Perder as malas definitivamente não é algo pelo qual nós, viajantes, queremos passar. Afinal, o que vamos fazer sem elas no nosso destino? Mas, infelizmente, ter a bagagem extraviada é algo que pode acabar acontecendo. Por isso, saiba o que fazer para prevenir e como resolver essa situação da melhor maneira, evitando o máximo de estresse possível.
Como prevenir que sua bagagem seja extraviada
Perder a sua bagagem definitivamente não é algo que você quer experimentar, não é mesmo? Imagine chegar no seu destino sem suas coisas, ou ir para casa sem as lembrancinhas que comprou? Por isso, é muito importante ter algumas atitudes para prevenir esse tipo de coisa.
A primeira atitude a ser tomada antes mesmo de sair de casa para viajar é: contratar um seguro viagem. O seguro irá te ajudar nos primeiros momentos, até mesmo antes da própria empresa área, atuando junto a companhia na procura e podendo te ressarcir caso a mala não seja encontrada. Por isso a importância de contratar um seguro de qualidade e com esse tipo de cobertura, como o da Seguros Promo.
Os seguros não são apenas para emergências de saúde. Eles também oferecem assistência em outros imprevistos como atraso ou cancelamento de voo, perda de documentos, assistência jurídica e uma série de outras eventualidades. Além disso, extravio de bagagem também está incluso.
E se já tem um próximo destino em mente, aproveite e faça já a sua cotação com o Seguros Promo e garanta 20% off do seu seguro. E, obviamente, não esqueça de usar o código LEVENAVIAGEM5 para ganhar mais 5% de desconto!
Contratado o seguro viagem, é hora de pensar na sua mala
Não deixe as etiquetas de vôos antigos na sua mala, pois isso pode causar confusões na hora de viajar. Também procure identificar a sua mala, com uma tag ou algum outro cartão que contenha todos os seus dados básicos, tanto fora quanto dentro da mala. Busque diferenciar a sua mala, colocando um adesivo, pintura ou alguma capa de maneira que seja fácil identificá-la, principalmente se ela for de cores e modelos comuns.
Porém, cuidado com malas muito chamativas e sofisticadas, como de grifes, pois elas podem justamente ter o efeito contrário do desejado, chamando a atenção para furtos, por exemplo. Em relação à segurança dos seus pertences, colocar um cadeado é sempre uma excelente ideia, de preferência modelos aprovados pelo TSA (Transport Security Administration), e não se descuide deles pelo aeroporto!
Por fim, previna-se também na hora de fazer o check-in, estando sempre o mais adiantado possível e conferindo se as etiquetas da sua bagagem conferem com o número e destino da sua passagem.
Se for possível, também pode ser uma boa ideia evitar conexões muito curtas, principalmente em aeroportos maiores. Dessa forma, você evita tanto perder o vôo quanto ter sua bagagem extraviada.
Outra dica importante: sempre leve uma troca de roupas na sua mala de mão.
Bagagem extraviada, e agora?
Você acabou de chegar e percebeu que sua bagagem foi extraviada? O primeiro passo é contatar um representante da segurança do aeroporto e da empresa área. O ideal é fazer isso o quanto antes para ter mais chances de encontrar a sua bagagem.
Você terá que fazer um Relatório de Irregularidade de Bagagem, conhecido como RIB ou PIR (Property Irregularity Report, em inglês), ainda no aeroporto, ou contatar o SAC via e-mail caso a primeira opção não seja possível. É importante destacar que esse mesmo procedimento deve ser feito caso a sua mala chegue com alguma avaria ou violação.
Como você estará sem a maioria dos seus pertences, é preciso também exigir uma compensação financeira para arcar com as necessidades primárias. Além disso, para a solução do caso, será necessário consultar os prazos, que variam entre 7 e 21 dias, segundo resolução da ANAC.
Se você suspeita que a sua bagagem foi furtada, será necessário fazer o RIB e um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.
E se você seguiu a minha primeira recomendação aqui e contratou um seguro viagem, entre em contato com eles e envie todos esses comprovantes para que eles possam liberar a assistência e entrar em contato com a empresa aérea e outros órgãos relevantes para localizarem e retornar a sua mala o mais rápido possível.
Eu indico a empresa Voo Atrasado que trabalha com ações em prol dos nossos direitos, tanto em relação à voos atrasados, quanto cancelamento e bagagens extraviadas. Você pode enviar uma mensagem pelo contato deles ou ainda pelo zap informado abaixo e ter um atendimento pessoal sem ser cobrado por isso. Quem sabe não é o caso de uma compensação financeira, dependendo do ocorrido?
O que fazer?
Depois de perceber que sua bagagem foi extraviada e fazer as reclamações que instruímos, o que lhe resta é aguardar o contato da empresa aérea em até 7 dias.
Caso a sua bagagem seja encontrada, a empresa irá entregá-la na sua residência ou no hotel em que estiver hospedado, sem custos adicionais.
Quando a devolução acontecer, peça um recibo e guarde em conjunto com os outros comprovantes dos gastos que teve anteriormente com os produtos necessários, para poder pedir o reembolso depois.
Indenização por extravio de bagagem
As dúvidas a respeito da indenização são bastante comuns. Para garantir a sua indenização, é muito importante entrar em contato com a empresa aérea o mais rápido possível após a constatação dos fatos. Você tem até 15 dias após o desembarque para avisar do extravio, e quanto antes reclamar, melhores as chances de resolver o problema.
A princípio, caso você não esteja na sua cidade, a empresa aérea deve arcar com os custos primários, ou seja, dar uma compensação financeira para todos os gastos básicos que você terá por não estar com seus pertences. É fundamental guardar todos os comprovantes caso tenha que contestar a empresa posteriormente.
Se a bagagem não for encontrada, o ressarcimento será calculado a partir do peso da mala que consta no bilhete. Não é levado em conta o conteúdo da mala, por isso as empresas sempre ressaltam a importância de levar objetos de valor com você na cabine ou que os declare antes de embarcar.
O mesmo vale para caso algum item da sua mala tenha sido extraviado. Se, por exemplo, você pegar a sua mala e perceber sinais de violação, siga o mesmo processo e confirme o conteúdo da mala em conjunto com um representante da empresa. Eles irão comparar o peso da bagagem e ressarcir a partir da diferença.
É importante ressaltar que existem alguns casos que não podem ser indenizados, tais como: danos ao conteúdo da bagagem, confisco pela alfândega, furtos quando a mala estava em posse do responsável, entre outros.
Ressalto novamente a empresa Voo Atrasado para dar prosseguimento ao seu caso!
Principais causas
O extravio de bagagem pode acontecer por uma série de motivos. A causa mais comum é depois de conexões, em que as malas não embarcam no próximo vôo, principalmente por conta do tempo reduzido para a troca de aeronave.
Também pode acontecer por outras falhas da empresa aérea ou da terceirizada responsável, por perda das etiquetas de identificação ou ainda por enganos na hora da esteira, por exemplo.
Com malas muito comuns, enganos podem acontecer e alguém pegar sem querer, mas também há possibilidade da bagagem ter sido furtada, seja nas partes internas do aeroporto ou na hora de esteira, por alguém mal intencionado.
Agora que você já sabe como proceder em relação à bagagem extraviada, é hora de planejar sua próxima aventura!
Comentários
1 ComentáriosTiciele L.
jul 12, 2020Òtimo conteúdo 🙂