) com seus grafites coloridos de encher os olhos! O mais interessante é que constantemente as obras são renovadas, então sempre que for até lá, terá alguma novidade para ver. Aproveite enquanto há tempo, pelo andar da carruagem é bom apreciar esse espaço antes que alguém o pinte de cinza.
Subindo a Rua da Harmonia está o Lá da Venda, um armazém com iguarias artesanais e orgânicos. O local possui um restaurante com comida caseira e com opções para vegetarianos, além de uma loja de artesanato sustentável. Vale a pena! Na frente dele tem uma loja de obras de arte interessantíssima. Quando fui tinha acabado de inaugurar e continha tantas obras lindas que eu fiquei maravilhada! Vale uma passada por ali para conhecer alguns artistas renomados e saber um pouco sobre as obras deles.
Ainda subindo a ladeira da Harmonia, está o The Backyard os Simple Pleasures, um espaço de coworking, também recém inaugurado, que fiquei encantada! Lá eles oferecem um local para empreendedores, freelancers e o mais legal, uma cozinha coletiva! Tem um clima bem alternativo, algumas coisinhas a venda e um espaço charmoso bem arquitetado. Vale demais uma vista!
Minha sugestão para o almoço é o DELICIOSO Restaurante Banana Verde, conduzido pela chef Priscilla Herrera. Há onze anos ele surgiu para mostrar que comida vegetariana, além de muito saborosa, é muito mais do que carne de soja. Cerca de 60% de seus alimentos são orgânicos, eles incentivam o pequeno produtor rural e ainda mobilizam a economia local.
Eu comi o buffet incrível deles (2 pratos!!!) e ainda provei uma das sobremesas veganas mais gostosas que já experimentei: a torta detox!
Sério, tudo ma-ra-vi-lho-so! Fiquei encantada e vi o quanto o Restaurante Banana Verde tem tudo a ver com o Leve na Viagem!
Minha dica é que não chegue muito tarde pois o almoço é servido até às 15h30. Como de manhã o passeio foi intenso, cheguei tarde. E se você escolher segui-lo vai ver que chegará para almoçar perto desse horário. Se for ocaso, inverta a ordem de algumas visitas para almoçar mais tranquilo e apreciar a calmaria do lugar.
Mais uma sugestão que combina com o blog e que indico aqui é O Chá Bistrô, na Rua Aspicuelta. Tem uma decoração transada, lojinha retrô ao fundo, oferece dezenas de chás e ainda servem almoço!
Se quiser tirar o dia para passear pela Vila, pode escolher o final de tarde para sentar em um bar ou restaurante, lá tem aos montes! Eu sentei no Salve Jorge para um bom chope gelado e para comer alguns petiscos. Se quiser mais opções veja os 21 bares mais badalados da Vila!
Se preferir conhecer outro lugar para sua noite, eu sugiro o Balcão, na R. Dr. Melo Alves, 150, Jardins. O bar tem uma pegada bem diferente e que me agradou extremamente! Disponibiliza mesas no andar de cima, mas a sacada é o grande balcão que o local disponibiliza para o público sentar e dividir o mesmo espaço. Com um formato bem interessante, possibilita que todos os clientes se vejam e compartilhem a “mesa”. Aproveite para degustar o chope e o famoso pastel do local. Achei uma ótima pedida!
⇒ Se preferir fazer esse passeio todo que citei a tarde, aconselho a passear no Bairro da Liberdade pela manhã. Vá até a estação do metrô de mesmo nome e passeie pelas ruas repletas de mercados com produtos japonenses . Dizem que lá é reduto da maior comunidade nipônica fora do Japão! Você encontra restaurantes, lojas, livrarias, docerias e muitas lanternas japonesas que enfeitam as ruas do bairro. É um passeio quase que antropológico!
E não deixe de caminhar pela Avenida Paulista no domingo. Ela fica fechada e muito movimentada! Aproveite para uma passadinha no Museu de Arte de São Paulo – MASP
Sempre tem exposições interessantíssimas!!
Como eu disse, escolher o que fazer em um final de semana em São Paulo é dureza, porque você sempre terá milhões de opções.
Eu optei por passeios mais urbanos, que envolvessem arte, cultura e visita à alguns dos principais pontos da cidade.
E anote essa dica incrível do blog Os Voos da Xoana, um voo de blão em SP, que tal?!
Espero que tenha gostado!
E se tiver mais sugestões sobre final de semana em São Paulo, por favor, compartilhe nos comentários!!!
*Confira mais destinos no Brasil*
Alter do Chão – o lindíssimo Caribe Amazônico
Salto do Itiquira, a oitava queda mais alta do Brasil!
Chapada dos Veadeiros – Conheça Alto Paraíso de Goiás!
Praias de Arraial do Cabo – O caribe no Brasil
Roteiro de 3 dias no Rio de Janeiro
*Fique por dentro!*
Comentários
33 ComentáriosKeul Fortes
maio 18, 2017Adorei o seu roteiro de um final de semana em São Paulo. Essa cidade é tão grande que tem mil opções né? Sempre que vou tenho um roteiro novo! hahaha.. Na próxima farei esse. Parabéns pelo post! 😉
Alice
maio 20, 2017Parece que esse post foi escrito para mim, eu que odeio Sao Paulo e que sempre fica se perguntando “o que fazer ? ” . Sabia um pouco sobre o Beco do Batman mas ainda não fui. Adorei as dicas dos restaurantes ao redor e quando formos parar em SP novamente (ficamos sempre uns 15 dias), visitarei os pontos que ainda nunca tinha ouvido falar. O-bri-ga-da !
Luisa Galiza
maio 22, 2017Ai Alice, que bom ler seu post! Obrigada pelo feedback, fico feliz!
Makenna
maio 21, 2017Assim como a Alice (comentário acima), eu também não sou muito fã de São Paulo, talvez por ter ido sempre a trabalho e não ter as companhias certas. Não faço o tipo “urbana”, mas depois de ler seu relato, deu vontade de pegar a estrada e conhecer um pouco mais da capital paulistana.
Obrigada por me proporcionar esse desejo até antes não sentido.
Abraços.
Luisa Galiza
maio 22, 2017Poxa Makenna, obrigada pelo seu comentário, fico mesmo muito grata!
Mariliza Domingos
maio 21, 2017Dicas paulistanas hehe a cidade não para para hehe.. nessa selva pedras há tantas opções legais né, gostei do roteiro. Estou programando montar um tour pela cidade e o seu post me ajudou muito. Apesar de ser paulista, ainda tem lugares que não conheço ainda rs.. bjss
Luisa Galiza
maio 22, 2017Eu imagino que mesmo morando em São Paulo sempre vai existir uma gama de opções novas né?!
Fabiana
maio 22, 2017Adorei seu post. O passeio no centro é incrivel, estou precisando refazer. Quanto o restaurante banana verde, anotei a dica. Parece divino. Parabéns!
Luisa Galiza
maio 22, 2017Vá no Banana Verde, Fabi, vale a pena!!
Julia Salce
maio 22, 2017Arrasou nas dicas! E, em especial, o restaurante Banana Verde, sou APAIXONADA por lá! Comida natureba extremamente deliociosa!
Adorei suas dicas… quem quiser ainda fazer mais compras, vale ir na José Paulino (mas aí precisaria de mais dias pq certamente vai perder algumas horinhas por lá) rs
Beijao
Luisa Galiza
maio 22, 2017Ah que legal Ju, eu não conheço! Obrigada pela dica!
Livia
maio 22, 2017Morei 2 anos e meio em SP e AMO a cidade! Não entendo quem não gosta (hahha!) Tantos lugares para ir, visitar, passear, tantas culturas diferentes, pessoas… Tanta VIDA, que saudades… Adorei o post, e as fotos ficaram lindas! Parabéns!! Bjoo
Luisa Galiza
maio 22, 2017Exato Livia, tanta vida! Disse tudo…
Marcos Brito
maio 24, 2017São Paulo é uma cidade incrível e com muitas opções que até ficamos perdidos. Gostei bastante do roteiro que montou pois reuniu os principais pontos. O passeio pelo mercado municipal é algo que sempre procuro fazer quando visito a cidade e o centro histórico é muito interessante de ser visto.
Thayz
maio 24, 2017Amei as escolhas do seu roteiro! São Paulo tem tanta coisa que as vezes fica dificil decidir, né?! Amo essa minha cidade =D Ja anotei as dicas dos restaurantes que ainda nao conheço
Luisa Galiza
maio 26, 2017Ah não deixe mesmo de ir no Banana Verde, sério, eu amei!
Livia Melo
maio 24, 2017Um final de semana é tão pouco pra curtir essa capital imensa, né! Mas adorei suas sugestões, Vila Madá e Liberdade tem que ir mesmo!!
Livia Melo
maio 24, 2017Um final de semana é tão pouco pra curtir essa capital imensa, né! Mas adorei suas sugestões, Vila Madá e Liberdade tem que ir mesmo!!
Luisa Galiza
maio 26, 2017É verdade… Mas que bom que gostou!
Débora Savaget
maio 24, 2017Eu sou apaixonada por SP! Realmente essa cidade tem muuuitaaa coisa para se fazer, com atrações para todos os gostos e bolsos! Mas adorei seu post, lugares muito bem escolhidos e ótimas dicas gastronômicas!
Luisa Galiza
maio 26, 2017Ah que bom Débora, obrigada!
Uma Volta e Meia
maio 24, 2017Fiz um roteiro bem parecido com o seu, mas ainda não fui ao Beco do Batman. Vou adicionar na minha próxima ida, o que, aliás, será em breve!
Luisa Galiza
maio 26, 2017Adicione sim, vale a pena!
Dhebora
maio 24, 2017Meu fim de semana em Sampa foi tão corrido que quase não consegui ver a maioria dos lugares que você falou. Pretendo voltar em breve e quero muito conhecer o famoso Beco do Batman. Acho lindos aqueles grafites todos!!!
Luisa Galiza
maio 26, 2017Ah Dhebroa, não deixe mesmo de ir, nem que seja uma passadinha rápida!
Leonardo Dantas
maio 24, 2017Realmente um tema complexo, já vi muitas publicações com mais de 100 coisas pra fazer em Sampa, impossível neh? Seu post está bem legal, separou os points que curtiu!
Adorei o roteiro de final de semana.
Luisa Galiza
maio 26, 2017Oi Leo, que bom que gostou, não foi fácil! rsrs
milzara souza
maio 25, 2017São Paulo, sempre São Paulo. Uma cidade com infinitas possibilizardes de diversão e cultura, sem contar que é um show de arquitetura a parte. Excelentes fotos!
Luisa Galiza
maio 26, 2017Tem toda razão. Obrigada!
Giovana Meneguin
maio 30, 2017Eu amei seu post <3 Parabéns 🙂
Luisa Galiza
maio 30, 2017Que bom querida, obrigada!
Nathália
maio 2, 2018Olá Luisa!
Que roteiro maravilhoso! Adorei suas dicas!
Neste ano irei para Sampa pela primeira vez e suas dicas estão sendo fundamentais.
Gostaria de ter acesso ao mapa que você montou. Você poderia me enviar por e-mail?
Infelizmente não está abrindo ao clicar.
Desde já grata!
Luisa Galiza
maio 7, 2018Oi Nathália! Que bom que você gostou, são mesmo tantas opções que fica difícil organizar um roteiro né? Poxa, acabei de ver que o mapa não está aparecendo mesmo, deu algum erro na página e não tenho ele salvo pra te mandar. Me desculpa! Mas veja, hoje em dia com internet no celular, você mesma pode montá-lo! Coloque no google maps que ele vai te direcionando ponto a ponto! Boa viagem 🙂