Viaje Dentro de Casa

Receitas típicas do sul brasileiro: viaje dentro de casa


Quem acompanha o Leve na Viagem já sabe do que se trata o Viaje Dentro de Casa. Pra você que ainda não conhece, vou explicar rapidinho. Trata-se de uma série de posts pensada pela equipe do Leve na Viagem para proporcionar uma melhor caminhada pela quarentena de 2020, ao longo da pandemia de COVID-19. A ideia é que os finais de semana saiam do usual e a cabeça possa ser ocupada com atividades diferentes. Para esse final de semana, preparamos receitas típicas do sul brasileiro para você se deliciar! Vem comigo?

Receitas típicas do sul brasileiro: viaje dentro de casa

O sul do Brasil é um lugar de muita tradição cultural. Isso porque, quando da colonização do Brasil e posteriores imigrações, abrigaram-se por ali os povos holandeses, alemães e italianos. O motivo não é muito surpreendente: as baixas temperaturas da região eram mais próximas às que eles estavam acostumados e, por isso, era mais aconchegante e familiar. Como vocês já estão fartos de saber, a cultura sempre vem atrelada à culinária, né? Por isso, por meio de receitas típicas do sul brasileiro, viajaremos e teremos um final de semana pra lá de bacana. Vem comigo?

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Sábado, 10h

Comece o dia de sábado com um belo café da manhã. Pra começar com algo mais simples, tome um café quentinho com alguns quitutes que gostar. Os povos gaúchos têm o hábito de ter uma mesa farta logo ao café da manhã. Isso significa muita variedade de pães, bolos e frios. Por isso, escolha o que você mais gosta e já comece o seu dia bem!

Sábado, 12h

Logo após o café da manhã, ajeite o que tiver de ajeitar antes de retornar à cozinha. Agora será para o preparo do almoço que será ma-ra-vi-lho-so: um delicioso arroz carreteiro. Esse prato rememora a época em que os carreteiros, transportadores que atravessavam carga pelo sul, cozinhavam em panela de ferro uma mistura de carne de sol com arroz, visto que ambos alimentos possuem um maior prazo de validade, sendo possível que a carne de sol seja conservada por alguns meses. Veja abaixo como fazer essa deliciosa receita típica do sul:

Foto site receitascaseiras.net

Ingredientes

  • 1 kg de carne seca ou carne de sol
  • 1 cebola picada
  • 1 colher de sopa de cheiro-verde
  • 2 xícaras de chá de arroz
  • 2 dentes de alho picados
  • 6 colheres de sopa de azeite
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

Cozinhe até ficar macia. Desfie. Frite-a em uma panela com azeite. Quando a carne estiver dourada, coloque a cebola e o alho. Junte o arroz e frite. Acrescente a água fervente e cozinhe em fogo baixo até o arroz ficar macio. Salpique o cheiro-verde e sirva em seguida. Bom apetite.

Sábado, 17h

Depois de curtir um pouco da tarde de sábado e resolver quaisquer que sejam as suas pendências, que tal começar a preparar um delicioso churrasco? Como todos sabemos, o churrasco é um dos mais famosos pratos típicos do sul do país, sendo referência no quesito delícia rsrs. É claro que, do jeitinho que eles fazem, nem sempre nós conseguimos reproduzir. E acho que, como todo bom brasileiro, você aí sabe reproduzir seu churrasquinho, né? Seja na churrasqueira elétrica no cantinho do seu apê ou na churrasqueira de alvenaria, não deixe de aproveitar a noite de sábado à moda sulista. Comece o preparo logo cedo, temperando as carnes e as coisas que pretende usar.

Obviamente, como não poderia deixar de ser, a farra merece uma bela cerveja. Isso porque a bebida é tradicionalíssima do sul do país, devido à ascendência alemã do pessoal de lá. Não à toa é por ali que são produzidas excelentes cervejas artesanais brasileiras, como a Opa!

Para embalar o momento, faça uma playlist daquelas, com cantores e bandas dessa região. Existem grandes nomes dos mais diversos gêneros aguardando por você! Armandinho, Elis Regina, Michel Teló, Chitãozinho e Xororó…

Ah, e se você é veggie, não se preocupe: corte legumes, coloque num espetinho e asse! Fica deliciosooooo, juro pra você!

Domingo, 12h

Vou supor que você aproveitou bem a sua noite, dormiu um pouquinho a mais porque curtiu esse momento, tá bom? Para o almoço, não se sobrecarregue: faça um mexidão com o que tiver restado do seu churrasco. Para acompanhar, sugiro uma salada de Pinhão. A semente, vinda dos Pinheiros, é tradicional pelas bandas sulistas e pode ser facilmente encontrada em feiras. Quando bem preparadas são maravilhosas! Veja abaixo:

Ingredientes:

  • 2 xícaras de Pinhão
  • 5 xícaras de água
  • Salsinha
  • Azeite, sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo

Lavar muito bem os pinhões. Colocar numa panela de pressão com a água e um pouco de sal. Quando começar a apitar cozinhar por 30 minutos.

Quando estiver frio, corte a casca e separe o miolo que é a parte comestível. Tempere com azeite, salsinha cortada, sal e pimenta do reino.

Agora é só se deliciar!

Domingo, 16h

Que tal tirar a tarde de domingo para ler um pouco? Eu não sei se você sabe, mas muitos dos maiores escritores da literatura brasileira vêm do sul do país. É o caso, por exemplo, de Cruz e Sousa, poeta de Santa Catarina responsável pelo início do movimento simbolista no Brasil. Pensando em nomes mais contemporâneos, Érico Veríssimo e Martha Medeiros são nomes fortes que conquistam leitores de diversas faixas etárias, mas em especial os adultos. Costumam ter textos mais maduros. No caso de Veríssimo, suas crônicas possuem um teor de humor excelente que nos faz pensar em situações que já enfrentamos. Deixarei aqui um poema de Paulo Leminski para instigar a curiosidade de vocês (que cabe muito bem ao momento, por sinal):

No fundo, no fundo,
bem lá no fundo,
a gente gostaria
de ver nossos problemas
resolvidos por decreto

a partir desta data,
aquela mágoa sem remédio
é considerada nula
e sobre ela — silêncio perpétuo

extinto por lei todo o remorso,
maldito seja quem olhar pra trás,
lá pra trás não há nada,
e nada mais

mas problemas não se resolvem,
problemas têm família grande,
e aos domingos
saem todos a passear
o problema, sua senhora
e outros pequenos probleminhas.

 

Domingo, 18h

No finalzinho da noite, que tal produzir uma delícia para você lanchar pela semana? A deliciosa cuca é tradicionalíssima do sul e é, de fato, muito gostosa. Uma das mais famosas receitas típicas do sul em todo o território nacional, é fácil de fazer e é um delicioso quitute. Veja:

Foto site A Comida é Nossa

 

 

Ingredientes da Cobertura

  • 2 xícaras (chá) de uvas pretas debulhadas (vitória, sta isabel, ou niágara)
  • ¾ xícara (chá) de açúcar
  • ¾ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 50 g de manteiga gelada
  • 1 colher (chá) de canela em pó

Modo de Preparo da Cobertura

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  2. Numa tigela média misture a farinha com o açúcar e a canela. Corte a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Reserve.
  3. Lave as uvas debulhadas sob água corrente e deixe escorrer bem a água numa peneira enquanto prepara a massa.

Ingredientes da Massa

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 3 ovos
  • 50 g de manteiga em temperatura ambiente
  • ¾ xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

Modo de Preparo da Massa

  1. Unte com manteiga uma assadeira redonda de 24 cm de diâmetro e fundo removível. Polvilhe com farinha, chacoalhe bem para espalhar e bata sobre a pia para tirar o excesso.
  2. Na tigela da batedeira coloque a manteiga e o açúcar. Se a manteiga não estiver em temperatura ambiente, leve ao micro-ondas para rodar por 15 segundos para ficar no ponto pomada. Comece batendo na velocidade baixa e aumente gradualmente para evitar que o açúcar espirre para fora da batedeira. Bata por 2 minutos até formar uma farofa úmida.
  3. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte à mistura de manteiga e açúcar, batendo a cada adição para incorporar. Bata por mais 2 minutos até formar um creme claro – se necessário, pare de bater e raspe a lateral da tigela com uma espátula.
  4. Diminua a velocidade da batedeira e adicione a farinha em 3 etapas, intercalando com o leite – termine com a farinha para evitar que a massa fique com aspecto talhado. Bata a cada adição apenas para incorporar os ingredientes – novamente, caso precise, pare de bater e raspe a lateral da tigela com a espátula durante o processo.
  5. Desencaixe a tigela da batedeira e misture o fermento delicadamente com a espátula. Transfira a massa para a assadeira e nivele bem. Distribua as uvas sobre a massa sem sobrepor uma a outra.
  6. Para cobrir, amasse pequenas quantidades de farofa com as mãos e disponha sobre a cuca. Repita até cobrir tudo. Quanto mais irregular ficar a cobertura, com partes mais esfareladas e porções mais firmes, mais crocante a cuca fica.
  7. Leve ao forno para assar por cerca de 50 minutos, até o bolo crescer e a farofa dourar.  Atenção: nessa receita o teste do palito não funciona, pois pode sair molhado por conta da uva. Retire a cuca do forno e deixe esfriar completamente antes de servir – a farofa fica mais crocante depois de fria. Desenforme com cuidado e sirva a seguir.

 

E então, o que achou desse final de semana? Espero que tenha gostado e semana que vem tem mais!

Você pode gostar também:


Luisa Galiza

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás