Argentina

Organizando seu roteiro de 4 dias em Buenos Aires!


Já pensou em conhecer a charmosíssima capital da Argentina? Diversa e multicultural, Buenos Aires vai muito além dos clássicos shows de tango. Se você quer conhecer a capital portenha, falta de tempo não é desculpa.  Buenos Aires pode ser uma ótima opção para uma viagem rápida, porém inesquecível! Uma excelente alternativa para aproveitar o feriado de carnaval para fazer uma viagem internacional, por exemplo. 

Ah, e esqueça a rivalidade do futebol: em geral, os argentinos são bastante acolhedores e receptivos com os brasileiros. Aproveite para bater um papo e conhecer um pouquinho mais de nossos vizinhos pelos próprios locais. Continue a leitura e descubra o roteiro de 4 dias em Buenos Aires que preparei pra você conhecer o melhor da cidade. Tem dicas para todos os gostos!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

 

 

Roteiro de 4 dias em Buenos Aires

O essencial da sua viagem para Buenos Aires

O idioma falado na Argentina é o espanhol, e a moeda é o peso argentino. Ainda que você não domine o espanhol, não se preocupe: os portenhos estão bastante acostumados a receber brasileiros (seguramente você vai encontrar compatriotas na sua viagem). Ou ainda, dá pra se virar bem falando português ou arriscando algumas palavras no idioma castelhano. 

Se possível, leve apenas dólar ou real e troque por peso argentino lá. Embora alguns lugares (no centro de Buenos Aires) aceitem as três moedas, o mais vantajoso é fazer o câmbio por lá mesmo. Aqui a principal dica é não trocar real ou dólar por pesos no Brasil. Sem dúvida é a pior opção. 

Os voos saem de diversas capitais do Brasil, e há várias opções de voos diretos. A duração, em geral, é de aproximadamente duas ou três horas, dependendo da sua cidade de origem. Você também pode escolher entre diversas companhias aéreas, nacionais ou estrangeiras. 

Fique atento na hora de escolher o aeroporto destino da sua viagem: o Aeroparque, mais novo e moderno, é o aeroporto doméstico, e Ezeiza é o aeroporto internacional, que fica a cerca de 45 minutos do centro de Buenos Aires. 

Há uma oferta bem generosa de voos para os dois aeroportos. Verifique qual é a melhor opção para você, considerando o local que você irá se hospedar. 

Onde se hospedar em Buenos Aires

Outro item importante que deve ser mencionado é a hospedagem. Quando chegamos ao país que desejamos visitar, só queremos um lugar confortável e aconchegante para relaxar e planejar os próximos passos da viagem, não é? Por isso, separei algumas dicas de lugares onde você pode ficar em Buenos Aires:

  • Centro: sendo uma localização com acesso às melhores atrações da cidade, o centro de Buenos Aires irá te encantar e fazer com que deseje estender a viagem. Uma dica de hospedagem é o Unique Executive Central que se localiza próximo à Plaza de La República.
  • Recoleta: um dos bairros mais nobres da região, as atrações turísticas são inúmeras e podem fazer com que a sua viagem valha ainda mais pena do início ao fim. Uma sugestão de hospedagem é o apartamento com 3 dormitório no coração de Recoleta, que garante sofisticação e conforto em um único lugar.
  • Palermo: mais um bairro nobre da cidade, localizado na região nordeste, além disso é o bairro mais turístico de todo o local devido aos bosques, cafés, restaurantes e discotecas. A recomendação de hospedagem é o Koten Hotel, que fica bem próximo às principais atrações.
  • Balvanera: para quem gosta de conhecer um pouco de história e saber acerca de política e finanças, Balvanera é o melhor lugar. A recomendação de hospedagem é o Hotel Nuevo Camino, que possui um edifício realmente impressionante e bem próximo à Avenida Corrientes, onde ficam lojas incríveis e os cafés.

Claro, como sempre falo, a hospedagem vai depender do seu orçamento e do seu perfil de viajante. Buenos tem centenas de hósteis, pousadas e hotéis. Com certeza você encontrará uma boa opção que se encaixe na sua necessidade. Além disso, você ainda pode procurar por um Airbnb que é sempre uma boa alternativa. 

Veja as diversas opções na capital:


Booking.com

Roteiro de viagem para Buenos Aires

Dia 1

Dia de conhecer o centro da cidade, onde estão algumas das principais atrações turísticas da Argentina. Aproveite para passear em suas ruas e conhecer o entorno.

Conheça a Plaza de Mayo, o centro cívico da Argentina. Ao seu redor, se encontram a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, declarada Patrimônio Histórico Nacional em 1942. Lá também está a Casa Rosada, sede da presidência da República Argentina.

A Casa Rosada é conhecida por sua imponente arquitetura. Seu interior é repleto de pinturas e esculturas. Por isso, vale a pena reservar umas horinhas para apreciar com calma. Se estiver por lá à noite, verá que a iluminação transforma a fachada do edifício em um espetáculo! 

Ali bem pertinho está o Museu Histórico Nacional do Cabildo e da Revolução de Maio. Trata-se de um edifício em estilo colonial, que representa a luta da Argentina pela independência. Você pode visitar por conta própria, mas o mais bacana é fazer uma visita guiada: os guias usam trajes típicos da época da colônia. 

Para fechar o dia, aproveite o clássico dos clássicos da Argentina, ou seja, um dos famosos shows de tango. Muitos clubes oferecem também o jantar. O mais famoso, sem dúvida, é o Café Tortoni, tradicionalmente frequentado por artistas, intelectuais e boêmios. Mas, preciso avisar: para quem quer economizar, não é a melhor opção. A maioria dos preços não são nada convidativos. Mas, se quiser mergulhar na cultura da Argentina e apreciar de verdade o espetáculo (que geralmente é belíssimo), vale muito a pena. 

Dia 2

Aproveite para conhecer o colorido bairro La Boca, que fica a aproximadamente 15 minutos do centro, caso vá de de ônibus. É um clássico bairro de imigrantes, principalmente italianos. Caso você seja fã de futebol, não deixe de conhecer o estádio La Bombonera, do clube Boca Juniors, localizado no mesmo bairro. 

Uma curiosidade: o La Boca tem o primeiro corpo de bombeiros voluntários da América do Sul. Devido à precariedade das condições dos imóveis, muitos incêndios ocorriam. Então os próprios moradores formaram o Corpo de Bombeiros Voluntários

Conheça também El Caminito, uma antiga ferrovia restaurada. Vários artistas realizaram doações, transformando o lugar numa atração turística única e bem pitoresca. Simplesmente imperdível!

 

Puerto Madero: após ser revitalizada, a região virou um bairro de luxo, bastante visitada pelos turistas. Não deixe de tirar belas fotos na Ponte de Las Mujeres, e visitar a Fragata Samiento, um navio escola que agora está ancorado por lá. 

Dia 3

Minha dica para o terceiro dia em Buenos Aires é conhecer o bairro de Palermo, um pouco mais afastado. Palermo é um bairro nobre, muito procurado pelos turistas, principalmente por seus ótimos restaurantes, cafés e baladas para diversos gostos. No bairro também está o lindo Jardim Japonês, que vale a pena conhecer e tirar várias fotos. 

Aproveite também para conhecer o bairro da Recoleta. Embora possa parecer um pouco mórbido, o principal ponto turístico do bairro é um cemitério. Bastante visitado pelos turistas e também pelos moradores que gostam de caminhar e desfrutar dos espaços verdes. Mas não pense que se trata de um cemitério comum: as esculturas são belíssimas, e ali foram sepultadas grandes personalidades, como Evita Perón

Dica importante: passo a passo para fazer o seu Seguro Viagem antes de embarcar para Argentina!

Dia 4

Para terminar a viagem em grande estilo, sugiro um bate e volta nas cidades de Tigre e San Isidro, a 33 e 21 quilômetros de Buenos Aires, respectivamente. A dica aqui é acordar bem cedinho para aproveitar bastante as duas cidades. Dá para chegar lá de trem ou metrô. Ou ainda, outra possibilidade é você contratar uma excursão em uma agência de viagens. 

Em Tigre, as atrações mais legais são o Puerto de Frutos, uma espécie de mercado de produtos típicos da região. Em suas docas também dá pra contratar um passeio de barco. Aproveite para almoçar no Passeio Victoria, onde estão os principais museus da cidade. Uma boa ideia é almoçar por lá, já que a região abriga ótimos restaurantes.

Em San Isidro, uma das principais atrações turísticas é a Catedral de San Isidro: sua torre chega a quase 70 metros de altura e seu estilo neo gótico oferece um verdadeiro espetáculo. A catedral pode ser visitada diariamente. O horário de visitação é das oito da manhã às seis da tarde, menos no horário das missas. Fique atento! 

Transporte em Buenos Aires

O transporte pela cidade é eficiente, pois os ônibus são novos e confortáveis, e o metrô atende bem a necessidade. Mas atenção: nem os ônibus nem o metrô aceitam dinheiro. Você precisa adquirir um cartão para usar o transporte público na cidade, o SUBE. 

Viagem para Buenos Aires: preço

Os preços das passagens para Buenos Aires são razoáveis, a depender da cidade do Brasil que você irá partir. O mesmo se aplica à hospedagem: dá pra encontrar bons hotéis a preços acessíveis. Ou, se você quiser economizar ainda mais, há boas opções de hostels na cidade.

Contudo, mesmo em um cenário de desvalorização do peso argentino, os gastos com passeios (incluindo tickets para as atrações e ingressos para os shows) e restaurantes pode pesar um pouco no seu orçamento. Informe-se e reserve uma quantia a mais para essas situações para não ser pego de surpresa. 

Viagem para Argentina: dicas gerais

  • Buenos Aires é bem quente no verão e no inverno faz bastante frio, podendo a temperatura chegar a graus negativos. Mesmo se sua viagem for no verão, vale a pena levar pelo menos um casaquinho leve para a noite;
  • Nas principais ruas da cidade você encontra diversas opções de gastronomia: há lugares que servem café da manhã e lanches rápidos. Mas se você quiser conhecer os restaurantes, prepare o bolso, porque costumam ser bem mais caros;
  • Quer curtir uma balada noturna? Buenos Aires é cheia de boas opções. Mas os horários são um pouco diferentes daqui. Chegue no bar ou no clube mais tarde por volta de uma e meia ou duas horas da manhã, pois é nesse horário que os portenhos começam a lotar esses lugares;
  • Não custa nada lembrar: como em toda metrópole, alguns cuidados com a segurança são necessários. Evite andar sozinho à noite em bairros como La Boca e San Telmo, pois costumam ter muitas ruas vazias à noite;
  • Caso um dos seus quatro dias em Buenos Aires caia em um domingo, reserve o dia para visitar San Telmo. No bairro, todos os domingos acontece a feira de antiguidades. Você encontra de tudo, desde obras de arte até os artigos mais curiosos.
  • Não esqueça de fazer seu seguro viagem para esse seu roteiro. São baratos, simples e práticos, e te deixa respaldada diante de qualquer imprevisto. Saiba o passo a passo de como fazer o seu com desconto!

Precisa de passaporte na Argentina?

Os brasileiros não precisam de visto para entrar em território argentino. E mesmo que você ainda não tenha tirado seu passaporte, sem problemas, pois basta portar seu RG para viajar. Isso por causa de um acordo entre os países membros do Mercosul. 

Mas atenção: caso você não tenha passaporte, não deixe de levar seu RG. A carteira de habilitação e documentos de  identidade profissional (OAB e afins) não são válidos para viajar para a Argentina.


 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás