Quarentena

Dicas e receitas asiáticas: Viaje dentro de casa em um final de semana!


Hoje o post da série Viaje Dentro de Casa vai ser para agradar os amantes da gastronomia e variar um pouquinho os pratos feitos nessa quarentena! Serão receitas asiáticas e outras dicas do continente para preencher o final de semana com comida gostosa e do contnente do outro lado do mundo para matar a saudade de quem já conhece ou para despertar interesse em quem ainda não foi para o lado de lá! Prepare os ingredientes, a música boa e vem comigo!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Um fim de semana de receitas asiáticas

O continente asiático

Além de o maior continente da Terra, a Ásia também é o mais povoado, com uma população de 4,46 bilhões de pessoas. Isso faz com que a cultura, os idiomas, a culinária e muitos outros aspectos sejam super variados. Não conheço tanto quanto gostaria desse outro lado do mundo, mas tem belezas, dicas e relatos incríveis nos posts da Tailândia e das Maldivas!

Com todas essas informações em nossas mãos, não poderíamos deixar de prestigiar essa parte tão essencial do mundo, né? Mesmo porque foi dali que muito da civilização surgiu e evoluiu. Por isso, não perca tempo e siga esse roteiro delicioso! 

Almoço asiático para sábado

Reserve o almoço para a Índia! Uma comida indiana sempre cai bem, em qualquer circunstância!

Não há dúvidas de que, na Índia, o que manda é o tempero. Existem diversas especiarias que são muito utilizadas a nível mundial, como por exemplo o curry. E é ele quem protagoniza o almoço de sábado! O curry de peixe é tradicionalíssimo, possui ingredientes acessíveis e, de quebra, ainda é delicioso! Veja como preparar:

Ingredientes

1 colher (sopa) de óleo
½ cebola picadinha (1 xícara de chá)
2 dentes de alho amassados
½ pimenta dedo de moça picadinha
1 cenoura média cortadas em tiras finas (200 g)
½ pimentão vermelho em tiras (100g)
½ pimentão amarelo em tiras (100g)
½ pimentão verde em tiras (100g)
1 tomate sem pele e sem sementes picado (1 xícara de chá)
1 colher (sobremesa) de curry
1 sache de legumes
1 vidro pequeno de leite de coco (200 ml)
1 ½ xícara (chá) de água (300 ml)
1 kg de peixe cortado em pedaços (cação, namorado, robalo, viola) temperados com sal e pimenta do reino a gosto
coentro e cebolinha picados a gosto

Modo de Preparo:

  • Numa panela, coloque 1 colher (sopa) de óleo e doure ½ cebola picadinha (1 xícara de chá), 2 dentes de alho amassados e ½ pimenta dedo de moça picadinha.
  • Adicione 1 cenoura média cortadas em tiras finas, ½ pimentão vermelho em tiras, ½ pimentão amarelo em tiras, ½ pimentão verde em tiras, 1 tomate sem pele e sem sementes picado, 1 colher (sobremesa) de curry e 1 sache de legumes e refogue por 1 minuto.
  • Junte 1 vidro pequeno de leite de coco (200 ml), 1 ½ xícara (chá) de água e misture.
  • Acrescente 1 kg de peixe cortado em pedaços (cação, namorado, robalo, viola) temperados com sal e pimenta do reino a gosto e deixe ferver por 5 minutos.
  • Desligue o fogo, salpique coentro e cebolinha picados a gosto e sirva em seguida com arroz de alho poró.

Sábado, 16h

Não é receita, mas é dica asiática para quem tem crianças!

O Japão é, inquestionavelmente, um dos principais países que compõem o continente asiático. É um grande protagonista do cenário político e econômico do mundo, além de figurar entre um dos mais tradicionais no que diz respeito aos costumes e crenças. 

Sabendo disso, por que não dedicar um tempinho de sábado para conhecer mais sobre a cultura japonesa?

Como já me viram falar muito por aqui, uma das melhores formas de conhecer melhor alguma cultura é explorando sua literatura. Sabia que temos, aqui no Brasil, muitos leitores de um escritor japonês? Haruki Murakami é um dos autores mais lidos nos últimos tempos, figurando entre os mais aclamados nomes internacionais. Não à toa. Seus livros são compostos de uma realidade bastante palpável, além de inserir aspectos da cultura japonesa em sua obra. De fato, Murakami soube fazer com que o mundo ocidental voltasse seus olhos para a literatura japonesa – o que gerou alguns julgamentos quanto a uma possível ocidentalização da cultura japonesa. Independentemente de questões afins, fato é que sua escrita é maravilhosa e é um bom ponto de partida para adentrar essa cultura. Recomendo que sejam lidos pequenos contos, como os contidos no livro O Elefante Desaparece. No entanto, caso esteja disposto a se aventurar num romance de Murakami, indico O Assassinato do Comendador de olhos fechados. É um belíssimo exemplo da grandiosidade do autor. Procure na internet algum PDF, ou compre! Qualquer meio e experiência são válidos. 

Se você tem crianças em casa e deseja aproximá-las dessa experiência, existem muitos contos tradicionais infantis. Deixarei aqui um, mas vocês podem escolher outros a partir deste link!

Jantar asiático de sábado

Após passear um pouco pela Índia e pelo Japão, a noite será ambientada na China! Deixo aqui uma receita incrível de uma deliciosa Carne Lo Mein, que é bem fácil de fazer! De fato, lembra bastante o Yakisoba – o que já dá a garantia de ser delicioso, não é? Então prepare-se para um delicioso jantar!

Para fazer a Carne Lo mein, refogue cebola, acrescente lâminas de steak, filetes de cenoura, de cogumelos ou de brócolis. Para o sabor, acrescente igualmente alho amassado, gengibre, molho de soja, molho de ostras, vinagre de arroz, ketchup e algumas gotas de óleo de gergelim. 

Modo de preparo

Corte a cebola em pétalas e refogue em fogo alto numa frigideira. Quando a cebola estiver dourada, coloque os cogumelos em lâminas e a carne tiras. Tempere com sal e pimenta a gosto e cozinhe por 5 minutos. Na mesma frigideira, salteie os legumes e tempere com sal e pimenta. Cozinhe o macarrão da forma tradicional, junte a carne, a cebola, os cogumelos e o macarrão e acrescente o molho de soja a gosto e misture tudo. Pronto!! Fácil e rápida!

Essa receita vai muito bem com um delicioso vinho!

Domingo, 10h

Acorde, dê aquela alongada deliciosa no corpo e prepare-se para aprender! Que tal aprender um pouco mais sobre a Guerra do Vietnã, a participação norte americana no conflito e suas causas e consequências? 

Os fatos históricos são muito importantes para compreendermos o que é, hoje, um país. Abordando tal aspecto, entendemos não somente o Vietnã como também muito dos Estados Unidos! Convido você para um pouco de conhecimento histórico na manhã de domingo! É sempre enriquecedor. 

Almoço asiático de Domingo, 12h

Nada como um almoço delicioso para deixar o domingo ainda melhor, não é mesmo? Para este dia, sugiro o Chop Suey de Frango! Apesar de ser também uma comida chinesa, acredito que seja indispensável sugerir um prato tão delicioso para prestigiar o continente asiático!

Coloque uma música ambiente e a mão na massa! Fazer o almoço no primeiro dia da semana, com um bom vinho e uma música agradável, certamente farão com que tudo comece melhor! 

Ingredientes

  • 300 g de peito de frango cortado em cubos de aproximadamente 2 cm, temperado a gosto
  • 50 ml de azeite extra virgem (ou óleo de soja/milho/canola)
  • 20 vagens macarrão costadas em 3
  • 2 cebolas médias (1 e 1/2 cortadas em cubinhos e o restante fatiada à Julianne)
  • 4 dentes de alho fatiados
  • 1 cenoura grande fatiada a julianne
  • 250 grs de moyashi (broto de feijão)
  • 50 ml de Molho Shoyu
  • 50 g de semente de gergelim
  • 1 colher de sopa de amido de milho ou de batata

Modo de preparo

  1. Coloque o azeite em uma panela ou frigideira grande já quente, coloque o frango e deixe dourar levemente.
  2. Adicione a vagem e em seguida a cenoura. Deixe refogar por 5 minutos.
  3. Acrescente a cebola , o alho e acrescente o Shoyu. Deixe refogar por aproximadamente 10 minutos.
  4. Dissolva a colher de amido em meia xícara de agua e despeje na panela até o molho ficar cremoso. Acrescente o Moyashi e deixe refogar por cerca de 3 minutos. Eu não uso amido, pois não sinto falta. Se gosta de algo mais cremoso, use, caso contrário, é um carboidrato a menos, sem muito nutrientes e que não faz tanta falta.
  5. Coloque o gergelim e pronto! Delícia!

Domingo, 16h

Que tal algum fime asiático? Tenho sugestão de 3 para você:

A Viagem de Chihiro

 

A Partida

 

Assunto de Família

 

Jantar asiático de domingo, 18h

Comecei a preparar o jantar de domingo! Apesar de geralmente ser o “dia da preguiça”, a noite de domingo casa perfeitamente com um Pad Thai, tradicional prato tailandês que faz muito sucesso aqui no Brasil. Que tal preparar o seu e finalizar o final de semana asiático com sucesso? Veja abaixo como fazer:

Para o macarrão:

100g de tofu cortado em cubos
200g de macarrão de arroz tailandês (rice noodles)
100g de camarão limpo
2 xícaras (chá) de brotos de feijão
2 ovos
1/2 cenoura pequena cortada em tiras
3 dentes de alho picados
2 cebolinhas verdes picadas
3 colheres (sopa) de óleo vegetal
1/3 xícara de amendoim tostado sem casca (picados grosseiramente)

Para o molho:

1 xícara (chá) de suco de tamarindo (pode ser substituído por vinagre branco com água, em uma proporção de meio a meio)
3 colheres (chá) de açúcar mascavo 
4 colheres (sopa) de molho de peixe (nam pla)
2 colheres (sopa) de molho de ostra 
2 colheres (sopa) de molho de soja escuro (dark soy sauce, mais espesso e mais doce que o shoyu normal)
Sal
Pimenta-do-reino

 

Modo de preparo

1. Comece preparando o molho: misture todos os ingredientes em uma vasilha e reserve.

2. Em uma frigideira antiaderente, adicione o óleo.

3. Quando o óleo estiver bem quente, adicione o alho, o tofu e o camarão. Frite até o tofu começar a ficar dourado.

4. Reduza o fogo e adicione os ovos, mexendo para que eles se desmanchem e se misturem ao tofu e ao camarão.

5. Adicione a cenoura, a cebolinha verde e os brotos de feijão e mexa rapidamente.

6. Desligue o fogo. Reserve a mistura em outro recipiente.

7. Na mesma frigideira, agora sem óleo, coloque o noodle e a mistura do molho e cozinhe por 3min.

8. Acrescente a mistura que estava reservada, mexa bem e desligue em seguida.

9. Adicione os amendoins e sirva.

E aí, o que achou das receitas asiáticas para um final de semana? Se tiver outras fáceis e rápidas, deixa aqui que vou adorar saber!

Não deixe de ver também os posts:


 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás