Chapada dos Veadeiros

Um voo de balão na Chapada dos Veadeiros, que tal?


Como muitos sabem, a Chapada dos Veadeiros é minha segunda casa. Como sou de Brasília e sempre gostei de mato, desde a minha adolescência  viajo anualmente pra lá. Foi minha primeira viagem de carona, minha primeira viagem de carro, a primeira vez que acampei sozinha e tantas outras coisas fiz lá pela primeira vez. Recententemente fiquei sabendo de um voo de balão na Chapada dos Veadeiros e fiquei enlouquecida de vontade. Esse programa lindo é feito pelo Filipe Tostes, do Balonismo na Chapada (Instagram: @balonismonachapada), que tem anos de experiência e centenas de voo pelo Brasil e pelo mundo.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Pois bem, sementinha da vontade plantada aqui, agendei esse voo assim que pude organizar uma ida à Chapada. Foi em um fim de semana de outubro, que ninguém pôde ir comigo e então peguei meu carro e fui, sozinha, para o meu recanto de paz. Passei uma noite em São João d’Aliança com Seu Geraldo e Dona Marlene (se você ainda não sabe dessa parte, por favor, leia!), e sábado parti para Alto Paraíso, de onde sai o balão. Fui para assistir ao pôr do sol no céu da Chapada, e foi minha primeira vez voando de balão ali. Mais uma primeira vez nesse lugar que amo tanto. 🙂

 

Como é o voo de balão na Chapada dos Veadeiros

Os voos têm duração de 1h, mais ou menos, e saem tanto no nascer do sol quanto no entardecer. No entanto, entre a saída do balão e o retorno, o tempo é de cerca de 3 horas. Há a possibilidade de 3 balões diferentes: um de apenas 2 pessoas, outro de 3 e o maior de 8 pessoas. O voo de cada um varia de acordo com a procura e também há diferença no preço.

O ponto de encontro é na pracinha do skate em Alto Paraíso. Dali, saímos em direção ao ponto de montagem do balão, que depende do vento e de uma série de fatores que faz com que saibamos apenas no dia.

Dica: onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros.

Filipe passa as instruções principais, subimos no balão e pronto, estamos a um passo do paraíso. Você já voou em um? Se sim, não é incrível?! Eu já tinha tido essa experiência na Capadócia, Turquia (sem palavras para descrever!). Se não, trate de organizar, é uma coisa que deve ser feita antes de morrer! 🙂

A paisagem dos rios, do cerrado brasileiro, das cachoeiras, estar na altura das nuvens, o pôr do sol…. Nossa!

 

Como agendar seu voo de balão na Chapada dos Veadeiros

Eu recomendo que entre em contato com Filipe ou Fernanda (sua esposa), pelo direct do Instagram @balonismonachapada, pelo email: balonismonachapada@gmail.com ou ainda pelo telefone 62 982435143. Como a procura é grande aos fins de semana, sugiro que programe-se com certa antecedência.

Os voos acontecem regularmente de janeiro a junho e do final de setembro a dezembro. Devido às condições climáticas da região, o voo de balão na Chapada dos Veadeiros não acontece nos meses de julho e agosto.

O que você precisa saber antes de voar

  • Todo voo fica sujeito à previsão do tempo. Se não tiver em condições favoráveis, é preciso reagendar. O bom de passar alguns dias na Chapada é que se não der certo no horário que agendou, tem os outros dias tanto no nascer quanto no entardecer para tentar novamente. Se não houver nenhuma possibilidade e o voo for de fato cancelado, é feita a devolução do dinheiro.
  • Filipe Tostes tem mais de 1.000 horas de voos, já trabalha com balonismo há mais de 14 anos, é credenciado pela ANAC há 8 anos e só na Chapada tem mais de 530 voos realizados, levando mais de 2700 pessoas.
  • Vá com uma roupa confortável. Eu sugiro calça ou short para facilitar a subida no balão e não se preocupar com o vento lá de cima. Se for pela manhã, não esqueça de levar um casaco.
  • Leve sua máquina fotográfica, celular e/ou gopro com algo para prender no pulso. Assim não corre o risco de perdê-la lá de cima.
  • Não precisa levar bolsa e mais nada, o voo não é longo e garanto que tudo o que você vai precisar no ar é fôlego para tanta paisagem linda.
  • Ao efetuar a reserva, você precisa fazer um depósito de R$200 para garantir sua vaga.

Se você ainda tem dúvidas, na página deles tem as perguntas mais frequentes, talvez possa te ajudar!

E por fim, só digo uma coisa: voar é algo incrível!!
Sem dúvida uma experiência que você leva para vida, uma paz quase que imensurável e paisagens de um ponto de vista único! 🙂

 

Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂

 

 


 

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Eu quero tanto voar de balão, acho que desde uma novela da Globo esse é um sonho.. já que não dá pra ir à Capadócia, rola de me aventurar aqui no Brasil mesmo és.

  • Nossa que sensacional esse passeio de Balão. Eu já acompanho eles no Instagram mas adorei ler o seu relato. Eu fui uma única vez pra Chapada e me apaixonei muito fortemente, e agora com o seu relato estou ainda com mais vontade de voltar lá e fazer esse passeio! Deve ser realmente uma coisa incrível!

  • Show de bola? Será que rola o voo em tempos nublados?! Talvez, não tenha o mesmo charme do que um dia limpo.
    Estou pensando em ir para Veadeiros nesse mês e, caso confirme, vou entrar em contato com o Felipe.

  • Que maravilha esse passeio! Quando eu fui à Chapada dos Veadeiros não sabia que dava para andar de balão por lá! Muito legal saber que existe uma estrutura tão organizada! Da próxima vez que for à região não vou deixar de agendar o meu vôo de balão!

  • Estou ansiosa para conhecer a Chapada, já incluiu na minha listinha de 2019. Não sabia sobre o passeio de balão, já quero. Sempre tive vontade de voar de balão, to insistindo para o Paulinho criar coragem rs.. ir comigo! Gostei da dica!! Anotada!

  • Lu, tava procurando esse passeio de Balão pra levar meu namorado que vem conhecer o Cerrado. Anotei todas as dicas!
    Beijão

  • Que irado!!! Tenho pesquisado sobre esses passeios de balão, mas confesso que tenho um pouco de medo, mas seu relato (e imagens) me motivaram. Já quero!!!

  • Sempre que visito a Chapada tenho vontade de fazer isso. Nunca concretizo. Tenho que tirar o escorpião do bolso, pois é uma experiência belíssima!

  • uau!!! Você conseguiu colocar em um post duas coisas que sou louca para fazer.. conhecer a Chapada e voar de balão, o pior é que fiquei com mais vontade (rs). Que paisagens lindas Luisa!!!
    Uma dúvida, nunca vejo crianças em balões, sabe se tem restrição de altura ou idade?

    • Nossa, essa pergunta eu não se te responder! Eu acho que tem uma idade mínima, mas certamente na página deles fala a respeito! :)

  • Quando fui a Chapada, no Carnaval desse ano, vi algumas pessoas fazendo mas não senti muita confiança! Com seu post, lindo como sempre, na próxima visita eu irei passear de balão! Visual incrível

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás