Centro-Oeste

Salto do Itiquira, uma das quedas mais altas do Brasil!


Tomar banho de cachoeira é uma daquelas coisas que enche de energia qualquer cidadão. Imagine, então, banhar-se nas águas do Salto do Itiquira, que tem simplesmente 168 metros de queda e é uma das maiores do Brasil!

Pois bem, entrar lá não é fácil! A força da água e o respingo são tão grandes que só é permitido entrar nas pequenas cachoeiras que se formam ao correr do rio. Todo esse percurso está rodeado de uma densa e linda mata ciliar. Mas você pode chegar até a beira da queda para tirar fotos (e ficar todo molhado) que será lindo da mesma forma!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Antes de pensar em qualquer esporte de aventura, lembre-se que equipamentos de qualidade são essenciais para a boa prática, segurança e conforto. Eu indico a The North Face com bons preços e as melhores marcas para o mundo de trilha e aventura. Lembrando que com o cupom LEVENAVIAGEM você tem desconto, tanto na loja física quanto online.

Como chegar ao Salto do Itiquira (por baixo)

Essa é a opção para quem quer chegar até o poço do Itiquira, para aqueles que desejam conhecer a cachoeira em toda sua magnitude. Ela está localizada a 115 km de Brasília e o caminho é bem sinalizado até a entrada do Parque Municipal do Itiquira. Para ir até lá, você seguirá pela Rodovia BR-20, que faz divisa do Distrito Federal e Goiás.

A infraestrutura do Parque é enorme, com piscinas de água corrente, chalés, banheiros, restaurante e camping. Para chegar até os poços e até a última parte permitida da trilha, o caminho é super tranquilo pois é todo “pavimentado”. Em finais de semana a procura é muita alta, pois além de turistas, pessoas de Brasília e de Formosa vão em massa. Eu, particularmente, não gosto; fica difícil até achar um espaço para tomar banho tranquilo. Prefira dias de semana e vá cedo para aproveitar o sol.

Quando ir

A melhor época para ir é, sem dúvida, a época da seca, que vai de abril a início de setembro. O céu fica azul, pouquíssima chuva e o pôr do sol é incrível. Ir entre meados de setembro e março é contar com a sorte de um dia de sol. As chuvas são muito mais frequentes e certamente não conseguirá aproveitar o Salto do Itiquira como merece.
Dica: Você não precisa de guia e nem de agências de turismo para ir até lá, somente se você preferir visita guiada ao local.

E olha que interessante! Pesquisando dados para escrever esse post, fiquei sabendo que o Salto do Itiquira, Terra Ronca (que é espetacular!! Mas fui há muito anos e não tenho muitos registros de foto.. 🙁 ) e a Chapada dos Veadeiros fazem parte de um dos setores da Reserva de Biosfera Goyas. Essa reserva é uma área delimitada e chancelada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, como uma região de extrema importância planetária. Isso se deve aos aspectos singulares do seu ecossistema. Não é incrível?! <3

Mais um motivo para se apaixonar por esse lugar!

Se você é aventureiro, você pode fazer uma trilha pela lateral direita do salto (literalmente) que te leva até o topo da queda. Não fiz essa trilha pois escolhi chegar lá de outro jeito! 😉

Para seguir por essa trilha (que é uma subidona pelo chapadão), se informe na entrada do Parque para não ter perigo e acabar se perdendo no cerrado. Certamente eles irão ter informações detalhadas da trilha.

Como chegar no Salto do Itiquira (por cima)

Bom, por que eu escolhi essa opção? Porque além de chegar literalmente no SALTO do Itiquira, você conhece a Cachoeira do Indaiá e a Cachoeira Véu de Noiva. Sem falar na trilha com um visual belíssimo.

Para seguir essa opção, você deverá ir até a Fazenda Citates, antes conhecida como Fazenda Indaiá. Ela está na estrada rumo à cidade de Alto Paraíso.

Quando você chega na Fazenda, logo no primeiro quilômetro você estará na Indaiá.

Com uma queda de 15 metros, forma-se um poço grande para banho. Muitas pessoas vão apenas para curtir essa cachoeira e, por isso, aproveite para ficar um tempo por ali:

1º – O sol não dura o dia inteiro no poço, portanto, é melhor garantir um banho nas águas geladas enquanto o sol pode te esquentar!
2º – Na volta, quando você estiver chegando do Salto, a cachoeira pode estar bem cheia. Aos finais de semana a lotação é certa e não fica um ambiente legal. Muita gente, rede, comida, música. Se puder ir dia de semana, melhor ainda!

Percurso

Para seguir pela trilha até o Salto do Itiquira, você precisa atravessar a cachoeira e ir até o outro lado da margem. Dali por diante, você seguirá a trilha sempre margeando o rio. Lembre-se disso.

Ao longo da trilha de 5 km (só ida), você encontra diversos poços e pequenas quedas que formam piscinas naturais. O ponto alto da trilha é o visual do cerrado e a Cachoeira Véu de Noiva.

Logo após alguns quilômetros, você verá uma queda linda que se divide no meio e cai, literalmente, como um véu.

À direita começa a trilha até ela e digo que vale MUITO a pena. Mas tem que estar preparado, pois exige um pouco por conta de pedras escorregadias e descida íngreme. Não é qualquer um que desce ali.

Chegando lá a vista é maravilhosa e o banho melhor ainda! Você pode ir até a queda e ficar atrás da água, entre as pedras, se conectando de uma forma única com a natureza.
Como não sabia quanto tempo faltava para chegar até o salto, não fiquei o quanto gostaria nessa cachoeira. Se você foi cedo, passe um tempo lá; para mim é o melhor ponto para tomar banho ao longo da trilha.

Saindo da Véu de Noiva, você continua margeando o rio. Entre subidas e descidas, areia, pedras e mato, você chega finamente aos últimos poços antes da tão majestosa queda de 168 metros de altura.

Para chegar até o ponto final, precisa ter muito cuidado, pois a vertigem vem com tudo! O vale à frente é enorme e nos espanta com tanta beleza e grandeza!

Ah, você que é viciadinho em celular, lá pega 3G!! rsrs

Início da queda de 168 metros de altura!

Chegando o tão esperado Salto do Itiquira, aprecie a paisagem e a imensidão da natureza.

Dê um tempo ali nos pocinhos antes da queda….

No entanto, atente-se para a volta, que pode ser um pouco mais demorada do que ida. A subida em alguns locais chega a ser bastante íngreme e o calor aperta. Portanto: água, água e mais água. Não esqueça de levar pelo menos 1,5 L para cada pessoa! E claro, snacks para comer ao longo do dia.
Aqui eu falo os que sempre levo para minhas viagens e que também são ótimos para trilhas.

Você sairá de lá cansado, mas renovado com tanta energia e beleza! Ah, e com a prática do seu exercício do dia já cumprida! 😉

Dica: Fui sem guia e não teve erro. Geralmente, sempre tem outras pessoas fazendo a trilha também e qualquer dúvida podem te ajudar! Mas se você não tiver confiança, sugiro: entre em contato com o Parque Municipal do Itiquira, com a Fazenda Citates ou ainda com alguma agência de turismo e aventura de Brasília ou Formosa para providenciar um. Ah, se você optar por essa última, pode ainda agendar um rapel pelo Canyon enorme do Salto!
Se habilitaria?!


 

Luisa Galiza

Veja os comentários

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás