Sudeste

Serra de Minas Gerais: 10 lugares deliciosos para você explorar


Quem já foi em Minas Gerais sempre se encanta pelas características de algumas cidades do estado. O charme do local está nas características coloniais, ruas de paralelepípedo, construções ornamentadas no estilo barroco, etc. O lugar é uma verdadeira aula de história de um período do nosso país. Com a Serra de Minas Gerais isso não é diferente.

Cada ponto do estado tem algo para nos encantar, e isso acontece de uma forma muito singular com as suas regiões montanhosas também, que são ideais para quem é um amante (como eu) da natureza e para quem está em busca de paz e conexão interior.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

A seguir, vou falar um pouquinho sobre 10 lugares deliciosos para você explorar na serra de Minas Gerais e também vou dar dicas do que fazer em cada lugar e onde se hospedar. Por isso, já salva tudo aí para fazer um roteiro de viagem bem legal!

Serras em Minas Gerais: 10 delas para você explorar!

1. Serra do Espinhaço

Uma curiosidade sobre essa cadeia montanhosa: ela recebeu esse nome justamente por parecer com uma espinha dorsal. Ela se estende pelos estados de Minas Gerais e Bahia. Grande, né? Também é conhecida como a cordilheira brasileira e abarca serras de outros nomes em suas estruturas. Dentre os vários atrativos turísticos da cordilheira estão sua famosa beleza cênica, suas cachoeiras e balneários, sua biodiversidade e suas belas paisagens, como também sua história e culturas locais.

Serra do Espinhaço

Se você for um amante do ciclismo, é possível formar um grupinho e explorar o local de bike. Passará por comunidades locais, barzinhos, pousadas e ficará encantado(a) com as belezas naturais do local, como a fauna, a flora, as cachoeiras e tudo o mais. Algumas agências também organizam passeios fotográficos.

Também é possível encontrar por lá estabelecimentos que fazem locação de veículos para que você possa conhecer outras atrações turísticas, como o Sítio Arqueológico da Lapinha.

Locais para hospedagem próximos a Serra do Espinhaço:

2. Serra da Mantiqueira

Essa cadeia montanhosa se estende por três estado brasileiros: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O friozinho, a gastronomia e a vibe natureza são alguns dos chamariz para os viajantes.

Serra da Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira é uma das que mais têm cachoeiras. Além disso, as paisagens, plantas e animais são nativas da mata atlântica. Dica: esse destino é ideal para casais, visto que tem todo aquele climinha mais romântico. No entanto, nada impede que quem estiver solteiro vá conhecer o local também. Tem roteiro para todo mundo, com atividades como:

  • Ecoturismo;
  • Passeio de quadriciclo;
  • City Tour;
  • Trilhas / Caminhadas;
  • Cachoeiras;
  • Fazendas históricas.

Esses são alguns dos passeios para se fazer por lá! E falando um pouquinho dos sabores, você pode encontrar opções de comida italiana, brasileira e típicas da região. Provar deliciosos vinhos e se encantar com a noite na serra de Minas Gerais é uma ótima opção!

Locais para se hospedar na Serra da Mantiqueira

3. Serra da Canastra

A Serra da Canastra é linda! É um importante parque nacional brasileiro e fica localizado em MG-341, São Roque de Minas – MG. É ideal para quem quer praticar esportes radicais, para fazer vivência ambiental e turismo ecológico.

Serra da Canastra

A Serra da Canastra ficou isolada por muitos anos, pois as estradas eram precárias e não oferecia nenhum suporte para o turismo local. Mas em 1972, através do decreto 70.355, criado para proteger as nascentes do rio São Francisco, começou-se a oferecer suportes de preservação ambiental e subsídios para proteger e cuidar do local.

Cachoeira Casca D’Anta (primeira queda d’água do velho chico); Ecoturismo (encanto das águas); campos rupestres cheios de flores e vida rural. Esses são alguns passeios possíveis por lá. Além disso, os locais para hospedagem se dividem em: pousadas urbanas, pousadas rurais, casas, fazendas e camping. É só escolher a que mais se encaixa com o que você quer.

Locais para Hospedagem:

4. Serra da Moeda

Essa possui uma extensão de 70 quilômetros e além de se destacar pela beleza, também apresenta condições favoráveis para a prática do voo livre. A cordilheira tem, aproximadamente, 1.500 metros de altitude e possui uma rampa natural que atrai muitos visitantes aos finais de semana, pilotos de parapente e asa-delta de diversos lugares do Brasil e do mundo. Se você está procurando esse tipo de aventura: esse é o lugar!

Serra da Moeda

Além disso, você também pode conhecer:

  • A Estação Ferroviária;
  • Cachoeira Pailoinho;
  • Rio Paraobeba.

Locais para hospedagem:

Você pode fazer locação de casas, que já têm itens básicos ou ficar em hotéis e pousadas.

Uma opção: Casinha da piscina – localizado a 29 km do BH Shopping (22 minutos), no município de Brumadinho, aos pés da Serra da Moeda.

5. Serra do Ibitipoca

Também é uma reserva ambiental, está localizada na zona da mata do Estado de Minas Gerais, estendendo-se pelos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. Quem administra o parque, que possui uma área de 1488 hectares, é o Instituto Estadual de Florestas – (IEF-MG).

Serra do Ibitipoca

Dentre seus principais roteiros estão:

  • Passeio de bote e caiaque no Rio Grande, Cachoeira do Cedro, Pedra que Equilibra, Corte de Pedra;
  • Ecoturismo nas montanhas.

Locais para Hospedagem:

6. Serra dos Alves

Essa se trata de uma encantadora formação geológica localizada no município Itabira, no interior do estado de Minas Gerais. Bem aconchegante, você se sente em casa, pode acreditar! Possui diversas cachoeiras e cânions. Um local seguro, simples e com muita natureza!

Serra dos Alves

Não possui uma grande diversidade de pousadas e restaurantes, mas o que tem é suficiente e atende bem a demanda turística, então não precisa se preocupar. Tranquilidade define essa serra de Minas Gerais.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Locais para hospedagem:

7. Serra dos Cristais

Dizem que a Serra dos Cristais emoldura a cidade de Diamantina em Minas Gerais, e eu concordo plenamente! Só pra se ter ideia da beleza do local, em 2010 o Conjunto Paisagístico Serra dos Cristais foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan). Imagina que sonho ir conhecer esse pedacinho de terra? Algumas pessoas também a conhecem como a Serra do Rio Grande.

Serra dos Cristais

Algumas atividades que é possível conhecer e fazer por lá: montanhas; grutas; cachoeiras; povoado; ecoturismo e fazendas turísticas.

Locais para hospedagem:

8. Serra da Piedade

Essa, além das belezas naturais já citadas em outras, também encanta por ser um importante marco turístico, religioso e ambiental do estado. No topo da Serra da Piedade fica o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, a padroeira de Minas Gerais. Lá também funciona o Observatório Astronômico Frei Rosário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Então, o público religioso fica bem encantado e satisfeito com o local, além dos que também gostam de admirar as noites de lua cheia, as estrelas e outros eventos astronômicos.

Serra da Piedade

Essa serra mineira oferece experiências diferentes das que já citei aqui, então vale a pena conhecer mais de uma para conseguir bagagens bem diferentes do que cada uma pode proporcionar.

Locais para hospedagem:

9. Serra do Lopo

Também chamado de Pico do Lopo, fica na cidade de Extrema, estendendo-se até Joanópolis – SP, fazendo parte do circuito turístico da região, na Rota dos Ventos, junto com a Floresta Atlântica. O local é maravilhoso, com vista para os lados dos estados de São Paulo e de Minas Gerais, é até difícil acreditar, mas é lindo o panorama!

Serra do Lopo

No topo da montanha há duas rampas para voos de asa delta, direcionadas para cada um dos Estados, de onde podemos visualizar além das montanhas, represas, cidades vizinhas, a vegetação. Um verdadeiro paraíso!

Esportes com mais aventura (tipo asa delta); trilhas na mata fechada; Pedra das Flores e Pedra do Cume. São algumas das atividades a se fazer e conhecer. Além disso, uma curiosidade sobre mais essa serra de Minas Gerais: dizem que seu nome se deve a grande presença de lobos-guarás na região.

Dicas de locais em que você pode se hospedar por lá:

10. Serra do Caparaó

Já deu pra perceber que boa parte das serras de Minas Gerais citadas aqui fazem parte de reservas de preservação, não é?! Pois bem, por isso, vale ressaltar que as visitações devem ser feitas de maneira responsável, com consciência ambiental e buscando manter os cuidados necessários com o ambiente.

Serra do Caparaó

Deste mesmo modo acontece a última inspiração de roteiro citada aqui neste post, a Serra do Caparaó. Por decreto do Presidente Jânio da Silva Quadros, no ano de 1961, foi criado o Parque Nacional do Caparaó, em uma área de aproximadamente 33.000ha, com a principal finalidade de proteger os recursos naturais do lugar e proporcionar atividades ecoturísticas em sua área.

Situa-se na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, mas sua maior área de extensão fica na região sudoeste capixaba.

Alguns atrativos e lugares que você pode conhecer por lá:

  • Vale Verde;
  • Cachoeira Bonita (1.750m): a uma distância de 8 km do centro da cidade, essa belíssima cachoeira tem cerca de 80m de queda;
  • Vale Encantado;
  • Terreirão.

Além disso, você pode ter o apoio técnico para escaladas ao Pico da Bandeira, passeios pela Mata Atlântica, cachoeiras e piscinas naturais, dentro e ao redor do Parque, passeando de Jeep’s; Cavalos; Charretes.

Alguns locais para hospedagem:

 

Bom, essas foram algumas Serras de Minas Gerais que trouxe para vocês. Espero que ajude a elaborar um roteiro de viagem bem legal, cheio de emoção, história, aventuras e aprendizado, pois viajar é isso!

Ah, e não esqueça de:

  • Levar roupas de frio (pois geralmente as temperaturas caem bastante nas regiões mais montanhosas);
  • Roupas para prática de esportes, ou seja, peças mais leves;
  • Botas e chinelo;

Espero que seja uma experiência maravilhosa e lembre-se de usar os links aqui do blog quando estiver planejamento sua viagem para algum desses destinos. Seja em hospedagem pelo Booking.com, em casa de temporada pelo Airbnb ou em aluguel de carro pela Rentcars!

Você pode gostar também:

 


 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Veja os comentários

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás