Quarentena

Viaje dentro de casa: O que fazer no final de semana


Desde o início da pandemia da Covid-19, o Leve na Viagem deu início à série de posts Viaje dentro de casa, com o intuito de fazer com que você se distraia e viva um pouquinho pelo mundo, mas de dentro do seu lar. Hoje, apresentamos a vocês um roteiro de final de semana para você se divertir, explorar seu ambiente e viajar dentro da sua casa. A ideia, além de promover uma diversão dentro de casa, é fazer com que você tenha tempo para si e saia um pouco de uma possível rotina cansativa. Vem com a gente? 🙂

Viaje dentro de casa: o que fazer no final de semana!

Não deixe de ler outros post especiais pertencentes a essa série:

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Sábado, 9h – alongamento e café

Ao acordar, deixe que o seu corpo sinta aos poucos cada músculo despertar. Faça pequenos alongamentos! Sentado, jogue as mãos para a cima, incline o corpo para trás, para que seus músculos abdominais e torácicos sejam esticados. Fique de pé e tente encostar a palma das mãos no chão, sem dobrar os joelhos. Esses pequenos alongamentos podem fazer com que você tenha mais disposição para todo o dia!

Em seguida, jogue uma aguinha no rosto e prepare para si um delicioso café. Final de semana a gente pode se permitir jacar um pouco, né? Por isso, deixo a sugestão de uma receita de Panqueca Americana, daquelas que a gente vê em filme de Hollywood, pra você já começar o dia lembrando de sua ida aos States, ou sonhando com o dia que irá! Vai bem com um cafezinho e promove saciedade por um maior período de tempo, se feita com a farinha integral aqui sugerida!

⇒ Panqueca Americana – Estados Unidos

Para tornar a receita mais saudável, substituímos o açúcar cristal por mascavo ou demerara, e a farinha de trigo pela integral!

Ingredientes
  • 1/2 xícara (chá) de leite semidesnatado/sem lactose
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 colher (chá) de óleo
  • 2 colheres (chá) de fermento químico em pó
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 ovo
  • Pitada de sal
  • Pitada de canela
Modo de Preparo
  1. Bata primeiro o ovo no liquidificador, pra tirar aquele cheirinho dele. Depois acrescente os outros líquidos.
  2. Em seguida, acrescente os sólidos, com exceção do fermento.
  3. Bata tudo até a mistura ficar homogênea.
  4. Posteriormente, adicione o fermento e misture à massa manualmente.
  5. Unte uma frigideira antiaderente com azeite ou óleo de coco e despeje a massa em pequenas porções (aproximadamente uma concha de tamanho médio).
  6. Quando a massa formar bolhas em toda parte superior é hora de virar. Deixe dourar o restante.
  7. Terminado o preparo da massa, é só escolher a cobertura/acompanhamento. Mel, melado de açúcar ou pasta de amendoim integral são ótimas pedidas!

Há também a variante de panqueca americana de banana e aveia, que é mais saudável e é uma delícia! Vira e mexe coloco nos stories do Instagram do Leve na Viagem alguma receitas gostosas e mais saudáveis.

Sábado, 10h30 – sua natureza

Aproveite esse tempinho e explore a natureza ao seu redor! Seja no seu quintal, no muro ou o matinho da sua grade, use o app Audubon e passe um tempinho entendendo mais sobre plantinhas! Se você mora em apartamento e não cultiva nenhuma planta, dá uma olhadinha na internet em plantas, especialmente plantas medicinais e suas utilidades! Garanto que não é uma informação inútil 🙂

Aproveite, também, e plante alguma coisa, caso você tenha essa opção a seu dispor. Por aqui, uma das meninas plantou babosa, cheiro verde… É muito útil até para que a gente diminua nossos gastos!

Sábado, 12h30 – almocinho

Achou que não ia ter o que fazer no final de semana? Esse roteiro está intenso!! Meio dia é hora de fazer aquele almoço delicioso! Se você preferir aproveitar as possíveis sobras de tacos da noite anterior, sem problemas! Mas se você gosta de se aventurar e quiser homenagear alguma outra nacionalidade, procura uma receitinha que te agrade e faça!

Dica: pesquise a origem do prato que você irá preparar. Isso proporciona contato com a cultura daquele local e, de quebra, torna ainda mais especial a escolha da receita!

Deixo como sugestão de acompanhamento a receita da salada grega, deliciosa e fácil de fazer!

⇒ Salada Grega – Grécia

Mundialmente conhecida, a salada grega é uma iguaria deliciosa e muito fácil de ser feita! É um ótimo acompanhamento para pratos principais, podendo também ser consumida sozinha. Veja só como é fácil:

Ingredientes
  • 1 maço de alface americana
  • 2 tomates
  • 1 cebola vermelha
  • 5 azeitona preta e verde
  • 2 pepinos
  • 5 fatia de peperoni
  • 1 xícara de queijo feta (queijo grego)
Modo de Preparo
  1. Rasgue as folhas da alface com as mãos e disponha em uma saladeira.
  2. Corte o tomate e o pepino em rodelas e adicione à alface, junto com as azeitonas, o peperoni e o queijo feta.

O legal dessa salada é que existem diversas variações, tornando possível adaptá-la ao seu gosto! Sugiro também um molho de mel e mostarda para complementar essa delícia!

Sábado, 16h – livros e escritas

Após um descansinho do almoço, tire um tempo para exercitar a mente. Não adianta termos um corpo saudável se não cuidamos de nossa mente, certo? Já falamos sobre os benefícios da leitura por aqui, e isso nunca é demais!

Se você gosta de escrever, aproveite esse tempo e faça uma nova produção – quem sabe disso não nasce um livro? Escolha temas interessantes, inclusive podendo usar a pandemia como inspiração ou pano de fundo de um romance ou poesia. No entanto, se você não se sente confortável com a escrita, escolha aquele livro da sua estante que um amigo te deu e você nunca leu, ou até mesmo que você comprou e deixou de lado. É um ótimo momento para dar oportunidade a novas leituras e obras!

Sábado, 19h – a música como protagonista + jantar canadense

Vocês já devem ter percebido o quanto as lives têm feito sucesso, né? Não por acaso. A arte é um dos principais refúgios humanos quando se é necessário abstrair. Por isso, caso tenha alguma live do seu interesse, ligue nela e assista tomando uma boa cerveja com um petisquinho. Um roteiro de final de semana PRECISA de uma cervejinha em algum momento, né? Se não tiver live, escolha no YouTube algum concerto de seu artista preferido, ligue num volume bom e mergulhe na experiência!

Aproveite o momento, sinta a música, sinta a emoção e a energia tomarem conta de você. Cante, beba, dance, chore… Coloque para fora tudo o que há dentro de você, desde a alegria à angústia, e permita-se liberar tudo o que há de ruim!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Deixo uma receita de petisco deliciosa, famosíssima no Canadá, pra quem não se importar de comer bobagens ou quiser se livrar dessas amarras alimentícias pelo menos por uma noite!

⇒ Jantar: Poutine

A gente já sabe muito bem como a batata é deliciosa de qualquer forma, não é? E essa iguaria canadense apenas confirma essa constatação! Originário de Quebec, o prato Poutine é tido no país como uma espécie de petisco!

Não se trata de uma das receitas mais famosas do mundo, nem mesmo uma das mais saudáveis, mas se você só quer tomar um vinho com uma “besteirinha”, essa é a receita! Mas ainda fizemos algumas adaptações para torná-la menos bomba, hahahahah! Vamos lá.

Ingredientes
  • 1 kg de batatas
  • 600 g de queijo coalho ou branco
  • 3 dentes de alho amassados
  • 2 colheres (sopa) de farinha integral
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 2 colheres (sopa) de molho inglês
  • 2 xícaras (chá) de caldo de carne
  • cheiro-verde a gosto (opcional)
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
  1. Lave as batatas, descasque-as e corte em tiras médias ou finas. Em seguida, deixe as tiras de molho em um recipiente com água fria.
Molho
  1. Em uma panela, coloque a manteiga. Assim que estiver derretida, acrescente a farinha integral e vá misturando até ficar com uma coloração dourada (cerca de 3 a 5 minutos).
  2. Após esse tempo, adicione à panela o caldo de carne, o alho, o molho inglês, o sal e a pimenta-do-reino. Mexa sem parar até a mistura ferver e adquirir consistência mais grossinha. Se for necessário, corrija o sal. Reserve.
  3. Quanto ao queijo coalho/branco, basta cortá-lo em cubinhos e reservar.
Finalização
  1. Frite as batatas em óleo quente e coloque-as sobre o papel-toalha para absorver o excesso de gordura. Uma alternativa é, para quem tem a AirFryer, fritar a batata nela. Assim ela não fica gordurosa!
  2. Coloque as batatas fritas no recipiente onde irá servir, adicione pedaços de queijo coalho e finalize com uma quantidade generosa de molho por cima! Lembre-se de que o molho deve estar quente, e se for necessário, aqueça-o no fogão antes de despejá-lo sobre as batatas. Finalize salpicando cheiro-verde.

E está pronta sua Poutine. Você ainda pode passar um filé mignon para acompanhar o prato, ou, se estiver mesmo a fim de enfiar o pé na jaca, um bacon frito acompanha perfeitamente bem. Peça perdão pelo excesso de carboidrato e prometa compensá-lo depois!! Hahahaha

Domingo, manhã e tarde

Tire o domingo inteiramente para você, não ter o que fazer no final de semana também é roteiro, afinal, deixar um tempo em aberto para descansar ou simplesmente fazer o que der na telha, faz bem. Aqui, deixo totalmente em aberto para que você selecione tudo o que você precisa. Não se preocupe com horários, com regras… Nada. Quer comer salada no café da manhã? Coma! Quer tomar banho de mangueira no quintal? Tome! Quer vestir um biquíni pra beber uma cerveja no sofá? Vista! O que importa é você realizar atividades que lhe façam bem, trazendo novo ânimo e proporcionando relaxamentos.

Quando for à tarde, asse um bolinho, tome com um delicioso chá e continue em sua rotina. Seja cuidando da pele, fazendo mais exercícios, dançando, desenhando.. Esqueça o mundo, as notícias ruins e as preocupações por um dia, e permita-se ser você. Se quiser uma inspiração para lanchinho, dê uma olhada no post: 10 RECEITAS DE LANCHE DA TARDE FITNESS PARA VIAGEM OU PARA O DIA A DIA

Para sua noite finalizar bem e animada:

Domingo, 18h – brindes e jantar

Se você tem vizinhos e se dá bem com eles, grite-os pela janela, propondo um brinde à vida! Prepare um bom drink, como o Mojito cubano, para remeter a outra nacionalidade e comece a esquentar para preparar um delicioso jantar!

Após o  brinde, comece a preparar um jantar. Caso more sozinho, aproveite sua própria companhia enquanto cozinha! No entanto, se morar com outras pessoas, convide-as para participar desse momento especial! Se você quiser, combine com amigos para fazerem uma conferência por plataformas de vídeo, como o Zoom, e cozinhem e comam juntos! Assim, você se diverte e compartilha de um momento especial, de afeto, mesmo quando não se é possível estar lado a lado. Abaixo, deixo uma receita dos famosos Tacos Mexicanos para que você se delicie explorando mais outra cultura!

Apesar de um pouquinho trabalhosa, essa receita eu tenho certeza que você adorará fazer! Até porque, o taco é uma opção excelente para quem possui intolerância a lactose, pois não leva leite e é feito com milho, muito mais saudável que a farinha de trigo! E afinal, qual das receitas do mundo invoca tanta animação quanto as mexicanas?!

Curiosidade: sabia que a diferença entre tacos e burritos é basicamente na forma de dobrar a massa, mas o típico mexicano é o taco? Pois é. Há ainda quem considere o burrito uma variação norte-americana da iguaria.

Ingredientes

Para a massa:
Para o recheio:

Modo de Preparo

Massa:
  1. Coloque a água, o sal e a manteiga numa panela e leve ao fogo. Quando ferver, adicione a farinha e misture muito bem com uma colher. Desligue o fogo quando a massa desgrudar do fundo da panela.
  2. Deixe a massa esfriar um pouco e, em seguida, transfira para uma mesa ou bancada enfarinhada. Sove e adicione mais farinha, se necessário, até que a massa desgrude da mão e se torne compacta. Separe a massa de taco mexicano em bolinhas e abra cada uma delas com um rolo, até ficarem com cerca de 2 mm de espessura.
  3. Corte em disco, com a ajuda de uma tigela ou cortador, e frite em uma frigideira com um pouco de óleo até dourar ligeiramente de ambos os lados, mantendo-se macia o suficiente para dobrar. Repita e reserve estas tortilhas mexicanas embrulhadas em um pano, para que se mantenham quentes.Dica: Não deixe a massa dourar demais, ou ficará dura para dobrar.
  4. Outra opção é assar a massa dos tacos mexicanos original no forno, onde também irá tomar a forma característica. Para isso pendure cada um dos discos de massa na grelha do forno, tal como na fotografia, e asse no forno preaquecido a 200ºC durante 20-30 minutos.
Recheio
  1. Enquanto isso comece preparando o recheio de carne moída do taco mexicano: leve ao fogo médio uma frigideira grande com um pouco de óleo e doure aí a cebola picada. Acrescente a carne, tempere com sal e pimenta calabresa ou dedo de moça cozinhe, mexendo sempre, até a carne ficar e soltinha.
  2. Em seguida acrescente os restantes ingredientes do recheio dos taco comida mexicana: o tomate, o feijão, o extrato de tomate e o pimentão. Tempere com a pimenta e sal a gosto, misture tudo e cozinhe por mais alguns minutos, para os sabores se fundirem. Desligue o fogo.
  3. Finalmente monte os tacos mexicanos: coloque uma porção de carne no interior da massa, cubra com guacamole, adicione um pouco de alface e queijo cheddar e finalize com o molho picante ou creme azedo. Esta é nossa sugestão para completar o recheio, no entanto você pode acrescentar outros ingredientes que goste.
  4. Após o passo anterior seus tacos mexicanos original estão prontos! Delicie-se!

 

E então, o que achou de nosso roteiro de final de semana? Esperamos ter trazido um pouco de ideias boas e que façam você sair um pouco da sua rotina, independentemente de qual seja ela! Use esse momento para reflexão e autoconhecimento!


 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás