Brasil

Praias do Sudeste para você explorar de carro: 9 sugestões alternativas


Se você adora explorar novos lugares e ainda ficar por dentro das histórias, características e curiosidades que envolve o destino, se prepara que aqui vou revelar 9 praias do sudeste para você explorar de carro, além de, claro, falar um pouco sobre a região. Apesar de não serem tão famosas quanto as do nordeste, as praias do sudeste também são incríveis e com certeza vão te encantar.

O sudeste é composto por quatro estados, sendo eles: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Poucos, se comparado com outras regiões do nosso país. Porém, é uma das maiores forças econômicas do Brasil e também a mais populosa.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Vamos lá para as praias?!

9 praias do sudeste para você conhecer

Os principais estados da região sudeste situados nas áreas costeiras e banhadas pelas águas do Oceano Atlântico são Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

SÃO PAULO

Vamos começar pelas praias de São Paulo.Dentre suas cidades litorâneas podemos citar Bertioga, Cananéia, Caraguatatuba, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Ilhabela, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba.

E quem vai encabeçar a lista de 10 praias do sudeste para explorar de carro é umas das praias de Bertioga – SP.

1. Praia de Itaguaré

Essa praia está localizada a 20 km do centro da cidade de Bertioga (SP). Optando por conhecer essa praia, você poderá ver o Rio Itaguaré desaguando no mar e ter acesso a uma das paisagens mais peculiares de toda a faixa litorânea de São Paulo.

Concentra vegetação selvagem e não tem nenhuma estrutura na areia, mas é de fácil acesso e, para os viajantes que buscam algo mais isolado e reservado, essa praia é uma ótima opção. 

Falando um pouco das características da praia, o mar é agitado e acaba não sendo o mais adequado para banhistas inexperientes. Porém, o visual é encantador e vale muito a pena contemplar a vista.

Onde ficar: Pousada Raios de Sol Indaia; Pousada do Léo e Amarilis Reservas. Essas são apenas algumas opções. Existem outras alternativas na região.

2. Praia da Cocanha

A praia está localizada no município de Caraguatatuba, conhecido também pelo apelido de Caraguá e é conhecida pelo mar calmo e limpo, com uma extensa faixa de areia branca e fofinha. Além da vista que é incrível devido a presença de algumas ilhotas.

Em toda a extensão haverá diversos quiosques, bares e restaurantes que fazem dessa praia um lugar completo para sua diversão. Além disso, a praia é formada principalmente por pescadores artesanais, o que dá um clima ainda melhor ao lugar.

Na praia é possível praticar diversos tipos de esportes e realizar passeios de barco. Além de curtir e relaxar nessa praia ,você também pode conhecer as praias vizinhas e o centro de Caraguatatuba.

Dicas de hospedagem: Francis Hotel Pousada; Hotel Pousada Vivendas do Sol e Mar e Recanto Casa de Pedrinha.

3. Praia do Indaiá

Também faz parte das praias de Caraguá, só que está localizada perto do centro urbano. Agrada aos públicos que preferem mar calmo, tem extensão propicia para caminhar e também muita sombra.

O acesso se dá pela praia de Santa Tereza e as águas rasas e tranquilas atraem principalmente famílias com crianças, sendo um lugar que merece ser apreciado com bastante calma.

Onde ficar: Lionfish Hostel; Pousada Porto do Rio e Pousada Sol de Caraguá.

Não deixe de ver também as dicas de vários lugares em São Paulo:


ESPÍRITO SANTO

Já no estado do Espírito Santo, as cidades que têm praias são Vila Velha, Serra, Guarapari, Vitória, Anchieta, São Mateus, Linhares, Marataízes, Piúma, Itapemirim, Fundão, Conceição da Barra e Aracruz. 

Dentre as praias destas cidades, algumas dicas para você conhecer de carro são:

4. Praia de Itaparica

A praia tem 3,5 km de extensão e encontra-se no centro de Vila Velha, entre as praias da Costa e de Itapoã. É caracterizada pelas águas cristalinas, mar forte e profundo, que atinge por volta de 2 a 3 metros de profundidade e é famosa também por atrair muitos surfistas, especialmente quando a maré sobe.

Então já fica aí a dica, caso você goste de pegar umas ondas!

Além disso, a praia de Itaparica possui uma orla urbanizada, com bares, quiosques e restaurantes que são bastante procurados para a degustação da culinária local. À noite, eles ficam bem cheios, especialmente em alta temporada, tornando a Praia do Coqueiral de Itaparica uma das mais movimentadas.

Aos fins de semana o movimento é bem maior e algumas feiras de artesanato também são atrações próximas à praia.

Hospedagem: Jeremias Hostel Bar; Hostel da Penha e Hostel Physis.

5. Praia de Urussuquara

Essa é uma praia situada numa região pouco conhecida do Espírito Santo, localizada na divisa entre as cidades de São Mateus e Linhares.

São aproximadamente 2 km de praia com um ecossistema de dar inveja a outras regiões. Além do mar, tem rio, restinga, dunas, manguezais e até mesmo um trecho com Mata Atlântica.

O mar da Praia de Urussuquara é muito forte, já que é uma praia oceânica, por isso é necessário ter bastante atenção ao tomar banhos. Se estiver buscando mais tranquilidade e explorar mais o local, você pode ir até uma lagoa próxima à praia.

Onde ficar: não há muitas alternativas de hospedagem na praia, mas é possível encontrar algumas opções pesquisando nas cidades de São Mateus e Linhares.

6. Praia de Itaoca

Localizada no município de Itapemirim – ES, a praia de Itaoca é caracterizada pelas águas claras e calmas, areias fofas e brancas, além de ter uma longa faixa de areia. É uma praia bastante frequentada, sendo indicada para a prática de esportes náuticos, sobretudo o iatismo, por conta de seu mar calmo e dos constantes ventos da região.

A infraestrutura do local também é outro ponto positivo e os viajantes que procuram a região geralmente são bem servidos com os bares, quiosques e restaurantes que se encontram na praia.

 Se você já estiver pela cidade, pode chegar à praia de Itaoca pelo o acesso da chamada Rodovia do Sol ou pela rodovia BR-101.

Dicas de hospedagem: nessa praia também não se encontram muitas opções de hospedagem, mas há os Chalés do Frade, um lugar super charmoso e aconchegante localizado na Fazenda São Manoel do Frade, em Itapemirim.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

 


RIO DE JANEIRO

E para finalizarmos, agora vou citar algumas cidades do Rio de Janeiro, que tem belas praias para você visitar de carro. 

Rio de Janeiro, Niterói, Búzios, Cabo Frio, Ilha Grande, Araruama, Rio das Ostras, Arraial do Cabo, Paraty, Saquarema, Maricá, Trindade, São Pedro da Aldeia, Macaé, São João da Barra, Barra de São João, Angra dos Reis, Mangaratiba e Paquetá. Todas essas estão na faixa litorânea da famosa RJ.

7. Praia da Ferradura

Está situada em Búzios e ganhou esse nome devido ao seu formato. Possui uma extensa área e é rodeada por enormes e belas casas, que dão um contraste entre a natureza e o urbano.

É uma das praias mais procuradas da cidade, tem o mar bem calmo, sendo ideal para quem tem crianças. Ir até a Praia da Ferradura é um programa para toda família, devido à tranquilidade do local. De fato, uma das melhores praias do sudeste.

Tem opções de lazer para todos os gostos, desde opções para a prática do mergulho e outros esportes, como andar de pedalinho, entre outras atividades.

Onde ficar: Numa boa hotel; Terra Búzios e The Eco Place Hostel.

8. Praia das Dunas

A praia das Dunas está localizada no centro de Cabo Frio, e é totalmente urbanizada e dotada de boa infraestrutura.

Esta também é uma praia propícia para a prática de surf, devido à força de suas ondas, o que atrai praticantes do esporte. Por esse motivo, quem busca a praia para um banho de mar deve redobrar o cuidado.

A origem do nome vem das diversas dunas que circundam o local. Entre elas, podemos destacar uma das mais conhecidas, como a famosa duna Dama Branca.

Dicas de hospedagem: Lulu Hostel; Oceans Hostel e Beach Hostel Cabo Frio.

9. Praia do Forno

Arraial do Cabo é um destino carioca bastante conhecido por suas belas praias. Apesar de ser difícil apontar a melhor delas, é fácil constatar que a Praia do Forno está entre as melhores. Localizada a 1,5 km do centro, o mar da Praia do Forno apresenta belas cores e temperatura agradável para um bom banho. 

Apesar de ser de fácil acesso, por trilha ou por barco, ela não é tão movimentada quanto as demais, como as Prainhas do Pontal do Atalaia, por exemplo, o que proporciona uma bela vista de Arraial. Além disso, os preços na Praia do Forno costumam ser mais acessíveis. 

A praia tem boa infraestrutura, com restaurantes um pouco mais sofisticados, mas também com diversos trailers onde é possível comer bem sem gastar muito. Estando na praia, além de comer bem e relaxar, você pode praticar mergulho, snorkel, entre outras atividades. 

Hospedagem: Hostel Caminho do Atlântico; The Queen Hostel e Hostel A Coroa.

Você também pode gostar:

  1. TRILHA DA PEDRA DA GÁVEA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR!
  2. SERRA DO RIO DE JANEIRO: EXPLORE DESTINOS LINDOS PERTO DA CAPITAL!
  3. ROTEIRO BÚZIOS: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER
  4. ONDE SE HOSPEDAR NO RIO DE JANEIRO: 30 OPÇÕES BAIRRO POR BAIRRO

Principais informações sobre o sudeste brasileiro

A região sudeste concentra cerca de 90% da sua população em áreas urbanas e sua taxa de industrialização é uma das mais altas do país, o que se deve muito aos fatores históricos. Inicialmente, podemos afirmar que a mudança de capital do Brasil, em 1763, de Salvador para o Rio de Janeiro, levou o sudeste a ser o centro da economia colonial.

Esse motivo contribuiu para que, por muitos anos, mesmo após a industrialização de todo o país, a região concentrasse multinacionais e todo o tipo de avanço, antes de qualquer outra região do Brasil.

Pode parecer estranho citar eventos históricos como esse, mas não podemos deixar de fazer relação com eles para entendermos a cultura, costumes e tudo que envolve a região.

Clima

Partimos agora para um apanhado sobre as características climáticas da região. Tópico importante para quem gosta de se organizar na hora de viajar e ter em mente se vai fazer calor ou frio no destino escolhido.

De modo geral, a região sudeste tem um clima tropical, em razão da sua localização geográfica. 

A região está situada entre os trópicos, e isso faz com que as suas temperaturas sejam elevadas na maior parte dos estados. Porém, existem alguns fatores que contribuem para a modificação do clima, como a altitude, a maritimidade (influência das massas de ar vindas do oceano) e a latitude.

Tipos de clima da região Sudeste

Tropical de altitude: com baixas temperaturas, presença de geadas no inverno e índices pluviométricos de 1.500 mm anuais.

Tropical litorâneo: com altas temperaturas e índices pluviométricos elevados.

Tropical semiárido: nessa área, as temperaturas são bastante elevadas, as chuvas escassas e mal distribuídas durante o ano.

Vegetação

Aqui também vale destacar os tipos de vegetação do sudeste, que contribuem para entender a paisagem de cada destino escolhido.

Das cinco regiões brasileiras, o sudeste é a que mais apresenta diferença nas paisagens naturais quando se trata de vegetação nativa, devido ao desmatamento para fins urbanos e industriais.

Porém, mesmo com a exploração da vegetação, as faixas litorâneas e áreas de preservação revelam vistas e paisagens impressionantes que deixam qualquer um maravilhado!

Basicamente, são quatro tipos de vegetação: Caatinga; Cerrado; Floresta Tropical (Mata Atlântica); Vegetação Litorânea (Manguezais).

Anotou as sugestões das praias do susdeste mais alternativas para você conhecer? Agora que você já tem uma listinha em mãos, é só juntar os amigos, família, amor ou amigos(as) em um carro e partir para conhecê-las. Garanto que a experiência será única e incrível!

 

 


 

 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás