Colômbia

Vai para Colômbia? Veja o que você tem que fazer em Bogotá!


Toda vez que viajamos para uma capital pensamos no roteiro que temos que organizar para fazer uma boa viagem. Aqui vou descrever o que fazer em Bogotá durante 3 dias!

Bogotá é uma cidade viva!  Anteriormente conhecida como Santa Fé de Bogotá, é a capital e a maior cidade da Colômbia e possui cerca de 7 milhões de habitantes. Construções históricas, comida excelente, temperatura agradável, ótimos cafés e bons museus, você certamente terá muito o que fazer por lá!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Se eu tivesse mais tempo e dinheiro eu digo que teria ficado mais tempo porque a variedade é enorme e sempre interessante quando você pensa em o que fazer em Bogotá. Pra essa viagem levei algumas comidinhas que garantiam lanches nutritivos e elásticos (theraband e miniband) para tentar, de alguma forma, fazer atividade física ao longo dos 15 dias viajando. Afinal, sempre busco viajar mantendo uma boa alimentação e uma rotina mínima de exercícios. Se quiser saber mais sobre esse tema, veja nesse link dicas!

Antes de tudo, dica: não viaje sem seguro de saúde/viagem internacional. Indico a Seguros Promo com ótimas cotaçõesClique aqui  e use o cupom LEVENAVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto! E precisando de internet ilimitada em sua viagem internacional, recomendo o chip da O Meu Chip, de cobertura 4G ilimitada e excelente. 

Onde ficar em Bogotá

Bogotá é uma cidade grande e como qualquer outra, escolher o melhor local pra ficar faz toda a diferença na viagem. Isso depende do gosto de cada um, dos interesses e principalmente, do bolso.

La Candelaria e Macarena, ambos bairros centrais, são opções para quem quer ficar perto de atrações históricas e fazer quase tudo caminhando. Geralmente apresentam preços mais em conta, mas como qualquer centro, a noite não é tão movimentado. Há o bairro Chapinero, interessante e com opções de hospedagem para bolsos variados. O Parque de La 93 e a Zona Rosa é onde estão os hotéis mais chiques da cidade, e apresentam uma noite mais movimentada. Ao norte, um lugar onde apresenta uma variedade de comércios e restaurantes é Usaquén, no entanto não fica muito perto das atrações turísticas e do centro da cidade.

Faça uma pesquisa no Booking.com e veja quais são as melhores opções pra você e pro seu roteiro!



Booking.com

Onde fiquei:

Zohar Hostel. Silencioso, os donos são atenciosos e está localizado no centro da Candelaria. Tem algumas opções de bares e restaurante próximos, além de estar a passos do centro histórico. Tive uma ótima estadia, pois o quarto era espaçoso, a localização era excelente e o preço bem camarada.

Onde trocar dinheiro?

Bom, se você está indo do Brasil, a melhor opção é levar reais e trocar por pesos colombianos na Candelaria. Algumas pessoas sugerem trocar reais em dólar e depois trocar em Pesos. Eu sempre acho que acabamos perdendo trocando dinheiro duas vezes. Então, vai do gosto do freguês! Como em qualquer outro país, chegando no aeroporto troque apenas o essencial para se locomover, comer e segurar gastos básicos, pois a cotação nunca é muito boa. Em Bogotá um ótimo lugar para casas de câmbio é Candelaria. Lá tem diversas agências, é só procurar a que estiver valendo mais a pena.

Trocou a grana: Então agora anote o que fazer em Bogotá!

Dia 1:

Como cheguei no final do dia do sábado, meu tour começou mesmo no domingo. E começou muito bem! Fui até a Feira de Usaquén, na Plaza de mesmo nome que é beeeem bacana.

Pra além do que é vendido, tem um ambiente super agradável, com um gramado onde rola música, comidas, bebidas e artesanatos. Ali você vê gente passando de vários lugares do mundo, pode relaxar e parar pra observar o movimento do local. Tem barracas de frutas desidratadas e normais, aproveite para conhecer as locais!

Frutas locais

 

Visitando essa feira, vale almoçar na La Biferia, restaurante próximo dali com comida boa, ambiente legal e cheio, mas o que me chamou mais atenção foi a cerveja que tinha no local: Bogotá Beer Company. Tem de vários sabores e tipos, a que eu tomei nesse dia foi a Monserrate. De-li-ci-o-sa.  Se você aprecia cerveja como eu, experimente, vale a pena! Você encontra também em outros lugares e na loja da própria cerveja. Falarei em breve dela.

No final da tarde visitamos o Café Juan Valdez na Candelaria. O café na Colômbia é bem famoso, pois a proximidade com a linha do Equador garante luz o ano todo. O bloqueio da Cordilheira dos Andes e o impacto dos Oceanos Pacífico e Atlântico também influenciam positivamente as colheitas. Então não deixe de tomar um café por lá.

A noite visite a famosa Zona Rosa de Bogotá, que tem em seu centro a outra famosa Zona T, onde concentra diversos pubs, bares e restaurantes. Como era domingo, a região não estava muito cheia. Portanto, se você procura balada e lugares movimentados, vá na sexta ou no sábado. Tem diversas opções pra todos os gostos!

Primeiro fomos conhecer o Andres Carne de Res, que é um bar famoso ali da região e bem original!

Andres Carne de Res

Um dos andares

Ele tem uma pegada alternativa que vale a pena desbravar, além de ser enorme. Com 4 andares: Inferno, Terra, Purgatório e Céu, é completamente excêntrico! Você não perderia né? Na realidade, o Andres Carne de Res original fica situado a 60 km de Bogotá, numa cidade chamada Chia. Esse que fui fica na Zona Rosa, região de várias lojas e restaurantes. É claro que é bem turístico mas vale uma passada. É uma mistura de sabores, cores, luzes e gostos! No blog Viajante em Série tem mais informação sobre o original e também sobre a Catedral de Sal, que não conheci!

Depois fui parar no Irish Pub, pois a música (blues e rock n’ roll) me conquistaram, além das cervejas que me davam água na boca. Pena não ter conhecido as Zonas Rosa e T em dias de final de semana, pois tenho certeza que seria mais movimentado e animado.

Dia 2:

Continuando com o que fazer me Bogotá, não pudia deixar de lado a malhação, já que levei meus elásticos fitness. Se quiser saber mais, veja esse post!

Ao lado do Hostel descobri uma lojinha que vende de tudo um pouco que salvou meu café da manhã. Como tenho intolerância a lactose, não podia tomar o leite e comer o queijo do café continental. E a proteína, viria de onde? Bom, é aí que essa lojinha entra.
O camarada dono do recinto, seu Manoel, era bem simpático e vendia ovos cozidos (huevitos cocinados muy ricos!!) numa cestinha em formato de galinha. Todas as manhãs eu comprava dois ovos cozidos e levava para o café. Pronto! Alimentação completa, simples e gostosa.

Se quiser saber o que comer na Colômbia, clique aqui.

Se não for malhar (rs), vai seguir o roteiro o que fazer em Bogotá (é porque o meu sempre inclui uma atividade) -> Vá para o centro histórico. A Plaza de Bolívar, formada pelas Carreras 7a e 8a e pelas Calles 10 e 11, é considerada o coração da Candelaria. Cheia de edifícios históricos, a praça é enorme e linda.

 

É cercada pela Catedral, pela Prefeitura, pelo Palácio da Justiça e também pelo Congresso Nacional. Em seu centro, há uma estátua do libertador Simon Bolívar e pombos, muitos pombos!

O almoço nesse dia foi na própria Candelaria, na La Torteria. Um restaurante francês simples e pequeno, quase que escondidinho, mas muito saboroso e o melhor, barato!

A tarde foi visita no Museo Botero.

Sou suspeita para falar porque adoro ele! O museu é pequeno mas charmoso e tem diversas obras do artista. Ocupa um edifício em estilo colonial, antiga sede da Hemeroteca Luis López de Mesa e hoje pertencente ao complexo cultural da Biblioteca Luis Ángel Arango.

Mas para além das 123 obras de Fernando Botero, há obras de outros artistas como Renoir, Picasso, Dali, Monet, Matisse e outros, abarcando arte do século XIX à arte contemporânea. 😉

Segui para Plaza de Chorro Quevedo.
Essa praça tem um certo movimento artístico, nas redondezas tem vários bares e restaurantes, pessoas andando de skate, tocando violão. Na
La Pequena Santa Fé, tomei um vinho com frutas e canela que lembra uma sangria só que quente. Mas deliciosa! O ambiente é um espaço do ano de 1539!

Pequeno, rústico e a meia luz, faz um lugar simples super aconchegante. Além de poder sentar do lado de fora e ver o movimento da pracinha em frente. Para comer optei pela famosa Patacón, uma banana frita que acompanha milho, frango e queijo. Uma comida típica da região. Como sou intolerante a lactose, foi sem queijo mas ainda assim uma delicia. Uma opção ótima da Colômbia contendo carboidrato e proteína e nos mostra como reinventar receita com bananas. Não tem erro, vários lugares vendem Patacón e vai sem medo! Vale a pena.

Dia 3:

Museo del Oro. É um dos maiores museus do ouro do mundo e tem a maior coleção de artefatos da América Pré-Colombiana. Há também exposições temporárias que acontecem no subsolo. Vale muito a visita. Aos domingos a entrada é gratuita, mas, em compensação, não há visitas guiadas.

Tomei um café e comi uma empanada (feita de maiz) deliciosa no Pandebono y Café El Dorado, perto do museu. As empanadas são bem conhecidas também em países como Argentina, Bolívia, Peru e Chile. Uma espécie de salgado recheado com carne, legumes ou franco, com bastante molho e levemente apimentada. Muito gostosas, mas cuidado com o molho que sai delas pra não se sujar inteiro e passar o resto do dia cheirando a comida…rs

Seguindo o roteiro: o que fazer em Bogotá, fui para o Cerro de Monserrate.

Teleférico

Um passeio que considero imperdível em Bogotá! Você chega ao cume de funicular e vai até 3.170 metros de altitude. Lá de cima você tem uma vista linda da cidade, uma igreja e uma  feirinha de artesanatos.

Cerro

Para chegar até lá, saí do Museo del Oro e fui a pé, claro, mesmo sendo uma boa caminhada. Foi ótimo como exercício do dia e também para desbravar mais a cidade. Como sempre digo, caminhar faz bem, se pegar o ritmo serve como uma atividade do dia, além de passar por ruelas, cheiros e paisagens que de carro não passaria. Se você tem gás, ande!

Saindo do cerro fui no Museo de Arte Moderna. Quase deixei de ir porque nem sempre comentam dele. Fica ao lado da biblioteca nacional e é bem interessante, não posso deixar de recomendar.

Para almoçar fui no Lenos e Palos, na avenida K7. Tem comidas regionais e a cerveja Club Colombia. É boa, mas perto da Bogotá Beer Company….. fica no chinelo!

Por isso repito, inclua na sua lista: o que fazer em Bogotá? Experimentar a Bogotá Beer Company!

“A” cerveja

Por conta disso, não pude deixar de visitar o bar dessa cerveja, que fica na Candelaria. Na realidade é uma espécie de pub, mas como era dia de semana não estava cheio e não tinha música ao vivo. Lá eu experimentei TODAS  as que tinham.  Uma mais gostosa que a outra!

É tanta coisa interessante quando penso em o que fazer em Bogotá que com certeza ainda ficaria mais nessa cidade.

Se você quer mais dicas de lá, dá uma olhadinha no Blog da Suzy (Viajantes em Série) e nesse post!

Mas no dia seguinte já tinha meu próximo destino -> Cartagena

E você, já sabe o que fazer pela Colômbia? Monte seu roteiro!

Boa viagem!

Mas faça seu seguro viagem antes de ir!!


O melhor guia da Colômbia:

*Confira mais posts sobre a Colômbia*


*Fique por dentro!*

 

Luisa Galiza

Veja os comentários

Posts recentes

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás