Bolívia

Conhecer ou não o famoso Trem da Morte na Bolívia?


Um dos meus primeiros mochilões foi pela América Latina, quando rodei durante um mês e meio a Bolívia, o Peru e parte do Chile. E, para ter mais adrenalina nessa viagem, escolhi chegar pelo famoso Trem da Morte. E você, vai ou não de trem? Espero te ajudar nessa escolha!

Construída na década de 1950, a ferrovia do famoso trem possui mais de 600 km de extensão. Atualmente leva cargas e passageiros e é operado por uma empresa norte-americana. Há quem diga que o apelido “Trem da Morte” já nasceu com a própria ferrovia, na qual milhares de trabalhadores teriam morrido durante a construção devido à malária. Outra teoria conta que há algumas décadas a Bolívia sofreu uma grande epidemia de febre amarela e o trem foi utilizado para o transporte de mortos e doentes. Hoje em dia, o nome é mais assustador do que a própria viagem, que não deixa de ser cansativa, lenta e também muito simbólica.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM
Mochilão

Para entender a viagem:

Saí do Brasil e fui para a Bolívia, passando por Santa Cruz de La Sierra, Cochabamba, La Paz, Copacabana e atravessei a fronteira para o Peru. Fui até Cusco, Machu Picchu, passei por Arequipa e atravessei a fronteira para o Chile por Arica, cidade litorânea. Fui até San Pedro de Atacama e fiz o passeio do Salar de Uyuni de volta para Bolívia. Passei em Potosí e voltei para o Brasil. Se você quiser saber um pouco mais sobre Santa Cruz, veja o post do Blog Em Algum Lugar do Mundo com várias dicas de lá!

Mapa da Viagem

 

DICA: Quem me acompanha sabe que, em viagens internacionais, nunca deixo de fazer uso do seguro, pois imprevistos acontecem e é sempre bom ter um respaldo em qualquer emergência que acontecer, seja em questão de saúde ou de segurança. Na Seguros Promo os preços são levantados a partir de um sistema de busca com as melhores seguradoras, consolidando informações que te possibilitam escolher a melhor opção para o perfil da sua viagem e com o melhor preço! E, comprando por esse link, uma comissão vem para o Leve na Viagem, sem que você pague a mais por isso! Usando o cupom LEVENAVIAGEM5, você ganha 5% de desconto em sua compra.

 

Como chegar à Bolívia com o trem da morte?

Para chegar à Bolívia você tem várias alternativas: de carro próprio, de avião ou de ônibus, a última saindo da sua cidade e indo até a fronteira do Mato Grosso do Sul, na cidade de Corumbá.
Lá você pode escolher ir pra seus destinos de ônibus e, se for para Santa Cruz de La Sierra, pega o grande e tão falado
Trem da Morte.

Essa última foi a minha escolha.

Como qualquer outra opção, tem seus prós e seus contras.
Em primeiro lugar, de fato não é um trem confortável, quando você vai na classe mais simples.
Segundo, pense em um trem lento, mas é lento meeeesmo, anda a uns 20km por hora. Mas por outro lado, é muito simbólico andar naquele trem.

Trem da Morte: Chegando de Corumbá até Puerto Quijarro

Você pode ir de táxi ou ainda de ônibus até a fronteira. Sugiro o APP MOOVIT, que te orienta tranquilamente, ou ainda pode ver nesse link.

A dica é ir o mais cedo possível para evitar filas. O horário de funcionamento da Polícia Federal na Fronteira é das 08h00 às 18h00, inclusive finais de semana, no Posto ESDRAS junto a Receita Federal. Se precisar de mais informações: ligar para 32347822 (Posto Esdras) ou ainda enviar um email para dpf.cm.cra.srms@dpf.gov.br

*Corumbá tem 1h a mais que Puerto Quijarro.

Para entrar na Bolívia, você só precisa apresentar seu RG com foto atual e certificado internacional de vacina contra febre amarela – você faz em qualquer posto de saúde ou ANVISA.

Quem possui Vista Travel Money pode sacar seu dinheiro no caixa eletrônico do Banco Sol. Quem possui dólar ou real pode trocá-los na agência do Banco UnionSugestão: troque o básico, pois a cotação em Santa Cruz de la Sierra é melhor do que em Puerto Quijarro.
Passando pela fronteira, guarde os vistos e procure um táxi para ir até a estação de trem da cidade.

 


Começar a viagem em um trem que tem cerca de 100 anos de história e 60 anos de funcionamento é já entrar em contato direto com a cultura boliviana e sentir-se parte daquilo tudo, além de conhecer mais uma série de pessoas que estão apostando na mesma energia que você: desbravar a Bolívia o máximo possível!

Opções:

Para quem está com pouca grana, o ideal é ir no Expresso OrientalAs cadeiras não são confortáveis e o banheiro é bem mais ou menos, mas certamente é mais em conta. Já o Ferrobus é o mais confortável e arrumado, tem cadeiras que viram praticamente uma cama. Aí depende do teu bolso.
A passagem pode ser comprada na hora, sem antecedência. Mas se você é precavido, compre pelo site e já vá com ela na mala.

Tarifa e itinerário Atualizado em agosto/2017

Parada do Trem da Morte

O trem demora porque além de percorrer cerca de 650Km, ele faz o famoso pingapinga em vários vilarejos. Isso significa que se você estiver no vagão mais barato pode correr o risco de viajar com galinhas e vendedores de comidas muito, mas muito duvidosas. E aí fica a dica, não coma nada que não achar a cara boa ou não conhecer. Pelo menos durante a viagem de trem, porque ninguém quer pegar uma dor de barriga logo nessas condições, e claro, no início da sua viagem!

Chegando em Santa Cruz de La Sierra, descanse, porque a próxima parada, no meu caso, foi Cochabamba, e lá já comecei a sentir os efeitos da altitude.

Peguei um ônibus no terminal rodoviário para a próxima cidade. Aqui, vale ressaltar o seguinte: as rodoviárias na Bolívia geralmente são um caos. Muitas, mas muitas pessoas e muitas companhias de ônibus fazendo os mesmos trajetos. Então segure bem tuas coisas e vá atrás do melhor horário e preço.
Para complicar ainda mais, nem sempre eles cumprem o horário descrito. Então é normal haver atrasos, troca de ônibus, mudança de plataforma… Fique atento para não ter imprevistos!

Viagem para Cochabamba de ônibus é tranquila, mas demorada. A melhor opção é ir à noite para não perder um dia de viagem.

Enfim, sobre a questão inicial do texto, ir ou não pelo Trem da Morte: depende do tipo de viagem que você quer fazer. Sinceramente? Não é imperdível, mas é antropológico. 

Como ter internet ilimitada na sua viagem à Bolívia?

Viajar e depender do wifi de hotel e restaurante nunca é a melhor alternativa, concorda? Eu SEMPRE viajo com o chip do O Meu Chip e é de fato a melhor alternativa. O único trabalho é colocar o chip no telefone ao chegar em seu destino. Nada de preocupações e você fica a vontade pra usar sua internet em qualquer lugar da cidade. 🙂

Veja quais são as melhores opções de roteiro para você!

NÃO ESQUEÇA DE FAZER SEU SEGURO VIAGEM PELO MELHOR PREÇO!


*Confira outros posts sobre a Bolívia*

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Olá, Luisa, tudo bem?
    Estou montando meu roteiro pra ir até Machu Picchu em Julho e esbarrei com seu blog.
    Lendo-o fiquei com uma dúvida e espero que vc consiga me ajudar: em todas as minhas pesquisas, só encontro informações sobre o Expresso Oriental e o Ferrobus, mas aqui me deparei com esse tal de Regional.
    Como que é esse trem? Ele sai do mesmo local que os outros dois? Também tem dias e horários específicos ou tem saídas todos os dias e mais horários?
    Agradeço desde já a atenção.

    • Oi Tathy, tudo bem?! Que legal que vai fazer essa viagem! Você vai pra Machu Picchu por terra, e vai pegar o Trem da Morte é isso?
      Porque os trens que levam até MP já são lá da região de Cusco. Esse é a travessia de Puerto Quijarro até Santa Cruz de la Sierra. Os trens que fazem esse trajeto saem do mesmo lugar, mas alguns são mais simples e consequentemente com bilhetes mais barato, e outro como o Expresso são mais arrumadinhos (talvez a palavra seja menos pior rsrs) do que o Regional. Mas tudo compra no mesmo local, é que se fosse apenas categorias diferentes, entende?

  • Luiza, eu tô pretendendo fazer essa viagem com o meu pai.
    Sendo que ando preocupada com relação ao tempo de deslocamento.
    Pra você que já realizou, acredita que eu consiga chegar em Cuzco em quantos dias saindo de Corumbá?

    • Oi Débora! Olha, não como é o pique do seu pai. Mas sendo sincera, é uma viagem bem cansativa..... Eu saíde Brasília até Corumbá. Foram 3 dias de ônibus + trem pra chegar em Santa Cruz de la Sierra. Vai precisar atravessar a Bolívia inteira até chegar no Peru. Como fiz isso com 30 dias de viagem, fui conhecendo lugar por lugar. Tudo depende de quanto tempo você tem. Eu sugereria você ir direto para o Peru. Conhecer Lima, Cusco e Puno!

  • Oi Luíza, estou planejando um mochilão e acabei aqui no seu blog. Estou decidindo se pego ou não o trem. Alguns fatores me ajudariam na decisão: a viagem é bonita, tem paisagens que valem o tempo gasto? No trajeto até Santa Cruz de La Sierra, existem lugares legais para visitar? Tipo, vale a pena comprar a passagem até um determinado ponto, e depois comprar o resto do percurso?

    Obrigado desde já

    • Olá Pedro, tudo bem?
      A viagem é estonteante, e vale sim a ida e o tempo gasto! Non trajeto até Santa Cruz não vale a pena parar em nenhum lugar, só se desejar conhecer Santa Cruz em 2 dias no máximo. Minha sugestão é que compre sua passagem até o primeiro destino que vai e depois compre suas passagens para o restante do trajeto! Se precisar estou por aqui! :)

  • Olá pessoal!!
    Primeiramente parabenizo pelo trabalho que fiz em ajudar aos brasileiros que desejem conhecer Machu Picchu e Peru, quem escreve é um amante da cultura brasileira e graças a deus já teve a sorte de morar no Brasil por um bom tempo, agora voltei ao Peru – Cusco para mostrar a todos os brasileiros que desejem conhecer a terra dos incas.
    Gostaria ajudar com o seu blog sobre alguns atrativos que não foram visitados como o Vinicunca chamado montanha de 7 colores e Choquequirao que foi a ultima morada da cultura Inca.
    Se alguém deseja algumas dicas e recomendações pra a sua viagem, será tudo um prazer ajuda-los em realizar o sonho de conhecer Machu Picchu Cusco, Lima, Lago titicaca, Arequipa, Nazca, Paracas, Puno, Trujillo e outros destinos que ainda não foram explorados pelo brasileiros.

  • Olá Luisa, tudo bem?
    primeiramente parabéns pelo blog, sensacional suas dicas.
    aqui uma recomendação: quem estiver planejando uma viagem ao Peru e deseja conhecer Machu destino permitira a permanência no local somente no primeiro período entre 6h a 12h, ou no segundo período que vai de 12h a 17h30, os novos horários de visitação passam a valer de 1 de julho de 2017 em diante.

  • Olá! Valeu pelas informações! Mas uma dúvida, no site não fala desse trem Regional. Só os outros dois. Você lembra se na época tinha ele na Internet? Será que cancelaram esse trem ou ele não dá nem pra comprar na intenert? Obrigado!

    • Olá Rodolfo! Obrigada! Nenhuma passagem do Regional pode ser comprada pela Internet. É tudo na hora mesmo, em Puerto Quijarro. Mas não tem erro, sempre há muitas opções!

    • Oi Fred, tudo bem?! Olha, depende de como vc iria até Puerto Quijaro. Pode ir de avião até Corumbá e de taxi até a fronteia, ou de ônibus até Corumbá. O trem é barato, no post tem os preços dependendo da classe que escolhe ir. Mas de modo geral a viagem na Bolívia é barata, pois o real está 2 pra 1, em peso boliviano. :)

  • Olá Luiza. Vou sair agora dia 20.12.2017 sem rumo pra Bolívia até chegar o Peru. Saio de Brasilia tb. Teu roteiro está excelente e quero fazer parte dele. Quero chegar a MP. Tenho 30 dias também pra fazer todo esse roteiro.
    Tenho dúvidas: melhor ir Brasilia-Corumbá-Santa Cruz ou Brasilia-Cáceres-Santa Cruz?

    • Oi Giovani, que desapego! Adorei saber que tá decidindo ainda a viagem, tão pertinho! rsrs Olha, eu fui por Corumbá e achei a melhor opção porque está pertinho da fronteira, se for por terra!

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás