Ilha da Canela

Ilha da Canela, um pequeno paraíso no meio de Palmas!


Esse oásis em Palmas ainda é quase desconhecido pelos turistas e, diga-se de passagem, é um espetáculo a parte na capital do Tocantins. Na construção da hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, o Rio Tocantins foi represado e um imenso lago, de 170 km de extensão se formou na cidade. Pois ali, artificialmente construída, a Ilha da Canela esbanja beleza com suas águas cristalinas. O nome veio da Vila da Canela, inundada na construção da Usina.

As alternativas para aproveitá-lo são muitas: canoagem, stand up paddle, barcos e os famosos flutuantes, muito comum na região. Só na capital são 54 km de lago que formam diversas praias de água doce como a Graciosa, do Prata, Buritis, Caju e das Arnos.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

 

Como chegar na Ilha da Canela

Localizada na Praia da Graciosa, para ir até lá é simples e rápido.
Na orla da praia você verá um pequeno porto repleto de embarcações. Ali mesmo você pega um barquinho que atravessa 3 km pelo lago até a Ilha, e te deixa em cerca de 10 minutos de trajeto.
Desembarcando no deck, você paga sua passagem de ida e de volta no balcão do bar/restaurante que tem na ilha e pronto, aí é só curtir.
Os tickets custam R$ 25,00.

 

 

 

Quando ir

Em relação a época do ano, a melhor alternativa é ir na seca, entre maio e setembro. Assim garante céu limpo e águas cristalinas.
Quanto à visitação, você pode visitar a Ilha da Canela todos os dias. De segunda a sexta, a última embarcação costuma sair da ilha às 17h30 e nos finais de semana, o último barco volta para Palmas às 18h. Mas pelo que eu vi, podemos conversar com o barqueiro e negociar a volta logo após o pôr do sol. O tempo de permanência da Ilha fica a seu critério. Sempre terá um barqueiro à espera dos turistas para regressar até a Praia da Graciosa.

 

Como é a Ilha

Apesar de pequena, é uma delícia e uma ótima oportunidade pra se refrescar do calor escaldante de Palmas. Você pode caminhar e conhecê-la de ponta a ponta, mas o melhor é sentar na beira da água e pedir um belo tucunaré ou caranha para degustar.

 

 

A região propícia para banho é cercada para evitar que piranhas e arraias cheguem até as pessoas. Como é comum encontrá-las por lá, a região que mergulhamos fica protegida para evitar acidente. Portanto, não se aventure nadando fora da cerca pois pode ser mais perigoso do que imagina.

Como fui dia de semana, a Ilha da Canela estava bem vazia e pude aproveitar aquele paraíso praticamente sozinha. Porém, nos finais de semana costuma ficar bem cheia de tocantinenses que buscam alívio para o calor que chega à 40ºC em pleno inverno!

Não há nada melhor do que ficar nesses quiosques na beira da água. Sinceramente….

 

Uma dica é ficar até o entardecer para assistir ao espetáculo do final de tarde: o pôr do sol. E garanto, é uma das atrações principais da cidade!
Eu não fiquei na ilha para ver, mas assisti da Praia da Graciosa e vi que o sucesso não é toa. Realmente maravilhoso!

 

 

Um dia em Palmas dá pra curtir tranquilamente um passeio até a Ilha da Canela, com degustação de um peixe de água doce e um final de tarde incrivelmente lindo.

Para se hospedar na capital, minha dica é o Jalapão Hotel, super bem localizado, à 5 minutos de carro da Praia da Graciosa e com um antedimento espetacular! Falo mais sobre ele no post Jalapão Hotel, o melhor custo benefício para se hospedar em Palmas.

Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂

 

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Que maravilha de informação. Já incluindo no meu roteiro de um ou dois dias em Palmas, antes de ir ao Jalapão. Muito obrigado pelas dicas. A matéria sobre Brasília em um dia, vou utilizar e agora essa de Palmas. Claro que também, realizei a leitura de tudo que foi publicado sobre Veadeiros. Parabéns, mais uma vez show de bola. Top.

  • Adorei essa dica! Quando eu voltar em Palmas quero conhecer. Achei lindas as fotos desse lugar! Uma boa pedida para essa época de seca. =)

  • Uma das minhas vontades atuais é de conhecer o Tocantins. Nao imaginava que fazia 40 graus em pleno inverno. Como é no verão ? Chega aos 50 ?
    Deve ser uma delicia essa ilha durante um dia de semana, curtindo da praia com as crianças. MAs que medo de saber que tem piranha :-0
    Tocantins, espero conhece-lo em breve !

    • Pois é, lá tem muita coisa pra conhecermos ainda! E pode levar as crianças sim, que na Ilha da Canela tudo cercadinho fica tranquilo! :)

  • que lugar maravilhoso! Fui a Palmas a trabalho 3 vezes e infelizmente nao consegui conhecer nada! preciso voltar, pq a unica coisa que me lembro é do calor kkkk e tem tanta coisa linda lá ne!?

  • Minha nossa, 40 graus em pleno inverno? No verão chega a quanto? Só dentro dágua mesmo para se refrescar (e imagino que a agua deva ser uma banheira tambem rsrsrs). Não conheco nada de Palmas e Tocantins ainda, mas tá na lista ir pro Jalapão.
    beijao

  • Que linda ilha, eu desconhecia totalmente esse lugar. Mas estou aqui babando já querendo conhecer, parece ser uma delícia e curti demais esses quiosques dentro da água, ficaria horas por aí kkk

  • Que Ilha incrível, como eu nunca tinha ouvido falar? Confesso que fiquei pensando sobre os peixes, ainda bem que é cercado! Mas é com rede? Ainda assim fiquei um pouco receosa...

  • que dicaaaa maraaa! vou pro Jalapao em novembro e se der tempo vou aproveitar pra conhecer essa ilha, que achado hein! parabens bjss

  • O Brasil sempre me surpreende com seus belos (des)conhecidos lugares. Amei esse post.. acho que é uma boa opção para quem quer lugares novos para conhecer. Que gracinha de ilha.. nunca tinha ouvido falar. Parabéns pelo post. As vezes conhecemos mais lugares de outros países em comparação ao nosso... então, esse tipo de post nos anima mais a viajar por aqui.. :)

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás