Uruguai

Veja o que fazer em Montevidéu no final de semana!


Se você vai para o Uruguai, certamente passará pela capital. Veja o que fazer em Montevidéu no final de semana.

Bom, Montevidéu é uma cidade construída às margens do Rio da Prata, a partir de um pequeno povoado de índios e imigrantes das ilhas Canárias. Em 1726 adquiriu o estatuto de cidade, sendo conquistada por Portugal em 1817. Com a Independência do país na chamada Guerra da Cisplatina, passou a ser a capital do Uruguai.  E diga-se de passagem, que capital charmosa e receptiva!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Para ir até lá você pode ir em voos direto de algumas cidades brasileiras como Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. A cidade exala charme europeu em suas ramblas, calçadões que margeiam o Rio da Prata e te cativa com a receptividade dos uruguaios.

Dois dias é tempo suficiente para conhecer seus principais pontos de interesse e se esbaldar com os cortes de carne típicos do país.

Mas se tiver mais tempo e dinheiro fique mais pois certamente vai ter muito o que fazer em Montevidéu!!

 

Onde fiquei:

InterCity Montevideo – Esq. Echeverria, Ibiray 2398, Montevideo 11300

O Hotel é excelente, bem localizado (Punta Cerretas) e o café da manhã é maravilhoso! Opções diversas para alérgicos e intolerante, além de grande variedade. 

O bom foi que fiquei em um andar privilegiado com vista para o Rio:

Pôr do Sol

Um dos melhores bairros para se hospedar, na minha opinião, é Punta Carretas. Um bairro super charmoso, com bons hotéis, restaurantes, casa de câmbio, pertinho da orla e tranquilo para transitar a noite.

As duas vezes que fui fiquei hospedada nesse bairro e não tive nenhuma reclamação quanto a localização e variedade de comércio.

E claro, estava ao lado de um mercado ótimo para as compras dos meus lanches. 🙂

Mercado

 

Se preferir olhar outras opções, sugiro Pocitos, pois é super charmosinho e com uma pegada um pouco mais hippie.

A terceira opção é Carrasco que é um dos  bairros residenciais mais belos de Montevidéu, com uma grande oferta gastronômica, uma movimentada vida noturna e centros comerciais.

Procure hotéis ou albergues no Booking que mais combinam com seu estilo.



Booking.com

 

O que fazer em Montevidéu no final de semana:

Sábado

No primeiro dia vá para o centro apreciar os principais pontos turísticos da capital e caminhar bastante pela cidade. Vale uma boa caminhada se o tempo estiver propício.

Caminhe pela Praça da Liberdade e Praça da Independência.

Vá até o Palácio Salvo e visite o lindíssimo Teatro Sólis (vale uma visita guiada).

A Plaza da Independência está localizada no limite entre a Cidade Velha e a área Central (antigamente conhecida como Cidade Nova). A praça é um dos principais pontos turístico de Montevidéu.
Além de guardar um monumento e um mausoléu em homenagem a
José Artigas (herói nacional), o entorno da praça é fantástico.

Artigas


Em frente a ela fica o Palácio Esteves. Outra obra histórica que serviu de sede oficial da presidência do Uruguai até 1985.
Atualmente o palácio abriga o Museu da Casa do Governo e sua entrada é gratuita.

Centro

 

Nela está localiza também a Puerta de La Ciudadela.

Porta de La Ciudadela

Uma porta que restou da fortaleza que protegia Montevidéu anos atrás. Passando por ela você entra na Calle Sarandí, que não passa carros e você pode ver o movimento dos feirantes, comprar artesanato, ouvir música na rua e tomar uma boa cerveja ao ar livre.
Logo no início dela tem o Museu do artista uruguaio
Torres Garcia. 

Sarandi

Saindo de lá caminhe até o Mercado del Puerto,  inaugurado em 1868, situado frente ao Rio de la Plata e coma uma deliciosa parrilla local! Lá tem várias opções pra todos os tipos e a um bom custo. É uma ida obrigatória para quem vai à capital.

Caminhada

A volta para o centro eu fiz a pé e achei ótimo caminhar pelas ruas da cidade, como sempre. Dependendo do ritmo já fica como o exercício do dia.
Peguei novamente um ônibus para voltar à Punta Carreras a tempo de ver um belo pôr do sol nas ramblas do Rio de la Plata.

 

 

Aliás, a rambla é uma ótima opção para caminhadas e corridas! Ela está em ótimo estado e os uruguaios utilizam muito para corridas, caminhadas, patins, bike e skate. O movimento é interessante e dura até tarde da noite. Se você é desses como eu, não tem desculpa para não se exercitar, ainda mais com uma vista daquela. 😉

Se você gosta de balada, a noite de Montevidéu pode ser bem movimentada. Punta Carretas tem diversas opções de restaurantes ao longo da orla. A rua Sarandí também oferece diversas opções de restaurantes, bares e pubs com música ao vivo!
Não começa cedo e na frente do Teatro Sólis você pode ir parando de bar em bar e experimentar um pouco de cada movimento local. Ali é certo de que encontrará alguma boa opção.

 

 

Domingo

O que fazer em Montevidéu em um domingo?

É dia da Feira Tristán Navaja.

É uma feira popular que começa as 9 e vai até as 16 horas.
Não é uma feira que agrada todo mundo, pois não é um local de venda de produtos encantadores. Mas é uma experiência antropológica. Adoro feiras locais e ao ar livre, pois mostram muito do povo e seus costumes.

Feira

Lá vende-se de tudo: antiguidade, peças vintages, verduras, roupas, animais, plantas, inutilidades e livros. Talvez não seja o lugar ideal para compras, mas é um bom passeio para ver o movimento da cidade, o comércio que contempla ruas e ruas da cidade (sim, é enorme!), e quem sabe, comprar algumas coisinhas do seu gosto. 

Feira

Saindo de lá pegue um táxi ou ônibus (as paradas são bem explicativas) até Parque Rodó. Também é bem movimentado e concentra uma feirinha ao redor. Muitas vezes tem música ao vivo na beira da lagoa e apresentações artísticas.

Ao lado do Parque tem o Museu Nacional de Artes Visuais, com um acervo bem bacana e foi onde conheci o artista Uruguaio Carlos Sáez. As obras são incríveis!

 

Essas duas feiras já ocuparam uma manhã inteira e o início da tarde, mais o Museu, já era final de tarde quando parei para almoçar.
Não, não fique sem comer esse tempo! Eu também não fiquei. Como eu me alimento de 3 em 3 horas, durante todo esse trajeto ataquei meus
SOS !

Parando para finalmente fazer uma refeição decente, resolvi conhecer o restaurante El Perdiz, com uma comida deliciosa e vinhos gostosos não muito caros.
Ao redor dele tem opções também de hambúrguer e outros restaurantes aparentemente agradáveis.
Ele é uma ótima opção, mas se preferir ir a noite, não corra o risco de perder a viagem com ele lotado, então faça uma reserva.

Praias:

O que fazer em Montevidéu quando falamos de praia?


Mesmo quando fui no verão não fui para as praias da cidade. O intuito era conhecer mais o que a cidade borbulha, e como iria para Punta del Leste, aguardei pelas praias de lá.

Em Montevidéu tem a Praia Pocitos, que é a preferida pelos jovens.  Localiza-se apenas a 10 minutos do Centro de Montevidéu. Sobre a beira-mar há quiosques e restaurantes capazes de satisfazer os mais exigentes.

A Praia Buceo em Montevidéu é de areias úmidas e águas tranquilas. Nela pratica-se futebol, frescobol e  windsurfe.  

A Praia Malvín:  é uma grande baía de águas calmas, de onde pode desfrutar de uma vista panorâmica da costa  montevideana. Conta também com serviço de quiosques e salva-vidas.

Praia Carrasco é o limite do departamento de  Montevidéu com o Departamento de Canelones. De areias finas e brancas e  águas tranquilas, é ideal para se aproveitar em família.

Ja falei um pouco sobre o que fazer em Montevideu, mas vale apontar rapidamente também o que não pode deixar de experimentar:

Se você gosta de cerveja, a Zillertal (pronuncia-se Cilertal) é bem gostosinha, assim como a Patrícia. A Pilsen é muito pedida, mas eu já acho um pouco fraca. Aí vai do gosto de freguês.  

Duas coisas bem características de lá que vale experimentar, porque sempre prezo pelas experiências antropológicas: Medio y medio (champagne com vinho branco). Tem em vários restaurantes e é uma bebida clássica uruguaia. E Paso de los Toros que é um refrigerante à base de pomelo, bem exótico, mas há gente que goste.

 

Para onde vai depois de Montevidéu?

No inverno: Fui para Colonia del Sacramiento , oeste uruguaio.

No verão: Fui para Cabo Polônio, leste uruguaio. 

 

E faça seu seguro viagem com antecedência!!

 

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Caímos numa roubada.
    Não recomendo o restaurante Chacra del Puerto, no mercado del Puerto, em Montevideo. Nos cobraram120 pesos por uma entrada de pães e biscoitinhos que não pedimos. Já estavam em uma cesta em cima da mesa quando nos assentados e ficaram lá o tempo todo. Não comememos, nem sequer mexemos. Mesmo assim, tivemos que pagar. Não adiantou reclamar. Falamos com a garçonete, que disse apenas “é isto mesmo, é cobrado independente se pediram ou não, se comeram ou nao, é regra da casa”. Fomos até o Gerente que repetiu a mesma fala e com a maior respidez saiu e me deixou falando sozinha.
    Ou seja, cobram esta cestinha com paes e biscoitinhos, embrulhados em saquinhos plásticos, de todos que sentam na mesa!
    Saímos de lá revoltadas e faço questão de postar aqui pra outros não caírem nesta roubada.

    • Bom saber Fátima! Realmente em Montevidéu muitos restaurantes cobram um couvert. Mas se não queremos o restaurante não deve cobrar.. Obrigada pelo compartilhamento!

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás