Brasil

Parques Nacionais do Brasil: 20 opções para você conhecer


Que o nosso país é lindo e riquíssimo em diversidade cultural, em paisagens paradisíacas e naturais, todo mundo já sabe! E por isso, volta e meia, sempre estou aqui trazendo um compilado de lugares incríveis para se conhecer nesse Brasilzão tão lindo e diverso. Uma riqueza inquestionável é a de Parques Nacionais do Brasil! Você sabia que, atualmente, são 71 parques nacionais do Brasil registrados? Pois é, isso é para poucos!

Hoje eu resolvi listar para vocês alguns dos vários parques nacionais do Brasil para você que assim como eu, ama ecoturismo e trekking! Assim, você já pode ir colocando no seu roteiro de viagem das férias, tá?!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

1. Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) ⁣


Vou começar falando desse lugar incrível que é o Parque Nacional da Chapada Diamantina, que fica bem no centro da Bahia, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

Um dos principais atrativos do Parque são as trilhas, então se lhe interessar, vá sabendo que existem cerca de 46 percursos que, juntos, somam uma rede com 287 quilômetros de trilhas. Incrível, não é?! Por lá é possível escolher percursos mais curtos ou longos, de acordo com a disposição de cada turista. Por exemplo: roteiros de trilhas de dois dias ou até mesmo de cinco dias de caminhada dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Uma das trilhas mais famosas do Parque é a do Vale do Pati. Apenas nesta região existem três opções de travessias: a do Vale do Capão, Guiné e Andaraí.

Você pode ir sem medo e se hospedar na:

2. Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha (PE)⁣

E óbvio que não podia deixar de citar esse paraíso que é Fernando de Noronha! Esse pedacinho de paz e tranquilidade também pertence a região Nordeste. A água de Noronha encanta por sua cor verde-esmeralda e a diversidade turística. Nado, trilhas ecológicas, passeio de barco, mergulho ao fundo do mar, golfinhos nadando e fazendo um verdadeiro espetáculo natural bem diante dos nossos olhos, são alguns dos vários atrativos do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha.

Por lá, você pode se hospedar em hotéis ou pousadas como:

ROTEIRO FERNANDO DE NORONHA: COMO GASTAR POUCO NESSE PARAÍSO!

3. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)

Mais uma reserva linda lá do Nordeste, que é o MAIOR campo de dunas do Brasil! A riqueza natural desse destino é tão surpreendente que apesar de estarem dentro de uma unidade de conservação oficialmente registrada como Marinha Costeira estão também em uma zona de Cerrado, com influência da Caatinga e da Amazônia, formando um encontro incrível de biomas!

Dentre as atividades para fazer por lá estão:

  • Expedição Trekking;
  • Circuito lagoa bonita / lagoa azul;
  • Café da manhã nas dunas.

Hotéis pertinho do Parque onde você pode ficar:

A MARAVILHOSA VIAGEM PARA LENÇÓIS MARANHENSES – O PARAÍSO NO MARANHÃO

4. Parque Nacional de Jericoacoara (CE)⁣

Essa reserva é um tanto quanto novinha, foi criada em fevereiro de 2002, tendo como objetivo proteger amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação dos recursos naturais existentes no Parque e incentivar a pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.

Incrível, ein? Além disso, possui muito potencial turístico. Um dos pontos mais visitados por lá é a Pedra Furada, uma formação rochosa considerada o símbolo do local.

Dicas de locais para hospedagem:

COMO É PERCORRER A ROTA DAS EMOÇÕES DO PIAUÍ ATÉ JERICOACOARA

5. Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)


Sobre essa belezinha, olha que incrível: pelo seu valor histórico e cultural foi declarado pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1991, Patrimônio Cultural da Humanidade.

Tem noção do quanto nosso país é rico? Chega dá vontade de correr pra visitar todos, não é? Para visitar o Parque Nacional da Serra da Capivara, não tem essa de ‘melhoras temporadas’, tanto na época chuvosa da região, quanto em período de estiagem, as experiências são distintas e super válidas.

Locais para hospedagem pela região:

6. Costa do Descobrimento e reservas da Mata Atlântica (BA/ES)

Esse até o nome é interessante, não é? Já desperta na gente a curiosidade. O trecho do município de Una (litoral sul da Bahia) até Linhares (norte do Espírito Santo) apresenta características diferenciadas do restante da zona costeira brasileira.

Os recifes de corais, arenitos nas praias e lagos, aves, vegetação, relevo, cadeias montanhosas, formam uma linda e peculiar experiência, difícil até de acreditar que tudo isso fica tão pertinho da gente. Além disso, o destino também conta um pouco da história do nosso país, que podemos conhecer através do centro histórico de Porto Seguro.

Locais para hospedagem:

7. Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA)⁣

Também localizado na Bahia e totalmente voltado para a conservação marinha do nosso país, possui uma das maiores biodiversidades marinhas do Brasil e do Atlântico Sul.

Locais para hospedagem e pra se encantar com esse paraíso aquático:

8. Floresta Nacional do Tapajós (PA) ⁣

Essa é uma unidade de conservação focada não só na preservação da vegetação, mas também na sustentabilidade dos recursos florestais.

Por lá é possível fazer trilhas com guia, conhecer as comunidade, provar as comidas típicas e enriquecer o conhecimento sobre muita coisa que envolve a cultura e os costume do nosso povo. Você pode se hospedar:

9. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) ⁣

Pra conhecer esse parque você pode fazer várias rotas, pois ele fica localizado entre entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança. O lugar reserva uma grande diversidade de espécies, além de centenas de nascentes e cursos d’água e formações rochosas que acumulam milhares e milhares de anos. 

As principais atividades por lá são as caminhadas e banhos de cachoeiras. 

Lugares para hospedagem:

CHAPADA DOS VEADEIROS – CONHEÇA ALTO PARAÍSO DE GOIÁS!

10. Parque Nacional de Anavilhanas (AM)⁣

Vou começar dizendo que esse lindo parque é o segundo maior arquipélago fluvial do mundo!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Existem dois parques, um na cheia e outro na seca. Como você deve imaginar, durante o período de cheia as ilhas e a maioria da vegetação ficam submersas. Assim, apesar de não ser possível admirar essa natureza é permitido passeios que adentram os igapós. Já na seca, surgem várias praias de diversos tamanhos, ideais para curtir um dia de sol. 

Viajando para lá, você pode ficar:

Você sabia que sou embaixadora da The North Face? O Leve na Viagem representa uma das maiores marcas outdoor do mundo! E quem ganha é você! Com o cupom levenaviagem você tem 10% de desconto em qualquer produto pelo site da The North Face e na loja física! E o melhor, ele é cumulativo, ou seja, é válido também para produtos que já estão com desconto. Aproveite e invista em qualidade!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

11. Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) ⁣

Assim como os outros parques nacionais do Brasil, esse tem a missão de proteger a fauna e flora local. E nós, visitantes temos o privilégio de usufruir e nos encantar com suas riquezas naturais. Dentre seus atrativos turísticos estão: o banho em cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas, além da observação da grande diversidade da flora e da fauna e curiosas rochas pontiagudas presentes em toda a área.

Locais para hospedagem:

AS TRILHAS DA CACHOEIRA DO TABULEIRO, A TERCEIRA MAIOR DO PAÍS

12. Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Conhecida não só por abrigar a tão famosa Cataratas do Iguaçu, mas também por cuidar de algumas espécies que correm o risco de extinção, como a onça-pintada, puma, papagaio-de-peito-roxo, dentre outras. Dentre os principais atrativos estão: Cataratas do Iguaçu, Trilha do Poço Preto, Trilha das Bananeiras.

Locais para hospedagem:

13. Parque Nacional da Tijuca (RJ)⁣

Além de proteger o Corcovado e o Cristo Redentor, também cuida da primeira floresta replantada do mundo, onde é possível realizar diversas trilhas e conhecer várias cachoeiras, além de ruínas históricas do tempo das fazendas de café. Esse cenário todo bem no centro do Rio de Janeiro.

Dentre os atrativos para os visitantes estão: Corcovado e Cristo Redentor, Circuito do Vale Histórico, Circuito dos Picos, Estrada das Paineiras, Mesa do Imperador, Cascatinha, Lago das Fadas, Pedra Bonita, Agulhinha da Gávea e etc. 

E na cidade maravilhosa o que não falta é local para hospedagem, entre os lugares estão:

14. Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) ⁣

Para quem gosta de esportes na natureza, esse parque nacional do Brasil, sem dúvida, é o local.  A Serra do Órgãos é um dos melhores lugares do Brasil para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros. Além disso, para quem gosta de relaxar na água, o Parque abriga cachoeiras incríveis. 

Hospedagem:

TRAVESSIA PETRÓPOLIS TERESÓPOLIS – UM TREKKING DE PAISAGENS DESLUMBRANTES

15. Parque Nacional da Serra Geral (RS e SC)⁣

Localizado na parte mais oriental da divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, toda a reserva tem o manejo sustentável dos recursos. Para chegar lá, existe o principal portão de acesso que fica a 22km da cidade de Cambará do Sul/RS, em estrada de terra, que é tranquila pois está em bom estado de conservação.

Locais para hospedagem:

16. Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT)⁣

Muito conhecido pela preservação dos sítios arqueológicos existentes, seus recursos naturais e etc. Oferece todo o suporte para visitação, educação e pesquisa. Fica localizado nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, seu acesso é feito pela Rodovia Emanuel Pinheiro – MT 251, e pode se hospedar em uma dessas cidades.

17. Parque Nacional de São Joaquim (SC)⁣

Situado na região serrana do estado de Santa Catarina, um dos principais atrativos turísticos é o Morro da Igreja, que pode ser acessado por uma estrada asfaltada pelo o município de Urubici. Dentre os outros atrativos estão: as cascatas, mirantes, trilhas, esportes de aventuras e etc.

Locais para hospedagem:

18. Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ/SP) ⁣

Além dos atrativos históricos-culturais, podemos usufruir das paisagens, praias, piscinas naturais, rios, cachoeiras, picos e mirantes, sem contar a riqueza de flora e fauna, típica da Mata Atlântica. Serras, cachoeiras, trilhas e etc, também compõe esse lindo cenário.

Locais para hospedagem:

19. Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG)

O ponto forte desse Parque é a arte rupestre pré-histórica, em sítios arqueológicos milenares de importância internacional e suas grandes cavernas. É, de fato, um dos parques nacionais do Brasil com maior riqueza de conteúdo humano pré-histórico. Possui trilhas, mirantes e passarelas de proteção aos sítios, o parque também conta com uma equipe de condutores ambientais treinados e credenciados.

Você pode se hospedar na:

20. Parque Nacional Aparados da Serra (RS)

Localizado na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o relevo da região é bem peculiar, caracterizado por desfiladeiros com paredões verticais de até 700 m de altura, encanta demais. O ponto forte turístico de lá são as trilhas!

Você pode ir visitar o parque e se hospedar:

PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA: SEU GUIA COMPLETO 

Lembre-se sempre: independentemente do destino escolhido, se precisar de carro para chegar a algum dos parques, use o RentCars! Confiável, abrangente e, melhor ainda, parceiro do Leve na Viagem!

Espero que esse artigo te ajude a escolher o melhor lugar para visitar, de acordo com seus objetivos e gostos! Boa viagem e não esqueça de usar os links aqui do como Booking.com e demais! Você não paga a mais por isso e ainda contribui com o blog! 🙂 


 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás