Espírito Santo

Parque Estadual Pedra Azul, um paraíso na serra capixaba


O Parque Estadual Pedra Azul está em Domingos Martins, um distrito de Aracê, município do Espírito Santo. Conhecido como um dos mais belos cartões postais do estado, é procurado pelos amantes do ecoturismo e do clima ameno de serra. Como amo explorar lugares novos e nem tanto conhecidos assim (muitos capixabas nunca foram até Pedra Azul!), não pude deixar de ir até lá e ver de perto essa generosidade da natureza.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

As trilhas do Parque Estadual Pedra Azul

No Portal da Pedra Azul, que dá acesso as trilhas do parque, é possível tomar um café, comprar água, usar o banheiro e comprar algumas das delícias capixabas. Seguindo 15 minutos de caminhada, você chega no Ponto de Apoio ao Turista, onde de fato iniciam-se as trilhas.

As trilhas do Parque Estadual Pedra Azul não são difíceis nem longas, mas exigem um mínimo de condicionamento físico. Há duas trilhas : aquela em que você contorna parte de pedra ( e passa pela base dela), com belos visuais e chega até as piscinas naturais; e aquela que já te leva direto aos poços com borda infinita.  Foi essa que fiz,  não por escolha, mas por ser a única que daria tempo. Minha ideia era ter chegado ao Parque Estadual Pedra Azul às 12h30. Assim, faria a trilha maior, até como atividade física, mas só cheguei duas horas após o previsto. Como até às 17 h é preciso sair da reserva, não daria tempo de fazer a trilha maior e curtir todo o trajeto. Além disso, o tempo estava fechando a cada minuto que passava. A escolha foi ir direto para as piscinas.

Para chegar até elas pela trilha menor também há duas trilhas:
A mais nova e mais longa, que dá acesso fácil por escadas. E a mais curta e íngreme, na qual é preciso passar por uma corda que te ajuda a subir uma parte da pedra lisa e cuja a subida é pesada.

Para quem tem condicionamento, dá para fazer, no máximo, em 30 minutos. Para os mais lentos, 1 hora é a média.
As piscinas são lindas e de uma beleza singular. Os poços escuros e fundos, um seguido do outro, formam uma paisagem nada usual e com uma vista incrível para a vila.
Como disse, infelizmente, o tempo acabou fechando… Não tive o sol para iluminar as fotos e me aquecer após alguns mergulhos, mas ainda assim o lugar transbordou beleza. Piscinas com bordas infinitas não são nada mal, ainda mais com uma vista para região serrana do Espírito Santo!

Informações importantes sobre o Parque Estadual Pedra Azul

Para visitar o Parque Estadual Pedra Azul, é preciso fazer reserva da visitação pelo site. Lá você escolhe o dia e o horário de visita e verifica se há disponibilidade. Como há uma limitação de visitantes por dia/hora, recomendo que faça sua reserva com antecedência.

Eles disponibilizam alguns horários diários e não precisa contratar guia. As trilhas são bem sinalizadas e há uma explicação inicial antes de você começar sua caminhada.
A entrada é gratuita e não há comida e água para vender no centro de apoio. Se precisar se abastecer, aproveite o café logo onde deixa o carro.
Por conta da previsão do tempo, a visitação pode ser afetada. É importante ficar de olho e, na dúvida, entrar em contato pelo telefone.
Para os mais acostumados e experientes, é tranquilo fazer a trilha de chinelo, mas é claro que a recomendação é que se use calçado fechado. 😉
Leve repelente, tem muito mosquito por lá.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Como chegar ao Parque Estadual Pedra Azul

De carro: Pedra Azul está a 60 km de Vitória e a 50 km de Domingos Martins (se tiver tempo, vale uma paradinha por lá). A estrada é tranquila, mas por ser em serra, é cheia de curvas e o trânsito pode as vezes pode não ser dos melhores. Saindo de Vitória, atravesse a 2ª Ponte, siga a direção Belo Horizonte/Rio de Janeiro e continue pela BR 262. A entrada do Portal da cidade fica na altura do Km 42 da BR 262. Mas veja que o Parque Estadual da Pedra Azul está apenas no Km 88.

De ônibus: Partem da Rodoviária de Vitória, das 5h da manhã até as 18h. São cerca de 3 horas de viagem e chegar no Km 88, no início da Rota do Lagarto. O restante deverá ser feito de táxi, uma vez que as distância não são convenientes para serem feitas a pé.

Minha sugestão é que alugue um carro para facilitar sua locomoção por lá.

Quando ir ao Parque Estadual Pedra Azul

A melhor época para visitar o lugar é na baixa temporada, diria que abril/maio e agosto/setembro. No meio do ano o frio aperta e os preços sobem consideravelmente. Como qualquer outra cidade serrana, os preços geralmente são mais altos, e na alta temporada ficam mais ainda.

Quantos dias ficar

Eu passei apenas um final de semana, mas passaria mais dias, fato. Para fazer a trilha, descansar e aproveitar um pouco do que a serra oferece, o ideal mesmo seria 4 dias. Mas se tiver só o fim de semana, não deixe de ir, dá para aproveitar bem e conhecer um paraíso no Espírito Santo.

Onde se hospedar

Diferente da maioria dos lugares, lá não tem um centrinho onde reúne as principais atrações. As pousadas, restaurantes, sítios e lojinhas estão espalhadas ao longo da rua que corta a vila. A Rota do Lagarto está ali para ser uma belíssima e fotogênica estrada. Curtinha, ela te leva de um ponto a outro na região da Pedra Azul. Sendo assim, a localização das pousadas não é um fator que conta muito, já que tudo fica realmente espalhado.

Se você vai para uma viagem romântica ou procura algo mais luxuoso, a Pousada Rabo do Lagarto é a escolha ideal. Com vista privilegiada, quartos lindíssimos e requintes únicos, agrada qualquer um que tenha bom gosto. Um adendo aqui para o café da manhã que, além de divino, pode ser tomado a qualquer hora do dia. Ou seja, se resolveu descansar mais e levantar uma da tarde, o café estará ali para você se deliciar. A pousada faz parte do Roteiro do Charme, e era a única situada no Espírito Santo até 2018.


Outra opção requintada é a Pousada  Pedra Azul, projetada por Zanine Caldas e também com uma vista incrível da Pedra. Super estilosa, tem uma piscina com vista para Serra e na época da chuva forma uma cachoeira natural onde aventureiros fazem rapel de 80 metros de altura.


Uma opção um pouco mais simples é a Pousada Peterle , na entrada da vila e parece super aconchegante.

Ao lado está a Casa do Turista do Parque Estadual Pedra Azul. Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábados e domingos de 9h às 16h.



Booking.com

Onde comer

Alecrim é um restaurante charmoso e com pratos e entradas deliciosos. Opções de carnes, massas, cogumelos e bons vinhos.
Recentemente uma casa (linda) de massa foi aberta, Peccato della Montagna. Não cheguei a ir, mas me disseram que é um ótimo restaurante.
Tuia Gastronomia e Arte, lugarzinho discreto e pequeno, mas com pastéis de camarão e palmito de virar o olho. Servem também pratos como picadinho e feijoada que fazem sucesso. Lá é possível tomar algumas cervejas artesanais feitas na região, como a deliciosa Alteza.

Pedra Azul é para aqueles que gostam de conhecer lugares poucos explorados e entrar em contato com a natureza. Lá não tem muita infraestrutura no sentido de entretenimento, mas é perfeito para quem curte um ambiente de paz e tranquilidade. 🙂
Se você ama lugares assim, veja esses dois post que escrevi sobre paraísos pouco conhecidos: AURORA DO TOCANTINS, MAIS UM PARAÍSO ESCONDIDO NO BRASIL e SÃO JOÃO D’ALIANÇA, O PARAÍSO ESCONDIDO NA CHAPADA DOS VEADEIROS.
Se você quer mais dicas desse paraíso, dá uma olhadinha no post do Blog Viajante em Série!
E se você vai passar um tempinho na capital, olha esse mosteiro que merece sua visita!
Reserve sua hospedagem pelo Booking.com 🙂
Luisa Galiza

Veja os comentários

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás