Chapada das Mesas

Jalapão e Chapada das Mesas: uma viagem, dois destinos


Já falei com detalhes aqui no blog sobre duas viagens incríveis que fiz: uma foi o Jalapão e a outra Chapada das Mesas. São dois paraísos brasileiros muito procurados por quem curte ecoturismo. Pra quem não sabe, o primeiro está no Tocantins e o segundo no Maranhão e sim, conhecer os dois na mesma viagem pode ser uma boa ideia!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Por que fazer Jalapão e Chapada das Mesas juntos?

Pela “proximidade” das cidades que servem de base e pela afinidade e semelhança entre os roteiros, é super viável conciliar as duas aventuras. Em ambos se praticam esportes de aventura e as regiões possuem clima e outras características naturais muito parecidas e as mabas paisagens são deslumbrantes!

Se você não tem tantas oportunidades de viajar ou está precisando economizar seu tempo, aproveite esse roteiro para uma dobradinha de aventura inesquecível! A ideia aqui é mostrar os pontos imperdíveis de cada atração, para que você possa curtir o melhor de cada destino (tarefa difícil, né! Todas as atrações das duas viagens são incríveis). 

Essa viagem dupla é tão conhecida e apreciada pelos amantes de turismo de aventura que já tem até nome. A viagem pelo Jalapão e a Chapada das Mesas é carinhosamente chamada de Jalapada.  Gostou da ideia? Então vem comigo, que eu vou dar todas as dicas para que sua aventura pelo cerrado brasileiro seja incrível. 

Vou logo adiantando que, para curtir ao máximo sua experiência, é interessante que esteja com uma agência de confiança, principalmente por conta do Jalapão. As estradas são muito complicadas e os perrengues ali são MUITO comuns. Fora que alguns trajetos só podem ser fitos com carro 4×4 e com condutor experiente nesse tipo de percurso. 

Eu indico a Jalapão 100 Limites, empresa parceira do blog. Eles contam com os melhores guias, e vão proporcionar toda a segurança e tranquilidade para que você aproveite sua viagem da melhor forma. Ainda consigo desconto com o cupom LEVENAVIAGEM !! Só enviar um email para eles por aqui e pedir o orçamento com desconto.

    O que você não pode deixar de visitar  na Jalapada

    Se seu tempo é curto (eu recomendaria no mínimo 5 dias para visitar as principais atrações dos dois destinos), aqui vou apresentar os lugares realmente imperdíveis. Recomendo muito a leitura dos seguintes posts:

    Se você vai poder ficar mais dias, leia os posts indicados, assim, você poderá se decidir e escolher as atrações para planejar uma viagem um pouco mais longa, ok?

    ORGANIZANDO SUA VIAGEM

    Não esqueça de fazer seu seguro viagem! Em viagens para lugares com pouca infraestrutura e/ou trilhas eu sempre faço o meu e recomendo que também faça . Utilizando o código levenaviagem5, você consegue desconto em qualquer plano que escolher e te garanto que além de barato, pode ser uma grande mão na roda!

    O que fazer no roteiro do Jalapão e Chapada das Mesas

    Se você vai encarar essa dupla aventura, melhor começar pelo Jalapão. Trata-se de uma viagem que exige mais do visitante: o acesso é um pouco mais complicado e as estradas longas. Mas não se assuste: o esforço vai valer a pena, posso garantir!

    Dessa forma, você faz a viagem um pouco mais desgastante no começo, e depois, na Chapada das Mesas, é só curtir a natureza em uma vibe mais relaxante. Maravilha, né?

    Atrações imperdíveis no Jalapão

    • Fervedouros: alguns dos mais conhecidos são o  Fervedouro do Ceiça, Fervedouro Buritis e o Fervedouro Bela Vista. Prepare-se para tirar lindas fotos: alguns dos mais belos registros da viagem ao Jalapão são feitos nestas lindas piscinas naturais. Geralmente os fervedouros têm toda a infraestrutura para receber turistas, incluindo até mesmo opções de gastronomia.
    • Cachoeiras: se você vai ao Jalapão, precisa conhecer algumas das cachoeiras mais lindas do Brasil. A Cachoeira Roncadeira, Cachoeira do Formiga, Cachoeira Escorrega Macacos e Cachoeira da Velha, por exemplo, são imperdíveis. Assim como os fervedouros, muitas estão super bem preparadas para receber os turistas. Para chegar, geralmente passa-se por trilhas que variam de dificuldade leve a moderada. Na minha opinião as duas que precisa ir: Velha e Formiga.
    • Pôr do Sol na Pedra Furada: a Pedra Furada é uma formação rochosa formada há milhões de anos, e que proporciona um dos mais belos espetáculos da natureza.
    • Dunas: as dunas douradas são outra opção imperdível no Jalapão, principalmente para curtir um lindo pôr do sol na natureza!

    Atrações imperdíveis na Chapada das Mesas

    Como o Jalapão, a Chapada das Mesas é igualmente cheia de deslumbrantes belezas naturais. Lá você também poderá mergulhar em cachoeiras incríveis e curtir paisagens de sonho. O melhor é se informar e se planejar, porque para algumas é cobrada uma taxa de entrada, por exemplo.

    • Cachoeiras: Cachoeira de Santa Bárbara, Cachoeira São Romão e Cachoeira da Prata devem ser paradas obrigatórias na sua visita. Para chegar em algumas das cachoeiras, pode ser preciso passar por alguma trilha O ideal é estar acompanhado de um guia que conheça bastante a região.
    • Poço Azul: é uma das atrações turísticas mais visitadas. O que torna esse lugar tão incrível é a cor da água, realmente azulada. Para os turistas, tem uma boa infraestrutura, com restaurantes e banheiros à disposição.
    • Encanto Azul: Gruta com água cristalina, 7 metros de profundidade e um visual único para o amante de natureza.
    • Morro do Chapéu: maior símbolo da Chapada das Mesas, possui quase 400 metros de altura. Mas todos que vão até o topo garantem que o esforço da subida vale muito a pena, devido à paisagem incrível lá de cima.
    • Complexo da Pedra Caída: tem toda a infraestrutura necessária para receber bem seus visitantes, e é bastante requisitada. No Complexo da Pedra Caída está a maior tirolesa da América do Sul. Se você se animar a fazer, prepare-se para 392 metros de emoção!
    • Portal da Chapada das Mesas: trata-se de uma abertura esculpida em uma pedra que brinda seus visitantes com a exuberante paisagem do cerrado. Outra atração imperdível.

    Mais dicas para viagem Jalapão e Chapada das Mesas

    E aí, se animou a fazer essa viagem duplamente inesquecível e maravilhosa? Aqui vão mais algumas dicas:

    • Indo com a Jalapão 100 Limites, você  não precisa se preocupar com hospedagem, está sempre tudo incluso no pacote!
    • Descanse muito e alimente-se de maneira leve e saudável antes de embarcar. Cuide-se para chegar super bem disposto ao seu destino!
    • Leve na mochila apenas o básico. Tudo que você não quer é ficar carregando um peso enorme no caminho até chegar às atrações, né? E o melhor tipo de bagaram é a mochila.
    • Faça um seguro viagem: não deixe algum acidente ou imprevisto atrapalhar sua aventura. Aproveite o desconto na Seguros Promo com o cupom LEVENAVIAGEM5.

    E não esqueça do desconto garantido com a Jalapão 100 Limites!

    É só se organizar em termos finaneiros, marcar as férias e ir certo de que irá conhecer dois lugares imperdíveis nesse Brasil em uma viagem só!


     

    Luisa Galiza

    Veja os comentários

    • oi Luisa tudo bem? Parabéns pelo post! To organizando minha viagem pro Jalapão e Chapada das Mesas tb. Como foi que voce fez o translado entre os 2 destinos? Foi de avião?? Valeu!

      • Oi Felipe! Eu fiz em viagens diferentes, mas se você fechar com a Jalapão 100 Limites, o trajeto é todo feito com eles! Lembra que consegue desconto com o cupom levenaviagem!

    Posts recentes

    7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

    Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

    % dias atrás

    Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

    Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

    % dias atrás

    Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

    Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

    % dias atrás

    Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

    Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

    % dias atrás

    Vale a pena investir em um eSIM internacional?

    Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

    % dias atrás

    SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

    Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

    % dias atrás