Dicas de Viagem

Seguro viagem é obrigatório? O que eu não sabia e agora compartilho com você


Descubra se o seguro viagem é obrigatório e outros pontos que, assim como eu, você provavelmente não sabia.

O seguro viagem nada mais é que uma cobertura para assistência em caso de possíveis problemas durante a sua viagem. Sabemos que estamos sempre sujeitos a problemas como despesas médicas, extravio de bagagens, cancelamento de passagens, assistência jurídicas, entre outros. Mas não queremos que nada disso atrapalhe nossos dias de viagem, né?

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Os planos e as coberturas variam conforme a seguradora, o estilo de viagem, destino, etc.. Ou seja, as coberturas, assim como os preços, vão variar de viajante para viajante e de viagem para viagem. Mas o fato é: adquirir um seguro viagem, independentemente de ser obrigatório ou não, deixa a nossa viagem muito mais tranquila. 

No entanto, existem algumas coisas que nem todo mundo sabe em relação ao seguro viagem. Pensando nisso, separei algumas informações que podem te ajudar sobre o assunto! 

Seguro viagem é obrigatório?

A primeira coisa que muitas pessoas têm dúvidas quanto ao seguro é em relação à sua obrigatoriedade. A resposta é: ele pode ser exigido ou tido como opcional. Tudo depende do destino escolhido para a sua viagem. Alguns países exigem o seguro para a entrada de estrangeiros, enquanto outros deixam a escolha a cargo do viajante.

O ideal é que, para saber se o seguro viagem é obrigatório ou não, você já inclua no seu planejamento a pesquisa em relação às exigências do país para onde pretende ir.

Viagem para Europa: seguro viagem é obrigatório?

Na Europa, ou, mais precisamente, para os países que fazem do Tratado de Schengen, o seguro de viagem é obrigatório para turistas. Inclusive, você pode ser barrado na imigração e ser forçado a retornar ao país de origem se estiver sem um seguro. E não é isso o que se quer quando se prepara para conhecer esse continente tão disputado entre a maioria dos viajantes. 

Importante ressaltar que não basta contratar qualquer tipo de seguro. É necessário que ele atenda a alguns requisitos que nem todo seguro de viagem internacional possui. Para a Europa, é preciso que a cobertura médica mínima do seguro seja de 30 mil euros.

Para os países fora do tratado, como o Reino Unido e a Irlanda, o seguro não é obrigatório, mas é recomendado como uma forma de prevenção, pois como sempre falo, independentemente de ser obrigatório ou não, o seguro viagem é indispensável para um percurso sem dores de cabeça. 

Em outros países, como a Romênia, Bulgária, Chipre e Croácia, o seguro também não é obrigatório; apesar disso, deve ser implementado em breve, então é interessante pesquisar antes de viajar e se garantir.

Mesmo não sendo obrigatório, nesses países europeus também é aceito o mesmo seguro viagem utilizado para entrar na Zona Schengen.

E na América do Sul, seguro viagem é obrigatório?

Para a grande maioria dos países da América do Sul não é obrigatória a entrada com seguro, com exceção de Equador, Cuba e Venezuela.

Esses dois países também têm algumas exigências em relação às coberturas: para Cuba, é necessário que o seguro inclua assistência médica e cubra o valor mínimo de 10 mil dólares, enquanto o valor da cobertura para a Venezuela deve ser acima de 40 mil dólares.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Já para o Equador não existe requisito mínimo de cobertura, mas o governo do país pede que o valor seja compatível com a duração da estadia.

Viagem nacional: é obrigatório ter seguro viagem?

O seguro viagem para destinos nacionais é muito pouco citado. Isso ocorre principalmente pelo fato de que existe um sistema único de saúde no país, e também porque muitas pessoas possuem planos de saúde, então não veem a necessidade de se contratar uma segurança “extra”.

No entanto, o seguro viagem tem uma atuação abrangente, que vai muito além de questões de saúde.

Mesmo em viagens nacionais podem acontecer problemas com o seu transporte ou com suas bagagens, documentos pessoais ou objetos de valor, entre outros. É sempre importante estar preparado para esses imprevistos, mesmo dentro do Brasil.

Benefícios do seguro viagem

O Seguro Viagem pode não ser obrigatório para todos os destinos, mas não há dúvidas de que é um excelente investimento, visto o extenso número de benefícios que ele proporciona. Alguns deles são:

1. Segurança

Viajar com seguro é ter a tranquilidade de que você receberá assistência caso algum problema apareça durante a sua viagem. Como já falei antes, os seguros são amplos e podem ter ajudar em diversos imprevistos, não sendo restritos ao âmbito de saúde e assistência médica. 

2. Sem despesas extras

O exemplo mais comum é justamente a economia que você terá caso, por exemplo, sofra um acidente e não precise arcar com despesas médicas. Alguns seguros, no entanto, te ajudam a economizar de diversas outras maneiras.

Você pode, por exemplo, ser indenizado caso perca suas bagagens; economizar com o cancelamento da viagem ou caso haja a necessidade de regressar mais cedo, independentemente do motivo.

3. Cobertura para doenças preexistentes

Pessoas que já possuem algum tipo de doença devem sempre viajar com um seguro, principalmente em caso de doenças crônicas. Todas essas informações devem ser dadas ao contratar o seguro, inclusive no caso das gestantes também. 

4. Suporte

24 horas por dia, qualquer dia na semana, pronto para te atender e falando a sua língua. Esse é o suporte que o seguro viagem pode te dar sempre que for preciso. Seja para localizar malas extraviadas, orientar os próximos passos depois da perda de documentos ou até mesmo problemas que precisem de assistência jurídica, por exemplo.

Lembre-se de ter os dados da sua apólice e os telefones dos responsáveis sempre em mãos e em local seguro. Você nunca sabe quando vai acabar precisando.

5. Custo x Benefício

Os seguros possuem um ótimo custo benefício para os viajantes! Por um custo relativamente pequeno, se comparado ao custo total da viagem, você pode adquirir todos esses benéficos.

Não deixe de viajar com segurança, contrate sempre um seguro viagem e esteja preparado para qualquer problema. Use o cupom de desconto LEVENAVIAGEM5 e deixe seu seguro ainda mais barato! 

Precisando de mais informações sobre seguro viagem? Leia também:

 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás