Dicas de Viagem

Turismo pós pandemia: novos protocolos de segurança em viagem


Apesar de ainda não ser o momento ideal para viajar a turismo, por conta de toda a incerteza que o país ainda vive diante dessa pandemia, as primeiras medidas para a retomada gradual das viagens já foram anunciadas e em breve vão começar a ser implementadas. No entanto, muitos já se perguntam como será o turismo pós pandemia e, por isso, resolvemos elaborar esse post.

Com a pandemia, a determinação das autoridades sanitárias foi a de ficar em casa, sendo recomendado sair apenas para o que fosse indispensável, e também respeitar as medidas de distanciamento social. Na grande maioria dos casos, quem pôde ficar em casa respeitou a quarentena e descobriu outras maneiras de se divertir e entreter. Foram muitas lives e muitas opções de tours virtuais em cidades turísticas e atrações como museus e centros culturais. 

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Contudo, apesar de serem opções incríveis, continuamos ansiosos para voltar a viajar. No entanto, por mais que a gente queira voltar a fazer nossas andanças por aí, precisamos saber que elas não serão como antes, pois as coisas estão funcionando de um jeito diferente, havendo novas regras para seguir. 

Por isso, hoje vou te contar tudo sobre como serão as viagens no pós pandemia!

Retomada do turismo pós pandemia

No dia 14 de junho, o Ministério do Turismo apresentou as recomendações para 15 diferentes segmentos turísticos que queiram obter o selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro. As medidas foram elaboradas em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)99 e seguem as diretrizes internacionais. 

A ideia é encorajar as pessoas a voltar a viajar buscando pelas empresas detentoras desse selo. Esse movimento é super importante, já que o setor do turismo foi um dos mais atingidos pela crise econômica causada pela pandemia. O selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro atesta que elas estão comprometidas com a segurança e higiene dos que querem ou precisam viajar nesse momento e também dos profissionais do turismo e da aviação. 

O selo não é importante só para nós, brasileiros que amamos viajar. Outra demanda que essas medidas vêm atender é a de reafirmar o Brasil como um destino seguro para os turistas estrangeiros. Assim, nosso país se mostra preparado para receber viajantes de qualquer parte do mundo, se adequando à nova realidade.

A elaboração do selo é uma das primeiras medidas do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, criado pelo Ministério do Turismo e vinculado ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Para que a retomada das viagens ocorra de maneira segura para todos, foram determinados protocolos sanitários rigorosos. Não só quem viaja terá que adaptar sua rotina e seus costumes à nova realidade. As empresas do setor de turismo também terão que se reinventar e adequar sua prestação de serviço às medidas sanitárias. 

Sabemos que lugares fechados e aglomerações favorecem a rápida transmissão do coronavírus. Logo, todo o setor terá que se adaptar de maneira a evitar essa circunstância, principalmente operando em capacidade reduzida, intensificando a limpeza dos ambientes e também orientando e incentivando os clientes a respeitar as novas regras. 

Entre outros estabelecimentos que precisarão seguir os protocolos sanitários estão os Meios de Hospedagem; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de veículos para turistas, e Guias de Turismo.

Quais são os novos protocolos de viagem?

A seguir, as medidas de prevenção da Covid-19 que devem ser adotadas por colaboradores da área do turismo:

  • Será indispensável o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), conforme necessidade da situação. Os profissionais também devem ser orientados quanto ao uso adequado do EPI, principalmente quanto à paramentação e desparamentação;
  • Uso de máscara, que pode também ser utilizada em conjunto com o face shield para uma segurança ainda maior;
  • Os colaboradores devem orientar os turistas, bem como incentivar o cumprimento dos protocolos de saúde, sempre que se faça necessário. Em alguns casos, as empresas aéreas e os hotéis precisarão alocar funcionários unicamente para essa função.

É muito importante lembrar que a máscara é um item obrigatório não só ao sair de casa, mas também nas viagens. É obrigatório usar máscaras nos aeroportos e também em todas as áreas comuns de hotéis e demais estabelecimentos.

 

Confira como usar a sua máscara com toda a segurança:

  • Atenção, você não pode ficar o dia inteiro com a mesma máscara: ela deve ser trocada assim que estiver úmida, se rasgar ou estiver visivelmente suja;
  • A máscara deve cobrir o nariz, a boca e o queixo por completo. Escolha um modelo confortável, que cubra devidamente e fique justa ao rosto, sem nenhuma folga, mas também sem machucar.
  • O tempo máximo para trocar a máscara é de três horas. Leve na sua bolsa ou mochila pelo menos cinco unidades para troca, que preferencialmente devem ser descartáveis. Eu sempre uso as máscaras de tripla camada, em TNT de boa qualidade. Ah, e lembre-se de descartar corretamente a máscara usada, de preferência em uma sacolinha. Leve com você algumas sacolinhas, melhor ainda se forem recicláveis.
  • Antes de retirar a máscara para fazer suas refeições, higienize as mãos com álcool em gel ou lave-as com água e sabão. Retire a máscara do rosto usando apenas o elástico atrás das orelhas. É super importante que você evite ao máximo tocar a face. Antes de colocar de novo a máscara, não se esqueça de higienizar as mãos.

Cuidados ao viajar

Observe outros cuidados que você deve ter ao viajar (na verdade, são cuidados que você deve ter todos os dias, porém, devem ser adotados de maneira ainda mais rigorosa nas viagens):

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

  • Mantenha o adequado distanciamento de dois metros entre as pessoas;
  • Tenha sempre com você uma garrafinha com álcool em gel, para as mãos e também para desinfetar objetos que você toca com frequência, como bolsa, carteira, documentos, celular, óculos etc. Aquelas que são pra pendurar na bolsa são ótimas;
  • Apesar de o álcool em gel ser bastante eficiente na prevenção da Covid-19, é aconselhável que esse recurso seja utilizado somente quando não houver a possibilidade de lavar as mãos com água e sabonete. O uso frequente de álcool em gel resseca as mãos pode causar irritações;
  • Evite lugares cheios: os organizadores dos eventos e a visitação a vários pontos turísticos pelo mundo estão seguindo as normas de segurança e higiene. Mesmo assim, vale ressaltar que você deve a todo custo evitar aglomerações;
  • Evite contato físico com funcionários e outros turistas: a gente sabe que é chato, que temos a cultura do abraço e do aperto de mão, mas neste momento, infelizmente, qualquer contato físico deve ser evitado;
  • De maneira nenhuma empreste seus objetos pessoais, como câmeras fotográficas, canetas e celulares;
  • Prefira realizar os pagamentos em cartão de crédito ou cartão viagem, evite usar notas e moedas;
  • Evite tocar qualquer superfície de lugares com grande circulação de pessoas, como os aeroportos: corrimões, paredes, puxadores de porta, bancadas etc. O mesmo vale para entrar e sair de veículos, só toque o que for indispensável;
  • Não descuide das medidas de etiqueta respiratória: ao tossir ou espirrar, cubra a boca com um lenço ou a parte interna do braço, nunca com as mãos;
  • Mantenha-se atualizado e informado sobre as medidas de prevenção adotadas pela região que você irá visitar;
  • Se você apresentar qualquer sintoma de Covid-19, evite qualquer contato, sobretudo com idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Não deixe de informar à direção do estabelecimento que você estiver hospedado o quanto antes;
  • Fique atento, observe se o local onde você está hospedado está seguindo o protocolo corretamente.

 

Medidas de prevenção e limpeza em aeroportos e nas aeronaves

A seguir, as boas práticas de prevenção ao Covid-19 que devem ser adotadas pelas empresas aéreas e por aquelas que fazem a gestão dos aeroportos:

  • Limpeza apropriada e frequente nas áreas de movimentação de passageiros, pontes de embarque e qualquer outro espaço de uso comum;
  • Procedimentos especiais e orientação dos passageiros de maneira a evitar aglomerações, especialmente nos momentos de check in, embarque e desembarque;
  • A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) recomenda a suspensão do serviço de bordo nos voos nacionais. Se isso não for possível, como é o caso dos voos mais longos, a recomendação é embalar os alimentos e as bebidas individualmente, e as embalagens higienizadas antes de servir;
  • As empresas aéreas devem elaborar campanhas de conscientização para ajudar a prevenir e combater o Covid-19;
  • Recomendação de avisos sonoros nos voos e áreas de embarque e desembarque;
  • Respeito aos dois metros de distanciamento entre as pessoas no aeroporto;
  • Marcação de lugares nos assentos do saguão e nas praças de alimentação, de modo a incentivar o distanciamento entre as pessoas.

Protocolo básico para o setor de hotelaria e demais meios de hospedagem

Confira as recomendações para que os locais de hospedagem possam se adequar à nova realidade:

  • Fazer a limpeza e desinfecção com frequência de todos os ambientes de uso comum, bem como de todas as superfícies como balcões, maçanetas, paredes, puxadores de porta, etc;
  • Fazer a verificação de temperatura na entrada do estabelecimento, impedindo o acesso de quem esteja com febre (a partir de 37,3º, segundo orientação da OMS). Essas pessoas devem ser orientadas a ir ao serviço de saúde mais próximo;
  • Sempre que for possível, deixar o ambiente arejado, evitando o uso do aparelho de ar condicionado;
  • Disponibilizar álcool 70% em pontos estratégicos do estabelecimento, como entrada, hall, balcões de atendimento, acesso a elevadores etc;
  • As lixeiras devem ser esvaziadas muitas vezes por dia, e devem ser de pedal ou qualquer outro mecanismo que não precise tocar com as mãos para abrir ou fechar;
  • Controlar o acesso e organizar filas de maneira a evitar aglomeração de pessoas, e sempre promover o respeito ao distanciamento;
  • Promover o atendimento prioritário às pessoas do grupo de risco (idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes) no check in, check out e em eventos;
  • Encartes de papel, revistas, jornais ou quaisquer outros impressos devem ser retirados para evitar o constante manuseio, que pode causar a contaminação indireta;
  • Reduzir a quantidade de cadeiras, sofás, poltronas e mesas nos ambientes comuns, para evitar aglomeração;
  • As refeições devem ser servidas de preferência em embalagens individuais. Se o restaurante do hotel tiver serviço de buffet, deverá ser instalada uma proteção de vidro ou acrílico para os alimentos.

Situação do turismo nacional

Com a grande crise econômica causada pela pandemia, infelizmente muitas pessoas perderam seus empregos, ou tiveram uma drástica redução na sua renda. Além disso, com a forte alta das moedas estrangeiras, sobretudo o dólar, as viagens internacionais saíram do horizonte de muita gente, pelo menos por enquanto. 

Por essa razão, acredita-se que o primeiro a se reaquecer será o turismo dentro do nosso país. Vários estados do Brasil já estão discutindo estratégias e promovendo campanhas para estimular a retomada do setor. É o caso das campanhas Bora Pernambucar, do estado de Pernambuco, e Viaje Mais Santa Catarina, do estado de Santa Catarina.

Além disso, também está sendo discutida a manutenção ou alteração da data de diversos eventos, além do fortalecimento dos protocolos sanitários. 

E você, vai voltar com suas viagens?

Essas são orientações básicas e gerais, mas obviamente você só deve voltar com as viagens quando se sentir seguro o bastante.

Vale muito a pena se informar antes de comprar sua passagem ou reservar seu hotel. Verifique se a empresa aérea está seguindo à risca os protocolos de saúde, e se você irá ficar em um hotel ou hostel, também deve verificar.

Caso você possua alguma doença crônica, seja idoso ou esteja gestante, vale a pena conversar com os profissionais de saúde que o(a) acompanham. Você vai se sentir muito mais tranquilo(a) e aproveitar muito mais a viagem. 

Também pode ser interessante saber se você deve tomar a vacina da gripe comum e se deve adotar mais alguma medida específica para o seu caso. 

E essa dica vale para todos: só viaje depois de contratar um seguro viagem. O seguro de viagem é imprescindível, e mais ainda no momento atual. Pesquise, informe-se bastante e tire todas as suas dúvidas sobre as condições e as coberturas possíveis. 

O momento exige de todos resiliência e capacidade de adaptação, já que são muitas mudanças e uma nova realidade com a qual a gente precisa se acostumar. Contudo, cumprir e exigir o cumprimento das medidas sanitárias é a garantia de uma experiência mais segura para todos!

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Luisa Galiza

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