Brasil

Praias do sul do Brasil: 13 delas que merecem a sua visita!


Falar de praia é sempre maravilhoso, não é?! Já citei em outros artigos algumas praias para fugir da aglomeração, praias da região nordeste e sudeste do país, dentre outras várias opções. E agora é hora de falarmos um pouquinho sobre as praias do sul do Brasil.

A região sul do nosso país encanta pelas paisagens que atraem muitos turistas ao longo do ano, mesmo sendo bem pequena, se comparada às outras. Os Estados são apenas três: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo o lado leste da região é banhado pelo Oceano Atlântico. É de lá que vamos citar 13 praias que encantam os moradores locais e os turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Pode ser uma ótima pedida para uma #roadtrip pelo sul, conhecendo diversas praias e se encantando com a diversidade do litoral brasileiro, que tal? Se for alugar um carro para ou durante a viagem, indico sempre a Rentcars que além de muito confiável, e uma grande parceira do blog!

Adiantamos que: águas claras, calmas, boas ondas, praias desertas, paradisíacas e balneários, são algumas características presentes em praticamente todas as praias que vou falar aqui! Vamos lá?!

Mas antes, vale lembrar que no sul as vezes o frio pega quando menos esperamos! Você tem roupas boas para o frio do sul? Aconselho dar uma olhada na loja da The North Face e garantir seu desconto com cupom levenaviagem em TUDO o que quiser!

Praias do sul do Brasil para você colocar na sua lista:

1. Praia da Tainha

Localizada na rua Cavalo Marinho, em Bombinhas, Santa Catarina. É conhecida por ser uma das mais bem conservadas da região, em termos de preservação da vegetação nativa.

Essa praia não é de fácil acesso, então se você tem dificuldade de mobilidade, é bom ficar ciente. Ela é ótima para fazer caminhadas, trilhas e etc, ideal para quem gosta de uma aventura moderada.

Só pra falar um pouquinho da história do local, a praia da Tainha faz parte das 39 praias de Bombinhas – SC. É uma das mais lindas da cidade e possui cerca de 200 metros de extensão com uma boa faixa de areia.

Além de ressaltar aqui a beleza natural e verde do local, também merece destaque a cor da água! É  P – E – R – F – E- I – T – A, uma mistura quase que mágica de verde com azul que faz toda a diferença.

Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Além disso, pelo munícipio de Bombinhas você pode visitar a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, que é impressionante e é possível conhecer espécies raras de peixes e outros animais.

Locais para se hospedar:

2. Prainha da Barra da Lagoa

Essa praia fica em Florianópolis, também em Santa Catarina. Para chegar na praia você irá cruzar a ponte da Barra da Lagoa, entrar por um caminho que passa entre algumas casas, hostels e comércios locais e andar por alguns minutos por uma trilha. Ela é pequena, fica entre pedras e é super agradável. Traz aquela paz de espírito, sabe?!

Na Prainha da Barra da Lagoa você consegue se conectar com você mesmo. Ideal para quem está em busca de paz e de natureza e de ficar longe do estresse do dia a dia.

Como já falei, pelo caminho da praia você vai encontrar pequenos comércios, casas e hotéis. Então pode passar o dia por lá, que será possível comprar coisas para comer, explorar os costumes das redondezas, conversar com os habitantes do local e etc.

Locais para se hospedar:

3. Praia da Fortaleza

Fica na Ilha do Mel, no Paraná, e é um tanto quanto isolada. Umas das mais isoladas da ilha. Ela é bem frequentada por quem está em busca de tranquilidade e um maior contato com a natureza, estando localizada no lado mais preservado, perto de uma Estação Ecológica. Mais um local bacana para conhecer por lá.

Além disso, possui águas tranquilas e que são ótimas para esportes náuticos ou simplesmente para se banhar.

Por lá também tem outro ponto turístico que vale a pena conhecer, que é a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, construída entre os anos de 1767 e 1770. Então já vai anotando esses locais, para fazer um roteiro super bacana quando estiver pela região.

Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Locais para se hospedar:

4. Praia das Encantadas

Essa linda praia também fica localizada na Ilha do Mel, no Paraná.

A Ilha do Mel é muito conhecida por suas belezas naturais e por isso as praias de lá sempre despertam a curiosidade e encantamento dos turistas. Ah, um ponto importante: para chegar a ilha basta ir para o porto de embarque do pontal do sul (pois é um dos mais baratinhos, caso você deseje economizar). O valor fica em torno de R$35,00 (ida/volta).

Clima bom, mar calmo e limpo, moradores hospitaleiros, um verdadeiro paraíso!

Opções de hospedagem:

5. Praia de Caiobá

Essa outra perfeição fica em Matinhos, também no Estado do Paraná. Se trata de um lindo balneário, que dispõe de uma ótima infraestrutura com excelentes hotéis, diversas opções de bares e restaurantes e pra quem gosta de curtir uma night, a vida noturna por lá é bem agitada, ein?!

Foto Rui Werneck

O acesso pode ser feito de carro ou de ônibus pelas principais rodovias: BR 277, PR 508 e PR 407. Caiobá está a 111 quilômetros da capital Curitiba e possui um clima bem quente e quase que o ano inteiro, dá pra acreditar? Bem diferente do que os sulistas são acostumados.

Locais para hospedagem:

6. Praia do Rosa

A Praia do Rosa faz parte do munícipio de Imbituba, no sul de Santa Catarina, em uma região chamada Encantos do Sul. A praia oferece meio que um passeio dois em um: uma combinação maravilhosa de praia + montanhas.

Se você for de outra parte do país e estiver viajando pra lá, ao chegar no aeroporto de Florianópolis, é só pegar um transporte por app e em menos de 1h30 (90 km) chega por lá.

A praia é simplesmente maravilhosa, agradando, principalmente, quem gosta da vibe natureza, trilhas e surf.

Hospedagem na Praia do Rosa:

7. Praia de Tramandaí

Como o nome já diz, fica no município de Tramandaí, no Rio Grande do Sul. Possui cerca 14 km de extensão, o balneário oferece boa infraestrutura turística. Mas também é muito frequentada pelos gaúchos.

A noite por lá é bem agitada, em qualquer época do ano acontecem diversos shows (tirando essa época de pandemia, óbvio).

Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Para um bom aproveitamento das características da praia, aconselho ir pela metade de dezembro e o final de março. Nesta época as águas costumam estar menos geladas.

Opções para hospedagem:

8. Praia da Guarita

Essa perfeição de praia fica em Torres, também no Rio Grande do Sul. A praia está dentro de uma área de preservação, e com certeza é uma das melhores experiências do mundo conhecer o lugar.

Ah, e o munícipio em que está inserida faz divisa com Santa Catarina e tem como vias de acesso a BR-101 e a RS-389.

É cobrado o valor é $20,00 por carro, para entrar na área, mas também pode entrar a pé. Te a opção de alugar cadeiras nos quiosques quiosques ou com os ambulantes.

Hospedagem:

9. Praia das Nereidas

Essa fica em  São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul. Por lá, assim como todas as praias do sul do Brasil citadas até aqui, a forte característica é a natureza, a calma e exuberância, tem águas calmas, muita sombra e águas quentes no verão. Um delícia!

Além de ficar curtindo o mar, também é possível por lá, alugar bicicletas, pois há ciclovia em quase toda orla, alugar caiaques e pedalinhos, e fazer um passeiozinho. Também tem várias opções de restaurantes.

Locais para hospedagem:

10. Praia de Taquarinhas

Fica no Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Mas mesmo estando nesse balneário que é super frequentado, essa praia não é muito explorada (e ainda bem!). Raramente você vai encontrar aglomerações de turistas, ou vendedores nessa praia.

Ela é ótima para tirar lindas fotos e permanecer por algum momento em contato apenas com a natureza e consigo mesma (o).

Para chegar lá, você tem que pegar uma trilha em meio a rochas e vegetação. Ideal para se desligar de tudo.

Hospedagem em Taquarinhas:

11. Praia de Laranjeiras

Também fica no balneário Camboriú, em Santa Catarina, possuindo uma imensa riqueza natural, apesar de ser considerada de pequena extensão. No total são 750 metros de pura calmaria e paz.

Foto Rafa Tecchio

Por lá dá pra você fazer passeios de bondinho, e conhecer as delícias gastronômicas de lá. Que dicas de restaurantes? Lá vai: os mais visitados e próximos à praia são o restaurante Quarta Estação, que fica na Avenida Rodesindo Pavan, 10; e o Restaurante Trapiche, que fica na Avenida Rodesindo Pavan também, 101.

Por lá também é possível praticar alguns esportes náuticos. Como a tirolesa, que tem uma descida maior que 750 metros e uma vista maravilhosa.

Opções de hospedagem:

12. Praia da Guarda do Embaú

Essa praia super exuberante fica em Santa Catarina, por lá sempre prevaleceu o estilo alternativo. A praia é dona de boas ondas e de uma beleza ímpar. Além disso, dispõe de um super charminho, que são as pousadas espalhadas pelas ruas de terra.

A beleza da área e seus arredores permanece intocada, isso graças ao Parque da Serra do Tabuleiro, que abrange parte do vilarejo e abriga cachoeiras, rios e animais silvestres.

Foto: Tolvo

Já é uma opção de visita deste local, ein?! A noite por lá não é muito agitada, as opções de restaurantes também são bem escassas se comparadas às outras praias do Sul do Brasil citadas aqui.

Mas isso não é motivo para não conhecer o local, pelo contrário, é uma ótima oportunidade, principalmente se estiver procurando paz de espírito.

Opções de hospedagem na Guarda do Embaú:

13. Praia da Ferrugem

Localizada em Garopaba, em Santa Catarina, entre a Guarda do Embaú e a Praia do Rosa, a Praia da Ferrugem apresenta uma beleza exuberante e diversos turistas vão aproveitar as festas de fim de ano por lá. Fica a menos de 100km do Aeroporto Hercílio Luz, o que dá menos de 2h de carro. Basta pegar a BR 101, ao sair da capital, e seguir no sentido sul até o trevo de entrada para a SC-434. É bem fácil de localizar, pois a estrada é bem conservada e sinalizada. Lembrando de usar a RentCars para alugar o seu carrinho e ter autonomia na viagem, hein?

Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

A praia é excelente tanto para quem gosta de surfar quanto para famílias, pois o ambiente é bastante tranquilo. Por lá, no entanto, você encontra mais uma galera jovem. O pôr do sol por ali é uma obra de arte, que não pode ser perdida. Além disso, entre junho e outubro é possível ver as Baleias-Francas, visto que lá é um local de observação, sendo um forte atrativo turístico. Há agências que promovem passeios que chegam pertinho dos bichos de forma segura.

Para quem não gosta muito de aventuras, a praia conta com muitos bares, então não faltam opções para comer, beber e relaxar com o pé na areia.

Onde ficar na Praia da Ferrugem:

E aí, o que achou dessas praias do sul do Brasil?

Espero que gostem e não esqueça de usar os links aqui do blog quando estiver organizando sua próxima viagem.  Seja em hospedagem pelo Booking.com, ou em aluguel de carro pela Rentcars!

Você pode gostar também:


Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás