Venezuela

Trekking do Monte Roraima, um dos mais incríveis da América do Sul


O trekking do Monte Roraima é uma das experiências de montanha mais incríveis e importantes que pode-se ter na América do Sul. O lugar representa um dos poucos no planeta em que quase não há intervenção humana, tudo em um meio natural de beleza exuberante e impressionante.

⇒ Curso de Preparação para trekking, da teoria à prática!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

O Monte Roraima, também chamado também de Tepui Roraima, em seu ponto mais alto atinge os 2.723 metros de altura e o topo tem aproximadamente 34 km quadrados. Ele está ao sul do Rio Orinoco, na região da Guiana, no altiplano conhecido como Gran Sabana.



Onde fica o Monte Roraima

O Monte Roraima está na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, respectivamente em 5%, 10% e 85% de seus territórios. Tem uma das formações rochosas mais antigas do mundo, da época em que a África e a América do Sul ainda eram presos em um único continente, ou seja, há cerca de 250 milhões de anos! Monte Roraima é o tepui (montanhas com essa formação rochosa específica) mais alto dos 20 tepuis que existem dentro do Parque Nacional Canaima. No topo, é possível encontrar espécies de plantas e animais únicos no mundo e um cenário absolutamente singular.

Por conta das chuvas constantes, no cume do Roraima diversas cachoeiras se formam e não são permanentes. Isso se deve também às nascentes que estão lá, dos rios Arabopó, Contíngo e Waruma-Paikwa, que alimentam os rios Orinoco, Essequibo e Amazonas. Resumindo, a força desse lugar é de uma magia impossível de ser explicada!!!

Clique para ver o Web Stories acima

Eu já fiz um post sobre o que levar na mochila de trekking, e também falando sobre equipamentos de trekking que são essenciais. Apesar disso, vou listar algumas coisas indispensáveis pra quem ainda não entende muito do assunto:

  • snacks;
  • água;
  • protetor solar;
  • lanterna de cabeça;
  • boné/chapéu;
  • óculos de sol;
  • kit de primeiros socorros;
  • lenços umedecidos, pois nem sempre dá para tomar banho;
  • power bank potente para não ficar sem fotos, pois não há nenhum ponto de energia no local;

Quais roupas levar para o Monte Roraima

  1. calça térmica: as calças segunda pele são adequadas para manter a temperatura corporal. Indico a Warm Tight, da The North Face, que, além de ajudar a aquecer, tem a tecnologia FlashDry, que permite a evaporação do suor com facilidade.
  2. 1 top
  3. blusa térmica: a blusa segunda pele da The North Face, também da linha Warm, segue o mesmo padrão de confecção e é excelente para o Monte Roraima.
  4. Meias: a meia Hike Light Crew é perfeita para trilhas longas: seca rápido por ser de lã, costuras baixas e um arco de compressão em volta do pé, que dá suporte e conforto.
  5. Roupa extra para dormir
  6. 1 anorak: a Jaqueta Arrowood Triclimate é perfeita: é impermeável, corta vento e, por dentro, é fleece, ou seja, protege e esquenta ao mesmo tempo.
  7. Havaiana
  8. Bota: a Hedgehog Mid Futurelight foi feita especialmente para montanhas, pensando em terrenos irregulares, e conta com impermeabilidade.
  9. Gorro: não há muito critério, então escolha o que achar mais interessante no site da The North Face.
  10. Luva: a luva Apex+ é muito boa para a ocasião por não proteger dos ventos e proporcionar uma leve aquecida.
  11. Saco estanque.
  12. Sacos ou zip lock para evitar que as roupas fiquem molhadas.

Lembrando da dica de ouro: tudo o que você leva na mochila é peso, por isso, otimize o que é de fato indispensável! Se não, você mesmo quem terá que arcar com as consequências de carregar uma bagagem pesada.

E lembre-se que você garante 10% off em TUDO da The North Face com o cupom levenaviagem!

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Nossa, que relato bacana!
    Já ouvi falar do lugar, mas esse seu relato só aumentou a vontade de ir lá conhecer.
    Obrigado!

  • Luiza, o que mais adorei foi tu ter contrato uma agência venezuelana. Tô pensando em fazer essa trilha nos meus 30 anos, lá em 2021. Acredito que até lá eu consiga me preparar. Sobre a agência venezuelana, irei anotar essa, porque pelo seu relato parece ter sido super segura. Grata pelo teu lindo relato, inspirador para mim.

    • Oi Priscila! Que bom ler sua mensagem! E sim, pode ir tranquila com eles, são uns queridos!
      Aliás, estou indo novamente daqui uma semana, acredita? Tem gente indo comigo pela primeira vez fazendo trekking. O preparo tá muito mais na cabeça no que no físico!
      Quando for, diga que foi pelo Leve na Viagem, é uma ajuda no reconheicmento do trabalho. Obrigada!!

  • Luisa, ótimo relato da viagem. Vou pra lá em março e estou com dúvida quanto a logística para chegar em santa elena. Você pegou taxi em Boa Vista até Santa Elena? Ou os taxis só vão até a fronteira e vc tem que pegar outro lá pra ir a Santa Elena? Vc passou a noite em qual hotel/pousada? Vc precisou trocar dinheiro? Se sim, onde fez a troca? E depois na volta como fez pra chegar em Boa Vista? Desde já agradeço a atenção!!

    • Oiee! Você vai de taxi a partir de Boa Vista ate Pacaraima. A divisa entre Pacaraima e Santa Helena é literalmente uma rua, ou seja, vc atravessa rsrs
      Na volta, a mesma coisa. Tem um ponto de taxi em Pacaraima que você pega para voltar até Boa Vista. Vai com o Heber da Explora Tepuy?!

  • Foi tranquilo cruzar a fronteira com a Venezuela? Os mochileiros e agências não estão enfrentando problemas com isso? De alguma forma, a situação no país venezuelano afeta o trekking? Monte Roraima é meu sonho de consumo!

    • Aline, a situação da fronteira é muito variável e fica difícil te falar a respeito. As duas vezes que fui foi tranquilo, e não temos como controlar. Se por acaso tiver manifestação e fechar, as datas de trekking precisam ser reajustada

  • Luisa, estamos pretendendo fazer o trekking em dezembro ou janeiro de 2021 se a pandemia deixar... O seu relato nos deixou animados! Apenas uma indagação: há necessidade de fazer câmbio em algum momento?

    • Que bom saber que animou Alexandre!! Não deixe de falar com a @exploratepuy! Sobre o câmbio, vc não precuisa trocar dinheiro em nenhum momento se for direto de Boa Vista para o Monte. Só se dormir em Santa Helena, na fronteira pelo lado da Venezuela que vc precisa trocar. E ali na travessia mesmo vc consegue, é bem simples e fácil.

    • Oi Edilson! Eu indico a Explora Tepuy, tem que verificar o orçamento com eles, pode fazer direto pelo formulário que disponibilizo por aqui! Farei uma expedição no primeiro semestre de 2021, se animar, fique de olho no instagram e na pagina das expedições aqui no blog!

  • Luiza boa tarde!
    Amo sua pagina!
    já perdi a conta de quantas vezes entrei para ver sua aventura Monte Roraima, rs
    Você pode me passar o modelo d sua cargueira que usou neste trekking?

  • Olá Luisa! Amo sua pagina, já perdi as contas de quantas vezes vim aqui ler e ver este Monte Roraima, rs.
    Quero muito fazer ele em 2021, qual cargueira vc usou para este trekking?

    bjs

    • Oi Vanessa! hahaha que maravilha! Realmente é uma experiência e tanto! Eu to aguardando abrirem a fronteira pra lançar a data da expedição! Não quer ir comigo nessa?! :) Usei uma cargueira de 70L!

      • Olá Luísa, beleza?
        Muito útil compartilhar tua experiência!
        Só me responde uma pergunta: como o botijão de gás (de 13kg) chegou até lá??!

        • Oi Diogo! hahaha ótima pergunta. O pessoal do Eplora Tepuy leva nas costas, acredita nisso? Eles são um fenômeno!!

  • Nossa, já fui duas vezes e uma delas com o Heber, realmente é muito gente boa e profissional.
    A proposito, tuas fotos estão espetaculares, parabéns!!!
    Estou programando uma terceira ida e vou indicar teus relatos para os marinheiros de primeira viagem que vou levar.
    Um abraço.

    • Que irado Bruno!! Tbm fui duas e vezes e tbm irei a terceira ! kkkk como pode né? Farei uma expedição pra la, e com o Heber, agora em 2021, se quiser se juntar a nós, sera muito bem vindo!

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás