Época boa essa de final do ano, né? Saímos da rotina, viajamos mais, dezenas de comemorações, festas… Mas como podemos tentar não enfiar o pé na jaca?

Assim como já escrevi sobre COMO MANTER A MASSA MAGRA ENQUANTO VIAJAMOS? e como MANTER O FOCO NA DIETA ENQUANTO VIAJA?! ALTERNATIVAS FÁCEIS PARA EVITAR OS QUILOS A MAIS NA SUA VOLTA!, aproveitei essa temporada para dar algumas dicas do nutricionista Daniel Novais, de Brasília, para manter a alimentação equilibrada durante as comemorações e a viagens, conseguindo fazer uma dieta no final do ano!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

O primeiro passo é mudar a mentalidade, evitar a gula. “Muitas pessoas chegam na ceia de Natal pensando em comer o máximo que conseguirem, só parando de comer quando estão se sentindo estufadas e cheias demais. O certo é comer até se sentir satisfeito, não passar disso”, indica o nutricionista.
Isso vale também para quando estamos viajando. Muitos pensam que por estarem de férias devem comer de tudo e permite mais exageros do que o normal. Acabam voltando para a rotina com inchaço e se sentindo mal por ter chutado o pau da barraca. É ou não é?! O ideal é sempre buscar o equilíbrio, ter a liberdade mas lembrar sempre da qualidade de vida.

Veja as orientações do profissional:

1) Priorize as fontes de proteínas, como peito de peru, chester, frango e lombo de porco. Elas ajudas a manter a massa magra, satisfazem e tem menos açúcar do que os carboidratos.

2) Não pule refeições nos dias das festas. Se você é acostumado a almoçar todos os dias, continue almoçando normalmente no dia do Natal e do Ano Novo. Segundo Daniel Novais, pular a refeição vai aumentar a ansiedade e a fome na hora do jantar, te deixando mais vulnerável para cometer exageros.
“Isso não vale para uma pessoa que, por exemplo, faça jejum intermitente e normalmente não almoça ou não faz alguma outra refeição. O importante é manter a alimentação do dia a dia, sem alterações. A rotina alimentar varia para cada pessoa”, pondera.

3) Evite ficar beliscando. É uma fruta aqui, umas castanhas acolá e, sem se dar conta, você já está se sentindo cheio antes mesmo de experimentar o prato principal. Quer comer um aperitivo, uma entradinha? Coloque tudo o que for comer no prato. Assim, você tem mais noção da quantidade que está ingerindo e evita o exagero.

4) Evite repetir as porções. Vá com calma. Será que você precisa repetir o prato, pegar dois pedaços de sobremesa, vários copos de bebida? Coma de forma consciente, sem pressa e sem gula.

5) Não desista da dieta nem dos exercícios. “Às vezes as pessoas estão fazendo tudo certinho e, com um único deslize, querem desistir de tudo. Se você saiu da dieta um dia ou mais, tudo bem! O importante é voltar à rotina e ter bons hábitos por toda a vida.” Lembrando que é possível também se exercitar enquanto viaja e nos dias de comemorações de final de ano. Equilíbrio é a solução!

6) Aproveite a comida! Um ou dois dias fora da dieta não vão causar nenhum estrago para a saúde nem para a estética. O problema é ter uma alimentação desequilibrada sempre.  A exceção é se a pessoa precisar seguir uma dieta controlada por algum motivo, por exemplo, se tiver alguma doença, se for um atleta próximo de competição ou até se a pessoa tiver um objetivo muito específico. Caso contrário, saia da dieta tranquilamente, mas com moderação.

🙂

Se você está interessada nesse assunto de opções saudáveis, hábitos e possibilidades, eu indico esse conteúdo aqui!

 

 

Luisa Galiza

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás