Quarentena

Viagem para Rússia por meio da arte: viaje dentro de casa


Nas últimas semanas, devido à circunstância de pandemia que assola o nosso mundo, nós, do Leve na Viagem, lançamos uma série de posts especiais para te ajudar nesse momento: o  Viaje dentro de Casa. Já abordamos diversas formas de viajar e, hoje, propomos uma visita a um destino não tão comum, mas de fato muito interessante: Rússia! E como conhecer mais sobre um país do que por meio da arte? Nesse final de semana, você fará uma viagem para Rússia por meio da arte e entenderá um pouco mais da história e composição desse fascinante país! Vamos lá?

Viagem para Rússia pelo cinema: por quê?

Primeiramente, é importante que saibamos o porquê da escolha da Rússia e também o porquê da arte, né? Maior país do mundo, com 17 milhões de quilômetros quadrados, a Rússia também carrega o título de grande nação mundial. De fato, não se pode esquecer da nação responsável por um dos maiores marcos do século XX: a Revolução Russa, ocorrida em 1917, que originou o aspecto socialista do país e posteriormente a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Fatos esses, aliás, que fazem do país um dos protagonistas no que diz respeito a poderio bélico.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Acredito ser importante frisar que, independentemente do pensamento individual de vocês, leitores, no que diz respeito à política, é essencial que saibamos analisar e reconhecer os fatos históricos da humanidade. Afinal, como debater sem conhecer os dois lados da moeda, não é mesmo?

Ademais, a Rússia, marcada também pela tradicional vodka, é um país que possui uma cultura forte, que muito orgulha seus habitantes!

Com toda a certeza, quando pensamos em cultura, pensamos, automaticamente, em arte. Já pararam pra pensar nisso? A arte é a principal marca de uma história, de uma civilização. Por isso, é essencial que saibamos não somente valorizá-la, como também promovê-la. Sabendo que muito da história nacional se encontra em produções artísticas, faremos uso disso para nosso roteiro!

LEIA TAMBÉM:

 

Viagem para Rússia pela gastronomia

Sábado, 12h

Sabendo também que é impossível conhecer um país sem passear um pouco por sua culinária, né? Por isso, como de costume, prepare-se para cozinhar um delicioso Frango à Kiev. O prato é um dos mais populares da Rússia! Trata-se de peito de frango desossado e recheado, que é assado ou frito posteriormente. O recheio fica a seu critério, mas no país é tradicionalmente servido com manteiga e ervas finas. Sua origem é alvo de debates, mas tem-se que nasceu na capital da Ucrânia, Kiev, remetendo, assim, à Rússia Czarista.

Como sempre, sugiro uma adaptação saudável da receita: faça a versão assada, que possui menos gordura, ou frite na Air Fryer, caso possua uma. Além disso, recheie com ricota e ervas finas. Fica uma delícia também.

 

Cultura e histórias russas

Sábado, 16h

Outro tipo de arte que inevitavelmente expressa a cultura e a história de um país é a literatura. Com a Rússia não seria diferente. O maior país do mundo é o berço de diversos dos mais renomados escritores mundiais: Fiódor Dostoiévski, Liev Tolstói, Mikhaíl Bulgákov.. De fato, nomes incríveis não faltam. A minha sugestão, no entanto, é que você procure por algum conto do não tão conhecido Vladmir Nabokov. Lembrado apenas ao citar Lolita, que, por sinal, é uma grande obra, o escritor possui diversos outros textos muito bons e que valem a pena serem lidos.

Caso não encontrem ou não possuam interesse particular, leia Noites Brancas, de Fiódor Dostoiévski. O livro é curto, possui poucas páginas e é uma boa porta e entrada para a mente deste gênio da literatura russa. Dostoiévski, com sua capacidade ímpar de analisar o ser humano, leva os leitores a uma reflexão acerca de seus princípios morais e éticos, além de muitos outros aspectos sociais. Sua leitura vale indiscutivelmente a pena.

E se acaso você quiser conhecer mais sobre a literatura russa, veja dicas de 21 livros russos!

Sábado, 20h

Na noite de sábado, escolha uma comidinha para acompanhar sua nova empreitada: dedique a noite para apreciar teatro ou ballet produzidos na Rússia. O Bolshoi é de lá, portanto, a relação com a dança e com o teatro é muito forte no país. Alguns vídeos estão disponíveis na internet. Escolha o seu e aprecie uma boa cultura! Algumas dicas:

 

Domingo, 16h

O artesanato é uma das mais autênticas formas de expressão: você mesmo cria, produz e finaliza o que bem deseja. Como já e de conhecimento comum, as Matrioskas são um dos principais símbolos da cultura russa, e possuem um belo significado. Dentro de uma boneca grande, existe uma sequência de outras menores. Abrindo uma a uma, você encontra as bonecas menores. Para os russos, presentear alguém com uma matrioska é desejar sorte e amor. Que tal aproveitar sua tarde de domingo para produzir a sua?

Essa pasta do Pinterest possui diversas opções de personalização e produção de Matrioskas! Não deixe de produzir a sua e mostrar o resultado pra gente!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

 

Filmes Russos

Domingo, 21h

Para finalizar esse final de semana russo, voltemos aos filmes! Domingo por aqui é o dia oficial de ver filme, e agora a sugestão são de produções mais famosas! Vamos às dicas?

Mil­lennium: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (2009) – atenção! Há uma produção hollywoodiana do filme, de 2011, que, apesar de muito boa, não é a que pretendemos apresentar. A de 2009 possui produção e atores russos. Dê essa chance!

Sem amor (2017)

Stalingrado (2013)

 

Anna Karenina – A história de Vronsky (2017)

 

Solaris (1972)

 

E aí, após tanta sugestões, que tal fazer sua viagem para Rússia sem sair de casa? Tenho certeza que não irá se arrepender nem um pouco de sua escolha!


 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás