Viaje dentro de casa: 15 dicas de como economizar para viajar
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Viaje dentro de casa: 15 dicas de como economizar para viajar

Viaje dentro de casa: 15 dicas de como economizar para viajar

Viajar é uma das melhores coisas que podem ser feitas na vida! No entanto, infelizmente, é preciso dinheiro para realizá-las. Por isso eu entendo que muitas pessoas acabam deixando de lado esse sonho porque acreditam que, financeiramente, é impossível. Primeiro eu te digo que não é (experiência própria!). O segredo é saber como economizar dinheiro para viajar.

aeroportos e voos

Depois, te lembro que estamos em um ótimo momento para planejar. Agora que as viagens estão temporariamente suspensas, é hora de economizar para o próximo destino assim que tudo voltar ao normal. Por isso, preparei um conteúdo para te ajudar nessa tarefa. Com as 15 dicas de como economizar para viajar, você vai ver que conseguir se organizar para tirar o sonho do papel não é algo tão difícil assim. Agora, vamos para as dicas! 

Como economizar para viajar mais

Dica 1. Preparando as refeições em casa

Ninguém precisa ter muitas habilidades culinárias para preparar as próprias refeições, principalmente quando temos a internet à nossa disposição a todo momento. E eu sou prova disso, tá? Nunca fui muito de cozinhar, mas agora estou me virando (e bem!). Assim, é possível reduzir muitos custos com alimentação. Almoçar, jantar ou lanchar fora de casa tem um custo alto, e às vezes você pode nem perceber. 

Caso você trabalhe, é possível preparar marmitas no domingo, por exemplo, e esquentar em algum lugar da empresa durante a semana, caso seja possível. Além disso, anote sempre que não conseguir evitar comer fora. Aos poucos, você começará a ter uma noção do quanto gasta com alimentação fora de casa e poderá realizar os cortes necessários.
Essa é uma das principais dicas de
como economizar para viajar.

Dica 2. Procurando um trabalho extra

Essa é uma dica para aqueles que realmente podem fazer isso. Afinal, alguns trabalhos demandam uma jornada muito longa e até mesmo cansativa, impossibilitando a procura por algum bico e a tentativa de realização de outras atividades de renda extra.

Responder pesquisas pela internet, trabalhar em eventos esporádicos ou editar fotos e vídeos podem ser algumas opções de trabalhos extras que podem render um certo dinheiro.

 

DICA EXTRA: leia também os posts da série Viaje Dentro de Casa:

Dica 3. Comprando coisas de segunda mão

Embora estejamos acostumadas a comprar nossas roupas em lojas, é preciso saber que frequentar bazares também é uma ótima opção para adquirir peças conservadas por um valor bem mais baixo. Desse modo, você economiza uma boa quantidade de dinheiro e ainda realiza um consumo consciente, estimulando a reutilização de itens e garantindo peças super estilosas.

Dica 4. Organizando um bazar

É muito provável que, ao organizar a sua casa, você acabe encontrando roupas ou objetos que já não têm a menor serventia. No lugar de jogar tudo fora, é possível organizar um bazar e acabar transformando o que já não era mais útil em um bom lucro, que pode ser destinado para a sua próxima viagem. 

Dica 5. Adotando uma vida mais saudável

Atualmente, com o preço da gasolina em alta, usar moto e carro tem sido uma tarefa bastante difícil. Sabemos que, para se locomover em meio às cidades e a todo o caos diário, a rotina de estresse do trabalho e outros eventos, parece indispensável ter um veículo.

Como não podemos sugerir que elimine de vez os automóveis, é possível recomendar que seu uso seja moderado e restrito apenas ao que for necessário. Além de economizar bastante dinheiro, seus hábitos serão ainda mais saudáveis ao andar a pé ou de bicicleta.

Dica 6. Evitando as tentações gastronômicas

Um dos principais fatores que ameaçam a poupança do nosso dinheiro são as saidinhas esporádicas noturnas que acabam nos rendendo um verdadeiro prejuízo. Ao sair, evite ao máximo gastar muito dinheiro com comida, ou substitua aquele restaurante caro por um mais simples, mais barato e de qualidade semelhante. Óbvio que não é para eliminar de vez o lazer, mas se seu objetivo é economizar para viajar, é preciso ter foco e equilíbrio. 

Dica 7. Economizando energia

A conta de luz representa uma grande fatia do nosso orçamento doméstico. Com tantos aparelhos eletrônicos que precisam de energia, parece quase impossível poupar. Mas se você começar a praticar hoje, logo, logo será um hábito e você começará a ver os valores das contas diminuírem. Então, sempre que sair de um cômodo, apague a luz. Além disso, essa dica de como economizar para viajar também vai ajudar na proteção do meio ambiente, ou seja, só benefícios! 

Dica 8. Começando a poupar

Lembre-se sempre que, ao aplicar dinheiro na poupança, ele irá render. Ou seja, o dinheiro que for colocado ali poderá ser dobrado ou triplicado, dependendo da quantia que foi depositada. Se você ainda não se sente segura para realizar investimentos, pensar em abrir uma poupança pode ser uma boa alternativa para ter dinheiro suficiente para viajar.

Dica 9. Entendendo as necessidades

Outro fator importante que implica diretamente nos nossos gastos são as compras desnecessárias. Faça uma avaliação do que é necessidade e do que é futilidade para, assim, ter um melhor entendimento sobre o que realmente é essencial. Água, luz, internet, aluguel, alimentação e transporte devem entrar na lista de prioridades básicas, por exemplo. Os demais itens você que irá dizer se são prioridade ou não, a depender do seu estilo de vida e do quanto você está disposta a economizar para viajar. 

Dica 10. Usando a internet a seu favor

Com os inúmeros recursos oferecidos atualmente, é possível usar a internet a nosso favor. Para saber como economizar para viajar, instale aplicativos que possam te ajudar a ter um controle sobre o seu dinheiro e veja com o que está gastando a maior parte dele.

Dica 11. Abrindo uma conta apenas para as viagens

Caso você enfrente problemas para lidar com o dinheiro em uma única conta, uma boa sugestão para isso é abrir outra conta com o valor destinado apenas para viagem. Desse modo, é possível evitar gastar o dinheiro que estava sendo economizado para viajar.

Dica 12. Planejando os gastos

Todo mês, antes dos boletos chegarem, faça uma lista com os gastos que serão necessários e quanto de dinheiro você terá disponível. Dessa forma, ao observar quanto irá sobrar, você poderá definir o quanto pode poupar em determinado mês. 

Lembrando que melhor ainda é se você já estipular um valor fixo mensal, a depender da sua realidade, claro, e assim que receber seu salário ou os dividendos de sua renda principal, já retirar e guardar essa valor destinado às viagens. 

Dica 13. Guardando as moedas

Embora as moedas sempre pareçam um peso a mais em nossos bolsos, juntá-las pode ser sinônimo de prosperidade, visto que, na maior parte de nossos trocos, elas estão presentes. Sempre que receber uma moeda, guarde-a em um local seguro e longe dos olhos consumistas.

Dica 14. Usando as milhas aéreas

Esse fator deve ser avaliado durante a pesquisa para viajar, principalmente quando outros gastos virão durante o percurso. Aproveitar as milhas aéreas da promoção do seu banco ou de uma agência que você encontrou na internet pode ser uma boa opção para poupar dinheiro para a viagem.

Dica 15. Buscando promoções

Buscar promoções é sempre uma boa ideia. Bem como o item anterior, essa dica acaba por ser executada no momento de escolher a viagem. Ao procurar por promoções, é possível economizar bastante dinheiro, principalmente se ela for realizada em períodos que não são muito escolhidos pelos turistas.

Agora que você já sabe como economizar para viajar, é hora de colocar tudo em prática e começar a sonhar com a próxima viagem! 

como economizar para viajar economias para viagem


 

Luisa Galiza
Escrito por Luisa Galiza

Psicóloga de formação e amante da natureza, Luisa é uma viajante profissional que acredita no ecoturismo como uma ferramenta terapêutica e transformadora, colaborando com o autoconhecimento e empoderamento pessoal.

Um dos principais nomes do ecoturismo e turismo de aventura do país, alcança com seu canal Leve na Viagem mais de 3 milhões de pessoas por mês. Referência no mundo outdoor, Luisa é embaixadora de grandes marcas e se tornou fonte de inspiração com sua busca intensa por qualidade de vida e experiências na natureza.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima