Jalapão

O que você precisa saber antes da sua viagem para o Jalapão!


Localizado a 300 km de Palmas, no extremo leste do estado de Tocantins, Jalapão é um paraíso na terra. Por mais maravilhoso e famoso que seja, já conhecido pelos amantes de ecoturismo e turismo de aventura, ainda é uma viagem rústica e difícil por conta das longas estradas de terra. Talvez, por ter o acesso complicado, é que ainda seja tão especial e preservado. Além de não ter sinal de celular, o calor é de rachar. Mas vale todo e qualquer esforço para ir até lá.

A região do Jalapão, está na divisa com a Bahia, Maranhão e Piauí, em meio a 34 mil km² de paisagem árida, é repleta de águas cristalinas, chapadões, serras e cerrado abundante. É rica em cachoeiras, rios, dunas e nascentes impressionantes que atraem centenas de turistas para o norte do Brasil.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

No intuito de preservar essa riqueza natural incrível, há vários instrumentos de conservação na região, como o Parque Estadual do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba; a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins; a Área de Preservação Ambiental (APA) Serra da Tabatinga; e a Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão. Mas não esqueça que a preservação também é mantida pela consciência e respeito dos turistas, portanto, é imprescindível que faça sua parte.

Antes de continuar com as dicas, já quero te avisar que você consegue 5% de desconto em qualquer pacote com a Jalapão 100 Limites! Só enviar uma mensagem no formulário abaixo solicitando o orçamento com desconto ou já mandar direto um whatsapp para eles!

    Quando ir para o Jalapão

    O Jalapão pode ser visitado o ano todo e o calor ali é quase permanente, com temperatura média anual de 30ºC.

    A melhor época é a seca, entre maio e setembro. Não corre o risco de dias chuvosos e os atrativos ficam ainda mais perfeitos. O lado ruim é que, como qualquer outro lugar, na alta temporada fica mais caro e também mais cheio de turistas. Se for em julho, por exemplo, esteja preparado para encarar filas nos fervedouros e ter um tempo máximo de permanência nos atrativos. O período de férias em julho é o auge da visitação na região.

    Ir em dezembro e janeiro também pode ser bacana, apesar de correr o risco de pegar alguma chuva. Os locais não ficam tão cheios quanto na seca, mas por ser período de férias, também haverá uma quantidade relativa de pessoas explorando o local como você.

    Na minha opinião, ir nos meses que antecedem esses períodos é a melhor opção, como abril e outubro, por exemplo. Não há muita chuva, o número de turistas cai bastante e os paraísos ficam muito mais calmos e, consequentemente, mais lindos.

    Não esqueça de fazer seu seguro viagem! Use o cupom levenaviagem5 e ganhe desconto na contratação!

    Quantos dias de viagem para o Jalapão

    Em dois dias inteiros você consegue conhecer o básico do Jalapão, mas o ideal é que fique no mínimo 4 para abranger mais atrativos e ser uma viagem menos cansativa. Lá é o lema quanto mais melhor, pois sempre terá um pedacinho a mais de paraíso para conhecer e tempo para descansar diante de tanta estrada de areia fofa.

    Como ir com agência para o Jalapão

    A opção mais recomendada é fazer sua viagem para o Jalapão com alguma agência de viagem. As expedições são feitas, geralmente, entre 3 e 6 dias, a depender do pacote escolhido.
    A expedição começa em Palmas, geralmente com um pernoite e segue rumo ao Jalapão na manhã cedinho.
    Os pacotes são bem semelhantes, o que muda é ordem dos atrativos e a quantidade, que vai depender de quantos dias foi acordado na agência.

    É importante saber que os pacotes incluem praticamente tudo da viagem: traslado, hospedagem, alimentação, guia e entrada nos atrativos. Fica por sua conta bebidas, alimentação a parte e um ou outro passeio (como rafting, por exemplo, que é opcional).

    A hospedagem é sempre feita por meio de uma parceria da agência com uma pousada já pré-estabelecida. É muito mais prático, apesar de mais caro, pois você viaja com segurança e não precisa se preocupar com nada em cidades que não oferecem muita estrutura. Eu sou daquelas viajantes que SEMPRE prefere viajar sem agências, por conta própria. Mas no caso do Jalapão, eu quero registrar que é realmente mais interessante ir já com o pacote fechado. Olha que já fui duas vezes, sei bem a respeito 🙂

    A empresa que eu indico é a Jalapão 100 limites: a mais bem avaliada no TripAdvisor e, como eu disse, ainda consigo 5% de desconto em qualquer pacote! 

    Repare que cada uma oferece um preço fechado para cada pacote. Para escolher o seu, veja as especificidades de cada uma, as disponibilidades de data, as atrações e alimentações incluídas, tipo de hospedagem, se há seguro, etc.

    Como chegar por conta própria no Jalapão

    “O Jalapão é bruto”. Essa frase está em todo cantinho da cidade, e não é toa. Percorrer as estradas do Jalapão não é tarefa para amadores, dirigir ali é para motoristas experientes em 4×4 e em estradas de areia.

    Chegar por conta própria no Jalapão pressupõe, então, que está indo de carro 4×4 da sua cidade até lá ou que vai até Palmas de avião e alugará um carro para seguir viagem. Mas fique atenta, pois a quantidade de carros aptos para ir para o Jalapão é pequena e em feriados e fins de semana costumam estar esgotado. Se for o caso, reserva com bastante antecedência.

    Ir por conta própria, pressupõe:

    1. Que você tenha ou alugue um carro 4×4, com tração nas quatro rodas. No Jalapão só se chega assim. ANOTE ISSO. Muitas pessoas acham que é brincadeira e NÃO É. Portanto, não recomendo a viagem em um veículo sem tração nas quatro rodas em nenhuma hipótese.
    2. Que você provavelmente não ficará nas melhores pousadas de lá. Elas estão quase sempre lotadas, pois fazem parceria com as agências de viagem que fazem as expedições pelo Jalapão. Assim, você acaba ficando a mercê das pousadinhas beeeem simples de Mateiros ou São Félix, ou então dos quartos das casas de alguns moradores que servem de estadia. Nesse caso, é bom esquecer limpeza de quarto, televisão, internet, café da manhã variado e cama feita. O esquema é roots mesmo.
    3. Que suas opções de locais para almoçar e jantar serão bem restritas. A maioria dos restaurantes funciona com pedidos sob encomenda. Com as agências de turismo, você já tem toda a sua alimentação acertada e garantida e não precisa se preocupar com isso.

    Sendo assim……. Por conta da segurança, comodidade e facilidade, sugiro fortemente que entre em contato com algumas agências para cotar o preço, verificar a credibilidade e ir feliz.

    Mas se ainda prefere ir por conta própria, saiba que as principais cidades de apoio para quem pretende visitar o Jalapão são: Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix do Tocantins. As três formam um roteiro circular que começa e termina em Palmas.

    Para chegar ao paraíso as opções são: ir por Mateiros (passando por Ponte Alta) ou ir por São Félix (passando por Novo Acordo).

    O ideal é chegar por umas das duas cidadezinhas e sair pela outra, ou seja, fazer um trajeto circular. Quanto mais cidades inclusas na hospedagem, menor o desgaste com deslocamento e maior o número de atrações visitadas.

    • Para chegar em Mateiros: Ir por Ponte Alta, que está a 215 km de Palmas e depois seguir por mais 165 km de estrada de chão. As condições são bem ruins, vários trechos com areia fofa, buracos e costelinhas. Não é uma estrada tranquila e por ser difícil, é bem demorada. A cidade recebeu este nome em função da grande quantidade de veados mateiros encontrados na região. É onde a maioria dos turistas se hospeda, inclusive os que vão com agências de viagem. É importante saber que a infraestrutura de lá ainda é pequena, não tem internet na cidade, só em algumas pousadas você consegue wifi e há poucos lugares para você comer e tomar uma cerveja. Em termos de hospedagem, como lá em cima, as empresas de viagem fecham as pousadas mais estruturadas, que são a Beira da Mata, Santa Helena e Panela de Ferro. Se não encontrar disponibilidade nelas, tente reservar outra aqui.
    • Para chegar em São Félix: Ir para Novo Acordo, cerca de 115 km de Palmas e seguir por mais 150 km de estrada de terra, também em condições bem razoáveis, talvez um pouquinho menos pior que a primeira opção. Também demora bastante, não tem jeito. O povoamento do município se iniciou com migrantes nordestinos vindos principalmente do Piauí, Maranhão e Bahia, surgindo como arraial em 1736. O município é menor ainda que Mateiros e tem pouquíssimas opções de hospedagem. Minha sugestão é ficar hospedada no Fervedouro Bela Vista, a atração mais incrível de São Félix. Lá tem quarto comunitário e chalés recentemente construídos. Fale com o Jecimar e fique a apenas dois passos do paraíso. Mas se preferir, pesquise mais e reserve aqui.
    Tenha seu orçamento com desconto!

    Saiba que você também pode dormir em Ponte Alta ou em Novo Acordo, que são cidadezinhas maiores e com infra melhor. Mas minha sugestão é que fique em Mateiros e em São Félix que já estão mais próximos das atrações.

    * Caso esteja insegura para essa viagem para o Jalapão mas ainda pretende ir por conta própria, tem a alternativa de contratar um guia já na região do Jalapão. Assim que chegar na cidade base escolhida, moradores e pousadas sabem indicar pessoas que trabalham como guias por ali ou você ainda pode pesquisar aqui.

    Reserve sua hospedagem pelo Booking.com 🙂

    O que é importante na sua viagem para o Jalapão, caso vá por conta própria

    1. É imprescindível ir de carro 4×4, não existe outra possibilidade. Carros mais altos, experiência em estrada de chão, off road de coração e alma, não adianta, não passa mesmo! O que eu vi de 4×4 atolado não foi brincadeira não. Como as estradas são bem inóspitas, ficar esperando ajuda para desatolar pode ser muito, mas muito complicado. Conheço pessoas que tiveram que andar quilômetros atrás de ajuda. Então, não brinque.
    2. Todas as vias, sem exceção, são de terra ou areia. Durante a seca, de maio a setembro, as estradas são ainda mais desafiadoras. Com a areia fofa, as chances de atolar o veículo são ainda maiores.
    3. Para quem pretende encarar meeeesmo o Jalapão por conta própria, o mais recomendado é viajar no período da chuva, quando a areia está mais compactada. Ainda assim, o veículo 4×4 é altamente recomendável.
    4. Não há cidadezinha, pessoas ou qualquer ponto entre Ponte Alta e Mateiros e entre Novo Acordo e São Félix. Ou seja, não consegue água, comida, gasolina, nada. Por isso, é preciso ir com cuidado e com galão de combustível extra.
    5. Evite pegar essas estradas a noite. Por conta do grau de dificuldade e das longas distâncias, qualquer perrengue no escuro pode ser quase interminável.
    6. Saiba que as distâncias entre os atrativos podem levar 3 vezes mais tempo do que se fosse percorrida em estrada asfaltada.
    7. As estradas não são bem sinalizadas. A maioria das placas aparece na sua frente apenas quando você já chegou no lugar, ou seja, não te conduzem até os locais desejados. Apenas informam que você já está lá. Tente se informar ao máximo antes de pegar a estrada e lembre-se que sem internet, você fica praticamente incomunicável.
    8. Ir de moto na sua viagem para o Jalapão pode ser uma possibilidade para os que arriscam, maaaaaas…. Conheço pessoas, por exemplo, que demoraram mais de 10 horas para chegar em Mateiros. Atolando, parando, caindo… Então.. fica a seu critério! Mas saiba que será uma grande e difícil missão.

    O que conhecer na sua viagem para o Jalapão

    Viagem para o Jalapão entre Ponte Alta e Mateiros

    Pedra Furada

    Blocos de pedras de milhões de anos, dá um toque especial ao pôr do sol. Nos feriados fica bem cheia e é difícil achar um lugar para chamar de seu. De qualquer forma, vale a ida. Geralmente esse passeio está incluso no primeiro dia de viagem pela Jalapão 100 Limites.
    Está 35 km de Ponte Alta.

    Cachoeira da Fumaça I e II

    Elas estão a 90 km a partir da estrada de terra.
    Também não conheci pois dei prioridade para outras atrações.

    Cachoeira do Soninho

    Está a 70km da estrada de terra principal.

    Cânion da Sussuapara

    Entre paredões de cerca de 12 metros de altura, a água escorre pelas fendas desenhando uma paisagem única. É uma pedida para quem for à Pedra Furada passar por ali, ou ainda, para quem tiver tempo, na ida à Cachoeira Velha.

    Cachoeira da Velha

    No rio Novo, é a maior cachoeira do parque e uma de suas maiores atrações. Lindíssima e imponente, não é para tomar banho, pois a queda é enorme e perigosa. Tem cerca de 100 metros de largura e 15 metros de queda! O bacana, além de apreciar o visual, é fazer o passeio de rafting que custa R$ 200.

    Uma curiosidade a respeito dessa área da Cachoeira é que, dizem por aí, essas terras pertenciam a Pablo Escobar, um dos maiores traficantes internacionais da história. Parece que a antiga fazenda era usada para plantar e processar cocaína. Que coisa hein?!

    Prainha do Rio Novo

    ORGANIZANDO SUA VIAGEM

    No mesmo caminho da Cachoeira da Velha e localizada abaixo dela, está a prainha maravilhosa de águas cristalinas. A extensão de areia é grande e o visual é incrível. Lá tem bastante mosquito, por isso, levar repelente é uma mão na roda. E fique atento também às correntezas fortes do local, pode ser mais perigoso do que imaginamos.

    Comunidade Rios

    Comunidade remanescente de quilombos que fica no meio da estrada prontinha para receber sua atenção. Povo simples e receptivo, faz um almoço delicioso sob encomenda. Ali mora o casal Maria e Abelo, de 86 e 108 anos, respectivamente (em 2017). Anciãos respeitados e cheios de histórias e cultura. Passe um tempo na comunidade, deite nas redes, converse com o pessoal, receba a energia deles. Muitos turistas passam ali e não param para saber mais do povo local. A beleza do lugar é preservada até hoje muito por conta deles, além de anos de luta contra a invisibilidade. Não seja mais um que vai até o Jalapão e ignora o anfitrião. 😉

    Várias prainhas do Rio Novo têm acesso nas terras de alguns da comunidade, como a Praia do Caju e a Prainha do Abelo.
    O valor pago é simbólico e o lugar é calmo e lindíssimo. Valorize!

    Dunas do Jalapão

    Sim, como se não bastasse os rios e os fervedouros, Jalapão tem dunas de cor alaranjada com uma vista surreal em meio a lagoas e que chegam a 40 metros de altura. A visitação é aberta no final da tarde, quando a temperatura é mais amena e o espetáculo do pôr do sol acontece. Estão a 5 km da estrada de terra principal. O ideal é chegar antes das 17 horas para pegar o atrativo mais vazio e escolher seu lugar ao sol.

    Rastreador confiável é com a SPOT – use o cupom LEVENAVIAGEM e ganhe 5% de desconto em sua compra.

    Mirante da Serra do Espírito Santo

    Com uma subidinha de 500 metros pra lá de puxada, tem um visual INCRÍVEL da região! A hora ideal para encarar a subida, que geralmente leva 45 minutos, é antes do sol nascer. Dizem que ver o amanhecer ali é coisa de outro mundo. No dia que reservei para conhecer esse atrativo amanheceu nublado. Para não perder a viagem, preferi fazer já com o sol garantido. Subi por volta das 10 horas e encarei um calorão de 40 graus na cabeça. Com o intuito de fazer a subida ser um belo de um exercício do dia, subi correndo em 23 minutos e no final senti bastante o calor de Tocantins, que não é mole. Mas valeu muito a pena, o visual é mesmo lindo e a liberação de endorfina da atividade física fica garantida!

    Se for assistir o sol nascer, o ideal é sair de Mateiros no às 3h45 da madrugada, pois ainda de lá até a Serra ainda leva cerca de 40 minutos de carro.

    Fale com a Jalapão 100 Limites e garanta desconto na sua viagem!

    Fervedouro Salto e Buritis

    Para quem começa o roteiro por Ponte Alta, provavelmente será o primeiro fervedouro a visitar! Não deixe de passar na prainha de rio que antes de entrar no fervedouro, principalmente se tiver que esperar um grupo anterior sair da atração.

    Entre Mateiros e São Félix

    Comunidade Mumbuca

    Outra comunidade Quilombola que preserva sua cultura e arrasa no artesanato do capim dourado. Dê uma passadinha lá para conhecê-los, a simplicidade e a receptividade deles é engrandecedora. Lá mora o Maurício, artista já reconhecido do estado por fazer viola a partir do Buriti, árvore da região. É impressionante!
    Além disso, a Associação dos Artesãos do Povoado Mumbuca promove a Festa da Colheita do Capim Dourado. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer a cultura, as tradições e, em especial, de verificar como se dá o processo de produção do artesanato de capim dourado. Quando e onde acontece: a data da festa segue o calendário do Naturatins, que é órgão responsável por autorizar a coleta do capim dourado.

    Fervedouro Ceiça

    Ali, pertinho do Quilombo Mumbuca e do Quilombo Carrapato, está o mais antigo fervedouro da região. Absolutamente surreal, é de arrepiar qualquer ser humano que chega ali. Não tenho palavras para definir essa obra da natureza. Na alta temporada, o tempo máximo de permanência é 20 minutos, pois há uma limitação de 6 pessoas no local e é necessário revezar com os demais. Ir no final da tarde talvez aumente a probabilidade de encontrá-lo mais vazio.

    Fervedouro do Buritizinho

    É um dos mais visitados da região. Bem pequenininho, tem uma água azul que parece de mentira.

    Cachoeira da Prata

    De água mais escura, está a 10km da estrada principal.

    Cachoeira da Formiga

    Nascente de água verde esmeralda e as vezes azul turquesa, tem água mais geladinha e é ótima para limpar a alma dos que se habilitam sentar debaixo da queda. Se puder, faça isso, é delicioso…. Como está em propriedade particular, a entrada é R$20,00 e há um restaurantezinho para almoçar, se na entrada encomendar seu almoço. Também é permitido acampar e nesse caso, é necessário levar provisões e cumprir a exigência – válida para todo o Parque Estadual do Jalapão – de não deixar qualquer espécie de lixo.

    Fervedouro do Alecrim

    De água clarinha e mais esverdeada, mais um cantinho de brilhar os olhos. Está localizado a 1,7 km do centro da cidade.

    Fervedouro Bela Vista

    Conhecido como um dos mais belos do Jalapão, o poço é grande e a água de um azul turquesa surreal. A noite é iluminado e também fica aberto para banho. A beleza é indescritível até ao anoitecer! Veja as fotos dele por voltas das 18h30 e no dia seguinte, amanhecendo.
    Obs.: Eu consegui ir nos dois momentos pois dormi uma noite no próprio Fervedouro Bela Vista, como já sugeri lá em cima.

    Há a opção de dormir no quarto comunitário ou nos bangalôs na própria área do Fervedouro. É possível também almoçar e jantar, é só falar com antecedência com o proprietário, Jecimar, figura simpaticíssima. A entrada para os que não se hospedam ali é R$20,00 e o tempo de permanência no fervedouro, se estiver cheio, é de 20 minutos.

    Fale com a Jalapão 100 Limites e garanta desconto na sua viagem!

    Cachoeira das Araras

    A 10 km da entrada principal, a queda não é muito grande e a água é mais esverdeada. Mas é parada estratégica para quem está saindo de São Félix do Tocantins a caminho de Palmas. Lá é possível almoçar desde que reservado antecipadamente, e custa, como na maioria dos casos, R$35,00 por pessoa.

    Quilombo do Prata

    Outra comunidade quilombola que trabalha muito com o artesanato que tem como base o capim dourado. Vendem também alguns alimentos que plantam e a famosa rapadura que até festa tem no mês de julho! Também esquecidos pelo estado e pelos turistas, ficam muito lisonjeados quando recebem alguma visita. Fica a dica…

    Por fim, algumas informações complementares da sua viagem para o Jalapão

    • Leve sempre MUITA água nos passeios. Tocantins é quente mesmo no inverno e como não há como comprar bebida e comida na maioria dos atrativos, é bom estar precavida.
    • Da mesma forma, tenha sempre comidinhas para beliscar na sua viagem para o Jalapão. Os trajetos de estrada de terra sem nada no caminho são grandes, você vai precisar se alimentar ao longo do dia.
    • Tenha dinheiro em mãos, em Mateiros e em São Félix praticamente não aceitam cartão! Também não há lugar para sacar.
    • Não use protetor solar e bronzeador antes de entrar nos fervedouros. Ali a água é pura, nasce da terra e podemos inclusive bebê-la. Se você usar produtos ali, além de contaminar o poço, estraga a beleza do lugar.
    • Leve repelente de sobra para se prevenir.
    • Esqueça mala de rodinha, no meio de tanta terra, você vai implorar por um mochilão!
    • Lembre-se de visitar, valorizar e respeitar as comunidades quilombolas que ali vivem. Estão há centenas de anos, tem muita história pra contar, cultura pra ensinar, lugares pra mostrar. Você é apenas um visitante.
    • Não jogue lixo nas estradas de terra e nos atrativos. Seja educad@, a preservação desses lugares depende da gente.
    • Quando estiver em Mateiros, não deixe de comer na Dona Rosa, figura querida que faz uma comida caseira deliciosa e como de praxe, custa R$ 35,00 e você come a vontade.
    • Conheça também Dona Benita, moradora a 16 anos de uma casinha à beira da estrada, distribui bom humor e carinho aos visitantes. Vende um café gostoso, bebidas e almoço sob encomenda. Experimentei a galinhada dela e olha… Sensacional! Ela está na frente da entrada das Dunas do Jalapão.
    • E por fim, muitas pessoas me perguntaram se é tranquilo viajar sozinho (a) para o Jalapão. Se for por conta própria, eu não acho uma boa alternativa. Pegar aquelas estradas só não é boa ideia, definitivamente. Se for com agências de viagens para a expedição, pode ir tranquilo (a) e sem medo de ser feliz!



    Se tiver um tempinho a mais na viagem para o Jalapão, fique um dia em Palmas e vá conhecer a incrível Ilha da Canela! Poucos conhecem é mais uma beleza do Estado.

    No mais, se prepare para os arrepios e para conhecer um interior do Brasil sem igual!

    Para hospedagem em Palmas, escolha seu hotel aqui



    Booking.com

    Luisa Galiza

    Veja os comentários

    • Oi Luisa
      Você recomenda fortemente viajar com agência, como vc fez.
      Mas como conseguir ficar praticamente sozinha nos fervedouros, como aparece nas fotos e ir nos horário com menos gente se a agência geralmente já tem um programa engessado que temos que seguir?
      Você visitou 2 vezes o mesmo fervedouro (ao anoitecer e ao amanhecer), como faz isso com agência?

      • Oi Amanda, tudo bem? Eu não fui com agência, fui com uma pessoa que já conhecia bem a região! Visitei o fervedouro Bela Vista duas vezes porque dormi uma noite lá, entende? Para pegar os lugares vazios, é negociar com a agência o melhor horário para ir e com as pessoas que estiverem com vcs, pra reversar no lugar na hora das fotos... :)

        • Pode levar sim, mas quando for entrar em fervedouro, é bom tirar no chuveiro antes! Leve roupas leves e de calor. Tocantins é queeeente

    • Nossa, acabei de voltar de la e to encantada!! Fiquei so 4 dias e nao consegui conhecer todas as atraçoes que vc enumerou, mas mesmo assim, fiquei de boca aberta com o que vi! vc deu otimos conselhos, realmente sem guia e sem 4X4 fica impossivel percorrer aquele lugar!

    • Adorei suas dicas Lú. São todas completas, como sempre! Estou apaixonada por esse lugar. Acompanhei sua trip pelas redes sociais e só deu mais vontade de conhecer. Obrigada pelas dicas!

        • Olá Luisa ,
          Eu gostatia de saber , quando voce diz "almoço desde que avisado com antecedencia" , eu posso avisar a pessoa no mesmo dia que pretendo almocar , ou precisaria avisar alguns dias antes ??
          E outra coisa voce teria o contato de algum guia, assim como voce fez , sem necessariamente estar incluso um pacote de turismo ??
          E parabéns pelo post , ele ficou muito mas muito bem feito.
          Obrigado!!

          • Oi Fernando, tudo bem? Obrigada!! Então, vc pode avisar na manha, por exemplo, que irá almoçar lá quando chegar dos passeios, sem problema. Quanto a guia sem agencia com pacote fechado, não conheço nenhum que faça esse serviço por lá..... :(

    • Roteiro completo e redondinho, adorei! Sempre quis ir ao Jalapão pelos fervedouros, mas tem tantas outras atrações, né?
      Fiquei apaixonada nas dunas.. parece q ta no meio do Saara. Salvei aqui!
      beijosss

    • Eu estava DOIDA pra ler esse post!!! Que lugar fantástico, quanto cantinho maravilhoso pra conhecer desse lado do País! Incrível como só ficou mais famoso agora né, santo Instagram! Nunca tinha ouvido falar até pouco tempo... amei as dicas, super importantes. Eu certamente contrataria uma agência, não gosto de me arriscar por lugares desconhecidos e muito aventureiros assim! Melhor ir com quem já está acostumado, ne?
      E lugares para se hospedar, Lu? O que recomenda?

      • Demais né Ju? Eu queria ir há anos e nem acredito que consegui! Quando fechamos os pacotes com as agências já está embutida a hospedagem. portanto, não precisaria se preocupar com isso! ;)

    • aaah que maravilhoso! eu quero muito conhecer e amei todas as dicas!!! Jalapão vai bombar muito agora com a novela sendo gravada lá... amei amei amei!

    • Não sabia que tinha tantas atrações além dos fervedouros. Fiquei com mais vontade ainda de conhecer o Jalapão mas acho que vou esperar acabar a novela pra poder ir sem estar tão lotado. O saco de ir com agência é justamente depender deles pra tudo e ainda ir nos lugares com mais pessoas, mas pelo o que explicou é mais seguro dessa forma mesmo! Vc sabe se tem como reservar um passeio privativo?

      • Oi Gabi, olha, realmente com a novela lá deve ficar mais cheio.. Mas ao mesmo tempo, por ser de difícil acesso, muitas pessoas pensam duas vezes antes de ir. Isso acaba ajudando na manutenção do lugar, sabe. Não conheço ninguém que tenha feito privado, acho que fazem sim, mas o valor vai ser bem mais alto. Como o carro cabe poucas pessoas, vale a pena fechar com mais pois não é o seu carro que vai lotar o lugar sabe? E como os fervedouros tem limitação de pessoas, mesmo que tenha muita gente, o numero de pessoas na água é reduzido!

    • Que post completo e bem informativo!!! Muito bom! Penso em ir ao Jalapão e sempre considerei ir por conta própria, seu post me ajudou a ter uma base para reconsiderar isso. Em que época do ano vc foi? E como conseguiu encontrar as atrações vazias mesmo indo com grupos em agências? rs

      • Obrigada Tiago! Eu fui sem agência pois a pessoa que me acompanhou já conhecia a região há mais de 10 anos! Para conseguir pegar as atrações vazias, eu ia sempre beeeem cedinho, antes de todos chegarem! rsrs e fui em outubro, uma das melhores épocas para ir, já que é bem mais vazio!

    • Amei o post, super completo.
      O Jalapão é um lugar super interessante e o fato de ainda não ser muito explorado me chamou muito a atenção.
      Possui lugares lindíssimos, de beleza ímpar.
      Gostei da dica das agências, não rola de ir de 4x4 sem experiência rs.

    • Estou completamente apaixonada pelo Jalapão, acompanhei sua trip pelo instagram, fiquei babando nas fotos. Impressionante a natureza desse lugar. Ameii o post e vou salvar aqui, estava planejando ir em Março, mas você indicou Abril, vou ver de adiantar mais um pouco. Anoitei todas as dicas vou seguir seu roteirinho, inclusive madrugar p tirar um selfie exclusiva rs. bjs

    Posts recentes

    7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

    Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

    % dias atrás

    Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

    Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

    % dias atrás

    Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

    Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

    % dias atrás

    Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

    Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

    % dias atrás

    Vale a pena investir em um eSIM internacional?

    Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

    % dias atrás

    SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

    Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

    % dias atrás