Dicas de Viagem

4 dicas para você viajar de graça com hospedagem e passagem aérea!


Será possível viajar de graça? Bom, sem gastar absolutamente nada é bem difícil, mas eu garanto que há alternativas que muitos ainda não conhecem, como se hospedar de graça e ainda pegar avião sem pagar nada pela passagem.

Hoje em dia são várias as possibilidades para viajar gastando pouco ou quase nada. Vou citar as que acho mais interessantes, mas quem souber de outras plataformas, por favor, compartilhe comigo nos comentários!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Viajar de graça sem gastar com hospedagem

House Sitting

Já é uma prática adotada em diversas partes do mundo, na qual você deixa sua casa aos cuidados de outros quando você não estiver por lá. Basta se cadastrar em algumas das plataformas que trabalham com esse tipo de serviço e usar quando for conveniente. Por exemplo, eu vou viajar e passar 3 semanas fora. Eu disponibilizo minha casa na plataforma e pessoas interessadas em passar 3 semanas na minha cidade se candidatam para cuidar da minha residência. Em contrapartida, a pessoa escolhida recebe permissão para “morar” durante esse período. Não paga aluguel, não arca com gastos, apenas assume a responsabilidade de realizar as tarefas domésticas, cuidar de algum animal, por exemplo, realizar alguma atividade, como limpar piscina, cortar grama, cuidar das correspondências… É um consumo colaborativo, onde há troca de favores em substituição ao dinheiro.

Sites que conheço que oferecem esse serviço de compartilhamento:

 

 

 

 

WWOOF

É um movimento mundial entre produtores orgânicos e voluntários que trocam serviços promovendo troca cultural, promoção de conhecimento e experiências sustentáveis. Como um voluntário, você mora na fazenda do produtor parceiro e trabalha diariamente na sua produção de orgânicos. Essa plataforma já existe em quase todo o mundo e para acessá-la basta criar seu perfil, escolher o destino e a fazenda que deseja morar. 🙂 Garanto uma experiência no mínimo saudável!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

 

Couchsurfing

Com o couchsurfing você pode viajar de graça o mundo todo sem pagar por nenhuma hospedagem. Uma comunidade de mais de 12 milhões de viajantes e pessoas que adoram trocar experiências. Há os que disponibilizam um lugar em sua casa para outro viajante, de graça, e aqueles que buscam acomodação pelo mundo por alguns dias. Para isso é preciso apenas criar um perfil no site oficial, procurar anfitriões no local para onde vai viajar e verificar a disponibilidade. Troque mensagem, complete ao máximo seu perfil, faça amigos e conheça o mundo sem gastar com acomodação!

 

Viajar de graça sem pagar passagem aérea

Força Aérea Brasileira – FAB

Você sabia que pode viajar de graça, sem pagar nadica de nada pela passagem? Pois bem, você pode pegar uma carona em algum voo da FAB pelo Brasil, em qualquer época do ano. Para isso, você precisa ir até uma base aérea mais próxima e preencher uma ficha para se candidatar a uma vaga no Correio Aéreo Nacional (CAN). Quando você faz o seu cadastro, você escolhe para qual destino cuja vaga deseja concorrer e o período que você está disponível.

Se eu que sou de Brasília desejo ir ao Rio de Janeiro em maio, por exemplo, eu vou à base aérea e me candidato para esse período. Caso surja alguma vaga no avião, o CAN entra em contato por telefone e pergunta se eu tenho disponibilidade para ir no voo X de tal horário. Se eu tiver, perfeito, faço as malas e vou. Caso contrário, eu perco a chance e preciso me candidatar novamente para outro período. Por esse motivo, é bem imprevisível o tempo que demora para sermos chamados, isso se de fato seremos chamado. Mas, de qualquer forma, para quem tem flexibilidade, é uma excelente alternativa. No entanto, é importante saber que seu cadastro tem validade apenas por 10 dias, então o ideal é procurar a FAB quando sua viagem estiver próxima e cruzar os dedos.

 

E aí, curtiu? Quanto mais dicas de viagens souber, viajará mais e melhor!

 

 

 

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Achei muito interessante as dicas Luiza, só conhecia o couchsurfing, e o worldpackers. Confesso que fico com um pouco de receio de usar essas opções em que vc pode ficar na casa das pessoas. Você já usou alguma?

  • Luisa e seus posts maravilhosos! Quem não quer viajar gastando pouco ou nada? rs Post super útil.
    Nunca fiquei nesse formato de House Sitting, funciona bem?
    O WWOOF e o Couchsurfing são ótimos, com certeza experiências únicas do dia a dia de quem nos recebe.

    Nunca tinha ouvido falar sobre essa possibilidade na FAB! Não deve ser fácil mas com certeza, se conseguir, o bolso agradece ;)

    Ouvi falar sobre o Worldpackers, você conhece? Me parece que troca hospedagem por horas de trabalho. Nunca fiquei mas parece uma boa opção pra quem viaja com mais tempo pelos países.

    • Leo, eu conheci tbm o worldpackers! Muito bem lebrado! É outra alternativa interessante. Hoje em dia tem surgido novas possibilidades, temos que aproveitar mais!

  • Que maneiro! Não tinha idéia de nada disso, só conhecia o couchsurfing de toda essa lista, mas também, só de ouvir falar, nunca experimentei nenhum!!

    vc ja foi em algum?

  • Sempre soube dessa possibilidade da FAB, mas nao sabia como seria... deve ser algo que so da certo para quem vao embarcar sozinho, ne?

  • Muito bom esse seu post, o couchsurfing é muito conhecido mas as demais opções acho que são pouco divulgadas ainda, sem falar no blablacar que ajuda a economizar em viagens terrestres... Qun a FAB não conheço ngm que tenha conseguido rs, mas conheço poucos que tentaram justamente por conta do pouco tempo que tem para resposta

  • Ah, eu to postergando uma possível viagem com os aviões da FAB, mas é uma possibilidade real e super interessante mesmo. E o Couchsurfing eu adoro, melhor ferramenta que utilizei até hoje! <3

    • Eu tbm ainda não usei a FAB Ju. Já fiz meu cadastro e tal, mas tem que ter uma disponibilidade muito grande né. E realmente, o couchsurfing é fantástico!

  • Gentee! Eu nunca tinha ouvido falar dessa forma de conseguir o voo!! Muito bacana você trazer essa dica pra gente!! Mas vc sabe quais os requisitos pra conseguir ou é só questão de sorte mesmo!? Adorei a dica!!

    • Que bom que gostou Mariam! Você previsa fazer seu cadastro presencial em alguma base aérea da FAB com documento escolhendo um período x para você estar apta. Havendo vaga, eles entram em contato!

  • Uau! Que dicas hein ?! Confesso que a grande novidade e surpresa pra mim foi saber dessa possibilidade de voar com a FAB, primeira vez que leio algo sobre isso. vlw mesmo por compartilhar aqui. abraços

  • Ótimas dicas! Não tinha ideia desta possibilidade de viajar de graça pela FAB. Sobre as possibilidades de hospedagem, já tinha conhecimento do couchsurfing, mas acho que só é válido para quem é sociável ou, pelo menos, para quem não é tão anti-social quanto eu! rsrsrs! Confesso que a ideia de ficar hospedado na casa de alguém que nunca vi na vida, já me causa ansiedade, não por medo mas pela necessidade de socializar!

    • hahahahahahaha Erik, rindo muito aqui! Isso é verdade... precisamos socializar... Não tem como fugir disso. Mas aí vale ver a questão da prioridade né. Se for economizar, vale o esforço pra socializar. Caso contrário, não tem porque sair mesmo da zona de conforto...rsrs

  • Quantas possibilidade bacanas para economizar na viagem, mas acho que com criança a questão da troca de experiencia e se hospedar para. trabalhar nao rola. Entao a gente tem que pagar mesmo rsss. Otimas dicas!

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás