Hospedagem

Onde se hospedar no Delta do Parnaíba – o paraíso do Piauí


Hoje vou compartilhar com vocês mais uma dica de viagem super bacana, sobretudo para quem curte viagens de natureza. O Delta do Parnaíba, embora não seja um dos destinos mais conhecidos, vale muito a pena ser visitado. Ele faz parte da chamada Rota das Emoções, roteiro que inclui a linda vila de Jericoacoara (CE) e os Lençóis Maranhenses (MA), não menos incríveis. Se acaso você puder fazer o roteiro completo, indico demais! De fato, a viagem pelo Delta do Parnaíba vale a pena tanto pela beleza única de suas paisagens quanto pela riqueza de sua fauna e flora. A diversidade da região é impressionante: são dunas, igarapés, mangues, lagoas e, é claro, praias de tirar o fôlego. Por isso hoje, além de informações sobre o destino, trago dicas de onde se hospedar no Delta do Parnaíba! Vem comigo 🙂

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

ORGANIZANDO SUA VIAGEM
Foto Conexão Planeta

Delta do Parnaíba: onde fica

Quando pensamos nas belezas naturais do Brasil, o Nordeste sempre entra na lista. Quem não gostaria de conhecer todas aquelas praias espetaculares? Contudo, há um destino maravilhoso na região que não é tão badalado. 

Pouca gente inclui o Piauí em seu roteiro de viagem pelo Nordeste, o que eu considero uma injustiça, visto que nesse estado encontra-se um lugar incrível: o Delta do Parnaíba. Está localizado na segunda maior cidade do estado, Parnaíba, bem na divisa entre os estados do Piauí e do Maranhão. 

Chamamos de delta (como a letra do alfabeto grego) a foz de um rio que se junta a vários canais ou braços de seu leito. O Delta do Rio Parnaíba, também chamado de Delta das Américas, é o único delta na América que está em mar aberto. O rio Parnaíba se transforma em inúmeras ilhas e canais quando vai se aproximando do mar, em um verdadeiro espetáculo da natureza. 

O Delta do Rio Parnaíba possui 1.450 quilômetros, sendo assim o terceiro maior delta oceânico do mundo. Os primeiros são o Delta do Nilo (Egito) e o Mekong (Vietnã). Na região estão a Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba e a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, que se estende por dez municípios. 

Não há grandes restrições de clima e você pode conhecê-lo o ano todo. Contudo, a melhor época para viajar é entre os meses de maio e agosto, quando as chuvas não são tão frequentes quanto nos meses de janeiro e fevereiro, por exemplo. 

Principais atrações do Delta do Parnaíba

Não deixe de ler mais opções detalhadas no post do Delta do Parnaíba!

Passeios de barco pelo Delta do Rio Parnaíba

Várias empresas fazem passeios de barco pelo Delta do Rio Parnaíba. Esses passeios podem ser em barcos grandes, para mais pessoas, ou podem também ser em lanchas, para grupos pequenos. 

Você também pode escolher a duração do passeio: o mais simples, que é feito em metade do dia, ou o mais completo, que dura o dia inteiro. Se acaso você puder, recomendo fortemente que você faça a excursão completa. Os passeios de barco saem do Porto dos Tatus, na Ilha Grande de Santa Isabel, que fica a 11km do centro de Parnaíba. Você pode contratar os passeios por lá mesmo, não havendo necessidade de reservar com antecedência. 

Safári noturno

Já pensou em fazer um safári noturno? Esses passeios são feitos geralmente no Pantanal e  na Amazônia, bem como no Delta do Parnaíba. As excursões também são feitas em barcos e têm duração aproximada de três horas. No safári, é possível ver bem de perto os animais que vivem na região, entre eles as cobras, tamanduás, iguanas e macacos-prego. No entanto, a grande estrela do safári noturno é o jacaré. Indico a empresa Clip Ecoturismo.

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Praias em Luís Correia

São cerca de 45 km de praias, sendo a de Itaqui e Coqueiro algumas delas. Na praia de Itaqui há boa estrutura para turismo, com bares e bons restaurantes.

Foto Ricardo Junior

Parque Nacional de 7 Cidades

Vale a pena reservar uma tarde para conhecer o Parque Nacional de 7 Cidades. Localizado entre os municípios de Brasileira e Piracuruca, o Parque é uma área de proteção ambiental.

O lugar é cheio de histórias para explorar: são sete formações rochosas (daí a origem do nome) esculpidas nas mais diversas formas. Além disso, não deixe de conhecer também as pinturas rupestres de milhares de anos. E como se não bastasse, o Parque ainda conta com uma cachoeira e uma piscina natural incríveis. 

Centro Histórico e Porto das Barcas

O centro histórico das cidades sempre é um lugar que vale a pena visitar, não é? O Centro Histórico de Parnaíba não é diferente. 

As charmosas casinhas coloridas, tombadas pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, valem o passeio. Já o Porto das Barcas apresenta diversas lojas, bares e restaurantes. Toda a área foi revitalizada e a estrutura para turistas foi construída em antigos armazéns, o que de fato dá um charme a mais ao local.

Pela região há diversas agências de turismo onde você pode reservar excursões e passeios. 

Ilha do Caju

Esse pequeno paraíso fica a cerca de 50 quilômetros de Parnaíba. A região abriga uma incrível biodiversidade em seus ecossistemas: alagados de água salgada, campos, matas, dunas e mangues. 

Praia do Atalaia

Com águas calmas e areia plana, é a praia mais conhecida do Piauí. Possui boa estrutura para o turismo, com bares à beira mar, lojas, quiosques, banheiros e um calçadão perfeito para passear e curtir um pôr do sol. 

Praia da Pedra do Sal

Pedras e rochedos dividem a praia em dois lados. De um lado, o mar bravo, bastante procurado pelos surfistas, por suas incríveis ondas. De outro, o mar manso, ideal para relaxar, curtir o pôr do sol e fazer uma pescaria.  Há alguma estrutura para o turismo, mas apenas durante o dia, quando estão abertos os quiosques. 

Barra Grande

Se você tem mais alguns dias de viagem, vale incluir o vilarejo de Barra Grande no seu roteiro. Conhecida pelas deliciosas praias, a prática de kitesurfing e os belos cavalos marinhos, Barra Grande surpreende pela beleza de suas praias e as ótimas opções de hospedagem e gastronomia. 

10 dicas de onde ficar no Delta do Parnaíba

Tem dúvidas de onde se hospedar no Delta do Paraíba? Veja 10 opções para todos os gostos!

Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂

A POUSADA VILA PARNAÍBA foi a que me hospedei por lá. Uma delícia, super aconchegante e com um café da  manhã incrível! Na minha opinião, depois de olhar várias possibilidades de hospedagem no Delta, eu acho que é o mais charmoso e com melhor custo benefício.

Hotel Portal dos Ventos

Todos os quartos do Hotel Portal dos Ventos oferecem aos hóspedes TV LCD, frigobar e varanda privativa. Um café da manhã bem gostoso também está incluído no preço. Com localização privilegiada, está bem perto dos bares, restaurantes e outras opções de lazer.  O hotel também tem estacionamento e wi-fi gratuitos. 

Pousada do Sol

A Pousada do Sol oferece acomodações para famílias, contando com jardim, recepção 24 horas, balcão de turismo e terraço ao ar livre. A pousada é simples, e também oferece ar-condicionado e banheiro privativo em todos os quartos. 

Praieiro Hostel Albergue

Os albergues são uma modalidade de hospedagem mais despojada e econômica,sempre ideal para quem viaja sozinho ou com amigos. E o Praieiro Hostel Albergue é uma ótima opção em Parnaíba. Oferece wi-fi gratuitamente em todas as áreas da propriedade, tem uma cozinha compartilhada, e ainda conta com aluguel de carros e bicicletas. 

Hotel Cajuína Beach

O Hotel Cajuína Beach oferece aos hóspedes piscina, estacionamento privativo gratuito, além de serviço de quarto e recepção 24 horas. Há quartos para famílias, e todas as acomodações têm TV e banheiro privativo. Todos os dias é servido um buffet de café da manhã, incluso na diária. 

Nautillus Hotel

O Nautillus Hotel tem uma localização privilegiada (há poucos metros de restaurantes e opções de compras e lazer), e todos os quartos possuem ar-condicionado, TV e frigobar. O hotel ainda conta com estacionamento privativo e recepção 24 horas. O  buffet de café da manhã diário está incluído no preço. 

Parnaíba Hostel

Mais uma opção charmosa de hostel em Parnaíba. O Parnaíba Hostel oferece um bar, alguns quartos com terraço e varanda e os pets são aceitos. Há uma cozinha compartilhada e o aluguel de bicicletas e de carros está disponível. 

Pousada Beira Rio Parnaíba

A Pousada Beira Rio Parnaíba conta com quartos com TV, ar-condicionado, varanda e banheiro privativo com chuveiro. Também há um terraço, lounge de uso comum e jardim. Os hóspedes ainda podem usar o wi-fi e o estacionamento gratuitamente.

Arrey Hotel Beach

Ideal para casais viajantes, o Arrey Hotel Beach é uma opção de hospedagem luxuosa na cidade. Os hóspedes podem aproveitar a piscina, o bar, wi-fi gratuito em toda área do hotel e de um delicioso café da manhã servido todos os dias. O hotel aceita pets e também possui recepção 24 horas. 

Delta Park Hotel

O Delta Park Hotel possui 2 piscinas, uma sauna e academia, além de jardins paisagísticos, ideais para passear e relaxar um pouquinho. Todos os dias é servido café da manhã incluído no preço da diária e os hóspedes ainda podem usar o estacionamento gratuito. O hotel está em ótima localização, pertinho do centro da cidade, onde há diversas opções de gastronomia, lazer e compras. 

Se você preferir procurar mais, dê uma olhadinha no mapa abaixo e escolha!



Booking.com

E aí, você já conhecia esse destino? Espero que tenha gostado e que o Delta do Parnaíba faça parte dos seus próximos roteiros! 

Aproveitou os 10% off em qualquer produto da The North Face?! CUPOM LEVENAVIAGEM


Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás