O que você precisa saber sobre a cidade de Ayutthaya
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Bate e volta em Ayutthaya – O que você precisa saber

Bate e volta em Ayutthaya – O que você precisa saber

Ayutthaya é uma visita interessantíssima para quem está indo de Bangkok até Chiang Mai, ou ainda para quem faz um bate e volta saindo da capital.

Para você entender um pouco mais:
Dizem por aí, que no século XVIII Ayutthaya era a maior cidade do mundo, com mais de 1 milhão de habitantes (!!!). Além disso, foi capital do Reino de Sião por quase 400 anos e atualmente é Patrimônio Mundial da Unesco. Diante de tanta história dá pra imaginar o quanto que Ayutthaya oferece templos, museus a céu aberto, ruínas e estátuas, certo? Conhecer tudo é praticamente inviável, mas garanto que um bate e volta ou uma paradinha por lá vai agregar mais beleza na sua viagem.

Antes de prosseguir com o post, deixo minhas dicas: nunca viaje sem seguro de saúde/viagem internacional. Sempre faço o meu pela Seguros PromoClique aqui para fazer cotação e use o cupom LEVENAVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto! E precisando de internet ilimitada em sua viagem internacional, recomendo o chip da O Meu Chip, de cobertura 4G ilimitada e excelente. 

Como ir para Ayutthaya

Localizada a pouco mais de uma hora de Bangkok, você pode decidir ir das seguintes maneiras:
– Fechar com agência de turismo que oferece tours para lá;
– Fechar o passeio direto com seu hotel (foi o que eu fiz);
– Ou ir da forma mais barata: trem, que sai da Estação Hualamphong ou ônibus/van que sai do terminal da Mo Chit Bus Station.

Escolhi fechar no próprio hotel pois além da praticidade, eu levei em consideração a seguinte questão: o ar condicionado do carro seria EXTREMAMENTE importante pra mim.
Dito e feito.
O passeio custou, para 4 pessoas, 3.500 bath, ou seja, cerca de R$ 350,00. É claro que se eu estivesse em contenção máxima de grana, eu teria escolhido uma opção mais barata. Mas como era viável naquele momento, não tive dúvidas.

Mas deixa eu explicar. Eu sou uma pessoa muito calorenta e não fico com um humor muito agradável quando estou passando mal de calor. Pode parecer frescura, mas depois de anos viajando e de um certo auto conhecimento, tem escolhas que fazem toda a diferença. E sério, essa foi uma delas!

 

Como se locomover em Ayutthaya
(e a saga do calor)

Se você foi de tour ou de táxi como eu, você fica a vontade para ir de um monumento a outro, pois terá sempre uma locomoção entre um templo e outro. A distância entre eles não é muito grande, mas ir caminhando pode ser uma alternativa bem sofrida, saiba disso.
Pegue um motorista local ou um tuk tuk para te acompanhar pela cidade.
Se tiver coragem e empatia pelo seu suor, alugue uma bicicleta e faça esse trajeto de bike.

 

ayutthaya

Como vocês devem ter percebido, sou daquelas que não perco a oportunidade de fazer um exercício físico em viagem.
Pensei muito em fazer esse passeio de bike e graças às forças dos templos eu escolhi o carro.

Pessoal que fez esse percurso de bicicleta, sério, vocês são guerreiros!
Lembro de ver as pessoas COMPLETAMENTE ENCHARCADAS pedalando pelas ruas. Algumas com cara de desespero, outros desidratados, pálidos (brincadeira, mas quase!) e outros, que era a exceção, alegre e contente mesmo desmilinguido em suor.

Posso parecer exagerada, mas lá foi um dos lugares onde mais passei calor na vida!!!
Na verdade em Ayutthaya e em Roma. Um calor desesperador em que você literalmente goteja.

Dá uma olhada no desabafo:

 

Hahahaha, viu né… Fui com um vestido com as costas de fora (sim, precisava cobrir na visita da maioria dos templos) e lembro de sentir gotas escorrendo pelas minhas costas. Saí de lá absolutamente molhada. E não era só eu. As pessoas que também não estavam pedalando, caminhavam pelo templo muito muito mas muito suadas.

Enfim! Falei demais do calor né. Mas quis tentar transmitir pra você o meu sentimento de estar assando naquele lugar. Porque você deve levar isso em consideração!
Mas mesmo assim, VALE A PENA!

Bom, resolvida a maneira como vai se locomover por lá, vamos ao roteiro.

 ayutthaya

Sugestão de Itinerário

Chegando em Ayutthaya, na verdade um pouco antes do centro da cidade, está o Wat Phu Khao Thong. Quando eu fui estava em fase de restauração.

ayutthaya

 

ayutthaya
A segunda parada é o Wat Lokkayasutharam. Se for de carro ou van, ok. Se estiver de bike, você vai pedalar cerca de 3 km. Chegando lá encontrará diversas ruínas, algumas lojinhas de artesanato e roupa e o lindíssimo e enorme buda deitado, com 42m de largura e 8 m de altura.
* Dizem que o Buda dourado do Wat Pho em Bangkok foi inspirado nesse Buda de Ayutthaya.

ayutthaya

 

ayutthaya
Próximo dele está o Parque Histórico de Ayutthaya.  O complexo é repleto de ruínas e tem alguns dos mais espetaculares da região: o Wat Phra Si Sanphet (que eu quase derreti no passeio) e o Wat Mahathat que além de ruínas tem a famosa cabeça de Buda na Árvore.
Recebi dicas de visitar o Wihan Phramongkhon Bophit, um templo com um buda dourado lindo, mas infelizmente quando eu estava lá não podia entrar por conta da restauração.

ayutthaya

 

ayutthaya

 

ayutthaya

 

Depois você pode escolher entre o Wat Chaiwatthanaram, o Wat Chai Monghol ou palácio Real de Verão (Bang-Pa In) que fica pertinho de Ayutthaya.
Vou ser sincera com vocês. Como eu já estava no penúltimo dia da viagem, derretendo e já um pouco cansada de templos, acabei não visitando essa segunda e última parte que sugeri aqui.
Preferi seguir viagem para Bangkok e aí fui surpreendida por:

ayutthaya

Se você estiver de carro ou táxi e quiser dar uma paradinha para compras, eu descobri o Premium Outlet Ayutthaya. É pequeno e se for rápida, consegue conhecê-lo em uma hora, uma hora e meia. Não achei nada espetacular, comparado com outros aí pelo mundo, mas tem sim boas opções e bons preços.  🙂

Também tem dica de lá no blog do Mochilão a Dois!

 

De volta à Bangkok? Vá tomar banho peloamordedeus.
Depois se organize, pois ainda terá tempo para mais passeios pela capital!

Dicas aqui no post: O que fazer em Bangkok? 3 dias na capital tailandesa 

 

 

 

Seguro viagem é obrigatório em diversos países. Vá preparado para a Tailândia!

Indico os guias:


*Confira mais sobre a Tailândia*

Luisa Galiza
Escrito por Luisa Galiza

Psicóloga de formação e amante da natureza, Luisa é uma viajante profissional que acredita no ecoturismo como uma ferramenta terapêutica e transformadora, colaborando com o autoconhecimento e empoderamento pessoal.

Um dos principais nomes do ecoturismo e turismo de aventura do país, alcança com seu canal Leve na Viagem mais de 3 milhões de pessoas por mês. Referência no mundo outdoor, Luisa é embaixadora de grandes marcas e se tornou fonte de inspiração com sua busca intensa por qualidade de vida e experiências na natureza.

35 comentários em “Bate e volta em Ayutthaya – O que você precisa saber”

  1. Boa tarde!
    Estou seguindo o seu perfil no insta e adorando as dicas.

    Por favor, quanto custou o tour saindo do hotel até Ayuttaya?

    Obrigada!
    Soraia

  2. Ayutthaya era um sonho desde sempre. Se sabia duma coisa chegando em Bangkok, era que eu iria visitar esse complexo. E que lindo !
    Adorei voltar nas minhas lembranças através do seu post.. E sabe ? Adorei seus looks ! Voce é Linda !

  3. Te entendo perfeitamente quando você diz que é muito calorenta e que um ar condicionado é extremamente importante. rs Sou dessas também Lú! Achei incrível esse lugar. Uma aula de história ao vivo! Adoro destinos assim. Acompanhei tudo nas suas redes sociais e fiquei encantada!

  4. Ayuttyhaya foi a surpresa positiva da viagem… AMEI! Energia pura, ne? Muita cultura num lugar só… andar por ali é igual a respirar (e suar) historia! Realmente o calor tava de rachar… fomos em abril/maio e pegamos em media 40 graus, de tirar toda a água do corpinho! Ufa! Mas vale a pena!

  5. Já me apaixonei pela cidade só pelo começo da história.
    Acho que sou da turma do táxi ou do tuk tuk também. Não me imagino sofrendo e suando em bicas pra fazer um passeio kkk
    Amei a sugestão do itinerário e as fotos ficaram lindas. Me senti no lugar, com aquela paz e luz que ele transmite.
    Parabéns pelo post!

  6. Ahhh eu amo esses seus posts sobre a Tailândia e devoro todos. Estou anotado todas as dicas e roteiros que você compartilha. Fotos lindas e lugares que sonho conhecer. Amei esse post ainda mais que tem comprinha hahaha. Bjos

  7. Olha, passar calor também não me agrada nem um pouco! Adorei sua opção de táxi, acho que eu faria o mesmo! Os templos são lindos, realmente não dá pra deixar fora do roteiro.

  8. Daniela Schneider

    Adorei o post! Me encanta cidades cheias de história! A única coisa ruim que achei foi o calor… e me surpreendi com o Premium, até lá! rsrsrsrs

  9. Nossa, fiquei aqui sentindo calor por você só de ler! Deus que me livre! Sem dúvidas eu também escolheria o tour em um carro com ar condicionado. E se não tivesse grana iria economizar só pra isso! hahaha

  10. Heheheh eu também sou assim, mega calorenta. Achei sua escolha ótima, seria a minha também.
    Adorei as dicas e as fotos ficaram show! Que lugar maravilhoso.

    Beijokas

  11. Quanta beleza e cultura riquíssima e bela! Lugar incrível para fotografar​ e você fez isso muito bem! Amei essa dica sobre Ayutthaya! Com certeza vou incluir no roteiro da trip pra Tailândia.

  12. As dicas estão ótimas, e falar do calor é muito importante… ajuda muito saber esse tipo de coisa.
    Quanta historia envolvida em um único dia, acho que já perguntei isso, e o idioma da para se virar bem com inglês básico do básico… rsss

  13. Lu, super te entendo na situação do calor na Tailândia. Fui no “inverno” e tinha dia que era doído viu! Eu fui de trem pra Ayutthaya e na verdade não passei calor no trem porque a janela ia aberta e vinha muito vento, mas meu cabelo não pode dizer que gostou da experiência hahah, eu tinha 3x o volume de cabelo quando desci do trem hahah, mas enfim! Também valeu a experiência!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima