Norte

Turismo na Amazônia: o que explorar pela região


O post de hoje é naquela vibe natureza, levinha e que só traz energia boa. Do jeito que a gente gosta! Eu já falei aqui sobre algumas experiências que vivenciei em uma tour que fiz pela Amazônia e hoje, especificamente, vou falar um pouquinho sobre sua capital, Manaus e redondezas e as principais atividades e locais que você pode conhecer. 

Lembrando que, se caso já esteja interessado em visitar o local, eu tenho um super presente para você: o meu cupom de desconto da Iguana Tour. Uma agência de turismo local, com mais de 25 anos de experiência no mercado de operações turísticas na capital da Amazônia e que eu confio demais. É só entrar em contato com eles pelo formulário ou por telefone, desde que peça seu orçamento com o cupom levenaviagem.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

    A Iguana Turismo conta com um time de guias super experientes e que conhece várias histórias legais sobre a região para dividir com os visitantes. Eles oferecem vários pacotes que incluem atividades como: nadar com os botos, visitar o encontro das águas, visitar e ver rituais indígenas, visitação ao parque ecológico Janauari e etc., dentre outras experiências que marcam nossa vida de uma forma muito especial. 

    Nos conectar com um pedacinho da natureza nativa do nosso país é incrível, gente. E aqui vou dar dicas do que você pode fazer e conhecer por lá. Vamos?!

    Alguns lugarejos próximos a Manaus são indicados para essas práticas, como é o caso de Presidente Figueiredo, que inclusive também já citei em outros posts aqui e agora vou dar mais dicas sobre o que fazer pela cidade.

    Presidente Figueiredo é um município do Amazonas, localizado na região metropolitana de Manaus, a uns 133 km de distância de lá e 694 km de Boa Vista. Se você busca contato direto com a selva, esse é o lugar! E o que não pode faltar no seu roteiro é um pulinho nas cachoeiras em meio à Floresta Amazônica.

    Para ter acesso às principais quedas-d’água você deve pegar a via AM-240 para Balbina ou pela BR‑174 para Boa Vista. Você consegue chegar de carro até o início das trilhas: a maioria delas são curtinhas, mas algumas exigem mais esforço, então o ideal é que você se informe bem sobre distância, dificuldades de acesso e tempo de caminhada para adequar o passeio ao seu ritmo.

     

    Turismo na Amazônia: o que fazer em Manaus e redondezas

    Presidente Figueiredo é para quem gosta de um turismo mais aventureiro e ecológico, agora se você quer conhecer aspectos mais culturais do Amazonas, recomendo visitar o Teatro Amazonas.

    1. Teatro Amazonas

    Está localizado no Largo de São Sebastião, bem no centro de Manaus e foi inaugurado no dia 31 de dezembro de 1896. E é claro que este é um dos principais símbolos culturais e arquitetônicos do Estado! O teatro mantém viva boa parte da história do ciclo da borracha, época áurea da capital amazonense.

    Desde 1966 o Teatro Amazonas é tombado como Patrimônio Histórico Nacional. Por isso, boa parte da arquitetura e decoração originais se mantêm preservados, com um salão de espetáculos com capacidade para 701 pessoas, contendo plateia e três pavimentos de camarotes. Enfim, é lindíssimo e só indo lá para se encantar de perto.

    Lembrando que, em decorrência da pandemia e para evitar aglomeração, o Teatro está funcionando e recebendo visitações apenas através de marcação prévia.

    Informes sobre o funcionamento do teatro atualmente:

    Visitações turísticas: cumprindo os protocolos de combate à covid-19, as visitas são agendados antecipadamente por TODOS (visitantes pagantes e isentos) no campo AGENDAMENTO (em > Visitação <,na parte superior da página inicial) e terão limite de 20 (vinte) pessoas por grupo.

    Gratuidade: a gratuidade nas visitas contempla amazonenses, crianças até 10 (dez) anos e pessoas com deficiências (PCDs), todos mediante comprovação.

    Acesso aos eventos: cumprindo os protocolos de prevenção à covid-19, a entrada nos espetáculos será feita apenas mediante agendamento antecipado por todos os espectadores no campo > Programação de Eventos < (em > Programação < , na parte superior da página inicial). Pessoas que fazem parte do grupo de risco têm acesso proibido.

    Seguindo as recomendações é possível nos adaptarmos e voltarmos a fazer viagens e conhecer lugares como esse!

    Seguindo esse perfil de passeio, também indico conhecer o Museu Amazônico, a Biblioteca Pública do Amazonas, o Palácio da Justiça, Musa do Lago e etc. Vale super a pena colocar no seu roteiro de viagem, nem que seja pra dar uma passadinha em cada local, para tirar fotos espetaculares e cheias de histórias.

    DICA: Para se locomover por ali de forma independente, é bem legal usufruir de um carro. Pela RentCars você tem qualidade, segurança e conforto com aluguel em qualquer lugar do país! 🙂

    2. Encontro das águas dos rios Negro e Solimões

    Voltando ao estilo aventureiro (a) e cheio de adrenalina, que tal conhecer o encontro das águas? Melhor experiência! Esse fenômeno natural desperta o encantamento na gente, pode acreditar. Fazemos esse passeio de barco e os barqueiros sempre param bem no ponto em que os rios estão lado a lado para que os guias possam contar casos sobre o encontro dos rios Negro e Solimões e passar informações científicas.

    Quer saber por que as águas não se misturam? Aconselho fazer a viagem, ein! hahah. E como eu já citei no início do post, eu tenho um cupom de desconto da Iguana Tour, então aproveita e já vai reservando seu pacote. A galera da agência promove esse passeio, com o cuidado que a viagem requer. Pode ir sem medo de ser feliz!

    3. Selva Amazônica

    Já imaginou passar uns dias na Selva Amazônica?

    Então prepare roupas próprias para caminhada, tênis e tudo que te deixe o mais confortável possível! Uma expedição cheia de conhecimento sobre a mata da amazônia, suas principais plantas, serventia medicinal de algumas, conexão com a natureza e purificação do corpo e da alma.

    Nesse passeio mata adentro é possível avistar botos, observar jacarés e pássaros. Também podemos ter o prazer de assistir ao nascer do sol e nos preparar para passar a noite dentro da selva com um grupo de pessoas. Tudo em segurança.

    Tem noção do quão magnífico pode ser (e é)? Eu tive o prazer de vivenciar isso e recomendo pra todo mundo. Simplesmente temos o privilégio de morar no país que abriga boa parte dessa mata tão exuberante. A maior floresta tropical do mundo e a que concentra uma enorme biodiversidade.

    Só para ter noção e se você for um (a) amante da natureza, como eu, vai adorar esses dados e ficar super curioso (a) pra conhecer de pertinho:

    São:

    • Mais de 1300 espécies de aves;
    • 1.800 espécies de borboletas;
    • Mais de 3000 espécies de peixes;
    • 427 espécies de anfíbios;
    • Mais de 30.000 espécies de plantas;
    • 378 espécies de répteis;
    • Até 3.000 espécies de abelhas;
    • 311 espécies de mamíferos.

    E o nosso dever é, além de ir conhecer, levantar a bandeira da preservação dessa biodiversidade tão magnífica.

    4. Tribos Indígenas

    Nada melhor do que também conhecer um pedacinho da nossa ancestralidade, não é?  Ter pelo menos menos um contato mínimo com o povo nativo da nossa terra, com todo o respeito que merecem.

    Essa viagem às tribos indígenas também está incluída nos pacotes da Iguana Tour, eles dão toda assistência para chegarmos aos locais de modo seguro, com transporte para nos buscar nos locais de hospedagem e tudo mais.

    Através dessa visita é possível aprender mais sobre as origens do povo nativo, suas histórias de sobrevivência e resistência, a maneira como se organizam, alimentação, rituais, costumes e cultura, como lidam com as pessoas de fora e com as novas tecnologias. Uma riqueza de conhecimento enorme e que nos proporciona uma bagagem linda de vivência. 

    5. Parque Janauari

    Eu citei no começo do post um local bem típico que os turistas sempre vão conhecer, e mesmo que você queira fazer algo diferente do que todo mundo faz, vale a pena ir com outras pessoas para conhecer também: o  Parque Ecológico do Janauari.

    Se trata de uma área de preservação ambiental, que se tornou uma atração turística por abrigar uma quantidade significativa de vitórias-régias, uma planta aquática da família das Nymphaeaceae, típica da região amazônica. Existem lendas e tudo mais sobre a planta, então vale uma visita ao Parque sim!

    Além disso, lá existe uma gigantesca árvore chamada sumaúma, que pode chegar a 70 metros de altura, sendo também uma atração super válida de conhecer.

    E se bater a fome ou cansaço, dentro do Parque há um restaurante que serve peixes frescos e comida regional, além de ter barraquinhas de artesanato, onde você pode apreciar a produção local e, quem sabe, comprar umas coisinhas de lembrança para amigos e familiares.

    Esses foram alguns destinos que eu trouxe para vocês conhecerem em Manaus e suas redondezas. Mas quero deixar outras dicas aqui, sobre o que vestir e levar na viagem, além de alguns locais para se hospedar e comer.

    Turismo na Amazônia: informe-se sobre o clima

    O destino apresenta um clima equatorial. Por isso, vou deixar aqui uns dados meteorológicos que podem ajudar a ter noção de como o tempo poderá estar quando você decidir viajar para lá:

    Como uma região onde predomina o clima equatorial úmido, existem longos períodos de chuvas, com altos índices pluviométricos. Além disso, é importante que você saiba que a umidade do ar é elevada, podendo chegar a 80% e as temperaturas variam entre 22ºC e 28ºC.

    O clima na capital:

    Na capital o verão e o inverno são bem definidos: o verão é curto e quente e o inverno é longo e com precipitação. No geral a temperatura varia de 24 °C a 33 °C, raramente sendo inferior a 23 °C ou superior a 36 °C.

    Esses dados são uma média só para ajudar na escolha da estação em que você pretende visitar a região.

    O que vestir ou levar na mochila (ou mala)

    • Capa de chuva (pelos dados acima já deu pra perceber que a qualquer momento pode cair uma chuvinha, não é?!);
    • Roupa de banho, como biquíni, maiô, sunga, calção, roupa de nado e etc;
    • Muito repelente;
    • Toalha de secagem rápida;
    • Tênis ou bota de trekking-trilha;
    • Mochila de Ataque;
    • Lenços Umedecidos;
    • Calça e blusa de manga comprida confortáveis para caminhadas;
    • Dinheiro em espécie;
    • Remédios básicos;
    • Roupas básicas / casuais;
    • Chinelo;
    • Chapéu / boné;
    • Protetor solar;
    • Materiais de higiene pessoal.

    Locais para hospedagem em Manaus

    Intercity Manaus: tem piscina, oferece acesso a wi-fi gratuitamente e fica na Rua Professor Marciano Armond, 544, Adrianópolis, Manaus.

    Ibis Budget Manaus – localizado na Avenida Djalma Batista, 1151, Torre, dispõe de wi-fi gratuito, estacionamento privativo, loja 24 horas e business center.

    Local Hostel Manaus – para quem gosta de se hospedar em hostel, esse é o lugar! Dispõe de dormitórios masculinos e femininos, oferece wi-fi grátis e tem Bar / Lounge. Fica localizado na Rua Dona Libânia, 215, Centro.

    Hotel do Largo – Com wi-fi e estacionamento gratuitos, este hotel fica localizado na Rua Monsenhor Coutinho, 790, com um valor bem acessível.

    E por último, mas não menos importante, algumas referências de locais para você saborear a deliciosa comida local, para matar sua fome enquanto estiver fazendo seu turismo na Amazônia.

    Onde comer

    Tacacaria Amazônia Cozinha Regional: um restaurante que oferece aos clientes as comidas típicas da região, fica na rua Dez de Julho, próximo ao Teatro Amazonas, em Manaus. Eles oferecem também opções de comidas veganas e vegetarianas!

    Tacacá da Gisela – fica no Largo São Sebastião, s/n, Centro de Manaus. Valores bem acessíveis, apresentando um ótimo custo benefício. 

    Curtiram o post? Espero que sim e que você consiga fazer essa viagem maravilhosa! É uma experiência linda e cheia de aventura. Vamos valorizar as nossas riquezas e, o mais importante, preservá-las! Confira também diversas outras dicas sobre o turismo na Amazônia aqui

    Você pode gostar também:

     


     

    Luisa Galiza

    Posts recentes

    5 motivos para participar expedição Monte Roraima

    Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

    % dias atrás

    Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

    Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

    % dias atrás

    10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

    Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

    % dias atrás

    7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

    Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

    % dias atrás

    7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

    Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

    % dias atrás

    Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

    Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

    % dias atrás